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Plano de aula > História > 8º ano > O Brasil no século XIX

Plano de aula - Redenção de Cam: imigração e branqueamento no Brasil imperial

Plano de aula de História com atividades para 8º ano do EF sobre Redenção de Cam: imigração e branqueamento no Brasil imperial

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Julia Bittencourt Barbosa Correa

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagem, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet, Google Apresentações, Padlet.

Contexto
Encaminhe o objetivo da aula, a imagem do quadro “A redenção de Cam” e alguns questionamentos. Utilize a ferramenta que considerar mais acessível: e-mail, WhatsApp, Google Sala de Aula ou outro meio de comunicação.

Você pode propor que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, podem se comunicar por meio de Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com o seu conhecimento sobre a turma.

Para facilitar a interpretação das fontes pelos estudantes de forma autônoma, algumas questões propostas no plano original podem ter sido alteradas ou excluídas, e novas incluídas neste material. Faça uso dos questionamentos da maneira que considerar mais eficiente para a turma.

Questões para responder:
Esta pintura representa: uma senhora negra retinta, a avó, à esquerda; sua filha, mestiça, com a pele mais clara; a mãe, ao centro; o marido dela, o pai, branco, à direita; e a filha do casal, branca, no colo da mãe.
- Como é a postura da avó?
- Como é a postura do marido?

Essa pintura foi utilizada para ilustrar um artigo sobre branqueamento racial, do médico brasileiro e diretor do Museu Nacional, João Batista de Lacerda, no Congresso Universal das Raças, em Londres, em 1911. Clareamento ou branqueamento racial era uma ideia defendida pelo movimento eugenista brasileiro no final do século XIX e começo do século XX.
- O que significa o termo eugenia?
- Que relação é possível estabelecer entre a pintura e a ideologia de branqueamento racial?

Peça para que os alunos reflitam sobre as questões e respondam. Eles podem fazer isso no próprio grupo da sala, escrevendo ou mandando pequenos áudios ou vídeos. Você pode encaminhar um pequeno áudio ou texto esclarecendo dúvidas e acrescentando informações sobre o quadro e o movimento eugenista que julgar convenientes.

Problematização
Nesta etapa, os alunos podem continuar agrupados ou trabalharem individualmente.

Encaminhe o documento com os dois trechos para os alunos, acompanhados de alguns questionamentos.

No caso de textos antigos, como o Decreto de 1890, que tem um vocabulário diferente do que os alunos estão acostumados, você pode mandar um áudio ou vídeo lendo a fonte em voz alta, para que os alunos possam acompanhar o texto lendo junto  e, através da leitura com entonação e pronúncia corretas, consigam compreender melhor o texto.

- Segundo o 1º trecho, qual foi a solução encontrada para “o problema do excesso de sangue negro e da carência de civilização da população brasileira”?
- De acordo com o art. 1º do Decreto nº 528, de 28 de junho de 1890, quem tinha entrada livre no Brasil e quem não tinha?
- O que art. 3º fala que a polícia dos portos da República brasileira faria com os imigrantes dos lugares “indesejados”?
- Que relação é possível estabelecer entre branqueamento racial e eugenia e estes dois textos?

Estabeleça um prazo para que os alunos possam responder aos questionamentos. Você pode encaminhar pequenos áudios ou vídeos contextualizando rapidamente as duas fontes, esclarecendo dúvidas, chamando a atenção para informações presentes nas fontes que os alunos possam não ter percebido e acrescentando outras.

Uma possibilidade é agendar um momento síncrono para que os alunos possam compartilhar as respostas com você e o restante da turma.

Sistematização
Para a produção do painel proposto nesta etapa, você pode propor que os alunos façam um mini-cartaz respondendo a pergunta proposta em folha sulfite ou no caderno, e enviem fotografia dela para você e a turma poderem ver. Também podem produzir o painel utilizando softwares ou apps que permitem edição de imagens e texto, como o Google Apresentações.

Você pode criar um mural no Padlet para expor as produções dos alunos ou eles podem enviá-las por Whatsapp, Google Sala de Aula, Facebook etc.

Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com familiares e amigos através das redes sociais.

Caso haja interesse, as famílias podem assistir aos episódios do documentário História do Brasil por Bóris Fausto, disponíveis no site da Tv Escola, que apresentam de maneira bastante didática, os principais aspectos de todos os períodos da História do Brasil (disponível aqui).

O site Era Virtual disponibiliza visitas virtuais a vários museus brasileiros, o que pode enriquecer muito o aprendizado da História de nosso país (disponível aqui).

Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades):disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma): disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas): disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.
Padlet (como usar):disponível aqui.
Google Apresentações (como usar): disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Chayene Medeiros


Código: HIS8_19UND05

(EF08HI19) Formular questionamentos sobre o legado da escravidão nas Américas, com base na seleção e consulta de fontes de diferentes naturezas.


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