16829
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 9º ano > Totalitarismos e conflitos mundiais

Plano de aula - Movimentos de resistência ao colonialismo: o Pan-africanismo

Plano de aula de História com atividades para 9º ano do EF sobre Movimentos de resistência ao colonialismo: o Pan-africanismo

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Aline Aparecida Pereira Zacheu

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagens, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet.

Contexto
Nesta aula, você pode propor que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, os estudantes podem se comunicar através do Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta que já utilizem para se comunicarem. O importante é que troquem informações, se auxiliem na análise das fontes e nas discussões propostas. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com seu conhecimento sobre a turma.

Para despertar a curiosidade da turma, encaminhe, primeiramente, os questionamentos a seguir. Utilize ferramentas que forem mais acessíveis à sua escola e turma, como e-mail, Whatsapp, Facebook, Google Sala de Aula etc.

- Vocês já se perguntaram por que usam as roupas que usam?
- Por que falam a língua portuguesa?
- Por que vivem neste sistema de sociedade e religiosidade?
- Vocês concordam com estes comportamentos?
- Já pensaram em resistir a tudo isso?

Dê um prazo para que os alunos possam responder os questionamentos no próprio grupo da sala, por escrito, áudio ou vídeo, e envie o objetivo da aula e o documento com as imagens. Peça para que eles identifiquem, em cada uma das imagens:

- Quem são as pessoas fotografadas;
- Como são suas roupas e seus adereços;
- Como são os cenários das fotos e os comportamentos das pessoas fotografadas.

Dê um novo prazo para que os alunos possam responder as questões. Você pode mandar pequenos áudios ou vídeos intermediando a análise da fonte, chamando a atenção para certos aspectos, esclarecendo dúvidas, acrescentando informações que achar necessárias etc.

Problematização
Nesta etapa da aula, os alunos podem continuar agrupados ou trabalhar individualmente.

Encaminhe os dois textos, os mapas e alguns questionamentos. Para facilitar a interpretação das fontes pelos estudantes de forma autônoma, algumas questões propostas no plano original podem ter sido alteradas ou excluídas, e novas incluídas neste material. Faça uso dos questionamentos da maneira que considerar mais eficiente para a turma.

- O que é pan-africanismo?
- O que é a “desumanização imposta pelos sistemas coloniais e escravistas às populações negras do mundo”?
- Pensando na definição de Pan-africanismo, leia o poema e pense: Como o poeta se reconhece?

Dê um tempo para que os alunos possam refletir e responder as questões. Eles podem enviar as respostas por escrito, áudios ou vídeos. Você pode mandar áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas, chamando a atenção para informações presentes na fonte que os alunos possam não ter percebido e acrescentando outras.

Uma alternativa para este momento é marcar uma aula síncrona com a turma, para que eles possam responder as questões e debater, e para que você contextualize as fontes e acrescente informações.

Sistematização
Nesta etapa, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente.

Encaminhe as orientações para a produção da atividade. Você pode propor que os alunos produzam, além de uma poesia, um texto ou música. Eles podem enviar as produções para que você e os colegas possam ver no Whatsapp ou Google Sala de Aula. Também podem criar uma hashtag para compartilhá-las nas redes sociais.

Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com familiares e amigos através das redes sociais.

As famílias podem saber um pouco sobre a biografia de Rui Knopfli, poeta de origem moçambicana e autor da poesia “Naturalidade” no link (disponível aqui) e ler algumas de suas poesias no link (disponível aqui).

As famílias podem conhecer um pouco mais sobre algumas antigas civilizações africanas tão impressionantes quanto o Egito na matéria na Revista Aventuras na História (disponível aqui). 

Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades): disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma):disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas):disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.
Padlet (como usar): disponível aqui.
Hashtags (como usar):disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Chayene Medeiros


Código: HIS9_14UND02

(EF09HI14) Caracterizar e discutir as dinâmicas do colonialismo no continente africano e asiático e as lógicas de resistência das populações locais diante das questões internacionais.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Totalitarismos e conflitos mundiais do 9º ano:

MAIS AULAS DE História do 9º ano:

9º ano / História / Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas