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Plano de aula - A Independência da Argentina: os grupos sociais envolvidos

Plano de aula de História com atividades para 8º ano do EF sobre A Independência da Argentina: os grupos sociais envolvidos

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: João Paulo Pereira De Araújo

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagens e áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Meets, Padlet.

Contexto
Envie o objetivo da aula e as duas imagens do contexto. Junto com elas, envie questões para ajudar os estudantes a analisarem fotografia e o mapa. Utilize a forma de comunicação que for mais conveniente para a turma: e-mail, Whatsapp, Google Sala de Aula ou outro meio de comunicação.

Questões para refletirem:
- O que mais chama a atenção na arquitetura do prédio?
- O que é uma capital?
- O que será que a estátua em frente ao prédio representa?

Questões para responderem:
- Que país está representado no mapa? Quantos estados existem dentro do seu território? Você conhece algum dos lugares que aparecem no mapa?
- O prédio da foto se chama Casa Rosada. Já ouviu falar dele? Sabe onde ele fica e qual a sua função?

Estabeleça um prazo para que os estudantes analisem as fontes e enviem as respostas. Eles podem encaminhá-las por escrito, áudios ou vídeos no próprio grupo da sala.
Você pode encaminhar pequenos vídeos ou áudios pontuando questões que eles possam não ter percebido ou compreendido a respeito da frase ou do mapa.
Outra alternativa para este momento é marcar uma aula síncrona com a turma, para ouvir as respostas e fazer um debate, enquanto esclarece dúvidas e acrescenta informações.

Problematização
Para que esta etapa da aula ocorra de maneira progressiva, como previsto no plano de aula, você pode, primeiramente, enviar a o texto com as questões, aguardar as respostas e depois enviar a imagem com outros questionamentos.
Os alunos podem analisar as fontes individualmente ou agrupados.

Questões para refletirem:
- Segundo o texto, qual era a população total aproximada da Argentina durante seu processo de independência?
- Como era chamada a classe rica da América espanhola, composta por homens brancos nascidos na América, descendentes de espanhóis? Quantos deles estima-se que haviam na época da independência da Argentina?
- Quantos representantes das classes não privilegiadas (indígenas, mestiços, africanos) haviam na Argentina, aproximadamente, na época da independência?
- Como são as roupas e a cor da pele das pessoas representadas no quadro? A que grupo social da América espanhola parecem pertencer?

Questões para responderem:
- Com base no texto, quais grupos sociais representavam a maioria da população argentina na época de sua independência? Os privilegiados ou os não privilegiados?
- A imagem é uma obra de Francisco Fortuny se chama Congresso de Tucumán, que foi uma Assembleia Legislativa e Constituinte realizada em julho de 1816 em São Miguel de Tucumán, onde foi feita a Declaração de Independência da Argentina. Considerando a população total da Argentina, de acordo com o texto, parece ter havido participação de todas as parcelas da população neste congresso? Por quê?

Estabeleça um prazo para que os alunos enviem as respostas, que podem ser dadas através de breves áudios ou vídeos, no grupo da sala, ou por escrito, por e-mail, Google sala de Aula, Padlet etc. Você pode responder as questões que surgirem e fazer intervenções com breves áudios ou vídeos, que podem ser compartilhados com a sala toda de uma vez.
Há, também, a opção de marcar uma aula síncrona para que os estudantes compartilhem as observações uns com os outros e com você, e para que você faça correções e retome pontos que achar necessário.

Sistematização
Para a produção atividade de sistematização (a releitura da pintura de Fortuny), você pode, se possível, trabalhar junto com o professor de Artes, ampliando a discussão sobre a releitura de obras históricas.
Os estudantes podem fazer as releituras através de desenhos, fotografias, ferramentas digitais, entre outras.
Eles também podem gravar pequenas esquetes encenando o quadro.
As obras de releitura podem ser postadas no grupo da sala no Facebook ou em um mural no Padlet, por exemplo, para que os estudantes possam ver e comentar as atividades uns dos outros.

Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com os familiares e amigos através das redes sociais.
Para conhecer um pouco mais sobre a cultura da América Latina, as famílias podem fazer visitas virtuais ao Memorial da América Latina, através do aplicativo gratuito do memorial, disponível para smartphones Android e IOS.

Sugestão Enviada Por: Chayene Medeiros


Código: HIS8_07UND04

(EF08HI07) Identificar e contextualizar as especificidades dos diversos processos de independência nas Américas, seus aspectos populacionais e suas conformações territoriais.


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