Resumo da aula
Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Deixe o objetivo da aula visível para todos os alunos (em um cartaz ou no próprio quadro).
Propósito: Apresentar o objetivo da aula.
Discuta com a turma:
- Pelo objetivo apresentado dá para ter ideia do que vamos estudar hoje?
- Será que podemos encontrar números em textos?
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Propósito: Ler um texto com dados numéricos.
Orientação: Selecione um texto que a turma já está usando em sala e separe o trecho dele que tenha números com três algarismos. Leia coletivamente e circule os números junto com o grupo todo..Faça perguntas em que os alunos precisem usar os dados numéricos para efetivar suas respostas:
- Por que o texto traz esses números?
- O que eles representam?
- Eles trazem alguma informação?
Atividade Principal - Parte 1
Tempo sugerido: 10 minutos.
Propósito : Identificar, ler e escrever números com 3 ordens.
Orientação: Sugira à turma que forme grupos de 4 alunos (este número pode variar, pois depende muito do espaço físico da sua classe, da sua quantidade de alunos bem como da sua intencionalidade. Os grupos podem se formar livremente, por afinidade ou proximidade, mas podem também ser formados no sentido de garantir um agrupamento produtivo onde um aluno poderá ser um parceiro mais experiente e contribuir com um aluno que apresenta mais dificuldades). Garanta que todos os grupos tenham um cópia legível do texto (será o mesmo para todos os grupos).
Este momento será oportuno para suas intervenções no que diz respeito à leitura e escrita de números.
Traga a leitura de uma reportagem ou um texto científico sobre um dos assuntos que você está trabalhando com sua turma. Garanta que este texto tenha dados numéricos com diferentes ordens e escritas. Como sugestão, leia uma reportagem sobre economia de água, sobre a pesca, sobre internet, sobre animais… Revistas e sites podem te ajudar a encontrar um bom texto, porém, caso prefira, você poderá encontrar uma sugestão logo abaixo, nos materiais complementares.
Discuta com a turma:
- Qual é o assunto do texto?
- Vocês já ouviram falar sobre esse assunto?
- O que o texto apresenta além de letras?
- Que número vocês já encontraram? Eles se referem a quê?
- Dos números que vocês encontraram, qual é o maior? E o menor?
- Que ordens esses algarismos representam?
Gestão da aula:
- Em grupo, os alunos poderão decidir quem será o leitor e todos ajudarão a identificar e circular os dados numéricos que aparecem com 3 ordens.
- Circule pelos grupos e observe as falas e discussões dos alunos. Isso vai colaborar com a discussão no final da atividade.
- Alguns alunos poderão marcar todos os números, independente da quantidade de ordens. Relembre-os sobre a comanda da atividade.
- Depois, entregue uma folha sulfite ou cartolina para que todos os grupos registrem os números encontrados e a que eles se referem no texto. Por exemplo: 512 espécies de mamíferos.
- Reserve algum tempo para que cada grupo apresente seu cartaz para os demais e peça que observem se os registros foram semelhantes, se houve alguma diferença ou ausência de registro.
Você pode ler mais e encontrar sugestão de plano de aula que traz informações numéricas nos textos cotidianos aqui
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de Intervenção
Atividade Principal - Parte 2
Tempo sugerido: 10 minutos
Propósito : Identificar, ler e escrever números com 3 ordens.
Orientação: Garanta que cada grupo receberá uma folha de papel (sulfite A3, meia cartolina, etc) e canetinhas hidrográficas para que registrem os números encontrados. Não os deixe esquecer que precisam discriminar sobre o que se trata o número grifado, por exemplo, 180 anos atrás ou 235 espécies em extinção.
Discuta com a turma:
- Os números foram registrados corretamente?
- Todos os membros do grupo conseguem ler esses números anotados?
- Vocês conseguem identificar os números maiores? E os menores?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 15 minutos.
Propósito: Apresentar de forma oral e escrita os números encontrados
Orientação: Escolha um grupo para apresentar seu cartaz. Os alunos que fazem parte desse grupo devem ler os números anotados e verbalizar do que se tratam. Depois, repita a ação com um segundo grupo e assim por diante. Deixe os cartazes fixados no quadro ou na parede para que todos possam observá-los.
Discuta com a turma:
Conforme as apresentações aconteçam, você pode realizar pequenas intervenções como:
- Todos anotaram esse número do mesmo jeito? (caso haja um número escrito de forma incorreta) De que outra forma vocês escreveram?
- Vamos voltar ao texto e ver como está lá?
- Este número tem três algarismos como foi pedido? (caso algum grupo tenha colocado um número com dois) Qual era a comanda da atividade? Quem se lembra?
- Que ordens esses algarismos representam?
Sistematização do Conceito
Tempo sugerido: 5 minutos.
Propósito: Finalizar a atividade ressaltando a importância dos dados numéricos para entendimento do texto.
Orientação: Converse com os alunos sobre a importância dos números neste tipo de texto ( (informativo) e quanto eles contribuem para um melhor entendimento sobre o assunto. Traga também para a finalização os números de 3 ordens: se foram todos encontrados, se todos conheciam ou não estes números.
Discuta com a turma:
- Como os números nos ajudaram a entender este texto?
- Você reconheceu todos os números grifados? Você consegue ler estes números?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Propósito: Resumir a aprendizagem da aula.
Orientação: Converse com os alunos sobre os números formados por 3 algarismos e as ordens que representam (unidade, dezena e centena). Retome os cartazes apresentados pelos alunos para que visualizem a formação dos números.
Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Propósito: Identificar, dentro de um texto, os números com três ordens e reconhecer o maior deles.
Orientações: Entregue uma cópia do texto para cada aluno, pois a atividade será individual. O aluno deverá ler a atividade (o professor poderá ler para os alunos que ainda não o fazem) e depois identificar os números de 3 ordens que aparecem, e circular o maior dado numérico que aparece no texto.
Materiais complementares para impressão:
Atividade de Raio X
Resolução do Raio X
Atividade Complementar
Resolução da Atividade Complementar