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Plano de aula - A independência do Haiti e as rebeliões de escravizados no Brasil

Plano de aula de História com atividades para 8º ano do EF sobre A independência do Haiti e as rebeliões de escravizados no Brasil

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Guilherme Barboza De Fraga

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagens e áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Meets, Padlet, Google Drive.

Contexto
Envie o objetivo da aula e os conteúdos do contexto, juntamente com as questões que irão ajudar os estudantes a analisarem as fontes. Se possível, encaminhe o áudio da música ou vídeo do Youtube para que os alunos possam ouví-la com bastante atenção, e a letra da música para que possam acompanhar. Utilize a forma de comunicação que for mais conveniente para a turma: e-mail, Whatsapp, Google Sala de Aula ou outro meio de comunicação.
Para facilitar a interpretação das fontes pelos estudantes sozinhos, algumas questões propostas no plano original foram alteradas ou excluídas, bem como novas questões podem ter sido incluídas neste material. Faça uso dos questionamentos da maneira que considerar mais eficiente para a sua turma.
Você pode encaminhar os materiais no grupo da sala e pedir para que os estudantes discutam sobre as respostas às perguntas.

Questões:
- Com o suporte da reportagem, tente responder por que os autores da música pediram para pensar no Haiti e rezar pelo Haiti?
- Na música, há o seguinte trecho: “O Haiti é aqui. O Haiti não é aqui”. Que comparações podemos estabelecer entre a história do Haiti e do Brasil? Em que elas se parecem? Que diferenças há entre os dois países?

Estabeleça um prazo para que os estudantes analisem as fontes e enviem as respostas. Eles podem encaminhá-las por escrito, áudios ou vídeos, no próprio grupo da sala.
Você pode encaminhar pequenos vídeos ou áudios pontuando questões que eles possam não ter percebido ou compreendido a respeito dos materiais apresentados e respondendo dúvidas que os alunos possam ter.

Problematização
Nesta etapa da aula, você pode propor que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, eles podem se comunicar por meio de Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos, de acordo com o seu conhecimento sobre a turma.
Encaminhe as fontes propostas nesta etapa com as perguntas que irão orientar a análise destes documentos.
Você pode dividir as fontes entre os alunos ou grupos, de modo que recebam uma ou mais fontes, mas, não necessariamente todas. Você pode distribuí-las segundo os níveis de dificuldade e o seu conhecimento da turma. Neste caso, é extremamente importante que os grupos tenham uma oportunidade para compartilharem as respostas e o que aprenderam com a análise das fontes. Para isso, eles podem escrever um texto, gravar áudios ou vídeos, ou realzar essa troca em uma aula síncrona.

Questões para refletirem:
Trecho de História da América Latina
- Para quem a Independência do Haiti foi uma advertência?
- Para quem a Independência do Haiti foi um incentivo?
Imagem de Revolta dos Malês
- O que a imagem está indicando?
- A qual etnia pertencem as pessoas representadas na pintura?

Questões para responderem:
Trecho de História da América Latina
- Por que o autor aponta que os “hispano-americanos [...] conquistariam sua independência não para criar um outro Haiti, mas para impedi-lo”?
- Qual Haiti eles não queriam?
- Podemos comparar o caso dos hispano-americanos com o Brasil? Qual a semelhança e qual a diferença entre estes países?
Mapa com datas de abolição da escravidão
- Quem foi o primeiro país a abolir a escravidão? Em que ano?
- Quem foram os países que acabaram com a escravidão nos anos seguintes?
- Quem foi o último país a abolir a escravatura? Em que ano?
Imagem de Revolta dos Malês
- Que tipos de “arma” eles estão utilizando? O que elas estão querendo representar?
- Era um movimento pacífico ou com uso de força e embates mais violentos?
Depoimento do escravizado João
- Quem está prestando o depoimento? Qual a condição social dele?
- De acordo com o escravizado João, como se deu a revolta?
- Qual era, segundo o depoimento, o objetivo da revolta?
Depoimento de Luís Tavares Macedo
- Quem está prestando o depoimento? Qual a condição social dele?
- De acordo com o depoente, como se deu a revolta?
- Que semelhança é possível identificar entre a Revolta dos Malês e o processo de Independência do Haiti, de acordo com o depoimento?

Estabeleça um prazo para que os alunos enviem as respostas, que podem ser dadas através de breves áudios ou vídeos no grupo da sala ou por escrito, via e-mail, Google Sala de Aula, Padlet etc. Você pode responder as questões que surgirem e fazer intervenções com breves áudios ou vídeos, que podem ser compartilhados com a sala toda de uma vez.

Há, também, a opção de marcar uma aula síncrona, para que os estudantes compartilhem as observações uns com os outros e com você. Dessa forma, você poderá fazer correções e retomar pontos que achar necessários.

Sistematização
Para a produção da declaração os alunos podem trabalhar agrupados ou individualmente. Eles podem produzir um documento coletivo, utilizando o Google Drive, ou discutir por meio de Whatsapp, Facebook etc.
Você também pode propor que os alunos gravem um áudio ou vídeo com a estrofe ou, até, sugerir que façam um videoclipe.

Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com os familiares e amigos através das redes sociais.
O documentário Haiti 12 Janvier mostra um pouco sobre o impacto da construção de hospitais no país, com cooperação do Brasil (disponível aqui).
As famílias também podem ouvir a música Haiti, de Gilberto Gil, disponível no Youtube.

Links para tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano:
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades).
Google Sala de Aula (como criar uma turma). 
Google Drive (como organizar pastas).
Google Meet (como criar uma reunião online).
Padlet (como usar). 
Youtube (e suas muitas possibilidades).

Sugestão Enviada Por: Chayene Medeiros


Código: HIS8_10UND04

(EF08HI10) Identificar a Revolução de São Domingo como evento singular e desdobramento da Revolução Francesa e avaliar suas implicações.


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