16797
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 9º ano > Natureza, ambientes e qualidade de vida

Plano de aula - A transformação das paisagens equatoriais no Sudeste Asiático

Plano de aula de Geografia com atividades para 9º ano do Fundamental sobre compreender as consequências das transformações das paisagens em diferentes escalas.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cristiano Da Cruz Sena

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
GEO9_17UND02

Ferramentas sugeridas
WhatsApp ou E-mail
Google Docs ou o Word

Valor trabalhado
Participação

Apresentação do tema da aula
O objetivo desta aula é compreender as consequências das transformações das paisagens em diferentes escalas. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada pelo aplicativo, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula o valor participação estará presente. Tempo estimado de 5 minutos.

Contextualização
Envie o mapa para os alunos. Nessa etapa é importante mobilizar os conhecimentos prévios dos alunos e contextualizar o conteúdo que irá ser trabalhado, dessa forma, a partir do mapa das zonas térmicas indague os alunos sobre a localização do Sudeste Asiático. Após essa primeira provocação e a resposta dos alunos, questione sobre as condições climáticas da região do Sudeste Asiático a partir do mapa. É importante que a partir das características climáticas os alunos já comecem a pensar sobre o tipo de vegetação predominante na região, uma vez que pelas condições naturais as florestas tropicais é o principal bioma regional. Tempo estimado 10 minutos.

Problematização
Envie as imagens para os alunos. A primeira manchete trata sobre o grande crescimento econômico dos países do sudeste asiático, sendo chamado de novos Tigres Asiáticos. As outras duas manchetes tratam sobre o desmatamento dessas regiões, uma vez que esta vem sendo pressionada por grande corporações ligadas a agricultura como a Pepsico. Faça as seguintes perguntas: O que as manchetes dos jornais abordam? Existe alguma problemática apresentada no conjunto das manchetes dos jornais? Qual? Essas perguntas devem nortear a discussão entre os alunos. A problemática expressa nas manchetes é a dificuldade de compatibilizar o grande desenvolvimento econômico da região do sudeste asiático com a questão ambiental. Incentive-os a debater pelo WhatsApp.Tempo estimado 10 minutos.

Ação propositiva
Grave um áudio e explique os detalhes para a turma. Forme duplas ou trios. Cada grupo terá que produzir um texto argumentativo em que sejam contemplados as seguintes questões: 1 - Indicar as causas do desflorestamento no Sudeste Asiático. 2 - Indicar as possíveis consequências locais se esse processo for contínuo. 3 - Problematizar as consequências globais do desflorestamento das florestas tropicais. 4- Apresentar uma proposta para compatibilizar o desenvolvimento econômico e o ambiental. Eles podem pesquisar na internet, no entanto essas perguntas podem ser respondidas através da maioria dos livros didáticos de Geografia. Eles devem usar um editor de texto, poder o Google Docs ou o Word. Uma dica é visualizar textos jornalísticos para ajudar na construção do texto. Tempo estimado 40 minutos.

Sistematização
O objetivo dessa etapa do plano é fazer um fechamento da aula, dessa maneira solicite que cada grupo envie e apresente o texto produzido anteriormente. Os alunos devem discutir e comentar os textos dos amigos. Tempo estimado de 15 minutos.

Convite às famílias
Convide os pais a lerem a reportagem sobre desflorestamento na Ásia. Assim podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.

Sugestão Enviada Por: Leandro Campelo


Código: GEO9_17UND02

(EF09GE17) Explicar as características físico-naturais e a forma de ocupação e usos da terra em diferentes regiões da Europa, da Ásia e da Oceania.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Natureza, ambientes e qualidade de vida do 9º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas