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Plano de aula > História > 8º ano > O mundo contemporâneo: o Antigo Regime em crise

Plano de aula - A Inconfidência Mineira e as ideias liberais

Plano de aula de História com atividades para 8º ano do EF sobre A Inconfidência Mineira e as ideias liberais

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Thayane Da Rocha Cruz Dias Freitas

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08HI05, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor, materiais impressos, caixa de som e computador.

Bandeira de Minas Gerais: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3sAXG7jZdHbEPqht3gVCQGYvF6qpnf4xh7xBF7AZFAxjM4dJZCgC3Za5Kjy7/meme-bandeira.pdf

Link da letra completa da música: Disponível em:<https://www.letras.mus.br/imperio-serrano-rj/473125/>. Acesso em: 14 jan. 2014.

Link do áudio da música: Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=luD7QtVxioI>. Acesso em: 14 jan. 2014.

Trecho do livro História do Brasil, do historiador Boris Fausto: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BdYBaq7NYjHuJrvdPxyaUGcPd5Nap6NdmbyDQRf6DJ8gpQGMGjCB97GsbCvr/trecho-do-livro-historia-do-brasil-de-boris-fausto.pdf

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia em voz alta ou peça aos alunos para que leiam o objetivo da aula. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam a proposta e compreendam qual a expectativa de aprendizado no fim da aula.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientações: Nesta parte da Contextualização da aula, os alunos devem conseguir identificar que a ideia de “liberdade” está vinculada ao movimento da Inconfidência Mineira. Para isso, solicite aos alunos que observem inicialmente o meme com a imagem da bandeira de Minas Gerais
e suas inscrições na legenda. (Tradução livre: “Liberdade ainda que tardia”.)

Alguns questionamentos poderão ser feitos para mediar a análise da imagem:

  • Qual ideia é transmitida pela bandeira do Estado?
  • A qual tipo de liberdade a bandeira possivelmente se refere ao pensarmos no contexto do século XVIII?
  • Quais motivos estariam envolvidos na defesa da liberdade em relação à metrópole neste período?
  • Explique o meme observando sua relação com a frase verdadeira da bandeira.

Espera-se que os alunos respondam que a bandeira de Minas Gerais transmite a ideia de que a liberdade é importante e deve ser alcançada mesmo que isso leve tempo.

Pensando no contexto do século XVIII, quando o Brasil ainda não era independente de Portugal, para a segunda pergunta os alunos podem responder que a liberdade desejada expressa na bandeira é o desejo da colônia brasileira de ser independente da metrópole. Este desejo de liberdade é alimentado, uma vez que a colônia não possuía liberdade econômica e política, o que atrapalhava os comerciantes e produtores do território.

Caso não possua projetor à disposição, você pode imprimir cópias da imagem do meme da bandeira e distribuir para os alunos:

Meme bandeira: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3sAXG7jZdHbEPqht3gVCQGYvF6qpnf4xh7xBF7AZFAxjM4dJZCgC3Za5Kjy7/meme-bandeira.pdf

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Peça aos alunos que analisem agora a letra do samba Exaltação a Tiradentes, de 1949. Nesta parte os alunos deverão conseguir identificar que a imagem de Tiradentes tornou-se um símbolo heroico de luta por “liberdade” e relacionar que a bandeira de Minas perpetua a importância do movimento de revolta. Alguns questionamentos podem ser feitos, como:

  • Qual a ideia de Tiradentes é transmitida pela letra do samba? (A letra do samba transmite a ideia de que Tiradentes foi o herói da História brasileira e assim deve ser exaltado.)
  • A que a letra pode estar se referindo como “liberdade”? (Espera-se que os estudantes pensem em ideais de liberdade política para o país e para todos as pessoas, algo que deverá ser questionado ao longo da aula.)

Link da letra completa da música: VIOLA, Mano Décio. SILVA, Estanisláu. PENTEADO. Samba exaltação a Tiradentes. In: Escola de Samba Império Serrano. Rio de Janeiro, 1949. Disponível em:<https://www.letras.mus.br/imperio-serrano-rj/473125/>. Acesso em: 14 jan. 2019.

Link da música:

VIOLA, Mano Décio. SILVA, Estanisláu. PENTEADO. Samba exaltação a Tiradentes. In: Escola de Samba Império Serrano. Rio de Janeiro, 1949. Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=luD7QtVxioI>. Acesso em: 14 Jan. 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Nesta etapa o objetivo é que os estudantes compreendam sobre as motivações da Inconfidência Mineira, identificando sobre seus protagonistas, seus interesses e pensamentos.

Inicialmente peça aos alunos que façam a leitura do trecho 1 do texto de autoria do historiador Boris Fausto. Os alunos devem identificar quais possíveis motivações levaram os grupos sociais envolvidos a realizar a revolta e perceber que Tiradentes era o único que se diferia socialmente
dos demais.

Questionamentos:

  • De acordo com trecho do texto do historiador Boris Fausto, como era a situação da sociedade mineira no fim do século XVIII? (A situação era de muita exploração econômica de Portugal sobre o Brasil.)
  • Quais os motivos teriam motivado o grupo descrito por Boris Fausto a se revoltar contra a Coroa? Quais seriam suas “razões específicas de descontentamento”? (A origem elitista de seus membros nos leva a crer que entre os objetivos do movimento não estava um objetivo geral
    de liberdade para todos, mas que seus membros desejavam com esta liberdade mais independência e prosperidade econômica.)
  • Como Tiradentes se diferenciava dos demais inconfidentes? (Tiradentes possuía, dentre todos no grupo dos inconfidentes, uma origem relativamente mais humilde do que o restante do grupo. Era uma exceção.)
  • Algum trecho do texto dá a entender que o grupo defendia interesses de outros segmentos da população, como a população escravizada? (Não há nenhuma referência a ideias de emancipação dos escravizados.)

Depois, leiam o segundo trecho do texto de autoria do historiador Boris Fausto para refletir sobre a influência do liberalismo no Brasil Colonial. Proponha a seguinte questão:

  • Como podemos relacionar a Inconfidência e o crescimento das ideias liberais no século XVIII? (Este tipo de liberdade defendida por eles tinha a ver com os ideais do liberalismo político e econômico, que cresciam cada vez mais na Europa devido ao movimento Iluminista.)

Trecho do livro História do Brasil, do historiador Boris Fausto: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BdYBaq7NYjHuJrvdPxyaUGcPd5Nap6NdmbyDQRf6DJ8gpQGMGjCB97GsbCvr/trecho-do-livro-historia-do-brasil-de-boris-fausto.pdf

Sugestão: Para conseguir fazer um debate mais aprofundado relacionando diferentes movimentos de revolta, sugerimos que leia o plano sobre a Revolta de Vila Rica para que os alunos possam estabelecer uma relação entre a Revolta de Vila Rica e a Inconfidência Mineira.

Como adequar à sua realidade: Busque saber se há em seu município ou região algum monumento ou museu que faz referência a Tiradentes e ao processo de Inconfidência Mineira, se possível, leve os alunos para uma visita ou recomende a visitação.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Os alunos devem entender no fim da aula que o movimento da Inconfidência foi importante para o desenvolvimento histórico do Brasil, sendo que a ação dos rebeldes era necessária para a mudança política e econômica do país, porém não defendia ideais de liberdades mais amplas a todos os indivíduos (exemplo: liberdades civis aos escravizados).

Para exporem a respeito disso, peça aos alunos que se dividam em grupos (o número de grupos pode ser determinado pelo próprio professor, porém é recomendado grupos de cinco alunos). Os alunos devem debater sobre o processo da Inconfidência, seus líderes e suas motivações.
Após este debate, solicite que elaborem uma paródia para a música Samba exaltação a Tiradentes, expressando as considerações do grupo sobre a noção central de liberdade defendida na Inconfidência Mineira (política e econômica).

Resumo da aula

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Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08HI05, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor, materiais impressos, caixa de som e computador.

Bandeira de Minas Gerais: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3sAXG7jZdHbEPqht3gVCQGYvF6qpnf4xh7xBF7AZFAxjM4dJZCgC3Za5Kjy7/meme-bandeira.pdf

Link da letra completa da música: Disponível em:<https://www.letras.mus.br/imperio-serrano-rj/473125/>. Acesso em: 14 jan. 2014.

Link do áudio da música: Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=luD7QtVxioI>. Acesso em: 14 jan. 2014.

Trecho do livro História do Brasil, do historiador Boris Fausto: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BdYBaq7NYjHuJrvdPxyaUGcPd5Nap6NdmbyDQRf6DJ8gpQGMGjCB97GsbCvr/trecho-do-livro-historia-do-brasil-de-boris-fausto.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia em voz alta ou peça aos alunos para que leiam o objetivo da aula. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam a proposta e compreendam qual a expectativa de aprendizado no fim da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientações: Nesta parte da Contextualização da aula, os alunos devem conseguir identificar que a ideia de “liberdade” está vinculada ao movimento da Inconfidência Mineira. Para isso, solicite aos alunos que observem inicialmente o meme com a imagem da bandeira de Minas Gerais
e suas inscrições na legenda. (Tradução livre: “Liberdade ainda que tardia”.)

Alguns questionamentos poderão ser feitos para mediar a análise da imagem:

  • Qual ideia é transmitida pela bandeira do Estado?
  • A qual tipo de liberdade a bandeira possivelmente se refere ao pensarmos no contexto do século XVIII?
  • Quais motivos estariam envolvidos na defesa da liberdade em relação à metrópole neste período?
  • Explique o meme observando sua relação com a frase verdadeira da bandeira.

Espera-se que os alunos respondam que a bandeira de Minas Gerais transmite a ideia de que a liberdade é importante e deve ser alcançada mesmo que isso leve tempo.

Pensando no contexto do século XVIII, quando o Brasil ainda não era independente de Portugal, para a segunda pergunta os alunos podem responder que a liberdade desejada expressa na bandeira é o desejo da colônia brasileira de ser independente da metrópole. Este desejo de liberdade é alimentado, uma vez que a colônia não possuía liberdade econômica e política, o que atrapalhava os comerciantes e produtores do território.

Caso não possua projetor à disposição, você pode imprimir cópias da imagem do meme da bandeira e distribuir para os alunos:

Meme bandeira: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3sAXG7jZdHbEPqht3gVCQGYvF6qpnf4xh7xBF7AZFAxjM4dJZCgC3Za5Kjy7/meme-bandeira.pdf

Slide Plano Aula

Orientações: Peça aos alunos que analisem agora a letra do samba Exaltação a Tiradentes, de 1949. Nesta parte os alunos deverão conseguir identificar que a imagem de Tiradentes tornou-se um símbolo heroico de luta por “liberdade” e relacionar que a bandeira de Minas perpetua a importância do movimento de revolta. Alguns questionamentos podem ser feitos, como:

  • Qual a ideia de Tiradentes é transmitida pela letra do samba? (A letra do samba transmite a ideia de que Tiradentes foi o herói da História brasileira e assim deve ser exaltado.)
  • A que a letra pode estar se referindo como “liberdade”? (Espera-se que os estudantes pensem em ideais de liberdade política para o país e para todos as pessoas, algo que deverá ser questionado ao longo da aula.)

Link da letra completa da música: VIOLA, Mano Décio. SILVA, Estanisláu. PENTEADO. Samba exaltação a Tiradentes. In: Escola de Samba Império Serrano. Rio de Janeiro, 1949. Disponível em:<https://www.letras.mus.br/imperio-serrano-rj/473125/>. Acesso em: 14 jan. 2019.

Link da música:

VIOLA, Mano Décio. SILVA, Estanisláu. PENTEADO. Samba exaltação a Tiradentes. In: Escola de Samba Império Serrano. Rio de Janeiro, 1949. Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=luD7QtVxioI>. Acesso em: 14 Jan. 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Nesta etapa o objetivo é que os estudantes compreendam sobre as motivações da Inconfidência Mineira, identificando sobre seus protagonistas, seus interesses e pensamentos.

Inicialmente peça aos alunos que façam a leitura do trecho 1 do texto de autoria do historiador Boris Fausto. Os alunos devem identificar quais possíveis motivações levaram os grupos sociais envolvidos a realizar a revolta e perceber que Tiradentes era o único que se diferia socialmente
dos demais.

Questionamentos:

  • De acordo com trecho do texto do historiador Boris Fausto, como era a situação da sociedade mineira no fim do século XVIII? (A situação era de muita exploração econômica de Portugal sobre o Brasil.)
  • Quais os motivos teriam motivado o grupo descrito por Boris Fausto a se revoltar contra a Coroa? Quais seriam suas “razões específicas de descontentamento”? (A origem elitista de seus membros nos leva a crer que entre os objetivos do movimento não estava um objetivo geral
    de liberdade para todos, mas que seus membros desejavam com esta liberdade mais independência e prosperidade econômica.)
  • Como Tiradentes se diferenciava dos demais inconfidentes? (Tiradentes possuía, dentre todos no grupo dos inconfidentes, uma origem relativamente mais humilde do que o restante do grupo. Era uma exceção.)
  • Algum trecho do texto dá a entender que o grupo defendia interesses de outros segmentos da população, como a população escravizada? (Não há nenhuma referência a ideias de emancipação dos escravizados.)

Depois, leiam o segundo trecho do texto de autoria do historiador Boris Fausto para refletir sobre a influência do liberalismo no Brasil Colonial. Proponha a seguinte questão:

  • Como podemos relacionar a Inconfidência e o crescimento das ideias liberais no século XVIII? (Este tipo de liberdade defendida por eles tinha a ver com os ideais do liberalismo político e econômico, que cresciam cada vez mais na Europa devido ao movimento Iluminista.)

Trecho do livro História do Brasil, do historiador Boris Fausto: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BdYBaq7NYjHuJrvdPxyaUGcPd5Nap6NdmbyDQRf6DJ8gpQGMGjCB97GsbCvr/trecho-do-livro-historia-do-brasil-de-boris-fausto.pdf

Sugestão: Para conseguir fazer um debate mais aprofundado relacionando diferentes movimentos de revolta, sugerimos que leia o plano sobre a Revolta de Vila Rica para que os alunos possam estabelecer uma relação entre a Revolta de Vila Rica e a Inconfidência Mineira.

Como adequar à sua realidade: Busque saber se há em seu município ou região algum monumento ou museu que faz referência a Tiradentes e ao processo de Inconfidência Mineira, se possível, leve os alunos para uma visita ou recomende a visitação.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Os alunos devem entender no fim da aula que o movimento da Inconfidência foi importante para o desenvolvimento histórico do Brasil, sendo que a ação dos rebeldes era necessária para a mudança política e econômica do país, porém não defendia ideais de liberdades mais amplas a todos os indivíduos (exemplo: liberdades civis aos escravizados).

Para exporem a respeito disso, peça aos alunos que se dividam em grupos (o número de grupos pode ser determinado pelo próprio professor, porém é recomendado grupos de cinco alunos). Os alunos devem debater sobre o processo da Inconfidência, seus líderes e suas motivações.
Após este debate, solicite que elaborem uma paródia para a música Samba exaltação a Tiradentes, expressando as considerações do grupo sobre a noção central de liberdade defendida na Inconfidência Mineira (política e econômica).

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