16810
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 8º ano > Os processos de independência nas Américas

Plano de aula - Os grupos sociais e étnicos nas independências latino-americanas

Plano de aula de História com atividades para 8º ano do EF sobre Os grupos sociais e étnicos nas independências latino-americanas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Guilherme Barboza De Fraga

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagens e áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Meets, Padlet.

Contexto
Envie o objetivo da aula, o mapa e a imagem do contexto. Junto com elas, envie questões para ajudar os estudantes a analisarem as fontes. Utilize a forma de comunicação que for mais conveniente para a turma: e-mail, Whatsapp, Google Sala de Aula ou outro meio de comunicação.
Para facilitar a interpretação das fontes pelos estudantes sozinhos, algumas questões propostas no plano original foram alteradas ou excluídas, bem como novas questões podem ter sido incluídas neste material. Faça uso dos questionamentos da maneira que considerar mais eficiente para a sua turma.

Questões para refletirem:
- Segundo o mapa, qual foi o primeiro país latino-americano a se tornar independente? E qual foi o último?
- O que será que o artista quis representar com a escultura mão?
- Na escultura mão, a América Latina está com sangue escorrendo. O que isso pode indicar? De quem é este sangue?

Questões para responderem:
- De acordo com mapa, quantos anos há de diferença entre o primeiro e o último país independente? O que isso representa?
- O que a escultura da mão representa? Qual o seu significado?

Estabeleça um prazo para que os estudantes analisem as fontes e enviem as respostas. Eles podem encaminhá-las por escrito, áudios ou vídeos, no próprio grupo da sala.
Você pode encaminhar pequenos vídeos ou áudios pontuando questões que eles possam não ter percebido ou compreendido a respeito dos materiais apresentados e respondendo dúvidas que os alunos possam ter.

Outra alternativa para este momento é marcar uma aula síncrona com a turma para ouvir as respostas e fazer um debate, enquanto esclarece dúvidas que possam ter ficado e acrescenta informações.

Problematização
Nesta etapa da aula, você pode propor que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, eles podem se comunicar por meio de Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos, de acordo com o seu conhecimento sobre a turma.
De qualquer forma, distribua os três textos igualmente entre oos alunos, de acordo com o nível de dificuldade deles e seu conhecimento sobre a turma. Garanta que cada aluno ou grupo, receba uma fonte, acompanhada das respectivas fontes. Se você estiver utilizando o Google Sala de Aula, é possívell criar três atividades diferentes e designar cada uma para alunos diferentes.

Reserve um momento para que os alunos possam compartilhar uns com os outros as respostas às questões e o que aprenderam com a análise das fontes. Para isso, eles podem escrever um texto ou gravar um breve áudio ou vídeo, e encaminhar para o restante da turma. Se possível, você pode marcar uma aula síncrona para que eles possam compartilhar as análises sobre as fontes.
Independentemente da maneira, incentive os alunos a compartilharem as produções e comentarem as dos colegas.

Sistematização
Na atividade de sistematização, você pode propor que os alunos ou grupos produzam um pequeno texto, um desenho, uma poesia etc., com base no que foi discutido na aula. Eles podem fazer as atividades à mão e enviar uma fotografia das produções para você. Outra possibilidade é fazê-las no computador ou smartphone. Você pode criar um mural no Padlet com a imagem do memorial ao centro, assim como sugerido na atividade, para exibir as produções dos alunos.

Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com os familiares e amigos através das redes sociais.
Para conhecer um pouco mais sobre a cultura da América Latina, as famílias podem fazer visitas virtuais ao Memorial da América Latina, através do aplicativo gratuito do memorial, disponível para smartphones Android e IOS.

Links para tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano:
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades).
Google Sala de Aula (como criar uma turma). 
Google Drive (como organizar pastas).
Google Meet (como criar uma reunião online).
Padlet (como usar). 
Youtube (e suas muitas possibilidades).

Sugestão Enviada Por: Chayene Medeiros


Código: HIS8_11UND01

(EF08HI11) Identificar e explicar os protagonismos e a atuação de diferentes grupos sociais e étnicos nas lutas de independência no Brasil, na América espanhola e no Haiti.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Os processos de independência nas Américas do 8º ano:

MAIS AULAS DE História do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas