16824
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 8º ano > Configurações do mundo no século XIX

Plano de aula - O pan-africanismo: movimento de resistência

Plano de aula de História com atividades para 8º ano do EF sobre O pan-africanismo: movimento de resistência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Daniela Reis De Moraes

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagem, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet, Padlet.

Contexto
Nesta aula você pode propor que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, podem se comunicar por meio de Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com o seu conhecimento sobre a turma.

Encaminhe o objetivo da aula e o documento do contexto com as fontes propostas e os questionamentos. Utilize a ferramenta que considerar mais acessível: e-mail, WhatsApp, Google Sala de Aula ou outro meio de comunicação.

- Qual o principal objetivo do Pan-africanismo?
- Como o Pan-africanismo pode auxiliar no combate às ações de preconceito contra pessoas afrodescendentes?

Peça para que os alunos reflitam, discutam com os colegas e respondam os questionamentos. Eles podem fazer isso no próprio grupo da sala, no Whatsapp, Facebook ou Google Sala de Aula, escrevendo ou mandando pequenos áudios ou vídeos.

Você pode encaminhar um pequeno áudio, vídeo ou texto esclarecendo dúvidas e acrescentando informações que achar necessárias.

Problematização
Nesta etapa da aula, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente.

Encaminhe os documentos com a fonte da problematização, o mapa das rotas de comércio de pessoas escravizadas e os questionamentos.

Você pode propor outros questionamentos para orientar a análise da fonte. Envie texto ou áudios no grupo da sala de Whatsapp ou Google Sala de Aula, como:

Questões para refletir:
- O que é diáspora?
- De que povos o texto está tratando?
- Quais motivos levaram à separação destes povos?

Questões para responder:
- O que foi a diáspora africana? Por que ela ocorreu?
- Qual a relação da diáspora africana com o movimento Pan-africanista?

Estabeleça um prazo para que os alunos/grupos possam refletir, debater e responder as questões.

Você pode encaminhar pequenos textos, áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas, chamando a atenção para informações presentes na fonte que os alunos possam não ter percebido e acrescentando outras que achar necessárias.

Sistematização
Nesta etapa, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente. Encaminhe as orientações para que produzam um cartaz representando os objetivos do pan-africanismo. Eles podem fazer mini-cartazes em folha sulfite ou no caderno e enviar fotos ou realizar a atividade no computador ou smartphone, usando aplicativos ou softwares que permitam edição de imagem e texto, como o Google Apresentações. Eles podem utilizar imagens da internet para decorar os cartazes ou fazer desenhos.

Você pode criar um mural no Padlet para que os alunos postem os cartazes ou eles podem enviá-los por Whatsapp, Facebook ou Google Sala de Aula.
De qualquer forma, incentive-os a compartilharem as produções com os colegas e comentarem as atividades uns dos outros.

Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com familiares e amigos através das redes sociais.

A matéria da revista Super Interessante explica de maneira bastante simples o movimento pan-africano (disponível aqui).

Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades):disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma): disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas): disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.
Padlet (como usar): disponível aqui.
Google Apresentações (como usar): disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Chayene Medeiros


Código: HIS8_26UND05

(EF08HI26) Identificar e contextualizar o protagonismo das populações locais na resistência ao imperialismo na África e Ásia.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Configurações do mundo no século XIX do 8º ano:

MAIS AULAS DE História do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas