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Plano de aula > História > 8º ano > O Brasil no século XIX

Plano de aula - A Guerra da Cisplatina e a formação do território brasileiro (1825-1828)

Plano de aula de História com atividades para 8º ano do EF sobre A Guerra da Cisplatina e a formação do território brasileiro (1825-1828)

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: João Carlos De Melo Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagem, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet.

Contexto
Encaminhe o objetivo da aula, a imagem e alguns questionamentos. Utilize a ferramenta que considerar mais acessível: e-mail, WhatsApp, Google Sala de Aula ou outro meio de comunicação.

Para facilitar a interpretação das fontes pelos estudantes de forma autônoma, algumas questões propostas no plano original podem ter sido alteradas ou excluídas, e novas incluídas neste material. Faça uso dos questionamentos da maneira que considerar mais eficiente para a turma.

- Conhece essas pessoas? Qual a nacionalidade de cada um deles?
- Sabia que o território que corresponde ao Uruguai já pertenceu ao Brasil?

Peça para que os alunos reflitam sobre as questões e discutam. Eles podem fazer isso no próprio grupo da sala, escrevendo ou mandando pequenos áudios ou vídeos. Você pode encaminhar um pequeno áudio ou texto esclarecendo o contexto imperialista do Império Brasileiro.

Problematização
Nesta etapa da aula você pode propor que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, podem se comunicar por meio de Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com o seu conhecimento sobre a turma.

Você pode encaminhar as fontes com os respectivos questionamentos e um roteiro informando a melhor ordem para a análise.

No caso de textos antigos, como o da Convenção Preliminar de Paz de 1828, que tem um vocabulário diferente do que os alunos estão acostumados, você pode mandar um áudio ou vídeo lendo a fonte em voz alta para que os alunos possam acompanhar o texto e, através da leitura com entonação e pronúncia corretas, consigam compreender melhor.

Mapas
- O 1º mapa representa o território brasileiro em 1822 (período imperial) e o 2º representa o território brasileiro atual. Um território foi perdido e outro adicionado, você consegue encontrar? Quais são?

Esquema e texto “Convenção Preliminar da Paz”
Você pode capturar a imagem (tirar print) do slide com o esquema para enviar aos alunos.
- De acordo com o texto, qual foi a declaração da parte do Império brasileiro?
- Qual foi a reação da República das Províncias Unidas do Rio de Prata?
- Quem parece ter saído em situação vantajosa deste tratado?
- Como ficou resolvida a questão dos prisioneiros de guerra?

Estabeleça um prazo para que os alunos possam responder aos questionamentos. Você pode encaminhar pequenos áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas, chamando a atenção para informações presentes nas fontes que os possam não ter percebido e acrescentando outras.

Uma possibilidade é agendar um momento síncrono para que os alunos possam compartilhar as respostas com você e o restante da turma.

Sistematização
Nesta etapa, os alunos podem continuar trabalhando agrupados, individualmente ou a sala toda junta. Eles podem discutir os argumentos que irão utilizar para fazer a carta através do Whatsapp ou Google Meet, e publicá-las nas redes sociais.

Você também pode propor que façam um texto, poema, música ou outra produção, refletindo sobre as disputas territoriais e quais seriam as melhores maneiras de resolvê-las.

De qualquer maneira, incentive os alunos a compartilharem as produções com os colegas e a comunidade.

Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com familiares e amigos através das redes sociais.

Caso haja interesse, as famílias podem assistir aos episódios do documentário História do Brasil por Bóris Fausto, disponíveis no site da Tv Escola, que apresentam de maneira bastante didática, os principais aspectos de todos os períodos da História do Brasil (disponível aqui).

O site Era Virtual disponibiliza visitas virtuais a vários museus brasileiros, o que pode enriquecer muito o aprendizado da História de nosso país (disponível aqui).

Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades):disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma): disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas): disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Chayene Medeiros


Código: HIS8_17UND01

(EF08HI17) Relacionar as transformações territoriais, em razão de questões de fronteiras, com as tensões e conflitos durante o Império.


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