Contexto - imagens
Plano de Aula
Plano de aula: Os grupos sociais e étnicos nas independências latino-americanas
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Lutas pela independência da América Latina
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08HI11, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Data show para projetar as imagens. Se não houver esta possibilidade, levar a cópia impressa das imagens e dos textos.
Material complementar:
Contexto - imagens:
Problematização - documentos para análise dos grupos:
Sistematização - “Mão” para cartaz:
Para que os alunos aprendam a interpretar fontes históricas, é muito importante que você não forneça a eles as informações básicas sobre a fonte histórica antes da leitura de cada uma delas. Não comece a aula com uma exposição sobre o contexto histórico destes documentos, pois isso os impediria de construir o Contexto com base nas fontes, que é o objetivo central da aula de História.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Apresente o objetivo aos alunos, escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso do projetor, apresente este slide e faça uma leitura coletiva. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam a proposta e compreendam qual a expectativa de aprendizado no fim da aula.
Contexto
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações:
Este mapa apresenta os países da América Latina e o ano em que ocorreu sua independência. Neste momento, provoque alguns questionamentos com base na observação dele:
- O que o mapa está representando?
- Qual foi o primeiro país latino-americano a se tornar independente? E qual foi o último?
- Quantos anos há de diferença entre o primeiro e o último país independente? O que isso representa?
Espera-se que os alunos identifiquem que o mapa está representando o ano em que ocorreu a independência de cada um dos países latino-americanos. É importante que percebam que o Haiti foi o primeiro país a tornar-se independente, em 1804 enquanto o Panamá conquistou sua independência apenas em 1903, quase um século depois. Espera-se que os alunos percebam que houve um longo processo emancipatório na América Latina.
Caso não seja possível projetar o mapa, o professor pode levar a imagem impressa.
Fonte: Banco de Imagens da Nova Escola. Acesso em: 24/1/2019.
Contexto
Orientações:
Professor, a escultura Mão, de Oscar Niemeyer, é uma das obras do Memorial da América Latina, na capital paulista. Peça que os alunos observem a imagem e provoque os seguintes questionamentos:
- O que o artista quis representar com esta escultura?
- Que mapa está representado na obra?
- A América Latina está com sangue escorrendo. O que isso pode indicar?
- De quem é este sangue?
- O que a escultura da mão quer representar?
Espera-se que os alunos percebam que esta escultura está representando a luta contra a opressão e o sofrimento presente na História da América Latina. O sangue escorrendo tem o formato da América Latina, representando vidas de sofrimento e resistência em diferentes momentos: desde a colonização e o genocídio das populações nativas, passando pelos seus processos independentistas (violento em diversos países), a escravidão, as ditaduras até chegar à situação de pobreza e exploração na atualidade. Enfim, é importante que notem que esta mão espalmada e o sangue representam os diversos povos do subcontinente e reflitam o quanto expressam a participação de tal população nestes contextos, como os processos de Independência.
Caso não seja possível projetar a escultura, o professor pode levar a imagem impressa.
Fonte: Wikimedia Commons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/w/index.php?search=m%C3%A3o+memorial+da+am%C3%A9rica+latina&title=Special%3ASearch&go=Go#/media/File:A_Grande_M%C3%A3o_e_o_Sal%C3%A3o_de_Atos_(Memorial_da_Am%C3%A9rica_Latina)_(5613971409).jpg . Acesso em: 26/1/2019.
Para você saber mais:
Fundação Memorial da América Latina. Disponível em: http://www.memorial.org.br/obras-de-arte/mao/ . Acesso em: 26/1/2019.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações:
Divida a turma em grupos menores. Há três textos para ser analisados: pode-se dividir a turma em três grandes grupos ou dividir em grupos menores para refletir sobre estes três trechos. A proposta é que cada grupo leia um pequeno texto de historiadores sobre a participação popular durante os processos de independência na América Latina. Após a leitura e a análise do trecho, cada grupo deve planejar um desenho ou escrever algo (um breve comentário, palavras-chave, uma poesia) para expressar o que foi discutido com base nas fontes.
Imprima uma ou mais cópias para cada grupo de modo que facilite a leitura, a reflexão e a elaboração da atividade. Os textos a ser analisados estão disponíveis para impressão no link a seguir: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/96wEey3T9WmnxNM5dGwRe7uezCDr2FP6tAQ8MEwdZ2aQR7FcKhP8dQF29mcq/problematizacao-documentos-para-analise-dos-grupos.pdf
Grupo A - O texto trata da visão de diferentes grupos sociais sobre o que seria “liberdade” dentro do processo de Independência. Deste modo, espera-se que os estudantes identifiquem que, para os escravizados, liberdade seria acabar com a escravidão; para mestiços e indígenas indicava o fim da divisão e da desigualdade social; para os liberais significava o fim dos laços com a metrópole; para os despossuídos liberdade seria ter acesso à posse da terra, enquanto os proprietários e os comerciantes desejavam liberdade para produzir e comerciar. Espera-se que os alunos percebam que o projeto vitorioso foi o das elites.
Grupo B - O texto trata da participação das populações indígenas no processo emancipatório. Espera-se que os estudantes identifiquem que a independência não representou a conquista de maior liberdade para os indígenas, pois eles tiveram de se adaptar às novas condições do país, pagar novos tributos, tiveram sua posse coletiva da terra ameaçada e muitos foram expulsos de seus domínios. Também espera-se que a turma identifique o projeto político das elites que assumiram o poder após as independências ansearam por “transformar os índios em pequenos proprietários capazes de abastecer o mercado, em vez de produzir essencialmente para sua subsistência”, o que foi bastante negativo para os indígenas.
Grupo C - O texto trata da participação das mulheres no processo de Independência. Espera-se que os estudantes identifiquem que as mulheres tiveram ampla participação conforme o texto: acompanhando seus maridos soldados, trabalhando, pegando em armas, atuando como mensageiras, além de que ser mulher trazia alguns diferenciais, como poder atuar levantando menos suspeitas.
Durante a atividade, verifique possíveis dúvidas do grupo e reforce que o objetivo da atividade é focar na participação ou na exclusão de diferentes grupos sociais e étnicos no processo de Independência.
Para você saber mais:
Caso o professor tenha interesse em explorar imagens (além dos textos), sugiro duas imagens que representam o processo de Independência mexicana:
- RIVERA, Diego. La Guerra de la Independencia do México (1810). Palácio Nacional, México, 1929-1935. Disponível em: https://journals.openedition.org/orda/docannexe/image/2516/img-1.png Acesso em: 27/1/2019.
- SIQUEIROS, David Alfaro. O povo pega em armas. Disponível em: https://static.todamateria.com.br/upload/ar/ev/arevolucaodedavidalfarosiqueiros2.jpg Acesso em: 24/1/2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 20 minutos.
Professor, solicite aos alunos que produzam um desenho ou escrevam algo (um breve comentário, palavras-chave, uma poesia) para expressar o que foi discutido com base nas fontes. O resultado deverá ser colado ao redor da imagem Mão, do Memorial da América Latina, e será apresentado aos demais colegas no fim da aula. A ideia é formar um cartaz exprimindo a participação ou a exclusão de diferentes protagonistas no processo de Independência.
Após a produção em grupos menores, solicite que os alunos se posicionem de modo a facilitar a apresentação do seu desenho ou o que foi escrito para os demais. A proposta é que, por meio de sua apresentação, cada grupo comente o texto discutido e a participação de grupos sociais diversos no processo de Independência na América Latina.
Durante as apresentações provoque os grupos a pensar na continuidade da marginalização de alguns grupos sociais mesmo após a Independência, seguindo parcialmente excluídos até a atualidade. Proponha que os grupos reflitam sobre a participação ou a exclusão de indígenas, negros e mulheres na sociedade atual.
Orientações:
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagens e áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Meets, Padlet.
Contexto
Envie o objetivo da aula, o mapa e a imagem do contexto. Junto com elas, envie questões para ajudar os estudantes a analisarem as fontes. Utilize a forma de comunicação que for mais conveniente para a turma: e-mail, Whatsapp, Google Sala de Aula ou outro meio de comunicação.
Para facilitar a interpretação das fontes pelos estudantes sozinhos, algumas questões propostas no plano original foram alteradas ou excluídas, bem como novas questões podem ter sido incluídas neste material. Faça uso dos questionamentos da maneira que considerar mais eficiente para a sua turma.
Questões para refletirem:
- Segundo o mapa, qual foi o primeiro país latino-americano a se tornar independente? E qual foi o último?
- O que será que o artista quis representar com a escultura mão?
- Na escultura mão, a América Latina está com sangue escorrendo. O que isso pode indicar? De quem é este sangue?
Questões para responderem:
- De acordo com mapa, quantos anos há de diferença entre o primeiro e o último país independente? O que isso representa?
- O que a escultura da mão representa? Qual o seu significado?
Estabeleça um prazo para que os estudantes analisem as fontes e enviem as respostas. Eles podem encaminhá-las por escrito, áudios ou vídeos, no próprio grupo da sala.
Você pode encaminhar pequenos vídeos ou áudios pontuando questões que eles possam não ter percebido ou compreendido a respeito dos materiais apresentados e respondendo dúvidas que os alunos possam ter.
Outra alternativa para este momento é marcar uma aula síncrona com a turma para ouvir as respostas e fazer um debate, enquanto esclarece dúvidas que possam ter ficado e acrescenta informações.
Problematização
Nesta etapa da aula, você pode propor que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, eles podem se comunicar por meio de Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos, de acordo com o seu conhecimento sobre a turma.
De qualquer forma, distribua os três textos igualmente entre oos alunos, de acordo com o nível de dificuldade deles e seu conhecimento sobre a turma. Garanta que cada aluno ou grupo, receba uma fonte, acompanhada das respectivas fontes. Se você estiver utilizando o Google Sala de Aula, é possívell criar três atividades diferentes e designar cada uma para alunos diferentes.
Reserve um momento para que os alunos possam compartilhar uns com os outros as respostas às questões e o que aprenderam com a análise das fontes. Para isso, eles podem escrever um texto ou gravar um breve áudio ou vídeo, e encaminhar para o restante da turma. Se possível, você pode marcar uma aula síncrona para que eles possam compartilhar as análises sobre as fontes.
Independentemente da maneira, incentive os alunos a compartilharem as produções e comentarem as dos colegas.
Sistematização
Na atividade de sistematização, você pode propor que os alunos ou grupos produzam um pequeno texto, um desenho, uma poesia etc., com base no que foi discutido na aula. Eles podem fazer as atividades à mão e enviar uma fotografia das produções para você. Outra possibilidade é fazê-las no computador ou smartphone. Você pode criar um mural no Padlet com a imagem do memorial ao centro, assim como sugerido na atividade, para exibir as produções dos alunos.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com os familiares e amigos através das redes sociais.
Para conhecer um pouco mais sobre a cultura da América Latina, as famílias podem fazer visitas virtuais ao Memorial da América Latina, através do aplicativo gratuito do memorial, disponível para smartphones Android e IOS.
Links para tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano:
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades).
Google Sala de Aula (como criar uma turma).
Google Drive (como organizar pastas).
Google Meet (como criar uma reunião online).
Padlet (como usar).
Youtube (e suas muitas possibilidades).
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Guilherme Fraga
Mentor: Bianca Silva
Especialista: Sherol dos Santos
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: Os processos de independência nas Américas.
Objeto (s) de conhecimento: Independências na América espanhola.
Habilidade(s) da BNCC: (EF08HI11) Identificar e explicar os protagonismos e a atuação de diferentes grupos sociais e étnicos nas lutas de independência no Brasil, na América espanhola e no Haiti.
Palavras-chave: Independência, América Latina, protagonismo, grupos sociais e étnicos.
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