GEO9_04UND03 - Contextualização - Imagem
Plano de Aula
Plano de aula: Japão e suas paisagens
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Paisagens culturais e naturais
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE04 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta habilidade está associada a relacionar as diferentes paisagens aos modos de vida de diferentes povos, valorizando identidades e interculturalidades regionais, no recorte estabelecido da BNCC, que compreende a Europa, Ásia e Oceania. Esse plano irá abordar as paisagens japonesas, com o objetivo dos alunos identificar e relacionar os elementos constituintes das paisagens japonesas, relacionando-as com as diferentes formas de manifestações culturais, naturais e sociais presentes no espaço geográfico, fazendo um paralelo entre as paisagens que remetem a cultura milenar japonesa se contraponto com as paisagens culturais, ou seja, produzidas pelo homem, que retratam as transformações do espaço geográfico, ressaltando os elementos modernos e tecnológicos como as de Tóquio, maior metrópole do mundo. Nessa aula deve haver uma retomada das habilidades EF06GE01 e EF06GE02 presentes no 6º ano do Ensino Fundamental, no sentido da compreensão da dinâmica da paisagem nos lugares é resultado da relações historicamente construídas pela sociedade para se apropriar da natureza, utilizando a percepção do espaço pelo viés da denominada "acumulação desigual de tempos” e “Rugosidades” de Milton Santos. Nessa aula poderá ainda trabalhar com aspectos previstos na habilidade EF09GE17, que estabelece a relação entre as modificações das paisagens de acordo com a ação humana.
Materiais necessários: Computador e projetor de imagens, sala de Informática com computadores com pacote Office ou Google Drive e acesso a internet. Caso não seja possível a utilização de uma Sala de Informática, imprima informações sobre as indicações sugeridas, para que o aluno consiga realizar as ações propostas neste plano.
Material complementar:
Imagem para Contextualização
Imagens para Problematização
Para você saber mais:
Paisagens japonesas. Para saber mais das paisagens japonesas, acesse os links, disponíveis em: https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/turismo/2018/09/06/interna_turismo,704381/toquio-mistura-a-tradicao-e-a-modernidade.shtml. Acesso em: 14 de fevereiro de 2019.
http://www.tudoporemail.com.br/content.aspx?emailid=3674. Acesso em: 14 de fevereiro de 2019.
https://japao.costasur.com/pt/natureza.html. Acesso em: 14 de fevereiro de 2019.
https://www.terramundi.com.br/blog/destinos-no-japao-11-imperdiveis/. Acesso em: 14 de fevereiro de 2019.
Paisagens de Tóquio. Para conhecer mais sobre as paisagens de Tóquio, acesse o link, disponível em: https://br.depositphotos.com/stock-photos/paisagem-urbana-de-t%C3%B3quio.html. Acesso em: 14 de fevereiro de 2019.
Gueixas: são mulheres da sociedade japonesa que se dedicam às artes e à preservação das tradições daquele país. Para saber mais, acesse o link, disponível em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/quem-sao-as-gueixas/. Acesso em: 14 de fevereiro de 2019.
Rugosidades: conceito elaborado pelo geógrafo e professor Milton Santos “rugosidades do espaço geográfico” que refere-se às ações humanas e as sociedades que vão imprimindo suas construções ao espaço geográfico, registrando suas atividades, seus costumes, suas tecnologias, suas culturas. Para saber mais, acesse o link disponível em: https://rugosidades.wordpress.com/. Acesso em 28 de janeiro de 2018.
Contextos prévios: Para o desenvolvimento dessa aula é necessário que os alunos já tenham conhecimento dos conceitos de paisagem, paisagem natural, paisagem cultural, população, sociedade, metrópole e megacidades.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: É recomendável que a aula seja na Sala de Informática da sua escola, com acesso a internet para realização da pesquisa proposta nesta aula e que os alunos estejam dispostos em grupos, de acordo com o número de computadores disponíveis. Nesse momento, projete ou escreva no quadro o tema da aula: Japão: um país moderno ou milenar? Inicie a aula informando os alunos que a aula irá trabalhar com as paisagens japonesas na perspectiva do milenar e do moderno. Caso não seja possível a utilização da Sala de Informática, solicite um trabalho de pesquisa como Lição de casa ou disponibilize materiais impressos de paisagens japonesas, que abordem as duas perspectivas trabalhadas nessa aula, em seguida solicite que os alunos realizem a análise e o levantamento dos argumentos partindo dos elementos que constituem as paisagens escolhidas.
Como adequar à sua realidade: Para adequar a sua realidade você pode sugerir uma análise das paisagens de sua região, com os suas particularidades e distinções na paisagem, mostrando o mosaico de paisagens resultantes da grande diversidade cultural, ambiental e econômica, possibilitando que os alunos identifiquem os elementos que retratam paisagens que refletem as manifestações culturais da região e os elementos que retratam as transformações do espaço geográfico, principalmente os elementos tecnológicos. Você poderá trabalhar ainda, com paisagens culturais da sua cidade ou região influenciadas pela colonização japonesa.
Contextualização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Para esta aula, é recomendável que os alunos estejam dispostos em duplas ou em grupos na Sala de Informática da sua escola. Comece a aula, com uma breve contextualização do Japão, apresentando aos alunos as características gerais do país, como a localização e seus aspectos geográficos mais relevantes. Nesse momento, informe aos alunos que o Japão é um país composto por um arquipélago situado no Oceano Pacífico, localizado no extremo leste do continente asiático. A população japonesa é uma das maiores do mundo, e sua densidade demográfica (número de habitantes por área) é também uma das mais elevadas, tendo a maior metrópole do mundo, Tóquio, capital do país.
Caso não seja possível projetar as imagens, utilize Mapa-Múndi Político e Físico ou Atlas Escolares para localizar o Japão e identificar os elementos fisiográfico do país, destacando a presença de relevo acidentado, composto por um grande número de montanhas e vulcões, além da grande quantidade de terremotos que atingem o país.
Material complementar
Para impressão dos mapas utilizados nessa etapa acesse o link:
Problematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Nesse momento apresente a problematização: O Japão é um país de paisagens milenares ou de paisagens modernas e tecnológicas? A intenção do questionamento é proporcionar um debate com a sala, evidenciando que o Japão é um país que mescla aspectos milenares com o moderno/tecnológico, onde templos antigos se misturam com transportes modernos, como carros modernos, híbridos e elétricos, e trens-bala, ou ainda, jovens japoneses fanáticos por mangás e cosplay e os que cultivam a tradição, como as gueixas.
Problematização
Orientações: Em seguida, apresente imagens de pessoas japonesas que retrata essas duas perspectivas. Na primeira imagem, retrata as gueixas, que são mulheres da sociedade japonesa que se dedicam às artes e à preservação das tradições daquele país. Uma gueixa se especializa em canto, dança, música e poesia para oferecer à elite local sua companhia culta e sofisticada em festas e recepções. Elas são parte fundamental da cultura japonesa desde o final do século 17. O papel das gueixas mudou várias vezes com o passar do tempo, sendo que no Japão moderno elas zelam pelas artes tradicionais. Na segunda imagem, retrata a mulher moderna japonesa.
Caso não seja possível a projeção das imagens, pode apresentá-las impressas ou utilizar imagens que retratam os dois aspectos: milenar e moderno/tecnológico.
Material complementar
Para impressão das imagens utilizadas, acesse o link:
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Esse é o momento em que os alunos serão os protagonistas, pois ao invés de simplesmente analisar imagens apresentadas pelo professor, terão a missão de pesquisar e escolher duas paisagens japonesas que retratam o Japão a partir de uma perspectiva. Importante que a turma seja separada em dois grandes grupos, um que defenderá um Japão Milenar, com paisagens que retratam suas paisagens naturais e culturais, voltadas ao culto a natureza e sua religiosidade, principalmente o budismo. O outro grupo defenderá um Japão Moderno e Tecnológico, ou seja, terá a missão de escolher duas paisagens que retratam o lado urbano, sobretudo, da grande metrópole Tóquio, com todas as luzes, prédios, trens-balas e infra-estrutura de um país altamente tecnológico.
Caso sua turma seja grande, poderá optar por por dividí-los em mais grupos, respeitando as devidas proporções para que as argumentações produzidas pelos alunos não seja prejudicada.
Caso não seja possível a utilização da Sala de Informática, solicite um trabalho de pesquisa como Lição de casa ou disponibilize materiais impressos de paisagens japonesas, que abordem as duas perspectivas trabalhadas nessa aula, em seguida solicite que os alunos realizem a análise e o levantamento dos argumentos partindo dos elementos que constituem as paisagens escolhidas.
Ação Propositiva
Orientações: Oriente os alunos que a pesquisa consiste em pesquisar e escolher duas paisagens japonesas que retratam a perspectiva a ser defendida pelo grupo. Essa defesa será pautada na imagem escolhida e nos elementos constitutivos da paisagem. Portanto, espera-se que o grupo que defenderá um Japão Milenar, escolha paisagens paisagens naturais (como as cerejeiras, montanhas, vulcões, como o Monte Fuji, etc) ou culturais, voltadas ao culto a natureza e sua religiosidade, principalmente o budismo (os jardins e templos, por exemplo). Em contrapartida, espera-se que o grupo que defenderá um Japão Moderno e Tecnológico, escolha paisagens que retratam o lado urbano, sobretudo, da grande metrópole Tóquio, com todas as luzes, prédios, trens-balas e infra-estruturas de um país altamente tecnológico.
Oriente os alunos que salvem as imagens escolhidas e registrem em uma folha parte os elementos constitutivos da paisagem que serviram de argumentos da tese defendida pelo grupo, para posterior apresentação.
Caso não seja possível a utilização da Sala de Informática, disponibilize materiais impressos de paisagens japonesas, que abordem as duas perspectivas trabalhadas nessa aula. Em seguida, solicite que os alunos faça o movimento proposto, ou seja, encontre nas paisagens disponibilizadas elementos constituintes da paisagem que assegurem a posição a ser defendida por eles, de um Japão Milenar ou um Japão Moderno
Sistematização
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações: Nesse momento, solicite que as paisagens escolhidas pelos os grupos sejam socializadas para toda a turma, bem como os argumentos utilizados pelo grupo para defender sua tese. Nesse momento, oriente os alunos que identifiquem os elementos constituintes das paisagens japonesas, relacionando-as com as diferentes formas de manifestações culturais, naturais e sociais presentes no espaço geográfico. Caso seja possível, proponha a elaboração de mural com a temática desta aula.
Sistematização
Orientações: Após as apresentações feitas, finalize a aula mostrando que as duas perspectivas apresentadas são corretas e complementares, pois o Japão é um país moderno e tecnológico que preserva suas tradições. Caso seja possível, proponha a elaboração de mural com a temática desta aula: Japão: um país milenar e moderno.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp e Google Jamboard
Valor trabalhado
Respeito ao ambiente e à própria coletividade
Apresentação do tema da aula
O objetivo desta aula é identificar e relacionar os elementos constituintes da paisagem japonesa com as diferentes formas de manifestações culturais, naturais e sociais presentes no espaço geográfico. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada pelo aplicativo, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula, o respeito ao ambiente e à própria coletividade estará presente. Tempo estimado: 5 minutos.
Contextualização
Grave um áudio com a pergunta "Japão: um país moderno ou milenar?". Inicie a aula informando aos alunos que eles irão trabalhar com as paisagens japonesas na perspectiva do milenar e do moderno. Envie-lhes a imagem disponível aqui. Nesse momento, informe aos alunos que o Japão é um país composto por um arquipélago, situado no Oceano Pacífico, no extremo leste do continente asiático. A população japonesa é uma das maiores do mundo, e sua densidade demográfica (número de habitantes por área) é também uma das mais elevadas, sendo a maior metrópole do globo, Tóquio, capital do país. Tempo estimado: 5 minutos.
Problematização
Nesse momento, apresente a problematização: "O Japão é um país de paisagens milenares ou de paisagens modernas e tecnológicas?". A intenção do questionamento é proporcionar um debate com a sala, evidenciando que o Japão é um país que mescla aspectos milenares com o moderno/tecnológico, onde templos antigos se misturam com transportes modernos, como carros híbridos e elétricos e trens-bala, e onde, por exemplo, jovens japoneses, fanáticos por mangás e cosplay, convivem com outros que cultivam a tradição, como as gueixas. Envie-lhes as imagens disponíveis aqui. A primeira imagem retrata as gueixas, mulheres da sociedade japonesa que se dedicam às artes e à preservação das tradições do país. Uma gueixa se especializa em canto, dança, música e poesia para oferecer à elite local sua companhia culta e sofisticada em festas e recepções. Incentive-os a enviar mensagens ou áudios pelo grupo da turma. Tempo estimado: 10 minutos.
Ação propositiva
Este é o momento em que os alunos serão os protagonistas, pois, em vez de simplesmente analisar as imagens apresentadas pelo professor, terão a missão de pesquisar e escolher duas paisagens japonesas que retratam o Japão a partir de uma perspectiva. É importante que a turma seja separada em dois grandes grupos: um que defenderá o Japão Milenar, com imagens que retratam suas paisagens naturais e culturais, voltadas ao culto à natureza, e sua religiosidade, principalmente o budismo; o outro grupo defenderá o Japão Moderno e Tecnológico, ou seja, terá a missão de escolher duas paisagens que retratam o lado urbano, sobretudo, da grande metrópole Tóquio, com todas as luzes, prédios, trens-balas e infraestrutura de um país altamente tecnológico. Sane qualquer dúvida que aparecer, professor. Tempo estimado: 40 minutos.
Sistematização
Neste momento, solicite que as paisagens escolhidas pelos grupos sejam socializadas com toda a turma, bem como os argumentos utilizados para defenderem suas teses. Oriente os alunos que identifiquem os elementos constituintes das paisagens japonesas, relacionando-as com as diferentes formas de manifestações culturais, naturais e sociais presentes no espaço geográfico. Caso seja possível, proponha a elaboração de um mural com a temática desta aula no Google Jamboard (veja, disponíveis aqui, algumas ideias para o uso da plataforma). Tempo estimado: 15 minutos.
Convite às famílias
Convide os pais a assistirem ao vídeo sobre o Japão, disponível aqui. Assim, podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Beatriz Dias
Mentor: Regina Tunes
Especialista: Leandro Campelo
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 9°ano
Unidade temática: Conexões e escalas
Objeto(s) de aprendizagem: Identificar e relacionar os elementos constituintes da paisagem japonesa com as diferentes formas de manifestações culturais, naturais e sociais presentes no espaço geográfico.
Habilidade (s) da Base: (EF09GE04) Relacionar diferenças de paisagens aos modos de viver de diferentes povos na Europa, Ásia e Oceania, valorizando identidades e interculturalidades regionais.
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA