16826
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 9º ano > Totalitarismos e conflitos mundiais

Plano de aula - As consequências do imperialismo europeu na África

Plano de aula de História com atividades para 9º ano do EF sobre As consequências do imperialismo europeu na África

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Guilherme Gonzaga Bento

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagem, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet, Google Maps.

Contexto
Encaminhe o objetivo da aula, o documento com as fotografias de missionários do Congo e alguns questionamentos, para que os alunos reflitam e respondam. Utilize a ferramenta que considerar mais acessível: e-mail, WhatsApp, Google Sala de Aula ou outro meio de comunicação.

Para facilitar a interpretação das fontes pelos estudantes de forma autônoma, algumas questões propostas no plano original podem ter sido alteradas ou excluídas, e novas incluídas neste material. Faça uso dos questionamentos da maneira que considerar mais eficiente para a turma.

Questões para refletir:
- Quem são as pessoas retratadas nas fotografias?
- Onde essas fotos foram tiradas?
- Quem as tirou?
- O que são missionários?
- O que há em comum entre as três pessoas fotografadas?

Questões para responder:
- O Congo foi colônia da Bélgica. Aponte os dois países no mapa mundi ou no Google Maps (se preferir, você pode enviar um print do Google Maps mostrando onde ficam os dois países). Eles são próximos ou distantes? São de tamanhos parecidos?

O objetivo desta atividade é que os alunos possam perceber a distância e a diferença no tamanho e, portanto, de possíveis matérias-primas e mão-de-obra disponíveis entre os dois países.

- O que as fotografias procuram retratar? Por que elas foram tiradas dessa forma?

Dê um tempo para que os alunos possam refletir e responder. Eles podem enviar as respostas no próprio grupo da sala, em forma de texto, áudio ou vídeo.

Você pode mandar pequenos áudios ou vídeos intermediando a análise das fontes, chamando a atenção para certos aspectos, esclarecendo dúvidas e acrescentando informações que achar necessárias.

Problematização
Nesta etapa da aula você pode propor que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, podem se comunicar por meio de Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com o seu conhecimento sobre a turma.

Encaminhe os dois textos e os questionamentos propostos. Você também pode enviar um pequeno texto, áudio ou vídeo explicando o contexto em que os dois documentos foram escritos, para facilitar a análise dos alunos. Você encontra essas informações nas orientações da etapa.

Estabeleça um prazo para que os alunos possam responder a questão. Você pode encaminhar pequenos áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas, chamando a atenção para informações presentes na fonte que os alunos possam não ter percebido e acrescentando outras.

Sistematização
Nesta etapa, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente. Eles podem escrever os relatos de memória ou gravá-los em formato de áudio ou vídeo. Podem encenar os relatos usando filtros de aplicativos como o Instagram e TikTok.

Eles podem compartilhar os relatos nas redes sociais criando uma hashtag para divulgar os trabalhos.

Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com familiares e amigos através das redes sociais.

As famílias podem saber um pouco mais sobre o neocolonialismo europeu na África com a leitura de duas matérias da Revista Aventuras na História que tratam do horror do Congo belga (disponível aqui) e do pedido de desculpas Bélgica em 2019 (disponível aqui).

Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades):disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma): disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas): disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.
Hashtags (como usar): disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Chayene Medeiros


Código: HIS9_10UND02

(EF09HI10) Identificar e relacionar as dinâmicas do capitalismo e suas crises, os grandes conflitos mundiais e os conflitos vivenciados na Europa.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Totalitarismos e conflitos mundiais do 9º ano:

MAIS AULAS DE História do 9º ano:

9º ano / História / Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas