16813
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 8º ano > Os processos de independência nas Américas

Plano de aula - A Independência das 13 colônias e a adoção do sistema republicano

Plano de aula de História com atividades para 8º ano do EF sobre A Independência das 13 colônias e a adoção do sistema republicano

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Daniele Shorne De Souza

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagens, áudio ou vídeo, com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Meets, Padlet.

Contexto
Para despertar a curiosidade da turma sobre o tema a ser estudado na aula, encaminhe apenas o mapa atual dos EUA, acompanhado de alguns questionamentos.
Para facilitar a interpretação das fontes pelos estudantes de forma autônoma, algumas questões propostas no plano original foram alteradas ou excluídas, bem como novas questões podem ter sido incluídas neste material. Faça uso dos questionamentos da maneira que considerar mais eficiente para a turma.

Questões para refletirem:
- Qual país está representado neste mapa?
- Do que se trata este mapa?
- Quantos estados você consegue observar no mapa?
- Em qual área do mapa os votos para o presidente (Partido Republicano) e para o candidato rival (Partido Democrata) foram mais equilibrados?

Questão para responderem:
- Qual a forma de governo de um país onde há eleição para presidente?

Dê um prazo para que os alunos respondam e, então, por escrito, encaminhe o objetivo da aula e o mapa das Treze Colônias, junto com os questionamentos.

Questões para refletirem:
- O território dos EUA, atualmente, é o mesmo do seu período colonial e da época de sua Independência?
- As treze colônias que deram origem aos Estados Unidos foram colonizadas da mesma maneira?

Questões para responderem:
- Qual a diferença entre ser uma república e ser uma colônia?
- As Treze Colônias eram governadas por quem?

Estabeleça um prazo para que os estudantes reflitam e enviem as respostas. Eles podem encaminhá-las por escrito ou por meio de áudios ou vídeos no próprio grupo da sala.

Outra alternativa para este momento é marcar uma aula síncrona com a turma, para ouvir as respostas e fazer um debate, enquanto esclarece dúvidas e acrescenta informações.

Problematização
Nesta etapa da aula, você pode propor que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, eles podem se comunicar por meio de Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode dividí-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com seu conhecimento sobre a turma.
Você pode encaminhar as fontes uma de cada vez, com os respectivos questionamentos, ou encaminhá-las todas de uma vez, incluindo um roteiro informando a melhor ordem para analisarem as fontes.

Questões para refletirem:
1º - Tabela sobre sistemas de colonização
- Qual tipo de colonização dava mais lucro para a metrópole?
- Será que o clima subtropical do sul dos EUA favoreceu a instalação de colônias de exploração nesta região?
- Os produtos produzidos nas colônias de exploração eram requisitados pela Europa em pouca ou grande quantidade?
2º - Charge de Benjamin Franklin
- O que é possível observar na imagem?
- Qual pode ser o significado das letras escritas em cada pedaço da cobra da charge?
3º - Leis impostas pela Metrópole
- A Inglaterra, aumentando vários impostos e taxas, estava tornando a vida dos colonos norte-americanos mais fácil ou mais difícil?
- Chá e açúcar eram itens de primeira necessidade dos colonos. Como ficava o custo de vida destas pessoas, que eram obrigadas a comprar os produtos com taxas mais altas?
4º - Texto sobre Independência das 13 Colônias
- Qual a dificuldade que teria que ser enfrentada?
- Qual a forma de governo em que acontecem eleições para presidente?
- Quem foi o primeiro presidente eleito nos Estados Unidos?
5º - O 1º presidente dos EUA
- Quantos anos durou o mandato presidencial de George Washington?

Questões para responder:
1º - Tabela sobre sistemas de colonização
- Existe diferença em relação à mão de obra usada em cada modelo de colonização?
- No caso da mão de obra livre, quem trabalhava? Estas pessoas que trabalhavam recebiam pelo trabalho? Podiam comprar coisas?
2º - Charge de Benjamin Franklin
- O que Benjamin Franklin quis dizer com a frase “Junte-se ou morra”?
- Qual seria o inimigo contra quem esta cobra deveria lutar caso se juntasse?
3º - Leis impostas pela Metrópole
- Por que o texto diz que essas leis “ tiravam a liberdade dos norte-americanos”?
- As leis de 1774 foram apelidadas pelo colonos como “Leis intoleráveis”, o que isso pode indicar?
4º - Texto sobre Independência das 13 Colônias
- Com a Inglaterra derrotada e a proclamação da Independência das 13 colônias, qual o problema que ainda devia ser resolvido?
- Por que a eleição de George Washington era algo óbvio para o autor do texto?
5º - O 1º presidente dos EUA
- Por que George Washington ganhou esta eleição?
- Como George Washington é considerado nos Estados Unidos?

Estabeleça um prazo para que os alunos enviem as respostas aos questionamentos, escritas, através de áudios ou vídeos. Você pode encaminhar pequenos áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas, chamando a atenção para informações presentes nas fontes que os alunos possam não ter percebido e acrescentando informações.

Outra possibilidade é agendar um momento síncrono para que os alunos possam compartilhar as respostas com você e com o restante da turma.

Sistematização
Na atividade de sistematização, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente. Você pode dividir a turma, assim como proposto nas orientações da sistematização, e propor que cada parte crie propagandas eleitorais que contemplem as demandas das suas regiões.
Você também pode propor que eles façam panfletos com textos e ilustrações que denunciem a exploração da metrópole inglesa e os motivos pelos quais os colonos buscavam a independência.

Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com os familiares e amigos através das redes sociais.
As famílias podem passear pelos arredores do monumento da Estátua da Liberdade e ver várias fotografias no Google Maps (disponível aqui).

Links pra tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades).
Google Sala de Aula (como criar uma turma).
Google Drive (como organizar pastas).
Google Meet (como criar uma reunião online).
Padlet (como usar).

 

Sugestão Enviada Por: Chayene Medeiros


Código: HIS8_13UND01

(EF08HI13) Analisar o processo de independência em diferentes países latino-americanos e comparar as formas de governo neles adotadas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Os processos de independência nas Américas do 8º ano:

MAIS AULAS DE História do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas