16794
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 8º ano > Natureza, ambientes e qualidade de vida

Plano de aula - A situação dramática da fome na América e na África.

Plano de aula de Geografia com atividades para 8º ano do Fundamental sobre compreender a situação dramática da fome que atinge as pessoas no continente americano e africano.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ricardo Quirino Alves De Sousa

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
WhatsApp ou e-mail

Valor trabalhado
Direitos humanos

Apresentação do tema da aula
O objetivo desta aula é compreender a situação dramática da fome que atinge as pessoas no continente americano e africano. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada pelo aplicativo, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula, valores relacionados aos direitos humanos estarão presentes. Tempo estimado de 5 minutos.

Contextualização
Envie aos alunos a imagem disponível aqui, para iniciar a aula. Explique que a imagem se refere à Somália, um país africano onde 5,4 milhões de pessoas passam fome, seja por motivos climáticos, como as secas, seja por causa de conflitos internos. Envie também o mapa disponível aqui. Solicite aos alunos que observem o mapa da fome. Explique que subalimentação é a condição em que a população encontra-se sem alimentos, ou com ineficiência de nutrientes capazes de garantir a sustentação da vida, conforme a legenda do mapa. Tempo estimado: 15 minutos.

Problematização
Questione os alunos que ações seriam necessárias para combater a fome. Incentive-os a responder pelo WhatsApp da turma. Dê exemplos de programas sociais como o bolsa família, ações de segurança alimentar como banco de sementes, programas que visam a agricultura familiar, merenda escolar, investimentos em tecnologia de irrigação de baixo custo como os gotejamentos, manejo de perdas pós-colheita, ações comunitárias etc. Tempo estimado: 10 minutos.

Ação propositiva
Reúna os alunos em trios e oriente-os para que possam produzir questões que valorizem a importância da alimentação digna. As questões podem ser sobre a origem dos alimentos, a quantidade distribuída, a qualidade da merenda e o desperdício. Pergunte ainda se existe um Conselho de Alimentação Escolar (CAE) no município ou no estado; caso haja, as questões também poderão ser direcionadas ao CAE. Explique que o CAE é responsável pela fiscalização da merenda escolar. A ideia inicial do plano era entrevistar os trabalhadores da cantina da escola, mas, no ensino remoto, eles devem fazer o questionário e respondê-lo com pesquisas na internet e conversas com os familiares. Tempo estimado: 50 minutos.

Sistematização
Reflita junto aos alunos sobre as respostas apresentadas, com foco em resolver possíveis desperdícios de comida na escola e em casa, e, assim, orientá-los quando retornarem à escola, usando como espaço a reunião do grêmio escolar e a reunião de pais. Sugiro um roteiro para tanto: 1) Tabule ou mapeie a incidência de respostas; 2) Produza um relatório a fim de apresentar nas reuniões, levando em consideração a incidência de respostas que mais alarmaram o grupo ou a sala e 3) Se for tabular as resposas, sugiro uma padronização. Tempo estimado: 15 minutos.

Convite às famílias
Convide os pais a lerem a reportagem disponível aqui, sobre a fome no mundo. Assim, podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.

Sugestão Enviada Por: Leandro Campelo


Código: GEO8_20UND02

(EF08GE20) Analisar características de países e grupos de países da América e da África no que se refere aos aspectos populacionais, urbanos, políticos e econômicos, e discutir as desigualdades sociais e econômicas e as pressões sobre a natureza e suas riquezas (sua apropriação e valoração na produção e circulação), o que resulta na espoliação desses povos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Natureza, ambientes e qualidade de vida do 8º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas