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Plano de aula > História > 8º ano > O Brasil no século XIX

Plano de aula - Os legados do escravismo na educação

Plano de aula de História com atividades para 8º ano do EF sobre Os legados do escravismo na educação

Plano 01 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Julia Bittencourt Barbosa Correa

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08HI20, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para a realização da aula, serão necessários:

  • Caderno.
  • Canetas.
  • Lápis.
  • Borracha.
  • Cartolina
  • Canetinhas coloridas.
  • Impressões dos textos para Problematização.

Material complementar:

  • Coletânea de textos para Problematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/W5XZ8u2NqbcjcGGsKVMCFE3ZV9FcTaf4jd2Yz6zdZRcfWUys6a4a6ZkkbxaG/his8-20und01-texto-para-impressao-problematizacao.pdf

Para você saber mais: Se achar necessário aprofundar seus conhecimentos sobre o tema da aula, aqui estão alguns links de artigos e textos sobre o tema:

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Realize a leitura coletiva do objetivo da aula para os alunos. Você pode projetar o slide, se for possível, ou escrever o objetivo no quadro para que todos vejam. Certifique-se de que todos os alunos tenham entendido e esclareça as eventuais dúvidas.

Para você saber mais: Se achar necessário aprofundar seus conhecimentos sobre o tema da aula, aqui estão alguns links de artigos e textos sobre o tema:

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientações: Nesta etapa você irá introduzir a discussão que será realizada durante a aula. Para isso, vamos usar o meme do slide para realizar um debate sobre a desigualdade racial no acesso à educação.

  • Projete para os alunos o meme do slide, se assim for possível, senão, você pode imprimir uma cópia e passar por cada aluno para que ele veja a imagem e possa realizar a análise.
  • Faça um análise coletiva com a sala sobre a imagem, de forma com que seja possível os alunos relacionarem com o tema da aula.
  • Auxilie os alunos na reflexão, com questionamentos que orientem o debate, como:
  • Quem são os personagens presentes nesta imagem? (Espera-se que os alunos respondam que eles reconhecem dois escravizados e um senhor branco, provavelmente, “dono” dos escravizados.)
  • Quem você acha que possui acesso à educação? E quem não? (É esperado que os alunos respondam que quem tem acesso à educação é o senhor branco e quem não tem são os dois escravizados da imagem.)
  • Como podemos relacionar a imagem com a desigualdade racial da educação brasileira dos dias atuais? (Espera-se que os alunos relacionem com o fato de os escravizados não ter acesso à educação, enquanto os brancos sempre tiveram.)
  • Durante a discussão em sala, anote no quadro as conclusões que os alunos forem chegando em relação às desigualdades, para que possam visualizar e orientar a sua reflexão.

Para você saber mais: Se achar necessário aprofundar seus conhecimentos sobre o tema da aula, aqui estão alguns links de artigos e textos sobre o tema:

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Esta etapa é para que os alunos aprofundem a discussão iniciada na etapa anterior.

  • Divida a sala em grupos de até quatro membros e entregue uma impressão dos dois textos que serão analisados.

Link para os textos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/W5XZ8u2NqbcjcGGsKVMCFE3ZV9FcTaf4jd2Yz6zdZRcfWUys6a4a6ZkkbxaG/his8-20und01-texto-para-impressao-problematizacao.pdf

  • Os alunos deverão analisar os textos relacionando com a discussão feita anteriormente em sala de aula.
  • O professor deve orientar a reflexão dos alunos com questionamentos como:
  • Brancos e negros têm o mesmo acesso à educação no Brasil, segundo os textos? (Espera-se que os alunos entendam que não.)
  • Por que a população preta e parda está atrasada no acesso à educação? (Aqui espera-se que os alunos apontem mais de um fato,
    mas um deles pode ser o fato de ter sido escravizados por três séculos.)
  • Isso gera consequências no desenvolvimento dessa população? Quais? (Algumas das respostas esperadas aqui é a maioria de pretos e pardos tem empregos piores, menores salários, inserção no crime etc.)

O objetivo é que os alunos consigam relacionar o atraso educacional da população negra como algo que tem origem no passado escravista brasileiro. Reforce com os alunos os índices que indicam a desigualdade no acesso à educação por parte da população preta e parda, lembrando que durante os 350 anos de escravidão no Brasil, esta população teve o direito à educação negado, e com a abolição também não houve nenhuma política pública de inclusão da população na sociedade, tampouco à educação de qualidade. Ressalte no texto que esta negação de direitos era uma política pública, que fica evidente na própria legislação da época.

Para auxiliar na discussão, você pode também utilizar os dados do IBGE que mostram os números da desigualdade racial na educação brasileira. Algumas tabelas estão disponíveis neste link https://www.todospelaeducacao.org.br/conteudo/obstaculos-no-caminho-desigualdade-racial-na-educacao-brasileira e podem ser utilizadas como ferramentas para incrementar o debate em sala de aula.

Você pode fazer uma breve explicação do que é uma política pública, para que os alunos tenham claro o papel do Estado neste contexto.

Para você saber mais: Se achar necessário aprofundar seus conhecimentos sobre o tema da aula, aqui estão alguns links de artigos e textos sobre o tema:

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Esta etapa é para que os alunos aprofundem a discussão iniciada na etapa anterior.

  • Divida a sala em grupos de até quatro membros e entregue uma impressão dos dois textos que serão analisados.

Link para os textos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/W5XZ8u2NqbcjcGGsKVMCFE3ZV9FcTaf4jd2Yz6zdZRcfWUys6a4a6ZkkbxaG/his8-20und01-texto-para-impressao-problematizacao.pdf

  • Os alunos deverão analisar os textos relacionando com a discussão feita anteriormente em sala de aula.
  • O professor deve orientar a reflexão dos alunos com questionamentos como:
  • Brancos e negros tem o mesmo acesso à educação no Brasil, segundo os textos? (Espera-se que os alunos entendam que não.)
  • Por que a população preta e parda está atrasada no acesso à educação? (Aqui espera-se que os alunos apontem mais de um fato,
    mas um deles pode ser o fato de ter sido escravizados por três séculos.)
  • Isso gera consequências no desenvolvimento desta população? Quais? (Algumas das respostas esperadas aqui é a maioria de pretos e pardos tem empregos piores, menores salários, inserção no crime etc.)

O objetivo é que os alunos consigam relacionar o atraso educacional da população negra como algo que tem origem no passado escravista brasileiro. Reforce com os alunos os índices que indicam a desigualdade no acesso à educação por parte da população preta e parda, lembrando que durante os 350 anos de escravidão no Brasil esta população teve o direito à educação negado, e com a abolição também não houve nenhuma política pública de inclusão da população na sociedade, tampouco à educação de qualidade. Ressalte no texto que esta negação de direitos era uma política pública, que fica evidente na própria legislação da época.

Para auxiliar na discussão, você pode também utilizar os dados do IBGE que mostram os números da desigualdade racial na educação brasileira. Algumas tabelas estão disponíveis neste link https://www.todospelaeducacao.org.br/conteudo/obstaculos-no-caminho-desigualdade-racial-na-educacao-brasileira e podem ser utilizadas como ferramentas para incrementar o debate em sala de aula.

Você pode fazer uma breve explicação do que é uma política pública, para que os alunos tenham claro o papel do Estado neste contexto.

Para você saber mais: Se achar necessário aprofundar seus conhecimentos sobre o tema da aula, aqui estão alguns links de artigos e textos sobre o tema:

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Agora os alunos realizarão uma atividade que sintetize os conhecimentos que eles adquiriram com as discussões realizadas na aula.

Ainda em grupos, os alunos deverão elaborar uma política pública que proponha uma solução para o problema da desigualdade racial no acesso à educação brasileira. Cada grupo deve criar uma única política, sintetizada em um pequeno texto que deverá ser escrito em uma cartolina. Reforce com os alunos que esta política pública que deverá ser criada por eles deve ser exequível, ou seja, possível de ser colocada em prática. No final, o professor poderá montar um painel com todas as políticas públicas criadas e expor na escola, para que toda a comunidade tenha acesso ao trabalho realizado pelos alunos.

Se julgar necessário, apresente ao alunos os textos dos sites sugeridos abaixo, para que eles possam entender melhor o que são políticas públicas.

Para você saber mais: Se achar necessário aprofundar seus conhecimentos sobre o tema da aula, aqui estão alguns links de artigos e textos sobre o tema:

Resumo da aula

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Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08HI20, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para a realização da aula, serão necessários:

  • Caderno.
  • Canetas.
  • Lápis.
  • Borracha.
  • Cartolina
  • Canetinhas coloridas.
  • Impressões dos textos para Problematização.

Material complementar:

  • Coletânea de textos para Problematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/W5XZ8u2NqbcjcGGsKVMCFE3ZV9FcTaf4jd2Yz6zdZRcfWUys6a4a6ZkkbxaG/his8-20und01-texto-para-impressao-problematizacao.pdf

Para você saber mais: Se achar necessário aprofundar seus conhecimentos sobre o tema da aula, aqui estão alguns links de artigos e textos sobre o tema:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Realize a leitura coletiva do objetivo da aula para os alunos. Você pode projetar o slide, se for possível, ou escrever o objetivo no quadro para que todos vejam. Certifique-se de que todos os alunos tenham entendido e esclareça as eventuais dúvidas.

Para você saber mais: Se achar necessário aprofundar seus conhecimentos sobre o tema da aula, aqui estão alguns links de artigos e textos sobre o tema:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientações: Nesta etapa você irá introduzir a discussão que será realizada durante a aula. Para isso, vamos usar o meme do slide para realizar um debate sobre a desigualdade racial no acesso à educação.

  • Projete para os alunos o meme do slide, se assim for possível, senão, você pode imprimir uma cópia e passar por cada aluno para que ele veja a imagem e possa realizar a análise.
  • Faça um análise coletiva com a sala sobre a imagem, de forma com que seja possível os alunos relacionarem com o tema da aula.
  • Auxilie os alunos na reflexão, com questionamentos que orientem o debate, como:
  • Quem são os personagens presentes nesta imagem? (Espera-se que os alunos respondam que eles reconhecem dois escravizados e um senhor branco, provavelmente, “dono” dos escravizados.)
  • Quem você acha que possui acesso à educação? E quem não? (É esperado que os alunos respondam que quem tem acesso à educação é o senhor branco e quem não tem são os dois escravizados da imagem.)
  • Como podemos relacionar a imagem com a desigualdade racial da educação brasileira dos dias atuais? (Espera-se que os alunos relacionem com o fato de os escravizados não ter acesso à educação, enquanto os brancos sempre tiveram.)
  • Durante a discussão em sala, anote no quadro as conclusões que os alunos forem chegando em relação às desigualdades, para que possam visualizar e orientar a sua reflexão.

Para você saber mais: Se achar necessário aprofundar seus conhecimentos sobre o tema da aula, aqui estão alguns links de artigos e textos sobre o tema:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Esta etapa é para que os alunos aprofundem a discussão iniciada na etapa anterior.

  • Divida a sala em grupos de até quatro membros e entregue uma impressão dos dois textos que serão analisados.

Link para os textos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/W5XZ8u2NqbcjcGGsKVMCFE3ZV9FcTaf4jd2Yz6zdZRcfWUys6a4a6ZkkbxaG/his8-20und01-texto-para-impressao-problematizacao.pdf

  • Os alunos deverão analisar os textos relacionando com a discussão feita anteriormente em sala de aula.
  • O professor deve orientar a reflexão dos alunos com questionamentos como:
  • Brancos e negros têm o mesmo acesso à educação no Brasil, segundo os textos? (Espera-se que os alunos entendam que não.)
  • Por que a população preta e parda está atrasada no acesso à educação? (Aqui espera-se que os alunos apontem mais de um fato,
    mas um deles pode ser o fato de ter sido escravizados por três séculos.)
  • Isso gera consequências no desenvolvimento dessa população? Quais? (Algumas das respostas esperadas aqui é a maioria de pretos e pardos tem empregos piores, menores salários, inserção no crime etc.)

O objetivo é que os alunos consigam relacionar o atraso educacional da população negra como algo que tem origem no passado escravista brasileiro. Reforce com os alunos os índices que indicam a desigualdade no acesso à educação por parte da população preta e parda, lembrando que durante os 350 anos de escravidão no Brasil, esta população teve o direito à educação negado, e com a abolição também não houve nenhuma política pública de inclusão da população na sociedade, tampouco à educação de qualidade. Ressalte no texto que esta negação de direitos era uma política pública, que fica evidente na própria legislação da época.

Para auxiliar na discussão, você pode também utilizar os dados do IBGE que mostram os números da desigualdade racial na educação brasileira. Algumas tabelas estão disponíveis neste link https://www.todospelaeducacao.org.br/conteudo/obstaculos-no-caminho-desigualdade-racial-na-educacao-brasileira e podem ser utilizadas como ferramentas para incrementar o debate em sala de aula.

Você pode fazer uma breve explicação do que é uma política pública, para que os alunos tenham claro o papel do Estado neste contexto.

Para você saber mais: Se achar necessário aprofundar seus conhecimentos sobre o tema da aula, aqui estão alguns links de artigos e textos sobre o tema:

Slide Plano Aula

Orientações: Esta etapa é para que os alunos aprofundem a discussão iniciada na etapa anterior.

  • Divida a sala em grupos de até quatro membros e entregue uma impressão dos dois textos que serão analisados.

Link para os textos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/W5XZ8u2NqbcjcGGsKVMCFE3ZV9FcTaf4jd2Yz6zdZRcfWUys6a4a6ZkkbxaG/his8-20und01-texto-para-impressao-problematizacao.pdf

  • Os alunos deverão analisar os textos relacionando com a discussão feita anteriormente em sala de aula.
  • O professor deve orientar a reflexão dos alunos com questionamentos como:
  • Brancos e negros tem o mesmo acesso à educação no Brasil, segundo os textos? (Espera-se que os alunos entendam que não.)
  • Por que a população preta e parda está atrasada no acesso à educação? (Aqui espera-se que os alunos apontem mais de um fato,
    mas um deles pode ser o fato de ter sido escravizados por três séculos.)
  • Isso gera consequências no desenvolvimento desta população? Quais? (Algumas das respostas esperadas aqui é a maioria de pretos e pardos tem empregos piores, menores salários, inserção no crime etc.)

O objetivo é que os alunos consigam relacionar o atraso educacional da população negra como algo que tem origem no passado escravista brasileiro. Reforce com os alunos os índices que indicam a desigualdade no acesso à educação por parte da população preta e parda, lembrando que durante os 350 anos de escravidão no Brasil esta população teve o direito à educação negado, e com a abolição também não houve nenhuma política pública de inclusão da população na sociedade, tampouco à educação de qualidade. Ressalte no texto que esta negação de direitos era uma política pública, que fica evidente na própria legislação da época.

Para auxiliar na discussão, você pode também utilizar os dados do IBGE que mostram os números da desigualdade racial na educação brasileira. Algumas tabelas estão disponíveis neste link https://www.todospelaeducacao.org.br/conteudo/obstaculos-no-caminho-desigualdade-racial-na-educacao-brasileira e podem ser utilizadas como ferramentas para incrementar o debate em sala de aula.

Você pode fazer uma breve explicação do que é uma política pública, para que os alunos tenham claro o papel do Estado neste contexto.

Para você saber mais: Se achar necessário aprofundar seus conhecimentos sobre o tema da aula, aqui estão alguns links de artigos e textos sobre o tema:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Agora os alunos realizarão uma atividade que sintetize os conhecimentos que eles adquiriram com as discussões realizadas na aula.

Ainda em grupos, os alunos deverão elaborar uma política pública que proponha uma solução para o problema da desigualdade racial no acesso à educação brasileira. Cada grupo deve criar uma única política, sintetizada em um pequeno texto que deverá ser escrito em uma cartolina. Reforce com os alunos que esta política pública que deverá ser criada por eles deve ser exequível, ou seja, possível de ser colocada em prática. No final, o professor poderá montar um painel com todas as políticas públicas criadas e expor na escola, para que toda a comunidade tenha acesso ao trabalho realizado pelos alunos.

Se julgar necessário, apresente ao alunos os textos dos sites sugeridos abaixo, para que eles possam entender melhor o que são políticas públicas.

Para você saber mais: Se achar necessário aprofundar seus conhecimentos sobre o tema da aula, aqui estão alguns links de artigos e textos sobre o tema:

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