16802
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 8º ano > O mundo contemporâneo: o Antigo Regime em crise

Plano de aula - A Inconfidência Mineira e as ideias liberais

Plano de aula de História com atividades para 8º ano do EF sobre A Inconfidência Mineira e as ideias liberais

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Thayane Da Rocha Cruz Dias Freitas

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagem, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet, Padlet.

Contexto
Nesta aula, você pode propor que os alunos trabalhem individualmente ou agrupados. Para trabalharem agrupados, os estudantes podem se comunicar através do Whatsapp, e-mail, Facebook, ou qualquer outra ferramenta que já utilizem. O importante é que troquem informações, se auxiliem na análise das fontes e nas discussões propostas. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com seu conhecimento sobre a turma.

Encaminhe o objetivo da aula, os links, para que os alunos possam ler a letra e ouvir a música “Exaltação a Tiradentes” no Youtube, o documento com o meme sobre a bandeira de Minas Gerais e alguns questionamentos. Utilize a ferramenta que considerar mais acessível: e-mail, WhatsApp, Google Sala de Aula ou outro meio de comunicação.

Meme bandeira de Minas Gerais
- Qual ideia é transmitida pela bandeira do Estado?
- A qual tipo de liberdade a bandeira possivelmente se refere, ao pensarmos no contexto do século XVIII?
- Quais motivos estariam envolvidos na defesa da liberdade em relação à metrópole neste período?
- Explique o meme observando a relação com a frase verdadeira da bandeira.
Música “Exaltação a Tiradentes”
- Qual ideia de Tiradentes é transmitida pela letra do samba?
- A que a letra pode estar se referindo como “liberdade”?

Dê um tempo para que os alunos possam refletir e responder. Eles podem fazer isso no próprio grupo da sala, em forma de texto, áudio ou vídeo. Você pode encaminhar pequenos áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas e acrescentando informações que achar necessárias.

Problematização
Nesta etapa, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou separadamente.

Encaminhe o documento com o trecho do livro “HIstória do Brasil”, de Boris Fausto, e alguns questionamentos.

- De acordo com trecho do texto do historiador Boris Fausto, como era a situação da sociedade mineira no fim do século XVIII?
- Quais motivos teriam levado o grupo descrito por Boris Fausto a se revoltar contra a Coroa? Quais seriam as “razões específicas de descontentamento”?
- Como Tiradentes se diferenciava dos demais inconfidentes?
- Algum trecho do texto dá a entender que o grupo defendia interesses de outros segmentos da população, como a população escravizada?
- Como podemos relacionar a Inconfidência e o crescimento das ideias liberais no século XVIII?

Estabeleça um prazo para que os alunos possam responder aos questionamentos. Você pode encaminhar pequenos áudios ou vídeos contextualizando as fontes, esclarecendo dúvidas, chamando a atenção para informações presentes que os alunos possam não ter percebido e acrescentando outras sobre a Revolta de Vila Rica, o período histórico etc.

Outra possibilidade é agendar um momento síncrono para que os alunos possam compartilhar as respostas com você e o restante da turma.

Sistematização
Nesta etapa, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente.

Eles podem conversar e combinar as paródias e escrever as letras, ou gravá-las cantando juntos em uma reunião do Google Meet, por exemplo. Podem postar os sambas em formato de texto, áudio ou vídeo nas redes sociais utilizando uma hashtag para divulgar as produções.

Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com os familiares e amigos através das redes sociais.

Caso haja interesse, as famílias podem assistir aos episódios do documentário História do Brasil por Bóris Fausto, disponíveis no site da Tv Escola, que apresentam de maneira bastante didática, os principais aspectos de todos os períodos da História do Brasil (disponível aqui).

O site Era Virtual disponibiliza visitas virtuais a vários museus brasileiros, o que pode enriquecer muito o aprendizado da História de nosso país (disponível aqui).

Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades):disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma): disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas): disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.
Hashtags (como usar): disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Chayene Medeiros


Código: HIS8_05UND04

(EF08HI05) Explicar os movimentos e as rebeliões da América portuguesa, articulando as temáticas locais e suas interfaces com processos ocorridos na Europa e nas Américas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O mundo contemporâneo: o Antigo Regime em crise do 8º ano:

MAIS AULAS DE História do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas