16822
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 8º ano > Configurações do mundo no século XIX

Plano de aula - “O que tiraram de nós”: exploração imperialista europeia sobre o marfim africano

Plano de aula de História com atividades para 8º ano do EF sobre “O que tiraram de nós”: exploração imperialista europeia sobre o marfim africano

Plano 01 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Daniela Reis De Moraes

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08HI24 - Reconhecer os principais produtos, utilizados pelos europeus, procedentes do continente africano durante o imperialismo e analisar os impactos sobre as comunidades locais na forma de organização e exploração econômica, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

Para o desenvolvimento desta aula, você deverá separar uma folha A4 para cada aluno, pois será utilizada no desenvolvimento da Sistematização. Além disso, serão disponibilizados para impressão os materiais para a elaboração desta aula:

Contexto: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/v8hkTh4GwU72nXmpBAUUAMPWVeg5QVWqe4MexUGZ8Ef3NtFe5FKmjxUXUhmG/his8-und24-contexto.pdf

Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3HpgvyTAezAEBdEJXj4pbaZKSPuC629bTpb355dd2HkvfwNBaUT9WR7cC5yn/his8-und24-problematizacao.pdf

Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/u7Jn7Rv3Wt5JvyNk4un6b3QK5u55y6ShGEcKzugTuRryNaZ6tcB8AesdfRUd/his8-und24-sistematizacao.pdf

Nesta aula, você poderá optar por organizar a turma em grupos de no máximo quatro pessoas, mas a Sistematização (atividade final) será individual. A proposta em grupo será uma forma de estimular o debate e a troca das percepções e análises. Mas, caso prefira manter os alunos em suas carteiras, de forma individual, sugerimos que estimule a turma a participar e debater. Uma ideia é sortear o nome dos alunos para que eles possam colocar suas ideias e percepções das atividades sugeridas.

Para a Sistematização, propomos a confecção de uma história em quadrinhos, em que cada aluno deverá produzir a sua de modo individual, mas poderão permanecer em grupo (caso você optar em reuni-los). Desta maneira, você deverá reservar folhas A4, lápis de cor, caneta hidrocor, giz de cera, revistas e jornais para recorte, tesoura sem ponta, régua e outros materiais que possam complementar a confecção destes cartazes.

Sugerimos que leia este material que traz alguns poemas com tema da cultura afrodescendente: https://demonstre.com/10-poemas-negros-dia-da-consciencia-negra/ Acesso em: 26 de fev. de 2019.

Material complementar:

Mapa político da África: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5Ta8Z2pQs7XBb9REndESBnRXyww2H99PpMD5mJd48WTWbqwH8BVDwDbenXBe/his8-und24-mapa-politico-da-africa.pdf Acesso em: 26 de fev. de 2019.

Para você saber mais:

Sugerimos o livro completo sobre a comercialização do marfim africano como forma de aprofundamento ao tema proposto por esta aula. O comércio de marfim no mundo atlântico: circulação e produção (séculos XV a XIX). Org. Vanicléia Silva Santos, Eduardo França Paiva e René Lommez Gomes - Belo Horizonte: Clio Gestão Cultural e Editora, 2018. Disponível em: https://ufmg.br/storage/b/6/9/4/b694eaea8cfaabe9e69c498a5c66c6de_15296019131342_1525989102.pdf Acesso em: 26 de fev. de 2019.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente o tema desta aula aos alunos, você poderá escrever no quadro lê-lo para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente este slide e faça uma leitura coletiva.

Para você saber mais: Como sugestão de aprofundamento do tema, você poderá ler a reportagem sobre as consequências do comércio de marfim, na reportagem “Marfim e o massacre dos elefantes”. Disponível em:

https://www.saberatualizado.com.br/2016/04/marfim-e-o-massacre-dos-elefantes.html Acesso em: 26 de fev. de 2019.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Projete o slide aos alunos e peça para que observem as imagens. É interessante que você questione a turma sobre a qual filme a primeira imagem se refere. Trata-se do filme Pantera negra, lançado em 2018 e produzido pela Marvel e que retrata a saga fictícia de um super-herói africano, o que repercutiu como um fenômeno acerca da representatividade negra africana no universo dos super-heróis. A segunda e a terceira imagem tratam do comércio e circulação do marfim, com estas fontes, busca-se instigar nos alunos a questão das explorações dos recursos naturais africanos, sobretudo para atender os interesses da indústria e do comércio estrangeiro europeu.

Como atividade de análise desta etapa, peça para que os alunos analisem as fontes com atenção e debatam de forma oral as questões colocadas no slide. Leia as perguntas e peça para que os alunos coloquem suas análises, atente-se ao tempo para que esta etapa não interfira no andamento das demais:

  • Como o personagem do filme Pantera negra vê os artefatos da África em museus de outros países? (Expectativa: Espera-se que os alunos compreendam que o diálogo se passa em um museu e que o personagem questiona a importância de reconhecer a quem pertence os artefatos, questões como a ancestralidade africana tomada como posse por europeus, bem como a civilização branca, devem ser debatidos.
  • Debata com seus colegas a relação entre o trecho do filme Pantera negra com as reportagens apresentadas. Expectativa: Os alunos deverão apresentar a relação do comércio de marfim, como objeto de interesse para o mercado europeu e associar que o filme faz esta crítica acerca da apropriação europeia sobre os recursos naturais africanos.

Como adequar à sua realidade: Se necessário, você poderá entregar uma cópia impressa deste material, ficará ao critério do professor distribuir uma cópia por grupo, ou por aluno.

Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/v8hkTh4GwU72nXmpBAUUAMPWVeg5QVWqe4MexUGZ8Ef3NtFe5FKmjxUXUhmG/his8-und24-contexto.pdf

Para você saber mais: Sugerimos que assista ao vídeo Pantera negra: globalização, xenofobia, protecionismo e mais. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=CgBo9undCbk Acesso em: 26 de fev. de 2019.

Caso achar pertinente, você poderá separar um momento para reproduzir o vídeo para a turma.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Projete o slide aos alunos e peça para que observem as imagens. É interessante que você questione a turma sobre qual filme a primeira imagem se refere. Trata-se do filme Pantera negra, lançado em 2018 e produzido pela Marvel e que retrata a saga fictícia de um super-herói africano, o que repercutiu como um fenômeno acerca da representatividade negra africana no universo dos super-heróis. A segunda e a terceira imagem tratam do comércio e da circulação do marfim, com estas fontes, busca-se instigar nos alunos a questão das explorações dos recursos naturais africanos, sobretudo, para atender aos interesses da indústria e comércio estrangeiro europeu.

Como atividade de análise desta etapa, peça para que os alunos analisem as fontes com atenção e debatam de forma oral as questões colocadas no slide. Leia as perguntas e peça para que os alunos coloquem suas análises, atente-se ao tempo para que esta etapa não interfira no andamento das demais:

  • Como o personagem do filme Pantera negra vê os artefatos da África em museus de outros países?

Expectativa: Espera-se que os alunos compreendam que o diálogo se passa em um museu e que o personagem questiona a importância de reconhecer a quem pertence os artefatos, questões como a ancestralidade africana tomada como posse por europeus bem como a civilização branca devem ser debatidos.

  • Debata com seus colegas a relação entre o trecho do filme Pantera negra com as reportagens apresentadas.

Expectativa: Os alunos deverão apresentar a relação do comércio de marfim como objeto de interesse para o mercado europeu e associar que o filme faz esta crítica acerca da apropriação europeia sobre os recursos naturais africanos.

Como adequar à sua realidade: Se necessário, você poderá entregar uma cópia impressa deste material, ficará ao critério do professor distribuir uma cópia por grupo, ou por aluno.

Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/v8hkTh4GwU72nXmpBAUUAMPWVeg5QVWqe4MexUGZ8Ef3NtFe5FKmjxUXUhmG/his8-und24-contexto.pdf

Para você saber mais: Sugerimos que assista ao vídeo Pantera negra: globalização, xenofobia, protecionismo e mais. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=CgBo9undCbk Acesso em: 26 de fev. de 2019.

Caso achar pertinente, você poderá separar um momento para reproduzir o vídeo para a turma.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Projete o slide aos alunos e peça para que observem as imagens. É interessante que você questione a turma sobre qual filme a primeira imagem se refere. Trata-se do filme Pantera negra, lançado em 2018 e produzido pela Marvel e que retrata a saga fictícia de um super-herói africano, o que repercutiu como um fenômeno acerca da representatividade negra africana no universo dos super-heróis. A segunda e a terceira imagem tratam do comércio e da circulação do marfim, com estas fontes busca-se instigar nos alunos a questão das explorações dos recursos naturais africanos, sobretudo para atender aos interesses da indústria e comércio estrangeiro europeu.

Como atividade de análise desta etapa, peça para que os alunos analisem as fontes com atenção e debatam de forma oral as questões colocadas no slide. Leia as perguntas e peça para que os alunos coloquem suas análises, atente-se ao tempo para que esta etapa não interfira no andamento das demais:

  • Como o personagem do filme Pantera negra vê os artefatos da África em museus de outros países?

Expectativa: Espera-se que os alunos compreendam que o diálogo se passa em um museu e que o personagem questiona a importância de reconhecer a quem pertence os artefatos, questões como a ancestralidade africana tomada como posse por europeus, bem como a civilização branca, devem ser debatidos.

  • Debata com seus colegas a relação entre o trecho do filme Pantera negra com as reportagens apresentadas.

Expectativa: Os alunos deverão apresentar a relação do comércio de marfim como objeto de interesse para o mercado europeu e associar que o filme faz esta crítica acerca da apropriação europeia sobre os recursos naturais africanos.

Como adequar à sua realidade: Se necessário, você poderá entregar uma cópia impressa deste material, ficará ao critério do professor distribuir uma cópia por grupo, ou por aluno.

Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/v8hkTh4GwU72nXmpBAUUAMPWVeg5QVWqe4MexUGZ8Ef3NtFe5FKmjxUXUhmG/his8-und24-contexto.pdf

Para você saber mais: Sugerimos que assista ao vídeo: Pantera negra: globalização, xenofobia, protecionismo e mais. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=CgBo9undCbk Acesso em: 26 de fev. de 2019.

Caso achar pertinente, você poderá separar um momento para reproduzir o vídeo para a turma.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Apresente o slide aos alunos. Peça para que um aluno leia em voz alta para a turma. É importante que os alunos compreendam que o comércio de marfim na África, feito pelos europeus, durante o século XIX, foi responsável por atender os interesses do mercado europeu. Assim, após a leitura da fonte, oriente que os alunos leiam a proposta da atividade de Problematização:

Leia atentamente e reflita.

Com seus colegas, relacionem os conteúdos entre o texto 1 e o texto 2. Observem:

  • O período que cada texto retrata.
  • Analisarem os interesses e as consequências em relação ao marfim, retratados em cada texto.

Expectativa de análises dos alunos: Espera-se que os alunos possam compreender que o texto 1 se refere a uma reportagem que retrata a exploração do marfim nos dias de hoje, enquanto o texto 2 retrata a exploração do marfim a partir do século XVII. É importante que os alunos identifiquem o longo histórico exploratório do marfim, sobretudo, para atender aos interesses de um mercado que visa o lucro. Oriente que os alunos observem com atenção as explicações sobre o marfim, sobretudo, no texto 1, pois este traz informações explicativas e ricas para a compreensão do tema desta aula.

Sugerimos que entregue uma cópia impressa do material referente à Problematização, pois, nele, o texto 1 traz maiores informações que poderão agregar às análises desta etapa. O link para o material está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3HpgvyTAezAEBdEJXj4pbaZKSPuC629bTpb355dd2HkvfwNBaUT9WR7cC5yn/his8-und24-problematizacao.pdf

Como adequar à sua realidade: Caso não haja possibilidade de projetar os slides, sugerimos que entregue uma cópia impressa, ficará a critério do professor, distribuir uma cópia por grupo ou por aluno. O link para o material está disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3HpgvyTAezAEBdEJXj4pbaZKSPuC629bTpb355dd2HkvfwNBaUT9WR7cC5yn/his8-und24-problematizacao.pdf Acesso em: 26 de fev. de 2019.

Para você saber mais: Sugerimos que leia a reportagem: “Marfim: massacre de elefantes” - Disponível em: https://www.saberatualizado.com.br/2016/04/marfim-e-o-massacre-dos-elefantes.html Acesso em: 26 de fev. de 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Apresente o slide aos alunos. Peça para que um aluno leia em voz alta para a turma. É importante que os alunos compreendam que
o comércio de marfim na África, feito pelos europeus, durante o século XIX, foi responsável por atender aos interesses do mercado europeu. Assim, após a leitura da fonte, oriente que os alunos leiam a proposta da atividade de Problematização:

Leia atentamente e reflita.

Com seus colegas, relacionem os conteúdos entre o texto 1 e o texto 2. Observem:

  • O período que cada texto retrata.
  • Analisem os interesses e as consequências em relação ao marfim, retratados em cada texto.

Expectativa de análises dos alunos: Espera-se que os alunos possam compreender que o texto 1 se refere a uma reportagem que retrata a exploração do marfim nos dias de hoje, enquanto o texto 2 retrata a exploração do marfim a partir do século XVII. É importante que os alunos identifiquem o longo histórico exploratório do marfim, sobretudo para atender aos interesses de um mercado que visa o lucro. Oriente que os alunos observem com atenção as explicações sobre o marfim, sobretudo, no texto 1, pois este traz informações explicativas e ricas para a compreensão do tema desta aula.

Sugerimos que entregue uma cópia impressa do material referente à Problematização, pois, nele, o texto 1 traz maiores informações que poderão agregar às análises desta etapa. O link para o material está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3HpgvyTAezAEBdEJXj4pbaZKSPuC629bTpb355dd2HkvfwNBaUT9WR7cC5yn/his8-und24-problematizacao.pdf

Como adequar à sua realidade: Caso não haja possibilidade de projetar os slides, sugerimos que entregue uma cópia impressa, ficará a critério do professor, distribuir uma cópia por grupo ou por aluno. O link para o material está disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3HpgvyTAezAEBdEJXj4pbaZKSPuC629bTpb355dd2HkvfwNBaUT9WR7cC5yn/his8-und24-problematizacao.pdf Acesso em: 26 de fev. de 2019.

Para você saber mais: Sugerimos que leia a reportagem: “Marfim: massacre de elefantes” - Disponível em: https://www.saberatualizado.com.br/2016/04/marfim-e-o-massacre-dos-elefantes.html Acesso em: 26 de fev. de 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Apresente o slide aos alunos. Peça para que um aluno leia em voz alta para a turma. É importante que os alunos compreendam que
o comércio de marfim na África, feito pelos europeus, durante o século XIX, foi responsável por atender aos interesses do mercado europeu. Assim, após a leitura da fonte, oriente que os alunos leiam a proposta da atividade de Problematização:

Leia atentamente e reflita.

Com seus colegas, relacionem os conteúdos entre o texto 1 e o texto 2. Observem:

  • O período que cada texto retrata.
  • Analisem os interesses e as consequências em relação ao marfim, retratados em cada texto.

Expectativa de análises dos alunos: Espera-se que os alunos possam compreender que o texto 1 se refere a uma reportagem que retrata a exploração do marfim nos dias de hoje, enquanto o texto 2 retrata a exploração do marfim a partir do século XVII. É importante que os alunos identifiquem o longo histórico exploratório do marfim, sobretudo, para atender aos interesses de um mercado que visa o lucro. Oriente que os alunos observem com atenção as explicações sobre o marfim, sobretudo, no texto 1, pois este traz informações explicativas e ricas para a compreensão do tema desta aula.

Sugerimos que entregue uma cópia impressa do material referente à Problematização, pois, nele, o texto 1 traz maiores informações que poderão agregar às análises desta etapa. O link para o material está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3HpgvyTAezAEBdEJXj4pbaZKSPuC629bTpb355dd2HkvfwNBaUT9WR7cC5yn/his8-und24-problematizacao.pdf

Como adequar à sua realidade: Caso não haja possibilidade de projetar os slides, sugerimos que entregue uma cópia impressa, ficará a critério do professor distribuir uma cópia por grupo ou por aluno. O link para o material está disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3HpgvyTAezAEBdEJXj4pbaZKSPuC629bTpb355dd2HkvfwNBaUT9WR7cC5yn/his8-und24-problematizacao.pdf Acesso em: 26 de fev. de 2019.

Para você saber mais: Reportagem: “Marfim: massacre de elefantes” - Disponível em: https://www.saberatualizado.com.br/2016/04/marfim-e-o-massacre-dos-elefantes.html Acesso em: 26 de fev. de 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Apresente o slide aos alunos. Peça para que um aluno leia em voz alta para a turma. É importante que os alunos compreendam que o comércio de marfim na África, feito pelos europeus, durante o século XIX, foi responsável por atender aos interesses do mercado europeu. Assim, após a leitura da fonte, oriente que os alunos leiam a proposta da atividade de Problematização:

Leia atentamente e reflita.

Com seus colegas, relacionem os conteúdos do texto 1 e do texto 2. Observem:

  • O período que cada texto retrata.
  • Analisem os interesses e as consequências em relação ao marfim, retratados em cada texto.

Expectativa de análises dos alunos: Espera-se que os alunos possam compreender que o texto 1 se refere a uma reportagem que retrata a exploração do marfim nos dias de hoje, enquanto o texto 2 retrata a exploração do marfim a partir do século XVII. É importante que os alunos identifiquem o longo histórico exploratório do marfim, sobretudo para atender aos interesses de um mercado que visa o lucro. Oriente que os alunos observem com atenção as explicações sobre o marfim, sobretudo, no texto 1, pois este traz informações explicativas e ricas para a compreensão do tema desta aula.

Sugerimos que entregue uma cópia impressa do material referente à Problematização, pois, nele, o texto 1 traz maiores informações que poderão agregar às análises desta etapa. O link para o material está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3HpgvyTAezAEBdEJXj4pbaZKSPuC629bTpb355dd2HkvfwNBaUT9WR7cC5yn/his8-und24-problematizacao.pdf

Como adequar à sua realidade: Caso não haja possibilidade de projetar os slides, sugerimos que entregue uma cópia impressa, ficará a critério do professor, distribuir uma cópia por grupo ou por aluno. O link para o material está disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3HpgvyTAezAEBdEJXj4pbaZKSPuC629bTpb355dd2HkvfwNBaUT9WR7cC5yn/his8-und24-problematizacao.pdf Acesso em: 26 de fev. de 2019.

Para você saber mais: Sugerimos que leia a reportagem: “Marfim: massacre de elefantes” - Disponível em: https://www.saberatualizado.com.br/2016/04/marfim-e-o-massacre-dos-elefantes.html Acesso em: 26 de fev. de 2019.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos.

Orientações: Esta etapa exigirá que os alunos retomem as imagens do Contexto e ao texto da Problematização, portanto é importante que você disponibilize cópias impressas destes materiais, ou deixe os slides à disposição para consulta. Você poderá fazer uma cópia por grupo (de no máximo quatro integrantes, conforme proposto no início desta aula) ou entregar uma cópia para cada aluno, se assim achar pertinente.

O objetivo desta atividade é de que os alunos analisem as relações propostas no Contexto, a fala do personagem no filme Pantera negra, como a reivindicação pelos bens de seus antepassados africanos; a condição exploratória do marfim bem como estas reivindicações estão inseridas na realidade, como as reportagens apontam.

Desta maneira, os alunos deverão desenvolver uma história em quadrinhos retratando os problemas que esta exploração gera para os países da África. O HQ deverá conter de três a cinco quadrinhos, conter diálogos que tenha falas e lógica direta com o tema abordado.

Desta maneira, você deverá reservar folhas A4, lápis de cor, caneta hidrocor, giz de cera, revistas e jornais para recorte, tesoura sem ponta, régua e outros materiais que possam complementar a confecção das HQs.

Outra proposta é que, no final da produção das histórias em quadrinhos, os alunos possam pendurá-las em um varal, que será colocado na sala (conforme orientação no primeiro slide) e assim, o professor poderá propor que os alunos leiam as HQs produzidas pelos colegas.

Como adequar à sua realidade:

Para você saber mais: Sugerimos que acesse o link indicado, pois contém ideias de como elaborar histórias em quadrinhos. Se achar pertinente e viável, poderá expor este material aos alunos como forma de estimular suas ideias. Link disponível em: https://br.pinterest.com/cassiareginatei/produ%C3%A7%C3%A3o-de-texto-quadrinhos/?lp=true Acesso em: 26 de fev. de 2019.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08HI24 - Reconhecer os principais produtos, utilizados pelos europeus, procedentes do continente africano durante o imperialismo e analisar os impactos sobre as comunidades locais na forma de organização e exploração econômica, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

Para o desenvolvimento desta aula, você deverá separar uma folha A4 para cada aluno, pois será utilizada no desenvolvimento da Sistematização. Além disso, serão disponibilizados para impressão os materiais para a elaboração desta aula:

Contexto: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/v8hkTh4GwU72nXmpBAUUAMPWVeg5QVWqe4MexUGZ8Ef3NtFe5FKmjxUXUhmG/his8-und24-contexto.pdf

Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3HpgvyTAezAEBdEJXj4pbaZKSPuC629bTpb355dd2HkvfwNBaUT9WR7cC5yn/his8-und24-problematizacao.pdf

Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/u7Jn7Rv3Wt5JvyNk4un6b3QK5u55y6ShGEcKzugTuRryNaZ6tcB8AesdfRUd/his8-und24-sistematizacao.pdf

Nesta aula, você poderá optar por organizar a turma em grupos de no máximo quatro pessoas, mas a Sistematização (atividade final) será individual. A proposta em grupo será uma forma de estimular o debate e a troca das percepções e análises. Mas, caso prefira manter os alunos em suas carteiras, de forma individual, sugerimos que estimule a turma a participar e debater. Uma ideia é sortear o nome dos alunos para que eles possam colocar suas ideias e percepções das atividades sugeridas.

Para a Sistematização, propomos a confecção de uma história em quadrinhos, em que cada aluno deverá produzir a sua de modo individual, mas poderão permanecer em grupo (caso você optar em reuni-los). Desta maneira, você deverá reservar folhas A4, lápis de cor, caneta hidrocor, giz de cera, revistas e jornais para recorte, tesoura sem ponta, régua e outros materiais que possam complementar a confecção destes cartazes.

Sugerimos que leia este material que traz alguns poemas com tema da cultura afrodescendente: https://demonstre.com/10-poemas-negros-dia-da-consciencia-negra/ Acesso em: 26 de fev. de 2019.

Material complementar:

Mapa político da África: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5Ta8Z2pQs7XBb9REndESBnRXyww2H99PpMD5mJd48WTWbqwH8BVDwDbenXBe/his8-und24-mapa-politico-da-africa.pdf Acesso em: 26 de fev. de 2019.

Para você saber mais:

Sugerimos o livro completo sobre a comercialização do marfim africano como forma de aprofundamento ao tema proposto por esta aula. O comércio de marfim no mundo atlântico: circulação e produção (séculos XV a XIX). Org. Vanicléia Silva Santos, Eduardo França Paiva e René Lommez Gomes - Belo Horizonte: Clio Gestão Cultural e Editora, 2018. Disponível em: https://ufmg.br/storage/b/6/9/4/b694eaea8cfaabe9e69c498a5c66c6de_15296019131342_1525989102.pdf Acesso em: 26 de fev. de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente o tema desta aula aos alunos, você poderá escrever no quadro lê-lo para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente este slide e faça uma leitura coletiva.

Para você saber mais: Como sugestão de aprofundamento do tema, você poderá ler a reportagem sobre as consequências do comércio de marfim, na reportagem “Marfim e o massacre dos elefantes”. Disponível em:

https://www.saberatualizado.com.br/2016/04/marfim-e-o-massacre-dos-elefantes.html Acesso em: 26 de fev. de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Projete o slide aos alunos e peça para que observem as imagens. É interessante que você questione a turma sobre a qual filme a primeira imagem se refere. Trata-se do filme Pantera negra, lançado em 2018 e produzido pela Marvel e que retrata a saga fictícia de um super-herói africano, o que repercutiu como um fenômeno acerca da representatividade negra africana no universo dos super-heróis. A segunda e a terceira imagem tratam do comércio e circulação do marfim, com estas fontes, busca-se instigar nos alunos a questão das explorações dos recursos naturais africanos, sobretudo para atender os interesses da indústria e do comércio estrangeiro europeu.

Como atividade de análise desta etapa, peça para que os alunos analisem as fontes com atenção e debatam de forma oral as questões colocadas no slide. Leia as perguntas e peça para que os alunos coloquem suas análises, atente-se ao tempo para que esta etapa não interfira no andamento das demais:

  • Como o personagem do filme Pantera negra vê os artefatos da África em museus de outros países? (Expectativa: Espera-se que os alunos compreendam que o diálogo se passa em um museu e que o personagem questiona a importância de reconhecer a quem pertence os artefatos, questões como a ancestralidade africana tomada como posse por europeus, bem como a civilização branca, devem ser debatidos.
  • Debata com seus colegas a relação entre o trecho do filme Pantera negra com as reportagens apresentadas. Expectativa: Os alunos deverão apresentar a relação do comércio de marfim, como objeto de interesse para o mercado europeu e associar que o filme faz esta crítica acerca da apropriação europeia sobre os recursos naturais africanos.

Como adequar à sua realidade: Se necessário, você poderá entregar uma cópia impressa deste material, ficará ao critério do professor distribuir uma cópia por grupo, ou por aluno.

Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/v8hkTh4GwU72nXmpBAUUAMPWVeg5QVWqe4MexUGZ8Ef3NtFe5FKmjxUXUhmG/his8-und24-contexto.pdf

Para você saber mais: Sugerimos que assista ao vídeo Pantera negra: globalização, xenofobia, protecionismo e mais. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=CgBo9undCbk Acesso em: 26 de fev. de 2019.

Caso achar pertinente, você poderá separar um momento para reproduzir o vídeo para a turma.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Projete o slide aos alunos e peça para que observem as imagens. É interessante que você questione a turma sobre qual filme a primeira imagem se refere. Trata-se do filme Pantera negra, lançado em 2018 e produzido pela Marvel e que retrata a saga fictícia de um super-herói africano, o que repercutiu como um fenômeno acerca da representatividade negra africana no universo dos super-heróis. A segunda e a terceira imagem tratam do comércio e da circulação do marfim, com estas fontes, busca-se instigar nos alunos a questão das explorações dos recursos naturais africanos, sobretudo, para atender aos interesses da indústria e comércio estrangeiro europeu.

Como atividade de análise desta etapa, peça para que os alunos analisem as fontes com atenção e debatam de forma oral as questões colocadas no slide. Leia as perguntas e peça para que os alunos coloquem suas análises, atente-se ao tempo para que esta etapa não interfira no andamento das demais:

  • Como o personagem do filme Pantera negra vê os artefatos da África em museus de outros países?

Expectativa: Espera-se que os alunos compreendam que o diálogo se passa em um museu e que o personagem questiona a importância de reconhecer a quem pertence os artefatos, questões como a ancestralidade africana tomada como posse por europeus bem como a civilização branca devem ser debatidos.

  • Debata com seus colegas a relação entre o trecho do filme Pantera negra com as reportagens apresentadas.

Expectativa: Os alunos deverão apresentar a relação do comércio de marfim como objeto de interesse para o mercado europeu e associar que o filme faz esta crítica acerca da apropriação europeia sobre os recursos naturais africanos.

Como adequar à sua realidade: Se necessário, você poderá entregar uma cópia impressa deste material, ficará ao critério do professor distribuir uma cópia por grupo, ou por aluno.

Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/v8hkTh4GwU72nXmpBAUUAMPWVeg5QVWqe4MexUGZ8Ef3NtFe5FKmjxUXUhmG/his8-und24-contexto.pdf

Para você saber mais: Sugerimos que assista ao vídeo Pantera negra: globalização, xenofobia, protecionismo e mais. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=CgBo9undCbk Acesso em: 26 de fev. de 2019.

Caso achar pertinente, você poderá separar um momento para reproduzir o vídeo para a turma.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Projete o slide aos alunos e peça para que observem as imagens. É interessante que você questione a turma sobre qual filme a primeira imagem se refere. Trata-se do filme Pantera negra, lançado em 2018 e produzido pela Marvel e que retrata a saga fictícia de um super-herói africano, o que repercutiu como um fenômeno acerca da representatividade negra africana no universo dos super-heróis. A segunda e a terceira imagem tratam do comércio e da circulação do marfim, com estas fontes busca-se instigar nos alunos a questão das explorações dos recursos naturais africanos, sobretudo para atender aos interesses da indústria e comércio estrangeiro europeu.

Como atividade de análise desta etapa, peça para que os alunos analisem as fontes com atenção e debatam de forma oral as questões colocadas no slide. Leia as perguntas e peça para que os alunos coloquem suas análises, atente-se ao tempo para que esta etapa não interfira no andamento das demais:

  • Como o personagem do filme Pantera negra vê os artefatos da África em museus de outros países?

Expectativa: Espera-se que os alunos compreendam que o diálogo se passa em um museu e que o personagem questiona a importância de reconhecer a quem pertence os artefatos, questões como a ancestralidade africana tomada como posse por europeus, bem como a civilização branca, devem ser debatidos.

  • Debata com seus colegas a relação entre o trecho do filme Pantera negra com as reportagens apresentadas.

Expectativa: Os alunos deverão apresentar a relação do comércio de marfim como objeto de interesse para o mercado europeu e associar que o filme faz esta crítica acerca da apropriação europeia sobre os recursos naturais africanos.

Como adequar à sua realidade: Se necessário, você poderá entregar uma cópia impressa deste material, ficará ao critério do professor distribuir uma cópia por grupo, ou por aluno.

Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/v8hkTh4GwU72nXmpBAUUAMPWVeg5QVWqe4MexUGZ8Ef3NtFe5FKmjxUXUhmG/his8-und24-contexto.pdf

Para você saber mais: Sugerimos que assista ao vídeo: Pantera negra: globalização, xenofobia, protecionismo e mais. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=CgBo9undCbk Acesso em: 26 de fev. de 2019.

Caso achar pertinente, você poderá separar um momento para reproduzir o vídeo para a turma.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Apresente o slide aos alunos. Peça para que um aluno leia em voz alta para a turma. É importante que os alunos compreendam que o comércio de marfim na África, feito pelos europeus, durante o século XIX, foi responsável por atender os interesses do mercado europeu. Assim, após a leitura da fonte, oriente que os alunos leiam a proposta da atividade de Problematização:

Leia atentamente e reflita.

Com seus colegas, relacionem os conteúdos entre o texto 1 e o texto 2. Observem:

  • O período que cada texto retrata.
  • Analisarem os interesses e as consequências em relação ao marfim, retratados em cada texto.

Expectativa de análises dos alunos: Espera-se que os alunos possam compreender que o texto 1 se refere a uma reportagem que retrata a exploração do marfim nos dias de hoje, enquanto o texto 2 retrata a exploração do marfim a partir do século XVII. É importante que os alunos identifiquem o longo histórico exploratório do marfim, sobretudo, para atender aos interesses de um mercado que visa o lucro. Oriente que os alunos observem com atenção as explicações sobre o marfim, sobretudo, no texto 1, pois este traz informações explicativas e ricas para a compreensão do tema desta aula.

Sugerimos que entregue uma cópia impressa do material referente à Problematização, pois, nele, o texto 1 traz maiores informações que poderão agregar às análises desta etapa. O link para o material está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3HpgvyTAezAEBdEJXj4pbaZKSPuC629bTpb355dd2HkvfwNBaUT9WR7cC5yn/his8-und24-problematizacao.pdf

Como adequar à sua realidade: Caso não haja possibilidade de projetar os slides, sugerimos que entregue uma cópia impressa, ficará a critério do professor, distribuir uma cópia por grupo ou por aluno. O link para o material está disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3HpgvyTAezAEBdEJXj4pbaZKSPuC629bTpb355dd2HkvfwNBaUT9WR7cC5yn/his8-und24-problematizacao.pdf Acesso em: 26 de fev. de 2019.

Para você saber mais: Sugerimos que leia a reportagem: “Marfim: massacre de elefantes” - Disponível em: https://www.saberatualizado.com.br/2016/04/marfim-e-o-massacre-dos-elefantes.html Acesso em: 26 de fev. de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Apresente o slide aos alunos. Peça para que um aluno leia em voz alta para a turma. É importante que os alunos compreendam que
o comércio de marfim na África, feito pelos europeus, durante o século XIX, foi responsável por atender aos interesses do mercado europeu. Assim, após a leitura da fonte, oriente que os alunos leiam a proposta da atividade de Problematização:

Leia atentamente e reflita.

Com seus colegas, relacionem os conteúdos entre o texto 1 e o texto 2. Observem:

  • O período que cada texto retrata.
  • Analisem os interesses e as consequências em relação ao marfim, retratados em cada texto.

Expectativa de análises dos alunos: Espera-se que os alunos possam compreender que o texto 1 se refere a uma reportagem que retrata a exploração do marfim nos dias de hoje, enquanto o texto 2 retrata a exploração do marfim a partir do século XVII. É importante que os alunos identifiquem o longo histórico exploratório do marfim, sobretudo para atender aos interesses de um mercado que visa o lucro. Oriente que os alunos observem com atenção as explicações sobre o marfim, sobretudo, no texto 1, pois este traz informações explicativas e ricas para a compreensão do tema desta aula.

Sugerimos que entregue uma cópia impressa do material referente à Problematização, pois, nele, o texto 1 traz maiores informações que poderão agregar às análises desta etapa. O link para o material está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3HpgvyTAezAEBdEJXj4pbaZKSPuC629bTpb355dd2HkvfwNBaUT9WR7cC5yn/his8-und24-problematizacao.pdf

Como adequar à sua realidade: Caso não haja possibilidade de projetar os slides, sugerimos que entregue uma cópia impressa, ficará a critério do professor, distribuir uma cópia por grupo ou por aluno. O link para o material está disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3HpgvyTAezAEBdEJXj4pbaZKSPuC629bTpb355dd2HkvfwNBaUT9WR7cC5yn/his8-und24-problematizacao.pdf Acesso em: 26 de fev. de 2019.

Para você saber mais: Sugerimos que leia a reportagem: “Marfim: massacre de elefantes” - Disponível em: https://www.saberatualizado.com.br/2016/04/marfim-e-o-massacre-dos-elefantes.html Acesso em: 26 de fev. de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Apresente o slide aos alunos. Peça para que um aluno leia em voz alta para a turma. É importante que os alunos compreendam que
o comércio de marfim na África, feito pelos europeus, durante o século XIX, foi responsável por atender aos interesses do mercado europeu. Assim, após a leitura da fonte, oriente que os alunos leiam a proposta da atividade de Problematização:

Leia atentamente e reflita.

Com seus colegas, relacionem os conteúdos entre o texto 1 e o texto 2. Observem:

  • O período que cada texto retrata.
  • Analisem os interesses e as consequências em relação ao marfim, retratados em cada texto.

Expectativa de análises dos alunos: Espera-se que os alunos possam compreender que o texto 1 se refere a uma reportagem que retrata a exploração do marfim nos dias de hoje, enquanto o texto 2 retrata a exploração do marfim a partir do século XVII. É importante que os alunos identifiquem o longo histórico exploratório do marfim, sobretudo, para atender aos interesses de um mercado que visa o lucro. Oriente que os alunos observem com atenção as explicações sobre o marfim, sobretudo, no texto 1, pois este traz informações explicativas e ricas para a compreensão do tema desta aula.

Sugerimos que entregue uma cópia impressa do material referente à Problematização, pois, nele, o texto 1 traz maiores informações que poderão agregar às análises desta etapa. O link para o material está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3HpgvyTAezAEBdEJXj4pbaZKSPuC629bTpb355dd2HkvfwNBaUT9WR7cC5yn/his8-und24-problematizacao.pdf

Como adequar à sua realidade: Caso não haja possibilidade de projetar os slides, sugerimos que entregue uma cópia impressa, ficará a critério do professor distribuir uma cópia por grupo ou por aluno. O link para o material está disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3HpgvyTAezAEBdEJXj4pbaZKSPuC629bTpb355dd2HkvfwNBaUT9WR7cC5yn/his8-und24-problematizacao.pdf Acesso em: 26 de fev. de 2019.

Para você saber mais: Reportagem: “Marfim: massacre de elefantes” - Disponível em: https://www.saberatualizado.com.br/2016/04/marfim-e-o-massacre-dos-elefantes.html Acesso em: 26 de fev. de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Apresente o slide aos alunos. Peça para que um aluno leia em voz alta para a turma. É importante que os alunos compreendam que o comércio de marfim na África, feito pelos europeus, durante o século XIX, foi responsável por atender aos interesses do mercado europeu. Assim, após a leitura da fonte, oriente que os alunos leiam a proposta da atividade de Problematização:

Leia atentamente e reflita.

Com seus colegas, relacionem os conteúdos do texto 1 e do texto 2. Observem:

  • O período que cada texto retrata.
  • Analisem os interesses e as consequências em relação ao marfim, retratados em cada texto.

Expectativa de análises dos alunos: Espera-se que os alunos possam compreender que o texto 1 se refere a uma reportagem que retrata a exploração do marfim nos dias de hoje, enquanto o texto 2 retrata a exploração do marfim a partir do século XVII. É importante que os alunos identifiquem o longo histórico exploratório do marfim, sobretudo para atender aos interesses de um mercado que visa o lucro. Oriente que os alunos observem com atenção as explicações sobre o marfim, sobretudo, no texto 1, pois este traz informações explicativas e ricas para a compreensão do tema desta aula.

Sugerimos que entregue uma cópia impressa do material referente à Problematização, pois, nele, o texto 1 traz maiores informações que poderão agregar às análises desta etapa. O link para o material está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3HpgvyTAezAEBdEJXj4pbaZKSPuC629bTpb355dd2HkvfwNBaUT9WR7cC5yn/his8-und24-problematizacao.pdf

Como adequar à sua realidade: Caso não haja possibilidade de projetar os slides, sugerimos que entregue uma cópia impressa, ficará a critério do professor, distribuir uma cópia por grupo ou por aluno. O link para o material está disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3HpgvyTAezAEBdEJXj4pbaZKSPuC629bTpb355dd2HkvfwNBaUT9WR7cC5yn/his8-und24-problematizacao.pdf Acesso em: 26 de fev. de 2019.

Para você saber mais: Sugerimos que leia a reportagem: “Marfim: massacre de elefantes” - Disponível em: https://www.saberatualizado.com.br/2016/04/marfim-e-o-massacre-dos-elefantes.html Acesso em: 26 de fev. de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos.

Orientações: Esta etapa exigirá que os alunos retomem as imagens do Contexto e ao texto da Problematização, portanto é importante que você disponibilize cópias impressas destes materiais, ou deixe os slides à disposição para consulta. Você poderá fazer uma cópia por grupo (de no máximo quatro integrantes, conforme proposto no início desta aula) ou entregar uma cópia para cada aluno, se assim achar pertinente.

O objetivo desta atividade é de que os alunos analisem as relações propostas no Contexto, a fala do personagem no filme Pantera negra, como a reivindicação pelos bens de seus antepassados africanos; a condição exploratória do marfim bem como estas reivindicações estão inseridas na realidade, como as reportagens apontam.

Desta maneira, os alunos deverão desenvolver uma história em quadrinhos retratando os problemas que esta exploração gera para os países da África. O HQ deverá conter de três a cinco quadrinhos, conter diálogos que tenha falas e lógica direta com o tema abordado.

Desta maneira, você deverá reservar folhas A4, lápis de cor, caneta hidrocor, giz de cera, revistas e jornais para recorte, tesoura sem ponta, régua e outros materiais que possam complementar a confecção das HQs.

Outra proposta é que, no final da produção das histórias em quadrinhos, os alunos possam pendurá-las em um varal, que será colocado na sala (conforme orientação no primeiro slide) e assim, o professor poderá propor que os alunos leiam as HQs produzidas pelos colegas.

Como adequar à sua realidade:

Para você saber mais: Sugerimos que acesse o link indicado, pois contém ideias de como elaborar histórias em quadrinhos. Se achar pertinente e viável, poderá expor este material aos alunos como forma de estimular suas ideias. Link disponível em: https://br.pinterest.com/cassiareginatei/produ%C3%A7%C3%A3o-de-texto-quadrinhos/?lp=true Acesso em: 26 de fev. de 2019.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Configurações do mundo no século XIX do 8º ano :

MAIS AULAS DE História do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08HI24 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano