10283
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 2º ano > Números

Plano de aula - Tá caro ou tá barato?

Plano de aula de Matemática com atividades para 2º ano do Fundamental sobre comparação e ordenação de números

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Adriane Regina Bravo Mendes

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos
- Essenciais: Atividade impressa, Whatsapp ou e-mail.
- Optativas: Gravação de áudio, Zoom, Google Meets.

Para este plano, foque na etapa da Atividade principal.

Aquecimento
Se você tiver possibilidade de conversar com seus alunos usando uma ferramenta síncrona, fale sobre as diferenças de preços que podemos encontrar nos mesmos produtos em diferentes lugares. Pergunte se sabem como identificar o melhor preço quando um número possui três algarismos. Pode enviar um áudio, via Whatsapp, se preferir, fazendo algumas considerações sobre pesquisa de preços, os diferentes valores de produtos, economia etc.

Atividade principal
Projete para seus alunos a imagem com os preços dos produtos (ou envie-a via whatsapp, e-mail, ou mesmo impressa, caso não seja possível a projeção). Peça para os alunos que observem os diferentes preços e identifiquem o menor valor de cada produto. Eles devem registrar na tabela em branco o produto, o nome do supermercado e o valor em que o preço é mais barato.

Se não tiverem a impressão do quadro para as respostas, peça que desenhem no caderno. Eles também podem enviar para você somente os números que representam o valor mais baixo de cada produto. O importante é que aprendam a diferenciar o menor valor entre os três preços apresentados de cada produto..

Discussão das soluções
Se tiver possibilidade de promover uma discussão com seus alunos, peça que expliquem qual o critério que usaram para identificar o menor preço de cada produto. Outras perguntas podem ser feitas e ampliar a discussão:
- Qual estratégia vocês consideram que mais contribuiu com a resolução da atividade?
- Algum supermercado tinha os preços de todos os produtos mais baratos?
- Vocês conseguiram identificar em qual supermercado a compra ficaria muito cara?

Sistematização
Envie ou apresente aos alunos o quadro com as respostas e reforce a comparação dos números de três ordens determinada primeiramente pela centena, e retome que em caso de centenas iguais, o critério passa a ser da dezena.

Raio X
A atividade do Raio X, pode ser utilizada em uma próxima aula, se sentir necessidade de retomar a comparação de números. Da mesma forma, pode ser enviada por imagem, documento ou mesmo impressa.

Convite às famílias
Convide os responsáveis pelos alunos a ajudar no preenchimento do quadro e envio das respostas.

 

Sugestão Enviada Por: Eliane Zanin


Código: MAT2_01NUM04

(EF02MA03) Comparar quantidades de objetos de dois conjuntos, por estimativa e/ou por correspondência (um a um, dois a dois, entre outros), para indicar “tem mais”, “tem menos” ou “tem a mesma quantidade”, indicando, quando for o caso, quantos a mais e quantos a menos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 2º ano:

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem leitura, escrita e comparação de números de até três algarismos, utilização de contagens de 2 em 2, 5 em 5 e 10 em 10 no cálculo mental de adição e subtração, criação de estratégias pessoais e uso de algoritmos para cálculo e resolução de problemas envolvendo adição, subtração e multiplicação por 2 e 3, dobro e triplo, metade, terça parte e representação na reta numerada.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas