16824
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 8º ano > Configurações do mundo no século XIX

Plano de aula - O pan-africanismo: movimento de resistência

Plano de aula de História com atividades para 8º ano do EF sobre O pan-africanismo: movimento de resistência

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Daniela Reis De Moraes

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08HI26, de História, que consta na BNCC, para identificar e contextualizar o protagonismo das populações locais na resistência ao imperialismo na África e na Ásia. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Sugerimos que organize a turma em trios, para que os alunos possam debater os temas apresentados.

Materiais necessários: Para a realização da Sistematização desta aula, será proposto o desenvolvimento de cartazes sobre o Pan-africanismo, com base na reflexão e na análise deste movimento no decorrer da aula.

Você deverá reservar folhas A4, lápis de cor, caneta hidrocor, giz de cera, revistas e jornais para recorte, tesoura sem ponta, régua e outros materiais que possam complementar a confecção destes cartazes.

Material complementar: Os conteúdos apresentados em slide podem ser acessados em formato para impressão, além de outros materiais complementares, seguem abaixo:

Contexto: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zDRmFPDHsvWmSKwYY4Gtq9NcKSFHesKTKsBbD4ZPWZXZ4VqGATcrcQwZBjxw/his8-26und-contexto.pdf

Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PSAGfFdfe2fVnEmGaGDxahgubz6cUtPvsBqDd5KZgm28jtfBUpaA5srqSTDH/his8-26und-problematizacao.pdf

Mapa das rotas do comércio de escravos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/G4djyJJSK29TxPJh48x5zxq33gdPWpCHgFNuFHDSzBwDdny8g6N5TrX8cB3m/his8-26und-mapa-das-rotas-do-comercio-de-escravizados.pdf

Professor, caso deseje e tenha equipamentos disponíveis, como atividade de abertura desta aula com o tema Pan-africanismo sugerimos que também apresente aos alunos o vídeo Super Choque: Pan-africanismo - trata-se de uma animação em que o protagonista é um garoto negro e possui superpoderes. Neste episódio Super Choque visita a África e lá, durante um passeio turístico, sua amiga explica o conceito e a origem do Pan-africanismo. Iniciar a aula com o vídeo é uma forma dinâmica, lúdica e divertida, pois alinha-se à faixa etária dos alunos do Fundamental II. Deixamos aqui à disposição o link do vídeo: https://www.youtub Adoreie.com/watch?v=F3rd5x5T_zs Acesso em: 25 de fev. 2019

Para você saber mais:

Para maior compreensão do significado de Pan-africanismo, sugerimos o vídeo/palestra do professor Muryatan Santana Barbosa, ministrada na USP. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=tsWSLuyBYVw Acesso em: 25 de fev. 2019.

Sugerimos, também, a leitura do material “Pan-africanismo: o conceito que mudou a história do negro no mundo contemporâneo”, disponível em: https://www.geledes.org.br/pan-africanismo-o-conceito-que-mudou-historia-do-negro-no-mundo-contemporaneo/ Acesso em: 25 de fev. 2019

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente o tema aos alunos. Você poderá escrevê-lo no quadro ou fazer a leitura em voz alta para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente este slide e faça uma leitura coletiva.

Para você saber mais: Se necessário, você poderá realizar a leitura do conceito de Pan-africanismo e seus desdobramentos. Este material está disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zDRmFPDHsvWmSKwYY4Gtq9NcKSFHesKTKsBbD4ZPWZXZ4VqGATcrcQwZBjxw/his8-26und-contexto.pdf Acesso em: 25 de fev. 2019

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Se estiver fazendo uso de projetor, apresente este slide e faça uma leitura coletiva. Você poderá escolher um aluno para cada slide do Contexto. A proposta é que primeiro os alunos entrem em contato com o conceito de Pan-africanismo, o objetivo que cerca a ideia de unificar os povos da áfrica por meio do trabalho e da valorização da identidade africana. Posteriormente, apresente o slide que mostra a bandeira do movimento, peça para que leiam o significado. Neste momento, é importante que os alunos entendam que se trata de um movimento estruturado e organizado. No último slide do Contexto, apresente alguns exemplos simbólicos que representam o Pan-africanismo, oriente os alunos a perceber as cores utilizadas nos símbolos, as frases e as referências, tais como o continente africano, povos negros caminhando para o continente, os símbolos que carregam, tambores, as roupas. É possível que reconheçam o Leão de Jah ou Judá, símbolo supremo que representa Deus, sobretudo na crença etíope (Etiópia).

Saiba mais, sobre a simbologia do Leão de Jah em: http://www.reggaepaz.com/simbolos/ Acesso em: 25 de fev. 2019

Após a exposição da Contextualização aos alunos, peça para que cada trio debata as questões sugeridas:

  • Qual o principal objetivo do Pan-africanismo?

Expectativa: Espera-se que os alunos compreendam que o Pan-africanismo tem como principal objetivo reunir e fortalecer a identidade africana de seus descendentes.

  • Como o Pan-africanismo pode auxiliar no combate às ações de preconceito contra pessoas afrodescendentes?

Expectativa: Espera-se que os alunos compreendam o Pan-africanismo como movimento de fortalecimento da cultura e da identidade afro, sobretudo com ênfase na conscientização do valor e papel da pessoa negra, diante das ações discriminatórias.

Como adequar à sua realidade: Você poderá entregar os materiais da Contextualização de modo impresso, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zDRmFPDHsvWmSKwYY4Gtq9NcKSFHesKTKsBbD4ZPWZXZ4VqGATcrcQwZBjxw/his8-26und-contexto.pdf

Para você saber mais: Como sugestão caso não tenha optado em iniciar sua aula apresentando o vídeo do personagem Super Choque: Pan-africanismo, você poderá optar em apresentar o vídeo nesta etapa. Disponível em: https://www.youtub Adoreie.com/watch?v=F3rd5x5T_zs Acesso em: 25 de fev. 2019.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Se estiver fazendo uso de projetor, apresente este slide e faça uma leitura coletiva. Você poderá escolher um aluno para cada slide do Contexto. A proposta é que primeiro os alunos entrem em contato com o conceito de Pan-africanismo, o objetivo que cerca a ideia de unificar os povos da África por meio do trabalho e da valorização da identidade africana. Posteriormente, apresente o slide que mostra a bandeira do movimento, peça para que leiam o significado. Neste momento, é importante que os alunos entendam que se trata de um movimento estruturado e organizado. No último slide do Contexto, apresente alguns exemplos simbólicos que representam o Pan-africanismo, oriente os alunos a perceber as cores utilizadas nos símbolos, as frases e as referências, tais como o continente africano, povos negros caminhando para o continente, os símbolos que carregam, tambores, as roupas. É possível que reconheçam o Leão de Jah ou Judá, símbolo supremo que representa Deus, sobretudo na crença etíope (Etiópia).

Saiba mais, sobre a simbologia do Leão de Jah em: http://www.reggaepaz.com/simbolos/ Acesso em: 25 de fev. 2019

Após a exposição da Contextualização aos alunos, peça para que cada trio debata as questões sugeridas:

  • Qual o principal objetivo do Pan-africanismo?

Expectativa: Espera-se que os alunos compreendam que o Pan-africanismo tem como principal objetivo reunir e fortalecer a identidade africana de seus descendentes.

  • Como o Pan-africanismo pode auxiliar no combate às ações de preconceito contra pessoas afrodescendentes?

Expectativa: Espera-se que os alunos compreendam o Pan-africanismo como movimento de fortalecimento da cultura e da identidade afro, sobretudo com ênfase conscientização do valor e papel da pessoa negra, diante das ações discriminatórias.

Como adequar à sua realidade: Você poderá entregar os materiais da Contextualização de modo impresso, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zDRmFPDHsvWmSKwYY4Gtq9NcKSFHesKTKsBbD4ZPWZXZ4VqGATcrcQwZBjxw/his8-26und-contexto.pdf

Para você saber mais: Como sugestão, caso não tenha optado em iniciar sua aula apresentando o vídeo do personagem Super Choque: Pan-africanismo, você poderá optar em apresentar o vídeo nesta etapa. Disponível em: https://www.youtub Adoreie.com/watch?v=F3rd5x5T_zs Acesso em: 25 de fev. 2019.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Se estiver fazendo uso de projetor, apresente este slide e faça uma leitura coletiva. Você poderá escolher um aluno para cada slide do Contexto. A proposta é que primeiro os alunos entrem em contato com o conceito de Pan-africanismo, o objetivo que cerca a ideia de unificar os povos da África por meio do trabalho e da valorização da identidade africana. Posteriormente, apresente o slide que mostra a bandeira do movimento, peça para que leiam o significado. Neste momento, é importante que os alunos entendam que se trata de um movimento estruturado e organizado. No último slide do Contexto, apresente alguns exemplos simbólicos que representam o Pan-africanismo, oriente os alunos a perceber as cores utilizadas nos símbolos, as frases e as referências, tais como o continente africano, povos negros caminhando para o continente, os símbolos que carregam, tambores, as roupas. É possível que reconheçam o Leão de Jah ou Judá, símbolo supremo que representa Deus, sobretudo na crença etíope (Etiópia).

Saiba mais, sobre a simbologia do Leão de Jah em: http://www.reggaepaz.com/simbolos/ Acesso em: 25 de fev. 2019

Após a exposição da Contextualização aos alunos, peça para que cada trio debata as questões sugeridas:

  • Qual o principal objetivo do Pan-africanismo?

Expectativa: Espera-se que os alunos compreendam que o Pan-africanismo tem como principal objetivo reunir e fortalecer a identidade africana de seus descendentes.

  • Como o Pan-africanismo pode auxiliar no combate às ações de preconceito contra pessoas afrodescendentes?

Expectativa: Espera-se que os alunos compreendam o Pan-africanismo como movimento de fortalecimento da cultura e da identidade afro, sobretudo com ênfase na conscientização do valor e do papel da pessoa negra, diante das ações discriminatórias.

Como adequar à sua realidade: Você poderá entregar os materiais da Contextualização de modo impresso, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zDRmFPDHsvWmSKwYY4Gtq9NcKSFHesKTKsBbD4ZPWZXZ4VqGATcrcQwZBjxw/his8-26und-contexto.pdf

Para você saber mais: Como sugestão, caso não tenha optado em iniciar sua aula apresentando o vídeo do personagem Super Choque: Pan-africanismo, você poderá optar em apresentar o vídeo nesta etapa. Disponível em: https://www.youtub Adoreie.com/watch?v=F3rd5x5T_zs Acesso em: 25 de fev. 2019.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Se estiver fazendo uso de projetor, apresente este slide e faça uma leitura coletiva. Você poderá escolher um aluno para cada slide do Contexto. A proposta é que primeiro os alunos entrem em contato com o conceito de Pan-africanismo, o objetivo que cerca a ideia de unificar os povos da África por meio do trabalho e valorização da identidade africana. Posteriormente, apresente o slide que mostra a bandeira do movimento, peça para que leiam o significado. Neste momento, é importante que os alunos entendam que se trata de um movimento estruturado e organizado. No último slide do Contexto, apresente alguns exemplos simbólicos que representam o Pan-africanismo, oriente os alunos a perceber as cores utilizadas nos símbolos, as frases e as referências, tais como o continente africano, povos negros caminhando para o continente, os símbolos que carregam, tambores, as roupas. É possível que reconheçam o Leão de Jah ou Judá, símbolo supremo que representa Deus, sobretudo na crença etíope (Etiópia).

Saiba mais, sobre a simbologia do Leão de Jah em: http://www.reggaepaz.com/simbolos/ Acesso em: 25 de fev. 2019

Após a exposição da Contextualização aos alunos, peça para que cada trio debata as questões sugeridas:

  • Qual o principal objetivo do Pan-africanismo?

Expectativa: Espera-se que os alunos compreendam que o Pan-africanismo tem como principal objetivo reunir e fortalecer a identidade africana de seus descendentes.

  • Como o Pan-africanismo pode auxiliar no combate às ações de preconceito contra pessoas afrodescendentes?

Expectativa: Espera-se que os alunos compreendam o Pan-africanismo como movimento de fortalecimento da cultura e da identidade afro, sobretudo com ênfase na conscientização do valor e do papel da pessoa negra diante das ações discriminatórias.

Como adequar à sua realidade: Você poderá entregar os materiais da Contextualização de modo impresso, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zDRmFPDHsvWmSKwYY4Gtq9NcKSFHesKTKsBbD4ZPWZXZ4VqGATcrcQwZBjxw/his8-26und-contexto.pdf

Para você saber mais: Como sugestão, caso não tenha optado em iniciar sua aula apresentando o vídeo do personagem Super Choque: Pan-africanismo, você poderá optar em apresentar o vídeo nesta etapa. Disponível em: https://www.youtub Adoreie.com/watch?v=F3rd5x5T_zs Acesso em: 25 de fev. 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Nesta etapa você deverá apresentar o slide aos alunos, peça para que algum aluno que tenha boa desenvoltura com a leitura oral que realize esta atividade para a turma em voz alta. Logo após a leitura, escolha um aluno para que explique o conceito de diáspora: é importante que seja enfatizado o conceito de que esta palavra retrata a separação de pessoas. Neste momento, questione: De quais povos estamos tratando aqui? (Africanos.) Quais ou qual motivo levou a esta separação? (A escravidão.) Estas questões têm como objetivo nortear a leitura dos alunos, sobretudo fazendo-os identificar e relacionar o comércio de escravos com a diáspora africana.

Como atividade desta Problematização, peça para que os grupos debatam entre si, sobre as questões colocadas no slide:

  • Com base no que você entendeu sobre o conceito de diáspora, explique o conceito de diáspora africana.

Expectativa: Espera-se que os alunos apresentem respostas relacionando o comércio de escravizados como uma ação que resultou na separação de povos vindo da África.

  • Qual a relação da diáspora africana com o movimento Pan-africanista?

Expectativa: Espera-se que os alunos apresentem elaborações relacionando o Pan-africanismo como movimento de resgate da cultura, identidade e valorização do povo africano e de seus descendentes diante das ações exploratórias europeias, que ocorreram desde o século XVI até o século XIX.

Professor, caso você consiga tempo hábil e que não comprometa o andamento desta aula, poderá propor um breve debate sobre estas questões, para que os grupos possam trocar suas análises de forma oral.

Como adequar à sua realidade: Caso você ache mais pertinente, distribua, para cada equipe, uma cópia impressa do material referente à Problematização, ele está disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PSAGfFdfe2fVnEmGaGDxahgubz6cUtPvsBqDd5KZgm28jtfBUpaA5srqSTDH/his8-26und-problematizacao.pdf Acesso em: 25 de fev. de 2019.

Para você saber mais: Como sugestão de material a ser entregue, disponibilizamos um mapa sobre as rotas do comércio de escravizados: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/G4djyJJSK29TxPJh48x5zxq33gdPWpCHgFNuFHDSzBwDdny8g6N5TrX8cB3m/his8-26und-mapa-das-rotas-do-comercio-de-escravizados.pdf Acesso em: 25 de fev. de 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Nesta etapa você deverá apresentar o slide aos alunos, peça para que algum aluno que tenha uma boa desenvoltura com a leitura oral que realize esta atividade para a turma em voz alta. Logo após a leitura, escolha um aluno para que explique o conceito de diáspora: é importante que seja enfatizado o conceito de que esta palavra retrata a separação de pessoas. Neste momento, questione: De quais povos estamos tratando aqui? (Africanos.) Quais ou qual motivo levou a esta separação? (A escravidão.) Estas questões têm como objetivo nortear a leitura dos alunos, sobretudo fazendo-os identificar e relacionar o comércio de escravos com a diáspora africana.

Como atividade desta Problematização, peça para que os grupos debatam entre si, sobre as questões colocadas no slide:

  • Com base no que você entendeu sobre o conceito de diáspora, explique o conceito de diáspora africana.

Expectativa: Espera-se que os alunos apresentem respostas relacionando o comércio de escravizados como uma ação que resultou na separação de povos vindo da África.

  • Qual a relação da diáspora africana com o movimento Pan-africanista?

Expectativa: Espera-se que os alunos apresentem elaborações relacionando o Pan-africanismo como movimento de resgate da cultura, identidade e valorização do povo africano e de seus descendentes diante das ações exploratórias europeias, que ocorreram desde o século XVI até o século XIX.

Caso você consiga tempo hábil e que não comprometa o andamento desta aula, poderá propor um breve debate sobre estas questões, para que os grupos possam trocar suas análises de forma oral.

Como adequar à sua realidade: Caso você ache mais pertinente, distribua, para cada equipe, uma cópia impressa do material referente à Problematização, ele está disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PSAGfFdfe2fVnEmGaGDxahgubz6cUtPvsBqDd5KZgm28jtfBUpaA5srqSTDH/his8-26und-problematizacao.pdf Acesso em: 25 de fev. de 2019.

Para você saber mais: Como sugestão de material a ser entregue, disponibilizamos um mapa sobre as rotas do comércio de escravizados: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/G4djyJJSK29TxPJh48x5zxq33gdPWpCHgFNuFHDSzBwDdny8g6N5TrX8cB3m/his8-26und-mapa-das-rotas-do-comercio-de-escravizados.pdf Acesso em: 25 de fev. de 2019.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos.

Orientações: Para esta etapa os alunos deverão elaborar cartazes com desenhos que possam representar o Pan-africanismo, é importante que o professor estimule os alunos a destacar símbolos, cores e frases que remetam ao movimento.

Como adequar à sua realidade: Para a realização da Sistematização desta aula, será proposto o desenvolvimento de cartazes sobre o Pan-africanismo com base na reflexão e na análise deste movimento ao longo do decorrer da aula.

Desta maneira, você deverá reservar folhas A4, lápis de cor, caneta hidrocor, giz de cera, revistas e jornais para recorte, tesoura sem ponta, régua e outros materiais que possam complementar a confecção destes cartazes.

Sugerimos que os cartazes produzidos pelos alunos sejam expostos na escola, você poderá escolher um mural na sala de aula ou, ainda, em um espaço de grande circulação da unidade escolar.

Para você saber mais: Para que você possa se inspirar, sugerimos que veja algumas atividades já realizadas: http://colegiometodista.g12.br/bertioga/noticias/2o-ano-do-ensino-medio-realiza-atividade-sobre-o-pan-africanismo Acesso em: 25 de fev de 2019.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08HI26, de História, que consta na BNCC, para identificar e contextualizar o protagonismo das populações locais na resistência ao imperialismo na África e na Ásia. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Sugerimos que organize a turma em trios, para que os alunos possam debater os temas apresentados.

Materiais necessários: Para a realização da Sistematização desta aula, será proposto o desenvolvimento de cartazes sobre o Pan-africanismo, com base na reflexão e na análise deste movimento no decorrer da aula.

Você deverá reservar folhas A4, lápis de cor, caneta hidrocor, giz de cera, revistas e jornais para recorte, tesoura sem ponta, régua e outros materiais que possam complementar a confecção destes cartazes.

Material complementar: Os conteúdos apresentados em slide podem ser acessados em formato para impressão, além de outros materiais complementares, seguem abaixo:

Contexto: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zDRmFPDHsvWmSKwYY4Gtq9NcKSFHesKTKsBbD4ZPWZXZ4VqGATcrcQwZBjxw/his8-26und-contexto.pdf

Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PSAGfFdfe2fVnEmGaGDxahgubz6cUtPvsBqDd5KZgm28jtfBUpaA5srqSTDH/his8-26und-problematizacao.pdf

Mapa das rotas do comércio de escravos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/G4djyJJSK29TxPJh48x5zxq33gdPWpCHgFNuFHDSzBwDdny8g6N5TrX8cB3m/his8-26und-mapa-das-rotas-do-comercio-de-escravizados.pdf

Professor, caso deseje e tenha equipamentos disponíveis, como atividade de abertura desta aula com o tema Pan-africanismo sugerimos que também apresente aos alunos o vídeo Super Choque: Pan-africanismo - trata-se de uma animação em que o protagonista é um garoto negro e possui superpoderes. Neste episódio Super Choque visita a África e lá, durante um passeio turístico, sua amiga explica o conceito e a origem do Pan-africanismo. Iniciar a aula com o vídeo é uma forma dinâmica, lúdica e divertida, pois alinha-se à faixa etária dos alunos do Fundamental II. Deixamos aqui à disposição o link do vídeo: https://www.youtub Adoreie.com/watch?v=F3rd5x5T_zs Acesso em: 25 de fev. 2019

Para você saber mais:

Para maior compreensão do significado de Pan-africanismo, sugerimos o vídeo/palestra do professor Muryatan Santana Barbosa, ministrada na USP. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=tsWSLuyBYVw Acesso em: 25 de fev. 2019.

Sugerimos, também, a leitura do material “Pan-africanismo: o conceito que mudou a história do negro no mundo contemporâneo”, disponível em: https://www.geledes.org.br/pan-africanismo-o-conceito-que-mudou-historia-do-negro-no-mundo-contemporaneo/ Acesso em: 25 de fev. 2019

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente o tema aos alunos. Você poderá escrevê-lo no quadro ou fazer a leitura em voz alta para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente este slide e faça uma leitura coletiva.

Para você saber mais: Se necessário, você poderá realizar a leitura do conceito de Pan-africanismo e seus desdobramentos. Este material está disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zDRmFPDHsvWmSKwYY4Gtq9NcKSFHesKTKsBbD4ZPWZXZ4VqGATcrcQwZBjxw/his8-26und-contexto.pdf Acesso em: 25 de fev. 2019

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Se estiver fazendo uso de projetor, apresente este slide e faça uma leitura coletiva. Você poderá escolher um aluno para cada slide do Contexto. A proposta é que primeiro os alunos entrem em contato com o conceito de Pan-africanismo, o objetivo que cerca a ideia de unificar os povos da áfrica por meio do trabalho e da valorização da identidade africana. Posteriormente, apresente o slide que mostra a bandeira do movimento, peça para que leiam o significado. Neste momento, é importante que os alunos entendam que se trata de um movimento estruturado e organizado. No último slide do Contexto, apresente alguns exemplos simbólicos que representam o Pan-africanismo, oriente os alunos a perceber as cores utilizadas nos símbolos, as frases e as referências, tais como o continente africano, povos negros caminhando para o continente, os símbolos que carregam, tambores, as roupas. É possível que reconheçam o Leão de Jah ou Judá, símbolo supremo que representa Deus, sobretudo na crença etíope (Etiópia).

Saiba mais, sobre a simbologia do Leão de Jah em: http://www.reggaepaz.com/simbolos/ Acesso em: 25 de fev. 2019

Após a exposição da Contextualização aos alunos, peça para que cada trio debata as questões sugeridas:

  • Qual o principal objetivo do Pan-africanismo?

Expectativa: Espera-se que os alunos compreendam que o Pan-africanismo tem como principal objetivo reunir e fortalecer a identidade africana de seus descendentes.

  • Como o Pan-africanismo pode auxiliar no combate às ações de preconceito contra pessoas afrodescendentes?

Expectativa: Espera-se que os alunos compreendam o Pan-africanismo como movimento de fortalecimento da cultura e da identidade afro, sobretudo com ênfase na conscientização do valor e papel da pessoa negra, diante das ações discriminatórias.

Como adequar à sua realidade: Você poderá entregar os materiais da Contextualização de modo impresso, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zDRmFPDHsvWmSKwYY4Gtq9NcKSFHesKTKsBbD4ZPWZXZ4VqGATcrcQwZBjxw/his8-26und-contexto.pdf

Para você saber mais: Como sugestão caso não tenha optado em iniciar sua aula apresentando o vídeo do personagem Super Choque: Pan-africanismo, você poderá optar em apresentar o vídeo nesta etapa. Disponível em: https://www.youtub Adoreie.com/watch?v=F3rd5x5T_zs Acesso em: 25 de fev. 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Se estiver fazendo uso de projetor, apresente este slide e faça uma leitura coletiva. Você poderá escolher um aluno para cada slide do Contexto. A proposta é que primeiro os alunos entrem em contato com o conceito de Pan-africanismo, o objetivo que cerca a ideia de unificar os povos da África por meio do trabalho e da valorização da identidade africana. Posteriormente, apresente o slide que mostra a bandeira do movimento, peça para que leiam o significado. Neste momento, é importante que os alunos entendam que se trata de um movimento estruturado e organizado. No último slide do Contexto, apresente alguns exemplos simbólicos que representam o Pan-africanismo, oriente os alunos a perceber as cores utilizadas nos símbolos, as frases e as referências, tais como o continente africano, povos negros caminhando para o continente, os símbolos que carregam, tambores, as roupas. É possível que reconheçam o Leão de Jah ou Judá, símbolo supremo que representa Deus, sobretudo na crença etíope (Etiópia).

Saiba mais, sobre a simbologia do Leão de Jah em: http://www.reggaepaz.com/simbolos/ Acesso em: 25 de fev. 2019

Após a exposição da Contextualização aos alunos, peça para que cada trio debata as questões sugeridas:

  • Qual o principal objetivo do Pan-africanismo?

Expectativa: Espera-se que os alunos compreendam que o Pan-africanismo tem como principal objetivo reunir e fortalecer a identidade africana de seus descendentes.

  • Como o Pan-africanismo pode auxiliar no combate às ações de preconceito contra pessoas afrodescendentes?

Expectativa: Espera-se que os alunos compreendam o Pan-africanismo como movimento de fortalecimento da cultura e da identidade afro, sobretudo com ênfase conscientização do valor e papel da pessoa negra, diante das ações discriminatórias.

Como adequar à sua realidade: Você poderá entregar os materiais da Contextualização de modo impresso, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zDRmFPDHsvWmSKwYY4Gtq9NcKSFHesKTKsBbD4ZPWZXZ4VqGATcrcQwZBjxw/his8-26und-contexto.pdf

Para você saber mais: Como sugestão, caso não tenha optado em iniciar sua aula apresentando o vídeo do personagem Super Choque: Pan-africanismo, você poderá optar em apresentar o vídeo nesta etapa. Disponível em: https://www.youtub Adoreie.com/watch?v=F3rd5x5T_zs Acesso em: 25 de fev. 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Se estiver fazendo uso de projetor, apresente este slide e faça uma leitura coletiva. Você poderá escolher um aluno para cada slide do Contexto. A proposta é que primeiro os alunos entrem em contato com o conceito de Pan-africanismo, o objetivo que cerca a ideia de unificar os povos da África por meio do trabalho e da valorização da identidade africana. Posteriormente, apresente o slide que mostra a bandeira do movimento, peça para que leiam o significado. Neste momento, é importante que os alunos entendam que se trata de um movimento estruturado e organizado. No último slide do Contexto, apresente alguns exemplos simbólicos que representam o Pan-africanismo, oriente os alunos a perceber as cores utilizadas nos símbolos, as frases e as referências, tais como o continente africano, povos negros caminhando para o continente, os símbolos que carregam, tambores, as roupas. É possível que reconheçam o Leão de Jah ou Judá, símbolo supremo que representa Deus, sobretudo na crença etíope (Etiópia).

Saiba mais, sobre a simbologia do Leão de Jah em: http://www.reggaepaz.com/simbolos/ Acesso em: 25 de fev. 2019

Após a exposição da Contextualização aos alunos, peça para que cada trio debata as questões sugeridas:

  • Qual o principal objetivo do Pan-africanismo?

Expectativa: Espera-se que os alunos compreendam que o Pan-africanismo tem como principal objetivo reunir e fortalecer a identidade africana de seus descendentes.

  • Como o Pan-africanismo pode auxiliar no combate às ações de preconceito contra pessoas afrodescendentes?

Expectativa: Espera-se que os alunos compreendam o Pan-africanismo como movimento de fortalecimento da cultura e da identidade afro, sobretudo com ênfase na conscientização do valor e do papel da pessoa negra, diante das ações discriminatórias.

Como adequar à sua realidade: Você poderá entregar os materiais da Contextualização de modo impresso, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zDRmFPDHsvWmSKwYY4Gtq9NcKSFHesKTKsBbD4ZPWZXZ4VqGATcrcQwZBjxw/his8-26und-contexto.pdf

Para você saber mais: Como sugestão, caso não tenha optado em iniciar sua aula apresentando o vídeo do personagem Super Choque: Pan-africanismo, você poderá optar em apresentar o vídeo nesta etapa. Disponível em: https://www.youtub Adoreie.com/watch?v=F3rd5x5T_zs Acesso em: 25 de fev. 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Se estiver fazendo uso de projetor, apresente este slide e faça uma leitura coletiva. Você poderá escolher um aluno para cada slide do Contexto. A proposta é que primeiro os alunos entrem em contato com o conceito de Pan-africanismo, o objetivo que cerca a ideia de unificar os povos da África por meio do trabalho e valorização da identidade africana. Posteriormente, apresente o slide que mostra a bandeira do movimento, peça para que leiam o significado. Neste momento, é importante que os alunos entendam que se trata de um movimento estruturado e organizado. No último slide do Contexto, apresente alguns exemplos simbólicos que representam o Pan-africanismo, oriente os alunos a perceber as cores utilizadas nos símbolos, as frases e as referências, tais como o continente africano, povos negros caminhando para o continente, os símbolos que carregam, tambores, as roupas. É possível que reconheçam o Leão de Jah ou Judá, símbolo supremo que representa Deus, sobretudo na crença etíope (Etiópia).

Saiba mais, sobre a simbologia do Leão de Jah em: http://www.reggaepaz.com/simbolos/ Acesso em: 25 de fev. 2019

Após a exposição da Contextualização aos alunos, peça para que cada trio debata as questões sugeridas:

  • Qual o principal objetivo do Pan-africanismo?

Expectativa: Espera-se que os alunos compreendam que o Pan-africanismo tem como principal objetivo reunir e fortalecer a identidade africana de seus descendentes.

  • Como o Pan-africanismo pode auxiliar no combate às ações de preconceito contra pessoas afrodescendentes?

Expectativa: Espera-se que os alunos compreendam o Pan-africanismo como movimento de fortalecimento da cultura e da identidade afro, sobretudo com ênfase na conscientização do valor e do papel da pessoa negra diante das ações discriminatórias.

Como adequar à sua realidade: Você poderá entregar os materiais da Contextualização de modo impresso, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zDRmFPDHsvWmSKwYY4Gtq9NcKSFHesKTKsBbD4ZPWZXZ4VqGATcrcQwZBjxw/his8-26und-contexto.pdf

Para você saber mais: Como sugestão, caso não tenha optado em iniciar sua aula apresentando o vídeo do personagem Super Choque: Pan-africanismo, você poderá optar em apresentar o vídeo nesta etapa. Disponível em: https://www.youtub Adoreie.com/watch?v=F3rd5x5T_zs Acesso em: 25 de fev. 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Nesta etapa você deverá apresentar o slide aos alunos, peça para que algum aluno que tenha boa desenvoltura com a leitura oral que realize esta atividade para a turma em voz alta. Logo após a leitura, escolha um aluno para que explique o conceito de diáspora: é importante que seja enfatizado o conceito de que esta palavra retrata a separação de pessoas. Neste momento, questione: De quais povos estamos tratando aqui? (Africanos.) Quais ou qual motivo levou a esta separação? (A escravidão.) Estas questões têm como objetivo nortear a leitura dos alunos, sobretudo fazendo-os identificar e relacionar o comércio de escravos com a diáspora africana.

Como atividade desta Problematização, peça para que os grupos debatam entre si, sobre as questões colocadas no slide:

  • Com base no que você entendeu sobre o conceito de diáspora, explique o conceito de diáspora africana.

Expectativa: Espera-se que os alunos apresentem respostas relacionando o comércio de escravizados como uma ação que resultou na separação de povos vindo da África.

  • Qual a relação da diáspora africana com o movimento Pan-africanista?

Expectativa: Espera-se que os alunos apresentem elaborações relacionando o Pan-africanismo como movimento de resgate da cultura, identidade e valorização do povo africano e de seus descendentes diante das ações exploratórias europeias, que ocorreram desde o século XVI até o século XIX.

Professor, caso você consiga tempo hábil e que não comprometa o andamento desta aula, poderá propor um breve debate sobre estas questões, para que os grupos possam trocar suas análises de forma oral.

Como adequar à sua realidade: Caso você ache mais pertinente, distribua, para cada equipe, uma cópia impressa do material referente à Problematização, ele está disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PSAGfFdfe2fVnEmGaGDxahgubz6cUtPvsBqDd5KZgm28jtfBUpaA5srqSTDH/his8-26und-problematizacao.pdf Acesso em: 25 de fev. de 2019.

Para você saber mais: Como sugestão de material a ser entregue, disponibilizamos um mapa sobre as rotas do comércio de escravizados: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/G4djyJJSK29TxPJh48x5zxq33gdPWpCHgFNuFHDSzBwDdny8g6N5TrX8cB3m/his8-26und-mapa-das-rotas-do-comercio-de-escravizados.pdf Acesso em: 25 de fev. de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Nesta etapa você deverá apresentar o slide aos alunos, peça para que algum aluno que tenha uma boa desenvoltura com a leitura oral que realize esta atividade para a turma em voz alta. Logo após a leitura, escolha um aluno para que explique o conceito de diáspora: é importante que seja enfatizado o conceito de que esta palavra retrata a separação de pessoas. Neste momento, questione: De quais povos estamos tratando aqui? (Africanos.) Quais ou qual motivo levou a esta separação? (A escravidão.) Estas questões têm como objetivo nortear a leitura dos alunos, sobretudo fazendo-os identificar e relacionar o comércio de escravos com a diáspora africana.

Como atividade desta Problematização, peça para que os grupos debatam entre si, sobre as questões colocadas no slide:

  • Com base no que você entendeu sobre o conceito de diáspora, explique o conceito de diáspora africana.

Expectativa: Espera-se que os alunos apresentem respostas relacionando o comércio de escravizados como uma ação que resultou na separação de povos vindo da África.

  • Qual a relação da diáspora africana com o movimento Pan-africanista?

Expectativa: Espera-se que os alunos apresentem elaborações relacionando o Pan-africanismo como movimento de resgate da cultura, identidade e valorização do povo africano e de seus descendentes diante das ações exploratórias europeias, que ocorreram desde o século XVI até o século XIX.

Caso você consiga tempo hábil e que não comprometa o andamento desta aula, poderá propor um breve debate sobre estas questões, para que os grupos possam trocar suas análises de forma oral.

Como adequar à sua realidade: Caso você ache mais pertinente, distribua, para cada equipe, uma cópia impressa do material referente à Problematização, ele está disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PSAGfFdfe2fVnEmGaGDxahgubz6cUtPvsBqDd5KZgm28jtfBUpaA5srqSTDH/his8-26und-problematizacao.pdf Acesso em: 25 de fev. de 2019.

Para você saber mais: Como sugestão de material a ser entregue, disponibilizamos um mapa sobre as rotas do comércio de escravizados: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/G4djyJJSK29TxPJh48x5zxq33gdPWpCHgFNuFHDSzBwDdny8g6N5TrX8cB3m/his8-26und-mapa-das-rotas-do-comercio-de-escravizados.pdf Acesso em: 25 de fev. de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos.

Orientações: Para esta etapa os alunos deverão elaborar cartazes com desenhos que possam representar o Pan-africanismo, é importante que o professor estimule os alunos a destacar símbolos, cores e frases que remetam ao movimento.

Como adequar à sua realidade: Para a realização da Sistematização desta aula, será proposto o desenvolvimento de cartazes sobre o Pan-africanismo com base na reflexão e na análise deste movimento ao longo do decorrer da aula.

Desta maneira, você deverá reservar folhas A4, lápis de cor, caneta hidrocor, giz de cera, revistas e jornais para recorte, tesoura sem ponta, régua e outros materiais que possam complementar a confecção destes cartazes.

Sugerimos que os cartazes produzidos pelos alunos sejam expostos na escola, você poderá escolher um mural na sala de aula ou, ainda, em um espaço de grande circulação da unidade escolar.

Para você saber mais: Para que você possa se inspirar, sugerimos que veja algumas atividades já realizadas: http://colegiometodista.g12.br/bertioga/noticias/2o-ano-do-ensino-medio-realiza-atividade-sobre-o-pan-africanismo Acesso em: 25 de fev de 2019.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Configurações do mundo no século XIX do 8º ano :

MAIS AULAS DE História do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08HI26 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano