16804
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 8º ano > Os processos de independência nas Américas

Plano de aula - A Independência da Bolívia e a participação dos povos indígenas

Plano de aula de História com atividades para 8º ano do EF sobre A Independência da Bolívia e a participação dos povos indígenas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Thayane Da Rocha Cruz Dias Freitas

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF ou documentos de texto, imagem, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Meet, Padlet, Google Maps, Google Drive.

Contexto
Encaminhe por escrito o objetivo da aula e a fotografia do ex-presidente da Bolívia, Evo Morales, em celebração do Dia do Estado Plurinacional, com a legenda e o trecho da reportagem da revista Carta Maior sobre a criação do Constituição boliviana de 2008. Utilize a ferramenta que considerar mais acessível: e-mail, WhatsApp, Google Sala de Aula ou outro meio de comunicação.
Para facilitar a interpretação das fontes pelos estudantes independentemente, algumas questões propostas no plano original foram alteradas ou excluídas, bem como novas questões foram incluídas neste material. Faça uso dos questionamentos da maneira que considerar mais eficientes para a turma.

Solicite que respondam:
- De acordo com a matéria, o que é uma Constituição Plurinacional?
- Qual a relação entre esta constituição e as observações que podem ser tiradas da imagem e da legenda?

Estabeleça um prazo para que enviem as respostas a estas perguntas, por escrito ou oralmente, através de vídeo ou áudio, pela plataforma que estejam utilizando. Você pode marcar uma aula síncrona, via Google Meets, por exemplo, para ouvir as respostas dos alunos e permitir que discutam as relações que fizeram entre a imagem e o trecho da reportagem.

Problematização
Encaminhe o mapa da Grã-Colômbia, a imagem de Simón Bolívar e o trecho da Carta da Jamaica aos estudantes. Juntamente com as fontes históricas, encaminhe as orientações sobre a atividade a ser feita. Essas orientações também podem ser feitas em formato de vídeo ou áudio.
Nesta etapa, você pode organizar os estudantes em duplas ou trios, que podem se comunicar por Whatsapp ou e-mail para analisarem as fontes, entregarem as conclusões ou trabalhá-las individualmente. Convide os estudantes a investigarem, utilizando o Google Maps, quais países ocupam, atualmente, os territórios da Grã-Colômbia. Questione:

- Simón Bolívar e Evo Morales aparentam ter a mesma origem étnica? Por quê?
- Conforme o trecho da Carta da Jamaica, quais eram as intenções de Bolívar para os países da América?
- Que diferenças podemos apontar entre os ideais de Simón Bolívar, os ideais propostos pela Constituição Plurinacional da Bolívia e pelo ex-presidente do país, Evo Morales?
Os alunos podem compartilhar as respostas uns com os outros. Outra possibilidade é marcar uma aula síncrona com a turma, para que compartilhem as respostas uns com os outros e debatam as ideias.

Sistematização
Para a produção das Cartas da Bolívia sugeridas na sistematização, os alunos podem trabalhar em grupos, construindo as cartas coletivamente através de um documento de texto compartilhado com a turma no Google Drive, ou mesmo pelo grupo de Whatsapp da sala. Eles também podem produzir as cartas individualmente, e postá-las em um mural da sala, como no Padlet, onde podem ler e comentar as produções dos colegas. De qualquer maneira, procure incentivá-los a compartilharem as cartas uns com os outros.

Convite às famílias
Para compreender melhor a situação política recente da Bolívia e o debate político em torno deste tema, recomende a leitura desta matéria da BBC, que apresenta brevemente a questão e as posições contra, a favor ou neutras, de países em relação ao afastamento de Evo Morales da presidência da Bolívia (disponível aqui).
As famílias também podem visualizar imagens da Casa da Liberdade, onde foi assinada a Declaração de Independência da Bolívia, em 1825 (disponível aqui).

Links com tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano:
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades).
Google Sala de Aula (como criar uma turma).
Google Drive (como organizar pastas).
Google Meet (como criar uma reunião online).
Padlet (como usar).

Sugestão Enviada Por: Chayene Medeiros


Código: HIS8_06UND01

(EF08HI06) Aplicar os conceitos de Estado, nação, território, governo e país para o entendimento de conflitos e tensões.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Os processos de independência nas Américas do 8º ano:

MAIS AULAS DE História do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas