Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Daniela de Moraes
Mentor: Aleteia Silva
Especialista: Sherol dos Santos
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: Configurações do mundo no século XIX.
Objeto(s) de conhecimento: Pensamento e cultura no século XIX: darwinismo e racismo. O discurso civilizatório nas Américas, o silenciamento dos saberes indígenas e as formas de integração e destruição de comunidades e povos indígenas. A resistência de povos e comunidades indígenas diante da ofensiva civilizatória.
Habilidade(s) da BNCC: (EF08HI27) Identificar as tensões e os significados dos discursos civilizatórios avaliando seus impactos negativos para os povos indígenas originários e as populações negras nas Américas
Palavras-chave: Darwinismo social, branqueamento das raças, racismo, evolucionismo, preconceito.
Código: HIS8_27UND01
(EF08HI27) Identificar as tensões e os significados dos discursos civilizatórios, avaliando seus impactos negativos para os povos indígenas originários e as populações negras nas Américas.
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes