16822
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 8º ano > Configurações do mundo no século XIX

Plano de aula - “O que tiraram de nós”: exploração imperialista europeia sobre o marfim africano

Plano de aula de História com atividades para 8º ano do EF sobre “O que tiraram de nós”: exploração imperialista europeia sobre o marfim africano

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Daniela Reis De Moraes

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagem, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet, Google Apresentações, Padlet.

Contexto
Nesta aula você pode propor que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, podem se comunicar por meio de Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com o seu conhecimento sobre a turma.

Encaminhe o objetivo da aula, o documento do contexto com os trechos propostos e alguns questionamentos. Utilize a ferramenta que considerar mais acessível: e-mail, WhatsApp, Google Sala de Aula ou outro meio de comunicação.

Para facilitar a interpretação das fontes pelos estudantes de forma autônoma, algumas questões propostas no plano original podem ter sido alteradas ou excluídas, e novas incluídas neste material. Faça uso dos questionamentos da maneira que considerar mais eficiente para a turma.

- Como o personagem do filme Pantera Negra vê os artefatos da África em museus de outros países europeus?
- Sobre o que tratam as duas reportagens?
- De que maneira o trecho do filme Pantera Negra se relaciona com as duas reportagens?

Peça para que os alunos reflitam sobre as questões, discutam com os colegas e respondam. Eles podem fazer isso no próprio grupo da sala, escrevendo ou mandando pequenos áudios ou vídeos. Se os alunos estiverem trabalhando individualmente, peça para que eles reflitam ou discutam com os familiares e respondam. Você pode encaminhar um pequeno áudio ou texto esclarecendo dúvidas e acrescentando informações que achar necessárias.

Problematização
Nesta etapa da aula os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente. Encaminhe o documento da problematização com os dois textos e alguns questionamentos.

- O que é o marfim? Para que ele é usado?
- Por que as pessoas buscam comprar marfim?
- O comércio de marfim é legalizado na maioria dos países? Por quê?
- Qual era o perfil da maioria dos proprietários de objetos de marfim, a partir do século XVII, de acordo com o texto 2?
- Que consequências a busca por marfim pode ter para grande mamíferos como os elefantes?

Estabeleça um prazo para que os alunos possam debater e responder aos questionamentos. Você pode encaminhar pequenos textos, áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas, chamando a atenção para informações presentes nas fontes que os alunos possam não ter percebido e acrescentando outras sobre o contexto das fontes.

Outra possibilidade é agendar um momento síncrono para que os alunos possam compartilhar as respostas com você e o restante da turma.

Sistematização
Nesta etapa, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente. Eles podem produzir as histórias em quadrinhos no caderno e enviar fotos, ou fazê-las usando ferramentas digitais como o Google Apresentações.

Você pode criar um mural no Padlet para que os alunos postem os quadrinhos ou eles podem enviá-las por Whatsapp, Facebook ou Google Sala de Aula.
De qualquer forma, incentive-os a compartilharem os quadrinhos com os colegas e comentarem as produções uns dos outros.

Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com familiares e amigos através das redes sociais.

A matéria da Revista Galileu “Por que os museus ocidentais deveriam devolver os artefatos da África” explica algumas questões sobre obras de arte africanas em museus ocidentais (disponível aqui).

Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades):disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma): disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas): disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.
Padlet (como usar): disponível aqui.
Google Apresentações (como usar): disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Chayene Medeiros


Código: HIS8_24UND01

(EF08HI24) Reconhecer os principais produtos, utilizados pelos europeus, procedentes do continente africano durante o imperialismo e analisar os impactos sobre as comunidades locais na forma de organização e exploração econômica.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Configurações do mundo no século XIX do 8º ano:

MAIS AULAS DE História do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas