10288
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 9º ano > Álgebra

Plano de aula - Estudo do domínio de uma função

Plano de aula de Matemática com atividades para 9º ano do Fundamental sobre Entender as restrições no domínio, imagem e contradomínio da função.

Plano 05 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rodrigo Antonio Fernandes Pires de Melo

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Rodrigo Antonio Fernandes Pires de Melo

Mentor: Telma Regina França Rosso

Especialista de área: Sandra Amorim

Habilidade da BNCC

EF09MA06- Compreender as funções como relações de dependência unívoca entre duas variáveis e suas representações numérica, algébrica e gráfica e utilizar esse conceito para analisar situações que envolvam relações funcionais entre duas variáveis.

Objetivos específicos

Entender as restrições no domínio, imagem e contradomínio da função.

conceito-chave

Domínio da função.

Conhecimentos que a turma deve dominar

Definição de domínio, contradomínio e imagem.

Recursos necessários

Lápis, papel e borracha.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Projete ou leia a pergunta para a turma. Em seguida, peça que eles socializem suas respostas. Explore com os alunos que a medida de x é limitada pela relação de altura e comprimento. Uma vez que x seja menor ou igual a 6, a medida do comprimento do retângulo será absurda.

Propósito: Iniciar o conceito de restrição do domínio e imagem da função.

Discuta com a turma:

  • Podemos utilizar qualquer valor possível para x?
  • A limitação no conjunto domínio implica numa limitação para o conjunto imagem?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, aos alunos para lerem a atividade e buscarem a solução do problema sem que haja intervenção do professor. Deixe que os alunos apresentem suas respostas. Em seguida, discuta as soluções apresentadas pelos alunos.

Propósito: Compreender de maneira prática o conceito de restrição domínio e imagem.

Discuta com a turma:

  • Como devemos considerar o tempo inicial? Ao considerarmos t = 0, estamos fazendo algum tipo de restrição no conjunto domínio?
  • Após o tempo total de descarga da bateria, como podemos interpretar o conjunto imagem?
  • Qual a consequência que a restrição do conjunto imagem trás ao conjunto domínio?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 5 a 7).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Discuta com os alunos sobre o a utilização da carga inicial como 100%, que será importante para determinação do conjunto imagem. Em seguida, explore a forma de obtenção da função.

Apresente os cálculos para os alunos e compare com as soluções apresentadas por eles, caso algum aluno tenha outra solução, peça que apresente para a turma. Discuta sobre a manipulação algébrica do problema, enfatizando o equilíbrio da equação.

Discuta com o alunos sobre a solução do item (c), explorando o uso da função encontrada. Dê destaque para a interpretação dos valores encontrados, uma vez que, o valor de Q(t) = 0 define uma limitação para os possíveis valores da função, limitando assim o domínio e a imagem da função. Além da limitação inicial, pois não analisamos o problema utilizando o tempo negativo.

Propósito: Apresentar o conceito de restrição do domínio da função.

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 5 a 7).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Discuta com os alunos sobre o a utilização da carga inicial como 100%, que será importante para determinação do conjunto imagem. Em seguida, explore a forma de obtenção da função.

Apresente os cálculos para os alunos e compare com as soluções apresentadas por eles, caso algum aluno tenha outra solução, peça que apresente para a turma. Discuta sobre a manipulação algébrica do problema, enfatizando o equilíbrio da equação.

Discuta com o alunos sobre a solução do item (c), explorando o uso da função encontrada. Dê destaque para a interpretação dos valores encontrados, uma vez que, o valor de Q(t) = 0 define uma limitação para os possíveis valores da função, limitando assim o domínio e a imagem da função. Além da limitação inicial, pois não analisamos o problema utilizando o tempo negativo.

Propósito: Apresentar o conceito de restrição do domínio da função.

Discuta com a turma:

  • É possível resolver o exercício sem o uso da função encontrada no item b?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 5 a 7).

Orientação: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Discuta com os alunos sobre o a utilização da carga inicial como 100%, que será importante para determinação do conjunto imagem. Em seguida, explore a forma de obtenção da função.

Apresente os cálculos para os alunos e compare com as soluções apresentadas por eles, caso algum aluno tenha outra solução, peça que apresente para a turma. Discuta sobre a manipulação algébrica do problema, enfatizando o equilíbrio da equação.

Discuta com o alunos sobre a solução do item (c), explorando o uso da função encontrada. Dê destaque para a interpretação dos valores encontrados, uma vez que, o valor de Q(t) = 0 define uma limitação para os possíveis valores da função, limitando assim o domínio e a imagem da função. Além da limitação inicial, pois não analisamos o problema utilizando o tempo negativo.

Propósito: Apresentar o conceito de restrição do domínio da função.

Discuta com a turma:

  • A limitação do conjunto domínio e imagem é clara no problema?
  • Ao limitar o conjunto domínio, estamos limitando o conjunto imagem?
  • Esta restrição do domínio e imagem pode ser vista na fórmula encontrada?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. (slides 8 e 9).

Orientação: Encerre a atividade retomando com os alunos a definição de restrição de domínio da função.

Propósito: Conclusão do assunto abordado na aula.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos. (slides 8 e 9).

Orientação: Encerre a atividade retomando com os alunos a definição de restrição de domínio da função. Discuta com os alunos sobre a restrição de cada uma das funções, mostrando o resultado da utilização do domínio incorreto.

Propósito: Concluir o assunto abordado na aula.

Discuta com a turma:

  • Como a restrição do domínio gera impacto no conjunto imagem?

Raio-X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Peça para os alunos lerem e realizarem a atividade individualmente. Após, alguns minutos, peça para compartilharem suas respostas com a turma. O raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. Ao final da atividade, comente algumas possíveis soluções.

Propósito: Avaliar se os alunos entenderam as restrições nos conjuntos domínio, imagem e contradomínio da função em uma situação problema.

Discuta com a turma:

  • Como podemos analisar as restrições dos conjuntos domínio, imagem e contradomínio?
  • Toda situação-problema existe uma restrição?
  • Quais são as restrições mais frequentemente apresentadas?

Materiais Complementares:
Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar


Sugere-se aplicar o jogo “O Problema do Barbante: Quadrado e Triângulo” disponibilizado no portal Escola Digital para ajudar os alunos com dificuldades na relação de domínio e contradomínio de uma função.

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Rodrigo Antonio Fernandes Pires de Melo

Mentor: Telma Regina França Rosso

Especialista de área: Sandra Amorim

Habilidade da BNCC

EF09MA06- Compreender as funções como relações de dependência unívoca entre duas variáveis e suas representações numérica, algébrica e gráfica e utilizar esse conceito para analisar situações que envolvam relações funcionais entre duas variáveis.

Objetivos específicos

Entender as restrições no domínio, imagem e contradomínio da função.

conceito-chave

Domínio da função.

Conhecimentos que a turma deve dominar

Definição de domínio, contradomínio e imagem.

Recursos necessários

Lápis, papel e borracha.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Projete ou leia a pergunta para a turma. Em seguida, peça que eles socializem suas respostas. Explore com os alunos que a medida de x é limitada pela relação de altura e comprimento. Uma vez que x seja menor ou igual a 6, a medida do comprimento do retângulo será absurda.

Propósito: Iniciar o conceito de restrição do domínio e imagem da função.

Discuta com a turma:

  • Podemos utilizar qualquer valor possível para x?
  • A limitação no conjunto domínio implica numa limitação para o conjunto imagem?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, aos alunos para lerem a atividade e buscarem a solução do problema sem que haja intervenção do professor. Deixe que os alunos apresentem suas respostas. Em seguida, discuta as soluções apresentadas pelos alunos.

Propósito: Compreender de maneira prática o conceito de restrição domínio e imagem.

Discuta com a turma:

  • Como devemos considerar o tempo inicial? Ao considerarmos t = 0, estamos fazendo algum tipo de restrição no conjunto domínio?
  • Após o tempo total de descarga da bateria, como podemos interpretar o conjunto imagem?
  • Qual a consequência que a restrição do conjunto imagem trás ao conjunto domínio?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 5 a 7).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Discuta com os alunos sobre o a utilização da carga inicial como 100%, que será importante para determinação do conjunto imagem. Em seguida, explore a forma de obtenção da função.

Apresente os cálculos para os alunos e compare com as soluções apresentadas por eles, caso algum aluno tenha outra solução, peça que apresente para a turma. Discuta sobre a manipulação algébrica do problema, enfatizando o equilíbrio da equação.

Discuta com o alunos sobre a solução do item (c), explorando o uso da função encontrada. Dê destaque para a interpretação dos valores encontrados, uma vez que, o valor de Q(t) = 0 define uma limitação para os possíveis valores da função, limitando assim o domínio e a imagem da função. Além da limitação inicial, pois não analisamos o problema utilizando o tempo negativo.

Propósito: Apresentar o conceito de restrição do domínio da função.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 5 a 7).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Discuta com os alunos sobre o a utilização da carga inicial como 100%, que será importante para determinação do conjunto imagem. Em seguida, explore a forma de obtenção da função.

Apresente os cálculos para os alunos e compare com as soluções apresentadas por eles, caso algum aluno tenha outra solução, peça que apresente para a turma. Discuta sobre a manipulação algébrica do problema, enfatizando o equilíbrio da equação.

Discuta com o alunos sobre a solução do item (c), explorando o uso da função encontrada. Dê destaque para a interpretação dos valores encontrados, uma vez que, o valor de Q(t) = 0 define uma limitação para os possíveis valores da função, limitando assim o domínio e a imagem da função. Além da limitação inicial, pois não analisamos o problema utilizando o tempo negativo.

Propósito: Apresentar o conceito de restrição do domínio da função.

Discuta com a turma:

  • É possível resolver o exercício sem o uso da função encontrada no item b?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 5 a 7).

Orientação: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Discuta com os alunos sobre o a utilização da carga inicial como 100%, que será importante para determinação do conjunto imagem. Em seguida, explore a forma de obtenção da função.

Apresente os cálculos para os alunos e compare com as soluções apresentadas por eles, caso algum aluno tenha outra solução, peça que apresente para a turma. Discuta sobre a manipulação algébrica do problema, enfatizando o equilíbrio da equação.

Discuta com o alunos sobre a solução do item (c), explorando o uso da função encontrada. Dê destaque para a interpretação dos valores encontrados, uma vez que, o valor de Q(t) = 0 define uma limitação para os possíveis valores da função, limitando assim o domínio e a imagem da função. Além da limitação inicial, pois não analisamos o problema utilizando o tempo negativo.

Propósito: Apresentar o conceito de restrição do domínio da função.

Discuta com a turma:

  • A limitação do conjunto domínio e imagem é clara no problema?
  • Ao limitar o conjunto domínio, estamos limitando o conjunto imagem?
  • Esta restrição do domínio e imagem pode ser vista na fórmula encontrada?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. (slides 8 e 9).

Orientação: Encerre a atividade retomando com os alunos a definição de restrição de domínio da função.

Propósito: Conclusão do assunto abordado na aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos. (slides 8 e 9).

Orientação: Encerre a atividade retomando com os alunos a definição de restrição de domínio da função. Discuta com os alunos sobre a restrição de cada uma das funções, mostrando o resultado da utilização do domínio incorreto.

Propósito: Concluir o assunto abordado na aula.

Discuta com a turma:

  • Como a restrição do domínio gera impacto no conjunto imagem?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Peça para os alunos lerem e realizarem a atividade individualmente. Após, alguns minutos, peça para compartilharem suas respostas com a turma. O raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. Ao final da atividade, comente algumas possíveis soluções.

Propósito: Avaliar se os alunos entenderam as restrições nos conjuntos domínio, imagem e contradomínio da função em uma situação problema.

Discuta com a turma:

  • Como podemos analisar as restrições dos conjuntos domínio, imagem e contradomínio?
  • Toda situação-problema existe uma restrição?
  • Quais são as restrições mais frequentemente apresentadas?

Materiais Complementares:
Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar


Sugere-se aplicar o jogo “O Problema do Barbante: Quadrado e Triângulo” disponibilizado no portal Escola Digital para ajudar os alunos com dificuldades na relação de domínio e contradomínio de uma função.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 9º ano :

Com o plano de aula sobre álgebra os alunos aprendem como explorar a fatoração de termos com fator em comum, diferença entre dois quadrados e trinômio do quadrado perfeito, relacionando-os com os produtos notáveis; resolver equações quadráticas; explorar o uso da proporcionalidade entre grandezas de diferentes espécies; analisar regularidades que levem à representação algébrica de uma função; explorar o conceito de função e sua representação gráfica.

MAIS AULAS DE Matemática do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09MA06 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano