Fonte 1 da problematização.
Plano de Aula
Plano de aula: A Revolução Praieira (1848-1850). As lutas por mais cidadania no Brasil Imperial
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Rebeliões no Império do Brasil
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08HI16, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Cartolina.
Materiais complementares: Cópias impressas das fontes históricas.
Para você saber mais:
A Revolta Praieira foi um movimento de contestação à desigualdade social e ao poder oligárquico e imperial que se iniciou em 1848 na província de Pernambuco. O movimento foi instigado pela imprensa liberal de Pernambuco, com destaque para o jornal O Diário Novo, localizado na Rua da Praia. Os líderes denunciavam a desigualdade social e a concentração de riqueza e permanência no poder da família Cavalcanti, grande proprietária de engenhos e pessoas escravizadas na região. Além das questões locais era notável a influência dos movimentos populares da Europa e das ideias dos primeiros socialistas, como Joseph Proudhon e Robert Owen.
Atingidas diretamente pelos problemas sociais causados pela desigualdade, as classes populares tomaram as ruas. Em 7 de novembro de 1848, pessoas em Olinda pegam em armas, levando a revolta para outro patamar e chamando a atenção do poder imperial. Em 1º de janeiro de 1849
os revolucionários divulgam sua reivindicações no Manifesto ao mundo. Entre elas estava o voto universal, o fim do poder moderador, autonomia provincial, trabalho e expulsão dos portugueses da atividade comercial.
Em agosto de 1849 o movimento foi violentamente reprimido pelas tropas imperiais. Apesar da resistência, a repressão conseguiu acabar com a revolta. Os principais líderes foram julgados e condenados à prisão perpétua, mas alguns deles foram anistiados anos depois por D. Pedro II. Muitos populares foram mortos e outros foram recrutados à força para as tropas imperiais.
Fonte: http://www.multirio.rj.gov.br/index.php/busca?txt=praieira
Objetivo
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Escreva no quadro e leia o objetivo para a turma.
Contexto
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientações: Inicie a aula exibindo o meme acima para os alunos. O objetivo é utilizar o humor para chamar a atenção da turma e aproveitar-lo como uma forma de iniciar as reflexões sobre a Constituição. Após exibir o meme:
- Pergunte aos alunos: O que é esta Constituição que foi citada por uma das pessoas da conversa? Espera-se que eles respondam que a Constituição é um documento oficializado pelo poder político onde estão todas as leis de um determinado país. Explicite que o trecho
fala da atual Constituição, promulgada em 1988.) - Apesar de ser uma piada, o artigo da Constituição citado realmente existe. Vocês concordam com ele? É justo não ser obrigado a fazer algo a não ser por força de lei? Discutam. (O professor deverá guiar esta discussão apontando que esta lei deriva do princípio da liberdade individual, de que todos os seres humanos têm direito à liberdade desde que esta não afete a liberdade dos outros, mas que este princípio nem sempre esteve presente nas constituições.)
Como adequar à sua realidade: Se não for possível projetar o meme no quadro o professor pode copiar, já que se trata de um pequeno trecho. Também existe a opção de entregar cópias impressas para os alunos ou simplesmente contar a piada.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações para fonte 1:
Utilize 5 minutos para analisar esta fonte. Em seguida prossiga para a fonte 2.
- Apresente para os alunos este trecho da Constituição de 1988. A versão completa do trecho pode ser encontrada aqui https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8bxUWgHbNfUrBDZxxNXKQbuVPrvf9nVTWFCFUrXS6QM2zDFMf37vPjxajPsf/his08-16und04-fonte-1-da-problematizacao.pdf
- Explique que esta Constituição foi promulgada em Assembleia Constituinte em 1988.
- Explique aos alunos que sufrágio universal significa que todos podem votar, e que de acordo com esta Constituição o voto é obrigatório, exceto para os maiores de 60 anos e maiores de 16 e menores de 18.
Como adequar à sua realidade: Se não for possível projetar os dois trechos das constituições, o professor pode entregar impresso em papel.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações para fonte 2:
Utilize 5 minutos para trabalhar esta fonte. Em seguida prossiga para a fonte 3.
- Exiba o trecho da Constituição para os alunos. O restante do artigo pode ser encontrado aqui https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Sj7RKSeaJ9pMH9JMDan6GwaYwJZpKt5fHTnvnSudDyQGchbDszdU6yrSV7qz/his08-16und04-fonte-2-da-problematizacao.pdf
- Explique que esta foi a primeira Constituição do Brasil enquanto país independente. Ela foi outorgada pelo imperador D. Pedro I (ou seja, imposta pelo imperador sem consulta ao povo, seja via direta ou via Assembleia Legislativa) em 1824 e ficou em vigor até 1891.
- Pergunte aos alunos se todos poderiam votar de acordo com esta Constituição e se não quais pessoas estavam excluídas. É de se esperar
que eles atentem que no artigo 92 estão excluídas, entre outras pessoas, aqueles que não ganham até 100 mil réis mensais. - Pergunte aos alunos se na visão deles a Constituição atual (de 1988) mostrada no slide anterior dá mais possibilidade de participação popular do que a primeira Constituição.
Como adequar à sua realidade: Se não for possível projetar os dois trechos das constituições, o professor pode entregar impresso em papel.
Para você saber mais: Glossário: Filhos-família = menores de idade. Communidade clasural = comunidades religiosas que vivem isoladas do restante da sociedade.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações para a fonte 3:
Utilize 10 minutos para analisar esta fonte. Logo em seguida prossiga para a Sistematização.
- Exiba o manifesto para os alunos e peça para lerem.
- Agora contextualize o manifesto. Afirme que ele foi produzido no auge da Revolução Praieira, que ocorreu em pernambuco entre 1848 e 1850, ou seja, durante a época em que vigorava a Constituição outorgada de 1824 mostrada na fonte 1.
- Detalhe o movimento explicando que ele combinou uma diversidade de insatisfações de diferentes classes sociais. Havia muito descontentamento com a concentração de riquezas, desigualdade social, predomínio de portugueses na atividade comercial e manutenção da família Cavalcanti no poder.
- Pergunte aos alunos se eles conseguem identificar se a Constituição de 1824, mostrada no slide anterior, entrava em conflito com as demandas dos revolucionários. É de se esperar que eles percebam que a Constituição proibia o voto para pessoas que não ganhavam 100 mil réis e os revolucionários exigiam, entre outras coisas, que todos pudessem votar quando pediam “voto livre e universal do povo brasileiro”.
A versão para impressão da fonte pode ser encontrada aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jcxmv8TFAxZEvDA6AuVB6UQzTxssGyhGPuAakFQEMwmuaAecyXYExtVkVMn5/his08-16und04-fonte-3-da-problematizacao.pdf
Para mais informações acesse: http://www.multirio.rj.gov.br/index.php/busca?txt=praieira
Sistematização
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações:
- Organize toda a turma em um círculo.
- Explique para todos que agora eles irão produzir coletivamente um manifesto. Assim como os pernambucanos da Rua da Praia fizeram para se posicionar contra os problemas da sociedade do século XIX, os estudantes deverão pensar nos problemas de hoje em dia e reivindicar coisas que a sociedade deve se engajar para conseguir.
- Selecione algum objeto qualquer da sala de aula (exemplo: garrafa d’água, apagador, estojo) e designe como um “bastão de fala”. Informe para a turma que apenas o aluno que estiver com o bastão poderá falar, mas que qualquer um pode pegar este bastão e falar quanto tempo quiser. Quando terminar a fala, o bastão deverá ser passado para outro aluno que queira falar. Se houver alunos demais, o professor pode impor um limite de tempo.
- Oriente os alunos a fazer um máximo de dez reivindicações e um breve parágrafo introdutório para apresentar o manifesto.
- Após dar as orientações, entregue uma cartolina para que os alunos façam o manifesto em formato de cartaz. Quando a turma finalizar coloque o cartaz na parede da sala.
- Obs: É bastante provável que em turmas grandes alguns alunos se sobressaiam mais do que os outros, dada a diversidade de alunos, maturidade, desenvoltura e interesse de cada um. O professor deve estar atento para incentivar que todos participem da maneira mais igual possível, mesmo consciente de que não é possível atingir uma perfeita homogeneidade. Caso algum aluno se sinta frustrado ou silenciado, o professor pode intervir, mas sem impor nada. Um dos objetivos da atividade é fazer com que os alunos sintam os conflitos e as dificuldades inerentes a este tipo de organização política coletiva, que é tão comum nos movimentos populares de ontem e hoje.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagem, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet.
Contexto
Por escrito, via e-mail, Whatsapp, Facebook, Google Sala de Aula ou outra ferramenta que estejam utilizando, encaminhe o objetivo da aula, a imagem e os questionamentos propostos na etapa. Você pode capturar a imagem (tirar print) do slide e salvar em formato PDF para enviar aos alunos.
Peça para que os alunos reflitam sobre as questões e discutam. Eles podem fazer isso no próprio grupo da sala, escrevendo ou mandando pequenos áudios ou vídeos.
Problematização
Nesta etapa da aula, você pode propor que os alunos trabalhem individualmente ou agrupados. Para trabalharem agrupados, os estudantes podem se comunicar através do Whatsapp, e-mail, Facebook, ou qualquer outra ferramenta que já utilizem. O importante é que troquem informações, se auxiliem na análise das fontes e nas discussões propostas. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com seu conhecimento sobre a turma.
Você pode encaminhar os textos com os respectivos questionamentos, um a um, como previsto no plano, ou encaminhá-los todos de uma vez, com um roteiro informando a melhor ordem para a análise.
Para facilitar a interpretação das fontes pelos estudantes de forma autônoma, algumas questões propostas no plano original podem ter sido alteradas ou excluídas, e novas podem ter sido incluídas neste material. Faça uso dos questionamentos da maneira que considerar mais eficiente para a turma.
Fonte 1
Pesquise o significado dos termos soberania popular e sufrágio universal. Se preferir, você pode encaminhar junto com a fonte o glossário abaixo:
Soberania popular: poder político da população.
Sufrágio Universal: direito de voto a todos os cidadãos adultos, independentemente de gênero, classe, etnia etc.
- O que é uma Constituição? Quando esta Constituição foi promulgada (publicada)?
- Na Constituição de 1988, para quem o voto é obrigatório e para quem é facultativo (não obrigatório)?
Fonte 2
- Segundo a Constituição de 1824 (a primeira do Brasil, outorgada por D. Pedro I), quem estava excluído de votar nas nas Assembléas Parochiaes (eleições para o legislativo)?
Fonte 3
Junto com esta fonte, você pode encaminhar um áudio ou vídeo contextualizando, conforme as orientações da etapa. Se não for possível, você pode enviar um pequeno texto, explicando o contexto da fonte para a turma, ou propor, com antecedência, que eles pesquisem algumas informações básicas sobre a Revolução Praieira, como: quando aconteceu, onde e as principais reivindicações dos revoltosos. Assim, quando forem apresentados a esta fonte, conseguirão reconhecer o contexto dela.
Questione:
- As demandas dos revolucionários entravam em conflito com a Constituição de 1824? Por quê?
Estabeleça um prazo para que os alunos possam responder aos questionamentos. Você pode encaminhar pequenos áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas, chamando a atenção para informações presentes nas fontes que possam não ter percebido e acrescentando outras.
Outra possibilidade é agendar um momento síncrono para que os alunos possam compartilhar as respostas com você e o restante da turma.
Sistematização
Para produzir o manifesto coletivamente, você pode propor que cada aluno ou grupo envie uma demanda, via Whatsapp, Facebook ou Google Sala de Aula. Produza o documento juntando as demandas de todos. Outra opção é propor que a sala faça uma espécie de fórum e debata para escolher um número limitado (10, 15, 20) de demandas, de maneira que tenham que votar para escolher as que a maioria prefere. Eles podem fazer isso em uma reunião no Google Meet, por exemplo, ou assíncronamente, no próprio grupo da sala.
Os alunos podem criar uma hashtag para divulgar o manifesto da turma nas redes sociais.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com familiares e amigos através das redes sociais.
Caso haja interesse, as famílias podem assistir aos episódios do documentário História do Brasil por Bóris Fausto, disponíveis no site da Tv Escola, que apresentam de maneira bastante didática, os principais aspectos de todos os períodos da História do Brasil (disponível aqui).
O site Era Virtual disponibiliza visitas virtuais a vários museus brasileiros, o que pode enriquecer muito o aprendizado da História de nosso país (disponível aqui).
Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades):disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma): disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas): disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.
Hashtags (como usar): disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: João Carlos de Melo Silva
Mentor: Aleteia Silva
Especialista: Sherol dos Santos
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 8ª ano do Ensino Fundamental.
Unidade temática: O Brasil do século XIX.
Objeto(s) de conhecimento: O Brasil do Segundo Reinado: política e economia.
Habilidade(s) da BNCC: EF08HI16 Identificar, comparar e analisar a diversidade política, social e regional nas rebeliões e nos movimentos contestatórios ao poder centralizado.
Palavras-chave: Praieira, cidadania, revolução.
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