16827
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 9º ano > Totalitarismos e conflitos mundiais

Plano de aula - A formação de alianças: a Primeira Guerra bate à porta

Plano de aula de História com atividades para 9º ano do EF sobre A formação de alianças: a Primeira Guerra bate à porta

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Guilherme Gonzaga Bento

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagem, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet, Padlet.

Contexto
Nesta aula você pode propor que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, podem se comunicar por meio de Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com o seu conhecimento sobre a turma.

Encaminhe o objetivo da aula, o documento com o mapa da Europa no século XIX e a questão proposta para que os alunos respondam. Utilize a ferramenta que considerar mais acessível: e-mail, WhatsApp, Google Sala de Aula ou outro meio de comunicação.

Dê um tempo para que os alunos possam refletir e responder. Eles podem enviar as respostas no próprio grupo da sala, em forma de texto, áudio ou vídeo.

Você pode mandar pequenos áudios ou vídeos intermediando a análise do mapa, chamando a atenção para certos aspectos, esclarecendo dúvidas e acrescentando informações que achar necessárias.

Problematização
Nesta etapa da aula, os alunos podem permanecer agrupados (se já estavam assim) ou continuar a trabalhar individualmente.

Encaminhe o documento com o texto, o glossário e os questionamentos propostos na etapa.

Você pode encaminhar pequenos áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas, chamando a atenção para informações presentes na fonte que os alunos possam não ter percebido e acrescentando outras.

Estabeleça um prazo para que os alunos possam refletir e responder as questões, eles podem fazer isso em forma de texto, áudio ou vídeo.

Sistematização
Nesta etapa, a proposta é que a turma seja dividida em dois, com metade representando a Tríplice Aliança e outra metade representando a Tríplice Entente.

Encaminhe o documento com a definição de tratado e peça para que cada grupo escreva o próprio tratado.

Os alunos podem enviar os tratados em formato de texto, áudio ou vídeo para que você e a outra metade da turma possa ver.

Você pode criar um mural no Padlet, para que os alunos postem os dois tratados e decorem com imagens do período.

Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com familiares e amigos através das redes sociais.

As famílias podem ver várias fotografias da 1ª Guerra Mundial no site do MSN Notícias (disponível aqui).

O Jornal El País tem uma matéria muito interessante que resume a 1ª Guerra Mundial em 15 imagens (disponível aqui).

Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades):disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma): disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas): disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.
Hashtags (como usar): disponível aqui.
Padlet (como usar): disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Chayene Medeiros


Código: HIS9_10UND03

(EF09HI10) Identificar e relacionar as dinâmicas do capitalismo e suas crises, os grandes conflitos mundiais e os conflitos vivenciados na Europa.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Totalitarismos e conflitos mundiais do 9º ano:

MAIS AULAS DE História do 9º ano:

9º ano / História / Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas