Meme bandeira
Plano de Aula
Plano de aula: A Inconfidência Mineira e as ideias liberais
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Revoltas na América portuguesa
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08HI05, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Projetor, materiais impressos, caixa de som e computador.
Bandeira de Minas Gerais: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3sAXG7jZdHbEPqht3gVCQGYvF6qpnf4xh7xBF7AZFAxjM4dJZCgC3Za5Kjy7/meme-bandeira.pdf
Link da letra completa da música: Disponível em:<https://www.letras.mus.br/imperio-serrano-rj/473125/>. Acesso em: 14 jan. 2014.
Link do áudio da música: Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=luD7QtVxioI>. Acesso em: 14 jan. 2014.
Trecho do livro História do Brasil, do historiador Boris Fausto: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BdYBaq7NYjHuJrvdPxyaUGcPd5Nap6NdmbyDQRf6DJ8gpQGMGjCB97GsbCvr/trecho-do-livro-historia-do-brasil-de-boris-fausto.pdf
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia em voz alta ou peça aos alunos para que leiam o objetivo da aula. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam a proposta e compreendam qual a expectativa de aprendizado no fim da aula.
Contexto
Tempo sugerido: 13 minutos.
Orientações: Nesta parte da Contextualização da aula, os alunos devem conseguir identificar que a ideia de “liberdade” está vinculada ao movimento da Inconfidência Mineira. Para isso, solicite aos alunos que observem inicialmente o meme com a imagem da bandeira de Minas Gerais
e suas inscrições na legenda. (Tradução livre: “Liberdade ainda que tardia”.)
Alguns questionamentos poderão ser feitos para mediar a análise da imagem:
- Qual ideia é transmitida pela bandeira do Estado?
- A qual tipo de liberdade a bandeira possivelmente se refere ao pensarmos no contexto do século XVIII?
- Quais motivos estariam envolvidos na defesa da liberdade em relação à metrópole neste período?
- Explique o meme observando sua relação com a frase verdadeira da bandeira.
Espera-se que os alunos respondam que a bandeira de Minas Gerais transmite a ideia de que a liberdade é importante e deve ser alcançada mesmo que isso leve tempo.
Pensando no contexto do século XVIII, quando o Brasil ainda não era independente de Portugal, para a segunda pergunta os alunos podem responder que a liberdade desejada expressa na bandeira é o desejo da colônia brasileira de ser independente da metrópole. Este desejo de liberdade é alimentado, uma vez que a colônia não possuía liberdade econômica e política, o que atrapalhava os comerciantes e produtores do território.
Caso não possua projetor à disposição, você pode imprimir cópias da imagem do meme da bandeira e distribuir para os alunos:
Meme bandeira: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3sAXG7jZdHbEPqht3gVCQGYvF6qpnf4xh7xBF7AZFAxjM4dJZCgC3Za5Kjy7/meme-bandeira.pdf
Contexto
Orientações: Peça aos alunos que analisem agora a letra do samba Exaltação a Tiradentes, de 1949. Nesta parte os alunos deverão conseguir identificar que a imagem de Tiradentes tornou-se um símbolo heroico de luta por “liberdade” e relacionar que a bandeira de Minas perpetua a importância do movimento de revolta. Alguns questionamentos podem ser feitos, como:
- Qual a ideia de Tiradentes é transmitida pela letra do samba? (A letra do samba transmite a ideia de que Tiradentes foi o herói da História brasileira e assim deve ser exaltado.)
- A que a letra pode estar se referindo como “liberdade”? (Espera-se que os estudantes pensem em ideais de liberdade política para o país e para todos as pessoas, algo que deverá ser questionado ao longo da aula.)
Link da letra completa da música: VIOLA, Mano Décio. SILVA, Estanisláu. PENTEADO. Samba exaltação a Tiradentes. In: Escola de Samba Império Serrano. Rio de Janeiro, 1949. Disponível em:<https://www.letras.mus.br/imperio-serrano-rj/473125/>. Acesso em: 14 jan. 2019.
Link da música:
VIOLA, Mano Décio. SILVA, Estanisláu. PENTEADO. Samba exaltação a Tiradentes. In: Escola de Samba Império Serrano. Rio de Janeiro, 1949. Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=luD7QtVxioI>. Acesso em: 14 Jan. 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Nesta etapa o objetivo é que os estudantes compreendam sobre as motivações da Inconfidência Mineira, identificando sobre seus protagonistas, seus interesses e pensamentos.
Inicialmente peça aos alunos que façam a leitura do trecho 1 do texto de autoria do historiador Boris Fausto. Os alunos devem identificar quais possíveis motivações levaram os grupos sociais envolvidos a realizar a revolta e perceber que Tiradentes era o único que se diferia socialmente
dos demais.
Questionamentos:
- De acordo com trecho do texto do historiador Boris Fausto, como era a situação da sociedade mineira no fim do século XVIII? (A situação era de muita exploração econômica de Portugal sobre o Brasil.)
- Quais os motivos teriam motivado o grupo descrito por Boris Fausto a se revoltar contra a Coroa? Quais seriam suas “razões específicas de descontentamento”? (A origem elitista de seus membros nos leva a crer que entre os objetivos do movimento não estava um objetivo geral
de liberdade para todos, mas que seus membros desejavam com esta liberdade mais independência e prosperidade econômica.) - Como Tiradentes se diferenciava dos demais inconfidentes? (Tiradentes possuía, dentre todos no grupo dos inconfidentes, uma origem relativamente mais humilde do que o restante do grupo. Era uma exceção.)
- Algum trecho do texto dá a entender que o grupo defendia interesses de outros segmentos da população, como a população escravizada? (Não há nenhuma referência a ideias de emancipação dos escravizados.)
Depois, leiam o segundo trecho do texto de autoria do historiador Boris Fausto para refletir sobre a influência do liberalismo no Brasil Colonial. Proponha a seguinte questão:
- Como podemos relacionar a Inconfidência e o crescimento das ideias liberais no século XVIII? (Este tipo de liberdade defendida por eles tinha a ver com os ideais do liberalismo político e econômico, que cresciam cada vez mais na Europa devido ao movimento Iluminista.)
Trecho do livro História do Brasil, do historiador Boris Fausto: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BdYBaq7NYjHuJrvdPxyaUGcPd5Nap6NdmbyDQRf6DJ8gpQGMGjCB97GsbCvr/trecho-do-livro-historia-do-brasil-de-boris-fausto.pdf
Sugestão: Para conseguir fazer um debate mais aprofundado relacionando diferentes movimentos de revolta, sugerimos que leia o plano sobre a Revolta de Vila Rica para que os alunos possam estabelecer uma relação entre a Revolta de Vila Rica e a Inconfidência Mineira.
Como adequar à sua realidade: Busque saber se há em seu município ou região algum monumento ou museu que faz referência a Tiradentes e ao processo de Inconfidência Mineira, se possível, leve os alunos para uma visita ou recomende a visitação.
Sistematização
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Os alunos devem entender no fim da aula que o movimento da Inconfidência foi importante para o desenvolvimento histórico do Brasil, sendo que a ação dos rebeldes era necessária para a mudança política e econômica do país, porém não defendia ideais de liberdades mais amplas a todos os indivíduos (exemplo: liberdades civis aos escravizados).
Para exporem a respeito disso, peça aos alunos que se dividam em grupos (o número de grupos pode ser determinado pelo próprio professor, porém é recomendado grupos de cinco alunos). Os alunos devem debater sobre o processo da Inconfidência, seus líderes e suas motivações.
Após este debate, solicite que elaborem uma paródia para a música Samba exaltação a Tiradentes, expressando as considerações do grupo sobre a noção central de liberdade defendida na Inconfidência Mineira (política e econômica).
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagem, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet, Padlet.
Contexto
Nesta aula, você pode propor que os alunos trabalhem individualmente ou agrupados. Para trabalharem agrupados, os estudantes podem se comunicar através do Whatsapp, e-mail, Facebook, ou qualquer outra ferramenta que já utilizem. O importante é que troquem informações, se auxiliem na análise das fontes e nas discussões propostas. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com seu conhecimento sobre a turma.
Encaminhe o objetivo da aula, os links, para que os alunos possam ler a letra e ouvir a música “Exaltação a Tiradentes” no Youtube, o documento com o meme sobre a bandeira de Minas Gerais e alguns questionamentos. Utilize a ferramenta que considerar mais acessível: e-mail, WhatsApp, Google Sala de Aula ou outro meio de comunicação.
Meme bandeira de Minas Gerais
- Qual ideia é transmitida pela bandeira do Estado?
- A qual tipo de liberdade a bandeira possivelmente se refere, ao pensarmos no contexto do século XVIII?
- Quais motivos estariam envolvidos na defesa da liberdade em relação à metrópole neste período?
- Explique o meme observando a relação com a frase verdadeira da bandeira.
Música “Exaltação a Tiradentes”
- Qual ideia de Tiradentes é transmitida pela letra do samba?
- A que a letra pode estar se referindo como “liberdade”?
Dê um tempo para que os alunos possam refletir e responder. Eles podem fazer isso no próprio grupo da sala, em forma de texto, áudio ou vídeo. Você pode encaminhar pequenos áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas e acrescentando informações que achar necessárias.
Problematização
Nesta etapa, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou separadamente.
Encaminhe o documento com o trecho do livro “HIstória do Brasil”, de Boris Fausto, e alguns questionamentos.
- De acordo com trecho do texto do historiador Boris Fausto, como era a situação da sociedade mineira no fim do século XVIII?
- Quais motivos teriam levado o grupo descrito por Boris Fausto a se revoltar contra a Coroa? Quais seriam as “razões específicas de descontentamento”?
- Como Tiradentes se diferenciava dos demais inconfidentes?
- Algum trecho do texto dá a entender que o grupo defendia interesses de outros segmentos da população, como a população escravizada?
- Como podemos relacionar a Inconfidência e o crescimento das ideias liberais no século XVIII?
Estabeleça um prazo para que os alunos possam responder aos questionamentos. Você pode encaminhar pequenos áudios ou vídeos contextualizando as fontes, esclarecendo dúvidas, chamando a atenção para informações presentes que os alunos possam não ter percebido e acrescentando outras sobre a Revolta de Vila Rica, o período histórico etc.
Outra possibilidade é agendar um momento síncrono para que os alunos possam compartilhar as respostas com você e o restante da turma.
Sistematização
Nesta etapa, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente.
Eles podem conversar e combinar as paródias e escrever as letras, ou gravá-las cantando juntos em uma reunião do Google Meet, por exemplo. Podem postar os sambas em formato de texto, áudio ou vídeo nas redes sociais utilizando uma hashtag para divulgar as produções.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com os familiares e amigos através das redes sociais.
Caso haja interesse, as famílias podem assistir aos episódios do documentário História do Brasil por Bóris Fausto, disponíveis no site da Tv Escola, que apresentam de maneira bastante didática, os principais aspectos de todos os períodos da História do Brasil (disponível aqui).
O site Era Virtual disponibiliza visitas virtuais a vários museus brasileiros, o que pode enriquecer muito o aprendizado da História de nosso país (disponível aqui).
Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades):disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma): disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas): disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.
Hashtags (como usar): disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Thayane da Rocha Cruz Dias Freitas
Mentor: Bianca Silva
Especialista: Sherol dos Santos
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental.
Unidade temática: O mundo contemporâneo: o Antigo Regime em crise.
Objeto(s) de conhecimento: Rebeliões na América portuguesa: as conjurações mineira e baiana.
Habilidade(s) da BNCC: EF08HI05 Explicar os movimentos e as rebeliões da América portuguesa, articulando as temáticas locais e suas interfaces com processos ocorridos na Europa e nas Américas.
Palavras-chave: Inconfidência Mineira. Líder. Tiradentes. Liberalismo.
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA