16830
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 9º ano > Totalitarismos e conflitos mundiais

Plano de aula - Gandhi e os movimentos de resistência na Ásia

Plano de aula de História com atividades para 9º ano do EF sobre Gandhi e os movimentos de resistência na Ásia

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Aline Aparecida Pereira Zacheu

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagens, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet.

Contexto
Nesta aula, você pode propor que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, os estudantes podem se comunicar através do Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta que já utilizem para se comunicarem. O importante é que troquem informações, se auxiliem na análise das fontes e nas discussões propostas. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com seu conhecimento sobre a turma.

Encaminhe os questionamentos propostos na etapa. Utilize ferramentas que forem mais acessíveis à sua escola e turma, como e-mail, Whatsapp, Facebook, Google Sala de Aula etc.

- Seria possível?
- Conseguir resistir e lutar sem violência?
- Vencer uma grande luta sem o uso de armas?

Dê um prazo para que os alunos possam responder os questionamentos no próprio grupo da sala, por escrito, áudio ou vídeo. Você pode enviar pequenos áudios ou vídeos intermediando a discussão entre eles.

Problematização
Nesta etapa da aula, os alunos podem continuar agrupados ou trabalhar individualmente.

Encaminhe os documentos com a imagem com falas de Gandhi e a charge. Envie-os junto com os questionamentos e as orientações para a produção da charge ou tirinha.

- De acordo com os pensamentos de Gandhi, qual a missão dele com a Índia?
- No segundo excerto, de que império Gandhi estaria falando?
- Qual o método utilizado por Gandhi para lutar contra os impérios injustos?
- O que mostra a caricatura?
- Como Gandhi é retratado na caricatura?
- De acordo com a caricatura, qual seria o dilema de Lord Willingdon?

Dê um tempo para que os alunos possam refletir e responder as questões, fazendo as ou charges ou tirinhas. Eles podem fazer as charges em papel e enviar fotos delas, ou podem fazê-las em um documento do Google Docs ou Google Apresentações compartilhado, de modo que todos possam editar o arquivo em conjunto. Você pode enviar pequenos áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas, chamando a atenção para informações presentes na fonte que os alunos possam não ter percebido e acrescentando outras.

Sistematização
Nesta etapa, os grupos são convidados a compartilharem as charges com os colegas e a responderem:

- Há charges parecidas?
- Há alguma charge muito diferente?
- Quais foram as motivações do grupo para ilustrar Gandhi de tal forma?

Você pode criar um mural no Padlet para que os alunos postem as charges ou tirinhas, ou eles podem enviá-las por e-mail, Whatsapp, Facebook etc. O importante é que possam ver as charges produzidas pelos colegas e refletir sobre em que elas se parecem e se diferem.

Os alunos também podem postar as charges nas redes sociais, criando uma hashtag para todos usarem.

Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com familiares e amigos através das redes sociais.

As famílias podem saber um pouco sobre a biografia de Rui Knopfli, poeta de origem moçambicana e autor da poesia “Naturalidade” no link (disponível aqui), e ler algumas de suas poesias (disponível aqui).
As famílias podem conhecer um pouco mais sobre a Índia na matéria da Revista Aventuras na História (disponível aqui).

Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades): disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma):disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas):disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.
Padlet (como usar): disponível aqui.
Hashtags (como usar):disponível aqui.
Google Apresentações (como usar):disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Chayene Medeiros


Código: HIS9_14UND03

(EF09HI14) Caracterizar e discutir as dinâmicas do colonialismo no continente africano e asiático e as lógicas de resistência das populações locais diante das questões internacionais.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Totalitarismos e conflitos mundiais do 9º ano:

MAIS AULAS DE História do 9º ano:

9º ano / História / Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas