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Plano de aula > História > 8º ano > Os processos de independência nas Américas

Plano de aula - As mudanças no Rio de Janeiro com a vinda da família real (1808)

Plano de aula de História com atividades para 8º ano do EF sobre As mudanças no Rio de Janeiro com a vinda da família real (1808)

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Daniele Shorne De Souza

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08H12, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor para os slides ou impressões dos documentos a ser analisados.

Mapa turístico da cidade do Rio de Janeiro (Atual). Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6EfkWyYdkKTeA8aAZKGgGMMzzy5uYe6zs2UXsJcQUHaVRb7NX39jKX4ZFMHY/his8-12und05-mapa-do-rio-de-janeiro.pdf

Trechos do texto “A vida na corte e as transformações na cidade do Rio de Janeiro”. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Kt8j5HSfcUMqQHn4TtYWtAPd6hsVjX2HQgVhs8w8SjKycdQd6RehHtUUUyvv/his8-12und05-textos.pdf

Plantas da cidade do Rio de Janeiro em 1808 e 1820. Disponível em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UyAPY9Xmd8BUgZVDXtzzeuUhtUCmE628APtzj6YWjddm7ftwekYFVwRUnwD5/his8-12und05-planta-cidade-rj-1808-e-1820.pdf

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente este slide e faça uma leitura coletiva.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientações:

Neste momento inicial, a proposta é que os estudantes possam reconhecer a cidade do Rio de Janeiro com base em uma observação crítica de um mapa turístico atual.

Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6EfkWyYdkKTeA8aAZKGgGMMzzy5uYe6zs2UXsJcQUHaVRb7NX39jKX4ZFMHY/his8-12und05-mapa-do-rio-de-janeiro.pdf

Projete ou imprima o mapa para os estudantes e medeie sua análise propondo algumas questões, como:

  • Você conhece esta cidade? (Espera-se que os estudantes reconheçam a cidade do Rio de Janeiro devido à sua exposição em telejornais, jornais, revistas, fotografias, novelas, viagens etc.)
  • Quais as características desta cidade você reconhece? (Os estudantes poderão lembrar de pontos turísticos como o Cristo Redentor, o Pão de açúcar, as praias, o Carnaval ou as comunidades nos morros.)
  • A imagem mostra os pontos residenciais da cidade do Rio de janeiro? (Os estudantes poderão citar os prédios e casas expostos na imagem, sobretudo na área mais próxima ao mar.)
  • Em um mapa turístico como este, quais locais estão sendo mais destacados? Quais poderiam estar ganhando menos destaque? Por quê?
    (Espera-se que os estudantes observem que o mapa destaca os nomes dos bairros, com seus principais pontos turísticos oficiais, construções e atividades esportivas que podem ser feitas, mas não ilustra a presença das comunidades mais pobres (favelas), que perpassam toda a área dos morros presentes na imagem. O motivo disso pode ser apresentar apenas o que se considera como mais positivo na cidade, para atrair os turistas a estas áreas.)

Fonte da imagem: Cidade do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro aqui. Disponível em: http://www.riodejaneiroaqui.com/figuras1/mapa-turistico.jpg Acesso em: 15 de janeiro de 2019.

Para saber mais:

Caso tenha acesso a sala de informática, os alunos poderão fazer uma visita virtual à cidade do Rio de Janeiro via Google Earth. Disponível em: https://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/ Acesso em: 15 de janeiro de 2019.

Para entender sobre o circuito turístico desenvolvolvido nas comunidades (favelas) do Rio de Janeiro ao longo dos últimos anos, recomendamos o documentário Tem gringo no morro (2013). Disponível em: https://libreflix.org/busca/gringo Acesso em: 10 de março de 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações:

A Problematização está dividida em cinco slides e tem como objetivo analisar sucessivas mudanças na paisagem urbana carioca a partir da vinda da Corte real portuguesa, em 1808. Inicialmente, exponha o texto deste slide aos estudantes e promova entre eles a sua leitura.

Disponível: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Kt8j5HSfcUMqQHn4TtYWtAPd6hsVjX2HQgVhs8w8SjKycdQd6RehHtUUUyvv/his8-12und05-textos.pdf

Para mediar sua interpretação, faça algumas perguntas:

  • Qual era a impressão que os estrangeiros tinham da cidade do Rio de Janeiro antes da vinda da Corte? (Os estrangeiros achavam a cidade suja, feia e malcheirosa.)
  • O que pode ser entendido com “abrindo-se às modas europeias”? (As pessoas começaram a reproduzir o modo de vida que tinham na Europa ou a imitá-lo.)

Para saber mais:

O site multiRio é uma mídia educativa oficial do Rio de Janeiro, no qual estão disponibilizados diversos documentos históricos da cidade do Rio de Janeiro, além de textos informativos. Disponível em: http://multirio.rio.rj.gov.br. Acesso em: 14 de janeiro de 2019.

Sobre as mudanças administrativas e outras alterações na cidade do Rio de Janeiro em decorrência da vinda da Corte real ao Brasil, recomendamos a leitura de: FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Edusp, 2009. P. 125-126.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Promova a leitura do segundo trecho do texto selecionado.

Disponível: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Kt8j5HSfcUMqQHn4TtYWtAPd6hsVjX2HQgVhs8w8SjKycdQd6RehHtUUUyvv/his8-12und05-textos.pdf

Para mediar sua interpretação, faça as seguintes perguntas aos estudantes:

  • Por que as mudanças na cidade do Rio de Janeiro eram surpreendentes? (Segundo o texto, as mudanças aconteciam de forma rápida.)
  • Quais as evidências da fisionomia europeia na cidade do Rio de Janeiro que o inglês Gardner viu na cidade do Rio de Janeiro? (Os alunos podem responder que Gardner disse que o grande desejo dos habitantes era dar uma fisionomia europeia à cidade.)
  • Quais as profissões citadas no texto? Tem alguma que você não conhece? (Os estudantes poderão citar modistas, joalheiros, alfaiates, livreiros, sapateiros, confeiteiros e barbeiros. É importante que você explique para os estudantes as profissões que eles desconhecem.)
  • O que faz cada uma das profissões citadas no texto? Por que a Corte precisava destes serviços? (Os estudantes poderão citar que a vida, o luxo e o conforto da corte dependiam dessas profissões.)

Para saber mais:

Pesquise com os estudantes quais as profissões que foram trazidas por imigrantes na sua região ou cidade.

A série Dom João no Brasil, feita com base na revista em quadrinhos Dom João Carioca: a Corte no Brasil de Spacca, da historiadora Lilia Schwarcz, retrata os principais fatos que ocorreram no período joanino, os 13 anos que Dom João esteve no Brasil. Recomendamos o episódio sobre a chegada da Corte ao Rio de Janeiro, em 1808: Episódio 8 - A Corte que virou metrópole. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=rI71YNrLo7o Acesso em: 10 de março de 2019.

Sobre os impactos na cidade do Rio de Janeiro em decorrência da vinda da Corte Real, recomendamos o documentário História do Brasil por Boris Fausto (Parte 1 - Colônia 1500-1822). Disponível:

https://www.youtube.com/watch?v=Bp5f4X8-1es&list=PLcdAn0cbRxI5dFUxpv1kdETzpX_9AJfTb&index=2&t=0s Acesso em: 10 de março de 2019. (min. 21:57)

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Este mapa, de 1808, foi solicitado por D. João VI antes da vinda da Corte portuguesa, indicando que mesmo antes da invasão da França aos países vizinhos de Portugal, já havia um interesse da Corte em conhecer a cidade do Rio de Janeiro. Nele pode ser observado o contorno da área urbana que se formava, a área mais escura do mapa corresponde à região de maior aglomeração de casas.

Observe este mapa com os estudantes e faça as seguintes perguntas:

  • Vocês conseguem identificar as ruas da cidade? (Observe com eles que as ruas mapeadas ficam próximas ao litoral, onde está mais escuro no mapa.)
  • Pelo posicionamento das ruas, podemos ver onde estava localizada a maior parte da população?
  • A geografia do Rio de Janeiro contribuiu para este tipo de concentração populacional? (Por ter muitos morros o litoral era a região mais acessível.)

Link para impressão dos documentos dos slides 6 e 7 :

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UyAPY9Xmd8BUgZVDXtzzeuUhtUCmE628APtzj6YWjddm7ftwekYFVwRUnwD5/his8-12und05-planta-cidade-rj-1808-e-1820.pdf

Fonte da imagem: Planta da cidade do Rio de Janeiro. Biblioteca Nacional Digital. Disponível em: http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_cartografia/cart233504/cart233504.jpg Acesso em: 15 de janeiro de 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Observe com os alunos esta planta da cidade do Rio de Janeiro de 1820, o objetivo é que possam identificar que o número de construções aumentou bastante em relação ao mapa anterior (pode ser observado na legenda, onde também aparece o palácio na letra A). Para isso, faça as seguintes perguntas para a turma:

  • Comparando com o mapa anterior (de 1808) podemos ver um aumento da área urbanizada na cidade? (Observe com os estudantes novamente como houve um aumento na área urbanizada do mapa por meio das ruas que aparecem mapeadas, a área mais escura mostra a concentração da população.)
  • Onde se localizava o palácio da Quinta da Boa Vista? (A letra A é onde está localizado o palácio.)
  • O palácio estava próximo ao litoral como a maioria da população? O que sua localização pode indicar? (Não. Ter se afastado da área com maior concentração de população pode demonstrar uma preocupação com segurança, distinção social, busca por melhores condições de acesso a água, pois não havia água encanada ou rede de esgoto na cidade, dentre outros.)

Link para impressão dos documentos dos slides 6 e 7:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UyAPY9Xmd8BUgZVDXtzzeuUhtUCmE628APtzj6YWjddm7ftwekYFVwRUnwD5/his8-12und05-planta-cidade-rj-1808-e-1820.pdf

Fonte da imagem: Planta da cidade do Rio de Janeiro (1820). Wikipedia Commons. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/dc/Mapa_da_cidade_do_Rio_de_Janeiro.jpg Acesso em: 15 de janeiro de 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

Promova a leitura entre os alunos deste trecho de reportagem atual (2013). O objetivo é que os estudantes identifiquem a comparação entre as desapropriações de residência em 1808 para atender a Corte portuguesa e o procedimento atual de desapropriação de casas na cidade do Rio de Janeiro mediante ordem do poder público.

Para mediar a interpretação do texto, faça as seguintes perguntas:

  • Com a chegada da Família Real muitas casas foram “requisitadas” para ser moradia da Corte, quantas casas foram requisitadas? (Segundo o texto analisado foram solicitadas 10 mil casas.)
  • O que significava o “PR” colocado nas propriedades requeridas pela Corte? (PR significava - Príncipe Regente.)
  • Como a população passou a chamá-las? (PR = Ponha-se na Rua.)
  • Você acha que a população estava de acordo com a resolução da Corte de tomar suas casas para moradia? (Embora esta resposta não esteja direto na fonte, instigue os estudantes a refletir sobre o sentimento das pessoas que teriam que sair das suas moradias para cedê-las a pessoas da Corte.)
  • E nos dias atuais, qual a sigla usada e o que ela significa? (Em 2013 a sigla usada foi “SMH”, que significa Secretaria Municipal de Habitação.)
  • Qual o apelido que a população deu para esta sigla? (O apelido dado pela população foi “Sai do Morro Hoje”.)
  • Você consegue observar algo em comum entre o passado e o presente na cidade do Rio de Janeiro com base neste trecho lido? (Professor,
    os alunos poderão observar que em ambas as situações o poder público mandou a população embora de suas casas. Também poderão identificar o sentimento de “expulsão” sentido pela sociedade daquela época e a atual, ao criar os mencionados apelidos para as siglas de desapropriação.)

Para saber mais: Recomendamos a leitura da reportagem completa acerca das desapropriações recentes em áreas populares do Rio de Janeiro para beneficiar as obras da Copa do Mundo e Olimpíadas na cidade.

Ponha-se na Rua: há 200 anos é assim que o governo lida com as comunidades cariocas. Fonte: Publica. Disponível em: https://apublica.org/2013/04/ponha-se-na-rua-mais-de-200-anos-de-remocoes-compulsorias-rio-de-janeiro/ Acesso em: 21 de janeiro de 2019.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: O mapeamento de causas ajuda os estudantes a pensa nas causas diretas ou indiretas de um evento. Nesta atividade, os estudantes irão mapear as causas da rápida urbanização da cidade do Rio de Janeiro a partir da vinda da Corte, em 1808, considerando as análises e os debates realizados ao longo da aula com relação às fontes (mapas da cidade do Rio de Janeiro e textos.)

Esta atividade poderá ser realizada com post-its no quadro de giz ou em cartazes. (Cada causa pode derivar várias outras, assim não precisa ser escrita em linha reta, podendo ficar com a forma de um mapa mental.)

Passo a passo para a atividade de Sistematização:

1- Os estudantes devem formar grupos (três a quatro pessoas).

2- Cada grupo deve escrever o principal evento. (Urbanização da cidade do Rio de Janeiro no início do século XIX.) no centro da folha - Cartaz ou quadro de giz.

3- Os estudantes devem escrever causas diretas ligadas à urbanização da cidade do Rio de Janeiro.

4- Em seguida devem escrever causas de segunda ordem, que são derivadas das causas de primeira ordem.

5- Os estudantes devem aprofundar as causas até saturar o mapa (podendo haver causas de terceira. e de quarta. ordem inclusive) chegando até os dias de hoje , como a formação das comunidades no Rio de Janeiro.

6- Os estudantes podem fazer círculos de cores diferentes para causas positivas e negativas.

7- Em seguida os estudantes podem apresentar seus mapas de causas uns aos outros. Enquanto um grupo justifica para os demais, os outros podem notar e sugerir novas ideias e complementar seus mapas com as ideias dos outros grupos.

Alguns exemplos de resolução (não os mostre aos estudantes na íntegra):

  • Causa 1 - Vinda da família real. Causa 2 - Necessidade de melhorar as condições de vida da família real. Causa 3 - Pessoas perdem suas moradias. Causa 4 - Desabrigados buscam locais de moradia em lugares afastados da Corte. Causa 5 - Pessoas se acomodam nos morros.

  • Causa 1- Vinda da Família Real. Causa 2 - Valorização das propriedades próximas à área urbanizada. Causa 3 - Pessoas mais pobres se afastam da região urbanizadas. Causa 4 - Pessoas buscam moradias, que são feitas de maneira precária nos morros. Causa 5 - Comunidades mais pobres se concentram nos morros até os dias de hoje.

Para Saber mais: Outros mapas do Rio de Janeiro do período colonial podem ser vistos em: Coleção imagens do período colonial - Rio de Janeiro. Fonte: Prestação de contas... Disponível em: http://www.sudoestesp.com.br/file/colecao-imagens-periodo-colonial-rio-janeiro/684/ Acesso em: 14 de janeiro de 2019.

Resumo da aula

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Orientações: Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08H12, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor para os slides ou impressões dos documentos a ser analisados.

Mapa turístico da cidade do Rio de Janeiro (Atual). Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6EfkWyYdkKTeA8aAZKGgGMMzzy5uYe6zs2UXsJcQUHaVRb7NX39jKX4ZFMHY/his8-12und05-mapa-do-rio-de-janeiro.pdf

Trechos do texto “A vida na corte e as transformações na cidade do Rio de Janeiro”. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Kt8j5HSfcUMqQHn4TtYWtAPd6hsVjX2HQgVhs8w8SjKycdQd6RehHtUUUyvv/his8-12und05-textos.pdf

Plantas da cidade do Rio de Janeiro em 1808 e 1820. Disponível em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UyAPY9Xmd8BUgZVDXtzzeuUhtUCmE628APtzj6YWjddm7ftwekYFVwRUnwD5/his8-12und05-planta-cidade-rj-1808-e-1820.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente este slide e faça uma leitura coletiva.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientações:

Neste momento inicial, a proposta é que os estudantes possam reconhecer a cidade do Rio de Janeiro com base em uma observação crítica de um mapa turístico atual.

Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6EfkWyYdkKTeA8aAZKGgGMMzzy5uYe6zs2UXsJcQUHaVRb7NX39jKX4ZFMHY/his8-12und05-mapa-do-rio-de-janeiro.pdf

Projete ou imprima o mapa para os estudantes e medeie sua análise propondo algumas questões, como:

  • Você conhece esta cidade? (Espera-se que os estudantes reconheçam a cidade do Rio de Janeiro devido à sua exposição em telejornais, jornais, revistas, fotografias, novelas, viagens etc.)
  • Quais as características desta cidade você reconhece? (Os estudantes poderão lembrar de pontos turísticos como o Cristo Redentor, o Pão de açúcar, as praias, o Carnaval ou as comunidades nos morros.)
  • A imagem mostra os pontos residenciais da cidade do Rio de janeiro? (Os estudantes poderão citar os prédios e casas expostos na imagem, sobretudo na área mais próxima ao mar.)
  • Em um mapa turístico como este, quais locais estão sendo mais destacados? Quais poderiam estar ganhando menos destaque? Por quê?
    (Espera-se que os estudantes observem que o mapa destaca os nomes dos bairros, com seus principais pontos turísticos oficiais, construções e atividades esportivas que podem ser feitas, mas não ilustra a presença das comunidades mais pobres (favelas), que perpassam toda a área dos morros presentes na imagem. O motivo disso pode ser apresentar apenas o que se considera como mais positivo na cidade, para atrair os turistas a estas áreas.)

Fonte da imagem: Cidade do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro aqui. Disponível em: http://www.riodejaneiroaqui.com/figuras1/mapa-turistico.jpg Acesso em: 15 de janeiro de 2019.

Para saber mais:

Caso tenha acesso a sala de informática, os alunos poderão fazer uma visita virtual à cidade do Rio de Janeiro via Google Earth. Disponível em: https://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/ Acesso em: 15 de janeiro de 2019.

Para entender sobre o circuito turístico desenvolvolvido nas comunidades (favelas) do Rio de Janeiro ao longo dos últimos anos, recomendamos o documentário Tem gringo no morro (2013). Disponível em: https://libreflix.org/busca/gringo Acesso em: 10 de março de 2019.

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Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações:

A Problematização está dividida em cinco slides e tem como objetivo analisar sucessivas mudanças na paisagem urbana carioca a partir da vinda da Corte real portuguesa, em 1808. Inicialmente, exponha o texto deste slide aos estudantes e promova entre eles a sua leitura.

Disponível: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Kt8j5HSfcUMqQHn4TtYWtAPd6hsVjX2HQgVhs8w8SjKycdQd6RehHtUUUyvv/his8-12und05-textos.pdf

Para mediar sua interpretação, faça algumas perguntas:

  • Qual era a impressão que os estrangeiros tinham da cidade do Rio de Janeiro antes da vinda da Corte? (Os estrangeiros achavam a cidade suja, feia e malcheirosa.)
  • O que pode ser entendido com “abrindo-se às modas europeias”? (As pessoas começaram a reproduzir o modo de vida que tinham na Europa ou a imitá-lo.)

Para saber mais:

O site multiRio é uma mídia educativa oficial do Rio de Janeiro, no qual estão disponibilizados diversos documentos históricos da cidade do Rio de Janeiro, além de textos informativos. Disponível em: http://multirio.rio.rj.gov.br. Acesso em: 14 de janeiro de 2019.

Sobre as mudanças administrativas e outras alterações na cidade do Rio de Janeiro em decorrência da vinda da Corte real ao Brasil, recomendamos a leitura de: FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Edusp, 2009. P. 125-126.

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Orientações: Promova a leitura do segundo trecho do texto selecionado.

Disponível: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Kt8j5HSfcUMqQHn4TtYWtAPd6hsVjX2HQgVhs8w8SjKycdQd6RehHtUUUyvv/his8-12und05-textos.pdf

Para mediar sua interpretação, faça as seguintes perguntas aos estudantes:

  • Por que as mudanças na cidade do Rio de Janeiro eram surpreendentes? (Segundo o texto, as mudanças aconteciam de forma rápida.)
  • Quais as evidências da fisionomia europeia na cidade do Rio de Janeiro que o inglês Gardner viu na cidade do Rio de Janeiro? (Os alunos podem responder que Gardner disse que o grande desejo dos habitantes era dar uma fisionomia europeia à cidade.)
  • Quais as profissões citadas no texto? Tem alguma que você não conhece? (Os estudantes poderão citar modistas, joalheiros, alfaiates, livreiros, sapateiros, confeiteiros e barbeiros. É importante que você explique para os estudantes as profissões que eles desconhecem.)
  • O que faz cada uma das profissões citadas no texto? Por que a Corte precisava destes serviços? (Os estudantes poderão citar que a vida, o luxo e o conforto da corte dependiam dessas profissões.)

Para saber mais:

Pesquise com os estudantes quais as profissões que foram trazidas por imigrantes na sua região ou cidade.

A série Dom João no Brasil, feita com base na revista em quadrinhos Dom João Carioca: a Corte no Brasil de Spacca, da historiadora Lilia Schwarcz, retrata os principais fatos que ocorreram no período joanino, os 13 anos que Dom João esteve no Brasil. Recomendamos o episódio sobre a chegada da Corte ao Rio de Janeiro, em 1808: Episódio 8 - A Corte que virou metrópole. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=rI71YNrLo7o Acesso em: 10 de março de 2019.

Sobre os impactos na cidade do Rio de Janeiro em decorrência da vinda da Corte Real, recomendamos o documentário História do Brasil por Boris Fausto (Parte 1 - Colônia 1500-1822). Disponível:

https://www.youtube.com/watch?v=Bp5f4X8-1es&list=PLcdAn0cbRxI5dFUxpv1kdETzpX_9AJfTb&index=2&t=0s Acesso em: 10 de março de 2019. (min. 21:57)

Slide Plano Aula

Orientações: Este mapa, de 1808, foi solicitado por D. João VI antes da vinda da Corte portuguesa, indicando que mesmo antes da invasão da França aos países vizinhos de Portugal, já havia um interesse da Corte em conhecer a cidade do Rio de Janeiro. Nele pode ser observado o contorno da área urbana que se formava, a área mais escura do mapa corresponde à região de maior aglomeração de casas.

Observe este mapa com os estudantes e faça as seguintes perguntas:

  • Vocês conseguem identificar as ruas da cidade? (Observe com eles que as ruas mapeadas ficam próximas ao litoral, onde está mais escuro no mapa.)
  • Pelo posicionamento das ruas, podemos ver onde estava localizada a maior parte da população?
  • A geografia do Rio de Janeiro contribuiu para este tipo de concentração populacional? (Por ter muitos morros o litoral era a região mais acessível.)

Link para impressão dos documentos dos slides 6 e 7 :

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UyAPY9Xmd8BUgZVDXtzzeuUhtUCmE628APtzj6YWjddm7ftwekYFVwRUnwD5/his8-12und05-planta-cidade-rj-1808-e-1820.pdf

Fonte da imagem: Planta da cidade do Rio de Janeiro. Biblioteca Nacional Digital. Disponível em: http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_cartografia/cart233504/cart233504.jpg Acesso em: 15 de janeiro de 2019.

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Orientações: Observe com os alunos esta planta da cidade do Rio de Janeiro de 1820, o objetivo é que possam identificar que o número de construções aumentou bastante em relação ao mapa anterior (pode ser observado na legenda, onde também aparece o palácio na letra A). Para isso, faça as seguintes perguntas para a turma:

  • Comparando com o mapa anterior (de 1808) podemos ver um aumento da área urbanizada na cidade? (Observe com os estudantes novamente como houve um aumento na área urbanizada do mapa por meio das ruas que aparecem mapeadas, a área mais escura mostra a concentração da população.)
  • Onde se localizava o palácio da Quinta da Boa Vista? (A letra A é onde está localizado o palácio.)
  • O palácio estava próximo ao litoral como a maioria da população? O que sua localização pode indicar? (Não. Ter se afastado da área com maior concentração de população pode demonstrar uma preocupação com segurança, distinção social, busca por melhores condições de acesso a água, pois não havia água encanada ou rede de esgoto na cidade, dentre outros.)

Link para impressão dos documentos dos slides 6 e 7:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UyAPY9Xmd8BUgZVDXtzzeuUhtUCmE628APtzj6YWjddm7ftwekYFVwRUnwD5/his8-12und05-planta-cidade-rj-1808-e-1820.pdf

Fonte da imagem: Planta da cidade do Rio de Janeiro (1820). Wikipedia Commons. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/dc/Mapa_da_cidade_do_Rio_de_Janeiro.jpg Acesso em: 15 de janeiro de 2019.

Slide Plano Aula

Orientações:

Promova a leitura entre os alunos deste trecho de reportagem atual (2013). O objetivo é que os estudantes identifiquem a comparação entre as desapropriações de residência em 1808 para atender a Corte portuguesa e o procedimento atual de desapropriação de casas na cidade do Rio de Janeiro mediante ordem do poder público.

Para mediar a interpretação do texto, faça as seguintes perguntas:

  • Com a chegada da Família Real muitas casas foram “requisitadas” para ser moradia da Corte, quantas casas foram requisitadas? (Segundo o texto analisado foram solicitadas 10 mil casas.)
  • O que significava o “PR” colocado nas propriedades requeridas pela Corte? (PR significava - Príncipe Regente.)
  • Como a população passou a chamá-las? (PR = Ponha-se na Rua.)
  • Você acha que a população estava de acordo com a resolução da Corte de tomar suas casas para moradia? (Embora esta resposta não esteja direto na fonte, instigue os estudantes a refletir sobre o sentimento das pessoas que teriam que sair das suas moradias para cedê-las a pessoas da Corte.)
  • E nos dias atuais, qual a sigla usada e o que ela significa? (Em 2013 a sigla usada foi “SMH”, que significa Secretaria Municipal de Habitação.)
  • Qual o apelido que a população deu para esta sigla? (O apelido dado pela população foi “Sai do Morro Hoje”.)
  • Você consegue observar algo em comum entre o passado e o presente na cidade do Rio de Janeiro com base neste trecho lido? (Professor,
    os alunos poderão observar que em ambas as situações o poder público mandou a população embora de suas casas. Também poderão identificar o sentimento de “expulsão” sentido pela sociedade daquela época e a atual, ao criar os mencionados apelidos para as siglas de desapropriação.)

Para saber mais: Recomendamos a leitura da reportagem completa acerca das desapropriações recentes em áreas populares do Rio de Janeiro para beneficiar as obras da Copa do Mundo e Olimpíadas na cidade.

Ponha-se na Rua: há 200 anos é assim que o governo lida com as comunidades cariocas. Fonte: Publica. Disponível em: https://apublica.org/2013/04/ponha-se-na-rua-mais-de-200-anos-de-remocoes-compulsorias-rio-de-janeiro/ Acesso em: 21 de janeiro de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: O mapeamento de causas ajuda os estudantes a pensa nas causas diretas ou indiretas de um evento. Nesta atividade, os estudantes irão mapear as causas da rápida urbanização da cidade do Rio de Janeiro a partir da vinda da Corte, em 1808, considerando as análises e os debates realizados ao longo da aula com relação às fontes (mapas da cidade do Rio de Janeiro e textos.)

Esta atividade poderá ser realizada com post-its no quadro de giz ou em cartazes. (Cada causa pode derivar várias outras, assim não precisa ser escrita em linha reta, podendo ficar com a forma de um mapa mental.)

Passo a passo para a atividade de Sistematização:

1- Os estudantes devem formar grupos (três a quatro pessoas).

2- Cada grupo deve escrever o principal evento. (Urbanização da cidade do Rio de Janeiro no início do século XIX.) no centro da folha - Cartaz ou quadro de giz.

3- Os estudantes devem escrever causas diretas ligadas à urbanização da cidade do Rio de Janeiro.

4- Em seguida devem escrever causas de segunda ordem, que são derivadas das causas de primeira ordem.

5- Os estudantes devem aprofundar as causas até saturar o mapa (podendo haver causas de terceira. e de quarta. ordem inclusive) chegando até os dias de hoje , como a formação das comunidades no Rio de Janeiro.

6- Os estudantes podem fazer círculos de cores diferentes para causas positivas e negativas.

7- Em seguida os estudantes podem apresentar seus mapas de causas uns aos outros. Enquanto um grupo justifica para os demais, os outros podem notar e sugerir novas ideias e complementar seus mapas com as ideias dos outros grupos.

Alguns exemplos de resolução (não os mostre aos estudantes na íntegra):

  • Causa 1 - Vinda da família real. Causa 2 - Necessidade de melhorar as condições de vida da família real. Causa 3 - Pessoas perdem suas moradias. Causa 4 - Desabrigados buscam locais de moradia em lugares afastados da Corte. Causa 5 - Pessoas se acomodam nos morros.

  • Causa 1- Vinda da Família Real. Causa 2 - Valorização das propriedades próximas à área urbanizada. Causa 3 - Pessoas mais pobres se afastam da região urbanizadas. Causa 4 - Pessoas buscam moradias, que são feitas de maneira precária nos morros. Causa 5 - Comunidades mais pobres se concentram nos morros até os dias de hoje.

Para Saber mais: Outros mapas do Rio de Janeiro do período colonial podem ser vistos em: Coleção imagens do período colonial - Rio de Janeiro. Fonte: Prestação de contas... Disponível em: http://www.sudoestesp.com.br/file/colecao-imagens-periodo-colonial-rio-janeiro/684/ Acesso em: 14 de janeiro de 2019.

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