16813
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 8º ano > Os processos de independência nas Américas

Plano de aula - A Independência das 13 colônias e a adoção do sistema republicano

Plano de aula de História com atividades para 8º ano do EF sobre A Independência das 13 colônias e a adoção do sistema republicano

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Daniele Shorne De Souza

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Este slide em específico não deve ser apresentado aos alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade
EF08H13, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor para os slides (ou impressões dos documentos para ser analisados).

Tabela - Colônia de exploração e povoamento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jkzrCHJCkqSRP5Ky8Nc4rW5thnzVK7gmgFEgU8WZjjgenhvygGq3dyJQumHz/his8-13und01-tabela-colonia-de-exploracao-e-povoamento.pdf

Charge de Benjamin Franklin:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dgugMJVRtqqYSrKrYRK2ezCmfcvvCpazV3utxB9uZPFh2UGHFWrBRv6M2eJ9/his8-13und01-charge-de-benjamin-franklin.pdf

Leis impostas às Treze Colônias:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PydSk8AZQZcgV562cvXAde5rqVbRV5PNKzt498yz962h22qs6eHP2H3NHf7v/his8-1301-leis-impostas-as-treze-colonias.pdf

Trecho História dos EUA (Leandro Karnal)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CNcRXKpB2HzEJb3PPMD3HtMmPMDvMsvtM7qUD54s3tzwGqNdwFdwKtJuscPS/his8-13und-trecho-historia-dos-eua-leandro-karnal.pdf

O primeiro presidente dos EUA: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rYNkU3drKNdYE2FZFPdT4cnm7H2eMagc2n793Km3KuMDnaeeuSBeWnJ3AZxY/his8-13uns01-o-primeiro-presidente-dos-eua.pdf

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente este slide e faça uma leitura coletiva.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

O Contexto está dividido em dois slides que deverão ser apresentados aos estudantes e tem por objetivo aproximá-los a respeito da configuração territorial dos Estados Unidos e seus modelos de governo no presente (República) e passado (Colônia).

Neste primeiro momento, apresente aos estudantes o mapa com os resultados das eleições dos EUA (2016), em que Donald Trump foi eleito presidente. Neste mapa pode ser chamada a atenção para o tamanho do território, dividido em estados, dentre os quais houve uma divisão de votos mais marcada na região da Costa Leste (onde se localizavam as 13 colônias do Norte, Centro e Sul durante o período colonial).

Para interpretação do mapa, proponha as seguintes perguntas aos estudantes:

  • De qual país é este mapa? (Os alunos deverão reconhecer o mapa dos EUA.)
  • Do que se trata este mapa? (Das eleições dos EUA em 2016 quando Donald Trump foi eleito presidente.)
  • Cerca de quantos estados podemos observar no mapa? (50 estados.)
  • Em qual área do mapa os votos para o presidente (Partido Republicano) e para o candidato rival (Partido Democrata) foram mais equilibrados?
    (Na região da Costa Leste, ou seja, localizada à direita no mapa.)
  • Qual a forma de governo de um país onde há eleição para presidente? (República Democrática.)

Fonte da imagem: BBC. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-37920214 Acesso em: 10 de março de 2019.

Para você saber mais:

Para uma análise mais detalhada das eleições presidenciais dos EUA (2016), veja os mapas que explicam a vitória de Trump e o triunfo republicano. Fonte: BBC. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-37920214 Acesso em: 10 de março de 2019.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

Neste momento os estudantes terão contato com o mapa das treze colônias, divididas entre colônias do Norte e colônias do Sul. De maneira comparativa com o mapa apresentado no slide anterior, os alunos poderão compreender que os Estados Unidos do período colonial e
da época da Independência (1776) tinham o território menor do que os Estados Unidos de hoje. Para promover esta atividade comparativa, faça as seguintes perguntas:

  • O território dos EUA dos nossos dias é o mesmo do período colonial e de sua Independência? (Os estudantes irão perceber que no período colonial e da independência o território americano era bem menor do que hoje.)
  • Quantas colônias haviam? (Os estudantes poderão contar as treze colônias no mapa.)
  • As treze colônias que vão originar os Estados Unidos foram colonizadas da mesma maneira? (Não, conforme a legenda do mapa, algumas colônias eram de exploração e outras de povoamento.)
  • Qual a diferença entre ser República e ser colônia? (Na República há eleição para presidente e na colônia o poder é exercido por uma metrópole.)
  • As treze colônias eram governadas por quem? (Pela metrópole inglesa.)

Fonte da imagem: Conecte Educação. Disponível em: http://www.conecteeducacao.com/escconect/medio/his/imagem/MAPA_12_14_1.jpg Acesso em: 22 de janeiro de 2019.

Para saber mais:

A respeito da formação das treze colônias norte-americanas, recomendamos a obra História dos Estados Unidos: das origens ao século XXI / – Leandro Karnal ... [et al.]. – São Paulo : Contexto, 2007.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos.

Orientações:

A Problematização está dividida em cinco slides que deverão ser apresentados aos estudantes. Seu objetivo principal será compreender o processo de Independência das 13 colônias e a instauração da República.

Neste primeiro slide, após a identificação de que haviam colônias de povoamento e de exploração, promova a análise do quadro com as diferenças destes sistemas de colonização que aconteceram simultaneamente nos Estados Unidos. Perceber o modelo de sistema colonial praticado nas 13 colônias americanas será relevante para compreender seu processo de Independência.

Para mediar a análise da tabela, faça as seguintes perguntas aos estudantes:

  • Qual tipo de colonização que dava mais lucro para a metrópole? (A colônia de exploração, pois os produtos que eram vendidos para o mercado externo pelo maior preço possível.)
  • Será que o clima subtropical do sul dos EUA favoreceu a instalação de colônias de exploração nesta região? (Os estudantes podem refletir sobre como no sul dos EUA podiam ser cultivados gêneros que não poderiam ser cultivados na Europa devido ao clima.)
  • Os produtos produzidos nas colônias de exploração eram requisitados pela Europa em pouca ou grande quantidade? (Os alunos poderão associar o fato de as propriedades para cultivo ser grandes e por isso a quantidade de produto produzido também era grande.)
  • Existe diferença em relação à mão de obra usada em cada modelo de colonização? (No modelo de exploração, a mão de obra utilizada é a de pessoas escravizadas, como aconteceu no Brasil.)
  • No caso da mão de obra livre, quem trabalhava? Estas pessoas que trabalhavam recebiam por seu trabalho? Podiam comprar coisas? (Os estudantes poderão refletir como a mão de obra livre-assalariada consumia produtos manufaturados da própria colônia.)

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Após identificarem os diferentes tipos de colonização praticados no Norte e no Sul, a proposta é que os estudantes observem a charge Join, or die, de Benjamin Franklin, publicada originalmente em 9/5/1754 e identifiquem nela uma postura de crítica diante da dominação colonial inglesa: A imagem é composta de uma grande serpente, dividida em partes, identificadas por siglas que remetem às colônias, além da inscrição “Join or die” (Junte-se ou morra), mostrando a necessidade de união das colônias para que pudessem sobreviver.

Faça as seguintes perguntas:

  • O que podemos observar na imagem apresentada? (A imagem é composta de uma grande serpente, dividida em partes, identificadas por siglas, além da inscrição “Join or die” (Junte-se ou morra).)
  • Qual pode ser o significado das letras escritas em cada pedaço da cobra da charge? (São as letras iniciais do nome de oito das 13 colônias).
  • O que Benjamin Franklin quis dizer com a frase “Junte-se ou morra”? (Que, apesar das diferenças existentes no tipo de colonização do Norte e Sul dos Estados unidos, havia a necessidade de unirem-se para poder sobreviver.)
  • Qual seria o inimigo contra quem esta cobra deveria lutar caso se juntasse? (A dominação da metrópole inglesa.)

Fonte da imagem: Join or die. Library of Congress. Disponível em: https://www.loc.gov/resource/cph.3g05315/ Acesso em: 22 de janeiro de 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Neste momento, a proposta é que os estudantes possam identificar fatores que estavam alimentando a postura crítica dos colonos americanos em relação à metrópole inglesa e, correlativamente, às reivindicações por emancipação. Para isso, abordamos um conjunto de leis estabelecidas pela Inglaterra entre 1764 e 1773, que significavam uma postura mais controladora sobre as 13 colônias, com mais imposição de impostos e restrições das atividades comerciais existentes, além das “Leis intoleráveis” (1774), que reforçaram os desígnios ingleses diante da insatisfação dos colonos.

Vale lembrar alguns fatores que contribuíram para tal atitude da metrópole foram: a concorrência representada pelos produtos americanos no mercado externo, prejudicando os produtos ingleses, A crise financeira da Inglaterra, devido ao seu envolvimento na Guerra Franco-Índia (1754) e a Guerra dos Sete anos (1756).

Leia a tabela do slide com os estudantes e faça as seguintes perguntas:

  • A Inglaterra, aumentando vários impostos e taxas estava tornando a vida dos colonos norte-americanos mais fácil ou mais difícil?
    (Os estudantes poderão responder que a vida fica mais difícil devido ao controle e ao excesso de impostos.)
  • Chá e açúcar eram itens de primeira necessidade dos colonos. Como ficava o custo de vida destas pessoas que eram obrigadas a comprar os produtos com taxas mais altas? (Os estudantes poderão responder que com taxas e impostos mais altos as coisas ficam mais caras.)
  • Por que o texto diz que essas leis “ tiravam a liberdade dos norte-americanos”? (Por que eles eram obrigados a comprar e vender somente para e dos ingleses, sem opção de procurar preços mais baixos ou de negociar menos impostos.)
  • As leis de 1774 foram apelidadas pelo colonos como “Leis intoleráveis”, o que isso pode indicar? (Indicam um sentimento de insatisfação total dos colonos diante da dominação inglesa, que impunha leis que os colonos não podiam aceitar de nenhum modo, tais como sustentar os soldados ingleses, ter seu principal porto fechado - lugar essencial para trâmites comerciais; ser julgados pelos tribunais ingleses caso se manifestassem contra as leis impostas.)

Para saber mais:

Sobre o processo de estabelecimento das leis inglesas nas Treze Colônias e sua repercussão entre os colonos, veja: A Independência dos Estados Unidos. Fonte: Só História. Disponível em: https://www.sohistoria.com.br/ef2/independenciaeua/ Acesso em: 21 de janeiro de 2019.

Um dos eventos mais marcantes que precederam as leis intoleráveis foi a “Festa do Chá de Boston”, em que colonos se vestiram de indígenas e jogaram ao mar um carregamento de chá inglês, gerando prejuízo à Companhia Inglesa de Comércio, que detinha o monopólio do produto. Sobre isso, veja: Hoje na História: 1773 - Tem início nos EUA a revolta do "Boston Tea Party". Fonte: Opera Mundi.

Disponível em: https://operamundi.uol.com.br/historia/8274/hoje-na-historia-1773-tem-inicio-nos-eua-a-revolta-do-boston-tea-party Acesso em: 26 de janeiro de 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Este texto deve ser lido coletivamente e, com base nele, você pode promover a reflexão de que a decisão de unir-se contra a Inglaterra levou as 13 colônias a proclamar a Independência e criou a necessidade de estabelecer uma organização política interna própria
(que os levou a optar pela República Democrática).

Leia o texto do slide coletivamente e faça as seguintes perguntas:

  • Com a Inglaterra derrotada e a proclamação da Independência das 13 colônias, qual o problema que ainda devia ser resolvido? (Os problemas de organização interna: “criar um país livre, com novos princípios”.)
  • Qual a dificuldade que teria que ser enfrentada? (A existência não de uma, mas de 13 colônias.)
  • Qual a forma de governo em que acontecem eleições para presidente? (A República é a forma de governo em que o chefe de Estado é eleito pelos cidadãos ou seus representantes, para exercer a sua função durante um tempo determinado.)
  • Quem foi o primeiro presidente eleito nos Estados Unidos? (George Washington.)
  • Por que a eleição dele era algo óbvio para o autor do texto? (Segundo o autor George Washington era o único a contar com o apoio em quase todos os estados.)

Fonte do texto: História dos Estados Unidos: das origens ao século XXI/ – Leandro Karnal ... [et al.]. – São Paulo : Contexto, 2007. p. 93 e 94.

Para saber mais:

Em 1776 o colono Thomas Paine publicou um panfleto que apontava duras críticas à dominação inglesa nas 13 colônias. Seus escritos tiveram grande repercussão, servindo de influência para a Declaração de Independência, redigida por Thomas Jefferson no mesmo ano.

PAINE, Thomas. Senso comum. Martin Claret: São Paulo. 2005.

Senso Comum (Resenha). Fonte: Superinteressante. Disponível em: https://super.abril.com.br/comportamento/senso-comum/

Acesso em: 10 de março de 2019.

Declaração de Independência dos Estados Unidos (1776). Fonte: Universidade Estadual de Londrina. Disponível em: http://www.uel.br/pessoal/jneto/gradua/historia/recdida/declaraindepeEUAHISJNeto.pdf Acesso em: 10 de março de 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

Neste momento os estudantes irão conhecer a foto do primeiro presidente dos Estados Unidos, George Washington, além de um texto informativo sobre sua eleição. É importante que os estudantes identifiquem a relação entre a Independência americana e o seu primeiro presidente, pois ele foi eleito por ter sido o general que liderou a revolução da Independência americana.

Leia com os estudantes o slide e faça as seguintes perguntas:

  • Quantos anos durou o mandato presidencial de George Washington? (Oito anos.)
  • Por que George Washington ganhou esta eleição? (George Washington ganhou a eleição por ter sido o general que liderou a revolução da Independência.)
  • Como George Washington é considerado nos Estados Unidos? (Ele é considerado um dos pais fundadores dos EUA.)

Fonte do texto: Quem foi o primeiro presidente do EUA. Fonte: Tricurioso. Disponível em: https://www.tricurioso.com/2018/11/03/quem-foi-o-primeiro-presidente-dos-eua/ Acesso em: 27 de janeiro de 2019.

Fonte da imagem: George Washington. Wikipedia Commons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/George_Washington#/media/File:George_Washington_1795.jpg Acesso em: 27 de janeiro de 2019.

Para saber mais:

Apesar de os Estados Unidos fundar sua Independência sobre a bandeira da união e da igualdade, as mulheres ainda eram marginalizadas na nascente República com relação aos seus direitos, por exemplo, direitos políticos.

O voto feminino nos EUA faz cem anos. Veja aqui algumas charges sobre o movimento sufragista. Fonte: Fórum. https://www.revistaforum.com.br/o-voto-feminino-nos-eua-faz-cem-anos-veja-aqui-algumas-charges-sobre-o-movimento-sufragista/ Acesso em: 10 de março de 2019.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações:

No fim desta aula a proposta é que os alunos produzam panfletos eleitorais, expondo acerca do contexto de Independência das 13 colônias e instauração do regime republicano, com sua primeira eleição presidencial.

Deixe projetada a tabela com as diferenças entre os tipos de colonização, lembrando que Norte e Sul terão um único presidente, a grande questão deverá ser: Como agradar a todos?

Passo a passo para a atividade de Sistematização:

1- A turma deverá ser dividida entre ex-colônias do Norte e do Sul dos Estados Unidos, e em grupos os alunos produzirão campanhas eleitorais que contemplem demandas de ambas.

2- Escolha os candidatos que serão personagens dos panfletos. Os candidatos serão fictícios, podem ser escolhidos entre personagens históricos ou os próprios alunos (neste ponto, vale pontuar que, apesar de os Estados Unidos fundar sua Independência sobre a bandeira da união e da igualdade, mulheres, negros e indígenas ainda eram marginalizados na nascente República com relação aos seus direitos, ex. direitos políticos).

3- Os estudantes farão os panfletos eleitorais, poderão ser feitos desenhos e textos curtos como propagandas ou críticas.

Os panfletos poderão ter um teor mais satírico, sendo feitos com base em uma charge, por exemplo, ou mais engajados, denunciando as atitudes ou propondo uma mudança social.

Após a produção dos panfletos, estes poderão ser expostos na sala de aula ou em local apropriado da escola, a fim de que os alunos vejam os trabalhos dos outros grupos, inclusive aqueles do grupo “oposto” ao seu.

Resumo da aula

download Baixar plano

Orientações: Este slide em específico não deve ser apresentado aos alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade
EF08H13, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor para os slides (ou impressões dos documentos para ser analisados).

Tabela - Colônia de exploração e povoamento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jkzrCHJCkqSRP5Ky8Nc4rW5thnzVK7gmgFEgU8WZjjgenhvygGq3dyJQumHz/his8-13und01-tabela-colonia-de-exploracao-e-povoamento.pdf

Charge de Benjamin Franklin:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dgugMJVRtqqYSrKrYRK2ezCmfcvvCpazV3utxB9uZPFh2UGHFWrBRv6M2eJ9/his8-13und01-charge-de-benjamin-franklin.pdf

Leis impostas às Treze Colônias:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PydSk8AZQZcgV562cvXAde5rqVbRV5PNKzt498yz962h22qs6eHP2H3NHf7v/his8-1301-leis-impostas-as-treze-colonias.pdf

Trecho História dos EUA (Leandro Karnal)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CNcRXKpB2HzEJb3PPMD3HtMmPMDvMsvtM7qUD54s3tzwGqNdwFdwKtJuscPS/his8-13und-trecho-historia-dos-eua-leandro-karnal.pdf

O primeiro presidente dos EUA: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rYNkU3drKNdYE2FZFPdT4cnm7H2eMagc2n793Km3KuMDnaeeuSBeWnJ3AZxY/his8-13uns01-o-primeiro-presidente-dos-eua.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente este slide e faça uma leitura coletiva.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

O Contexto está dividido em dois slides que deverão ser apresentados aos estudantes e tem por objetivo aproximá-los a respeito da configuração territorial dos Estados Unidos e seus modelos de governo no presente (República) e passado (Colônia).

Neste primeiro momento, apresente aos estudantes o mapa com os resultados das eleições dos EUA (2016), em que Donald Trump foi eleito presidente. Neste mapa pode ser chamada a atenção para o tamanho do território, dividido em estados, dentre os quais houve uma divisão de votos mais marcada na região da Costa Leste (onde se localizavam as 13 colônias do Norte, Centro e Sul durante o período colonial).

Para interpretação do mapa, proponha as seguintes perguntas aos estudantes:

  • De qual país é este mapa? (Os alunos deverão reconhecer o mapa dos EUA.)
  • Do que se trata este mapa? (Das eleições dos EUA em 2016 quando Donald Trump foi eleito presidente.)
  • Cerca de quantos estados podemos observar no mapa? (50 estados.)
  • Em qual área do mapa os votos para o presidente (Partido Republicano) e para o candidato rival (Partido Democrata) foram mais equilibrados?
    (Na região da Costa Leste, ou seja, localizada à direita no mapa.)
  • Qual a forma de governo de um país onde há eleição para presidente? (República Democrática.)

Fonte da imagem: BBC. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-37920214 Acesso em: 10 de março de 2019.

Para você saber mais:

Para uma análise mais detalhada das eleições presidenciais dos EUA (2016), veja os mapas que explicam a vitória de Trump e o triunfo republicano. Fonte: BBC. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-37920214 Acesso em: 10 de março de 2019.

Slide Plano Aula

Orientações:

Neste momento os estudantes terão contato com o mapa das treze colônias, divididas entre colônias do Norte e colônias do Sul. De maneira comparativa com o mapa apresentado no slide anterior, os alunos poderão compreender que os Estados Unidos do período colonial e
da época da Independência (1776) tinham o território menor do que os Estados Unidos de hoje. Para promover esta atividade comparativa, faça as seguintes perguntas:

  • O território dos EUA dos nossos dias é o mesmo do período colonial e de sua Independência? (Os estudantes irão perceber que no período colonial e da independência o território americano era bem menor do que hoje.)
  • Quantas colônias haviam? (Os estudantes poderão contar as treze colônias no mapa.)
  • As treze colônias que vão originar os Estados Unidos foram colonizadas da mesma maneira? (Não, conforme a legenda do mapa, algumas colônias eram de exploração e outras de povoamento.)
  • Qual a diferença entre ser República e ser colônia? (Na República há eleição para presidente e na colônia o poder é exercido por uma metrópole.)
  • As treze colônias eram governadas por quem? (Pela metrópole inglesa.)

Fonte da imagem: Conecte Educação. Disponível em: http://www.conecteeducacao.com/escconect/medio/his/imagem/MAPA_12_14_1.jpg Acesso em: 22 de janeiro de 2019.

Para saber mais:

A respeito da formação das treze colônias norte-americanas, recomendamos a obra História dos Estados Unidos: das origens ao século XXI / – Leandro Karnal ... [et al.]. – São Paulo : Contexto, 2007.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos.

Orientações:

A Problematização está dividida em cinco slides que deverão ser apresentados aos estudantes. Seu objetivo principal será compreender o processo de Independência das 13 colônias e a instauração da República.

Neste primeiro slide, após a identificação de que haviam colônias de povoamento e de exploração, promova a análise do quadro com as diferenças destes sistemas de colonização que aconteceram simultaneamente nos Estados Unidos. Perceber o modelo de sistema colonial praticado nas 13 colônias americanas será relevante para compreender seu processo de Independência.

Para mediar a análise da tabela, faça as seguintes perguntas aos estudantes:

  • Qual tipo de colonização que dava mais lucro para a metrópole? (A colônia de exploração, pois os produtos que eram vendidos para o mercado externo pelo maior preço possível.)
  • Será que o clima subtropical do sul dos EUA favoreceu a instalação de colônias de exploração nesta região? (Os estudantes podem refletir sobre como no sul dos EUA podiam ser cultivados gêneros que não poderiam ser cultivados na Europa devido ao clima.)
  • Os produtos produzidos nas colônias de exploração eram requisitados pela Europa em pouca ou grande quantidade? (Os alunos poderão associar o fato de as propriedades para cultivo ser grandes e por isso a quantidade de produto produzido também era grande.)
  • Existe diferença em relação à mão de obra usada em cada modelo de colonização? (No modelo de exploração, a mão de obra utilizada é a de pessoas escravizadas, como aconteceu no Brasil.)
  • No caso da mão de obra livre, quem trabalhava? Estas pessoas que trabalhavam recebiam por seu trabalho? Podiam comprar coisas? (Os estudantes poderão refletir como a mão de obra livre-assalariada consumia produtos manufaturados da própria colônia.)

Slide Plano Aula

Orientações: Após identificarem os diferentes tipos de colonização praticados no Norte e no Sul, a proposta é que os estudantes observem a charge Join, or die, de Benjamin Franklin, publicada originalmente em 9/5/1754 e identifiquem nela uma postura de crítica diante da dominação colonial inglesa: A imagem é composta de uma grande serpente, dividida em partes, identificadas por siglas que remetem às colônias, além da inscrição “Join or die” (Junte-se ou morra), mostrando a necessidade de união das colônias para que pudessem sobreviver.

Faça as seguintes perguntas:

  • O que podemos observar na imagem apresentada? (A imagem é composta de uma grande serpente, dividida em partes, identificadas por siglas, além da inscrição “Join or die” (Junte-se ou morra).)
  • Qual pode ser o significado das letras escritas em cada pedaço da cobra da charge? (São as letras iniciais do nome de oito das 13 colônias).
  • O que Benjamin Franklin quis dizer com a frase “Junte-se ou morra”? (Que, apesar das diferenças existentes no tipo de colonização do Norte e Sul dos Estados unidos, havia a necessidade de unirem-se para poder sobreviver.)
  • Qual seria o inimigo contra quem esta cobra deveria lutar caso se juntasse? (A dominação da metrópole inglesa.)

Fonte da imagem: Join or die. Library of Congress. Disponível em: https://www.loc.gov/resource/cph.3g05315/ Acesso em: 22 de janeiro de 2019.

Slide Plano Aula

Orientações: Neste momento, a proposta é que os estudantes possam identificar fatores que estavam alimentando a postura crítica dos colonos americanos em relação à metrópole inglesa e, correlativamente, às reivindicações por emancipação. Para isso, abordamos um conjunto de leis estabelecidas pela Inglaterra entre 1764 e 1773, que significavam uma postura mais controladora sobre as 13 colônias, com mais imposição de impostos e restrições das atividades comerciais existentes, além das “Leis intoleráveis” (1774), que reforçaram os desígnios ingleses diante da insatisfação dos colonos.

Vale lembrar alguns fatores que contribuíram para tal atitude da metrópole foram: a concorrência representada pelos produtos americanos no mercado externo, prejudicando os produtos ingleses, A crise financeira da Inglaterra, devido ao seu envolvimento na Guerra Franco-Índia (1754) e a Guerra dos Sete anos (1756).

Leia a tabela do slide com os estudantes e faça as seguintes perguntas:

  • A Inglaterra, aumentando vários impostos e taxas estava tornando a vida dos colonos norte-americanos mais fácil ou mais difícil?
    (Os estudantes poderão responder que a vida fica mais difícil devido ao controle e ao excesso de impostos.)
  • Chá e açúcar eram itens de primeira necessidade dos colonos. Como ficava o custo de vida destas pessoas que eram obrigadas a comprar os produtos com taxas mais altas? (Os estudantes poderão responder que com taxas e impostos mais altos as coisas ficam mais caras.)
  • Por que o texto diz que essas leis “ tiravam a liberdade dos norte-americanos”? (Por que eles eram obrigados a comprar e vender somente para e dos ingleses, sem opção de procurar preços mais baixos ou de negociar menos impostos.)
  • As leis de 1774 foram apelidadas pelo colonos como “Leis intoleráveis”, o que isso pode indicar? (Indicam um sentimento de insatisfação total dos colonos diante da dominação inglesa, que impunha leis que os colonos não podiam aceitar de nenhum modo, tais como sustentar os soldados ingleses, ter seu principal porto fechado - lugar essencial para trâmites comerciais; ser julgados pelos tribunais ingleses caso se manifestassem contra as leis impostas.)

Para saber mais:

Sobre o processo de estabelecimento das leis inglesas nas Treze Colônias e sua repercussão entre os colonos, veja: A Independência dos Estados Unidos. Fonte: Só História. Disponível em: https://www.sohistoria.com.br/ef2/independenciaeua/ Acesso em: 21 de janeiro de 2019.

Um dos eventos mais marcantes que precederam as leis intoleráveis foi a “Festa do Chá de Boston”, em que colonos se vestiram de indígenas e jogaram ao mar um carregamento de chá inglês, gerando prejuízo à Companhia Inglesa de Comércio, que detinha o monopólio do produto. Sobre isso, veja: Hoje na História: 1773 - Tem início nos EUA a revolta do "Boston Tea Party". Fonte: Opera Mundi.

Disponível em: https://operamundi.uol.com.br/historia/8274/hoje-na-historia-1773-tem-inicio-nos-eua-a-revolta-do-boston-tea-party Acesso em: 26 de janeiro de 2019.

Slide Plano Aula

Orientações: Este texto deve ser lido coletivamente e, com base nele, você pode promover a reflexão de que a decisão de unir-se contra a Inglaterra levou as 13 colônias a proclamar a Independência e criou a necessidade de estabelecer uma organização política interna própria
(que os levou a optar pela República Democrática).

Leia o texto do slide coletivamente e faça as seguintes perguntas:

  • Com a Inglaterra derrotada e a proclamação da Independência das 13 colônias, qual o problema que ainda devia ser resolvido? (Os problemas de organização interna: “criar um país livre, com novos princípios”.)
  • Qual a dificuldade que teria que ser enfrentada? (A existência não de uma, mas de 13 colônias.)
  • Qual a forma de governo em que acontecem eleições para presidente? (A República é a forma de governo em que o chefe de Estado é eleito pelos cidadãos ou seus representantes, para exercer a sua função durante um tempo determinado.)
  • Quem foi o primeiro presidente eleito nos Estados Unidos? (George Washington.)
  • Por que a eleição dele era algo óbvio para o autor do texto? (Segundo o autor George Washington era o único a contar com o apoio em quase todos os estados.)

Fonte do texto: História dos Estados Unidos: das origens ao século XXI/ – Leandro Karnal ... [et al.]. – São Paulo : Contexto, 2007. p. 93 e 94.

Para saber mais:

Em 1776 o colono Thomas Paine publicou um panfleto que apontava duras críticas à dominação inglesa nas 13 colônias. Seus escritos tiveram grande repercussão, servindo de influência para a Declaração de Independência, redigida por Thomas Jefferson no mesmo ano.

PAINE, Thomas. Senso comum. Martin Claret: São Paulo. 2005.

Senso Comum (Resenha). Fonte: Superinteressante. Disponível em: https://super.abril.com.br/comportamento/senso-comum/

Acesso em: 10 de março de 2019.

Declaração de Independência dos Estados Unidos (1776). Fonte: Universidade Estadual de Londrina. Disponível em: http://www.uel.br/pessoal/jneto/gradua/historia/recdida/declaraindepeEUAHISJNeto.pdf Acesso em: 10 de março de 2019.

Slide Plano Aula

Orientações:

Neste momento os estudantes irão conhecer a foto do primeiro presidente dos Estados Unidos, George Washington, além de um texto informativo sobre sua eleição. É importante que os estudantes identifiquem a relação entre a Independência americana e o seu primeiro presidente, pois ele foi eleito por ter sido o general que liderou a revolução da Independência americana.

Leia com os estudantes o slide e faça as seguintes perguntas:

  • Quantos anos durou o mandato presidencial de George Washington? (Oito anos.)
  • Por que George Washington ganhou esta eleição? (George Washington ganhou a eleição por ter sido o general que liderou a revolução da Independência.)
  • Como George Washington é considerado nos Estados Unidos? (Ele é considerado um dos pais fundadores dos EUA.)

Fonte do texto: Quem foi o primeiro presidente do EUA. Fonte: Tricurioso. Disponível em: https://www.tricurioso.com/2018/11/03/quem-foi-o-primeiro-presidente-dos-eua/ Acesso em: 27 de janeiro de 2019.

Fonte da imagem: George Washington. Wikipedia Commons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/George_Washington#/media/File:George_Washington_1795.jpg Acesso em: 27 de janeiro de 2019.

Para saber mais:

Apesar de os Estados Unidos fundar sua Independência sobre a bandeira da união e da igualdade, as mulheres ainda eram marginalizadas na nascente República com relação aos seus direitos, por exemplo, direitos políticos.

O voto feminino nos EUA faz cem anos. Veja aqui algumas charges sobre o movimento sufragista. Fonte: Fórum. https://www.revistaforum.com.br/o-voto-feminino-nos-eua-faz-cem-anos-veja-aqui-algumas-charges-sobre-o-movimento-sufragista/ Acesso em: 10 de março de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações:

No fim desta aula a proposta é que os alunos produzam panfletos eleitorais, expondo acerca do contexto de Independência das 13 colônias e instauração do regime republicano, com sua primeira eleição presidencial.

Deixe projetada a tabela com as diferenças entre os tipos de colonização, lembrando que Norte e Sul terão um único presidente, a grande questão deverá ser: Como agradar a todos?

Passo a passo para a atividade de Sistematização:

1- A turma deverá ser dividida entre ex-colônias do Norte e do Sul dos Estados Unidos, e em grupos os alunos produzirão campanhas eleitorais que contemplem demandas de ambas.

2- Escolha os candidatos que serão personagens dos panfletos. Os candidatos serão fictícios, podem ser escolhidos entre personagens históricos ou os próprios alunos (neste ponto, vale pontuar que, apesar de os Estados Unidos fundar sua Independência sobre a bandeira da união e da igualdade, mulheres, negros e indígenas ainda eram marginalizados na nascente República com relação aos seus direitos, ex. direitos políticos).

3- Os estudantes farão os panfletos eleitorais, poderão ser feitos desenhos e textos curtos como propagandas ou críticas.

Os panfletos poderão ter um teor mais satírico, sendo feitos com base em uma charge, por exemplo, ou mais engajados, denunciando as atitudes ou propondo uma mudança social.

Após a produção dos panfletos, estes poderão ser expostos na sala de aula ou em local apropriado da escola, a fim de que os alunos vejam os trabalhos dos outros grupos, inclusive aqueles do grupo “oposto” ao seu.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Os processos de independência nas Américas do 8º ano :

MAIS AULAS DE História do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08HI13 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano