GEO08_20UNID02 - Contextualização - Mapa da fome
Plano de Aula
Plano de aula: A situação dramática da fome na América e na África.
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Regionalização com base em dados socioespaciais
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE20 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Neste sentido, compreender a situação dramática da fome que atinge as pessoas no continente americano e africano, a partir das causas da fome e as possíveis soluções para o combate à fome.
Materiais necessários: Lápis, borracha, material impresso.
Material complementar:
Imagem do tema da aula: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EfkuF7jt6RvkA4vTWz9RzaSftjjHWMHpuM7JreREY38pBVkaDCFtyYm5v5we/geo08-20unid02-tema-da-aula-fome.pdf
Imagem disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Somali_children_waiting.JPEG acesso em 25 de janeiro de 2019.
Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/f4yna2wVTam7a3BSa9XSJYxjGAeXtadVaFwz2rrB8Ng9KxXnUN7HuwuvdKXn/geo08-20unid02-contextualizacao-mapa-da-fome.pdf
Para você saber mais:
Artigo disponível em: https://www.nexojornal.com.br/explicado/2016/09/02/Mundo-produz-comida-suficiente-mas-fome-ainda-%C3%A9-uma-realidade acesso em 26 de janeiro de 2019, apresenta os dados da fome no mundo segundo a FAO, traz ainda conceitos como insegurança alimentar, má nutrição, desnutrição, subnutrição e fome, bem ainda estabelece uma cronologia de ações de minimizaram e aumentaram a fome no mundo.
Artigo disponível em: http://www.fao.org/americas/noticias/ver/pt/c/1162212/ acesso em 26 de janeiro de 2019 apresenta a situação da fome na América Latina e Caribe.
https://news.un.org/pt/story/2017/02/1578211-onu-mais-de-20-milhoes-passam-fome-em-4-paises-africanos acesso em 28 de janeiro de 2019.
Vídeo disponível https://www.youtube.com/watch?v=2sY_mjq1-sE acessado em 28 de janeiro de 2019 que apresenta a situação da fome na Somália de maneira bem rápida e objetiva, apresentando os motivos.
Artigo diponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2017-09/relatorio-mostra-que-815-milhoes-de-pessoas-passam-fome-no-mundo acesso em 28 de janeiro de 2019.
Artigo disponível em: http://www.turminha.mpf.mp.br/direitos-das-criancas/alimentacao/direito-a-alimentacao/como-acabar-com-a-fome-e-a-miseria-1 acesso em 26 de março de 2019.
Artigo disponível http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-88392001000400013 acesso em 26 de março de 2019.
Artigo disponível em: https://nacoesunidas.org/onu-cria-centro-de-combate-a-fome-no-oeste-da-africa/ acesso em 26 de março de 2019.
Artigo disponível em: https://nacoesunidas.org/liberia-e-onu-debatem-potencial-da-alimentacao-escolar-para-combater-a-fome/ acesso em 01 de fevereiro de 2019.
Artigo disponível em: http://www.brasil.gov.br/noticias/educacao-e-ciencia/2014/09/programa-de-acesso-a-alimentacao-escolar-contribui-para-combate-a-fome-no-pais acesso em 01 de fevereiro de 2019.
Artigo disponível em: http://rbep.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/download/2032/2001 acesso em 01 de fevereiro de 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Solicite que os alunos observem a fotografia, explique que a imagem se refere a Somália, que é um país africano onde 5,4 milhões de pessoas passam fome, seja por motivos climáticos como a seca, seja por causa de conflitos internos.
Material complementar
Imagem para impressão
Imagem disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Somali_children_waiting.JPEG acesso em 25 de janeiro de 2019
Para você saber mais:
Artigo disponível em: http://www.fao.org/americas/noticias/ver/pt/c/1162212/ acesso em 26 de janeiro de 2019 apresenta a situação da fome na América Latina e Caribe.
https://news.un.org/pt/story/2017/02/1578211-onu-mais-de-20-milhoes-passam-fome-em-4-paises-africanos acesso em 28 de janeiro de 2019.
Vídeo disponível https://www.youtube.com/watch?v=2sY_mjq1-sE acessado em 28 de janeiro de 2019 que apresenta a situação da fome na Somália de maneira bem rápida e objetiva, apresentando os motivos.
Contextualização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Solicite aos alunos que observem o mapa da fome e como a representatividade se apresenta no mapa, explique que subalimentação é a condição em que a população entra-se sem alimentos, ou com ineficiência de nutrientes capazes de garantir a sustentação da vida, conforme a legenda do mapa:
Azul - menor que 5% da população - baixa situação de subalimentação
Amarela - entre 5 até 14,9% da população - moderada situação de subalimentação
Laranja - entre 15 até 24,9% da população - moderada alta situação de subalimentação
Vermelho entre 25 até 34,9% da população - alta situação de subalimentação
Marron - mais de 35% da população - muito alta situação de subalimentação
Chame atenção da situação da Bolívia na América Latina por exemplo a situação do Chade, e República Centro Africana com status de muito alta situação de subalimentação. Neste sentido, os dados observe os dados expostos no mapa também chamam atenção para o flagelo da fome. Se necessário leve um mapa político para facilitar a localização.
Material complementar
Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/f4yna2wVTam7a3BSa9XSJYxjGAeXtadVaFwz2rrB8Ng9KxXnUN7HuwuvdKXn/geo08-20unid02-contextualizacao-mapa-da-fome.pdf
Para você saber mais:
Artigo diponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2017-09/relatorio-mostra-que-815-milhoes-de-pessoas-passam-fome-no-mundo acesso em 28 de janeiro de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Questione os alunos sobre as ações que seriam necessárias para combater a fome. Dê exemplos de programas sociais como bolsa família, ações de segurança alimentar como banco de sementes, programas que visam agricultura familiar, merenda escolar é um programa de combate à fome, investimento em tecnologia de irrigação de baixo custo como o gotejamentos, manejo de perdas pós colheita, ações comunitárias.
Para você saber mais:
Artigo disponível em: http://www.turminha.mpf.mp.br/direitos-das-criancas/alimentacao/direito-a-alimentacao/como-acabar-com-a-fome-e-a-miseria-1 acesso em 26 de março de 2019.
Artigo disponível http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-88392001000400013 acesso em 26 de março de 2019.
Artigo disponível em: https://nacoesunidas.org/onu-cria-centro-de-combate-a-fome-no-oeste-da-africa/ acesso em 26 de março de 2019.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 32 minutos
Orientações: Combine com a merendeira e vice diretor(a) ou a responsável pelo setor de alimentação escolar, para que converse com os alunos a fim de responder às questões elaboradas. Este momento pode ser realizado na cantina ou refeitório da escola. Reúna em trios e oriente os alunos para que possam produzir questões que valorize a importância da alimentação digna, as questões podem ser sobre: a origem dos alimentos, a quantidade distribuída, a qualidade da merenda, e o desperdício, pergunte ainda se existe um Conselho de Alimentação Escolar(CAE) no município ou no estado, caso haja as questões também poderão ser direcionadas ao CAE, explique que o CAE é responsável pela fiscalização da merenda escolar.
Como adequar à sua realidade: Reúna em grupo os alunos e solicite a confecção de um questionário para uma pesquisa de observação(sugiro que a pesquisa dure um a dois meses) sobre alimentação, seja na escola ou em casa. Assim a produção do questionário será realizada em grupo, mas a pesquisa será realizada individual. Direcione para que as perguntas possam contemplar os seguintes temas:
a) O valor pago pelos alimentos.
b) A quantidade consumida em relação ao total de pessoas na casa.
c) Há desperdícios. por que?
d) A periodicidade de aquisição dos alimentos.
e) A qualidade dos alimentos consumidos em função do valor nutricional.
f) A quantidade é suficiente.
g) Participa de algum programa social de distribuição de alimentos.
Para você saber mais:
Artigo disponível em: https://nacoesunidas.org/liberia-e-onu-debatem-potencial-da-alimentacao-escolar-para-combater-a-fome/ acesso em 01 de fevereiro de 2019.
Artigo disponível em: http://www.brasil.gov.br/noticias/educacao-e-ciencia/2014/09/programa-de-acesso-a-alimentacao-escolar-contribui-para-combate-a-fome-no-pais acesso em 01 de fevereiro de 2019.
Artigo disponível em: http://rbep.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/download/2032/2001 acesso em 01 de fevereiro de 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Reflita junto aos alunos sobre as respostas apresentadas, com foco em resolver possíveis desperdício de comida na escola e em casa, assim orientar, usando como espaço a reunião do grêmio escolar e a reunião dos pais. Sugiro um roteiro para tal:
1 - Tabule ou mapei a incidência de respostas;
2 - Produza um relatório a fim de apresentar nas reuniões, levando em consideração a incidência de resposta que mais alarmaram o grupo ou a sala.
3 - Se for tabular, sugiro uma padronização:
plenamente satisfatório: atende aos requisitos de qualidade e quantidade, não há desperdício;
satisfatório: atende aos requisitos de qualidade e quantidade, há pouco desperdício em relação a quantidade;
insatisfatório: atende aos requisitos de qualidade e quantidade, há muito desperdício em relação a quantidade
plenamente insatisfatório: não atende aos requisitos de qualidade e quantidade, há muito desperdício
Com isso, faça um relatório a fim de apresentar nas reuniões.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp ou e-mail
Valor trabalhado
Direitos humanos
Apresentação do tema da aula
O objetivo desta aula é compreender a situação dramática da fome que atinge as pessoas no continente americano e africano. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada pelo aplicativo, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula, valores relacionados aos direitos humanos estarão presentes. Tempo estimado de 5 minutos.
Contextualização
Envie aos alunos a imagem disponível aqui, para iniciar a aula. Explique que a imagem se refere à Somália, um país africano onde 5,4 milhões de pessoas passam fome, seja por motivos climáticos, como as secas, seja por causa de conflitos internos. Envie também o mapa disponível aqui. Solicite aos alunos que observem o mapa da fome. Explique que subalimentação é a condição em que a população encontra-se sem alimentos, ou com ineficiência de nutrientes capazes de garantir a sustentação da vida, conforme a legenda do mapa. Tempo estimado: 15 minutos.
Problematização
Questione os alunos que ações seriam necessárias para combater a fome. Incentive-os a responder pelo WhatsApp da turma. Dê exemplos de programas sociais como o bolsa família, ações de segurança alimentar como banco de sementes, programas que visam a agricultura familiar, merenda escolar, investimentos em tecnologia de irrigação de baixo custo como os gotejamentos, manejo de perdas pós-colheita, ações comunitárias etc. Tempo estimado: 10 minutos.
Ação propositiva
Reúna os alunos em trios e oriente-os para que possam produzir questões que valorizem a importância da alimentação digna. As questões podem ser sobre a origem dos alimentos, a quantidade distribuída, a qualidade da merenda e o desperdício. Pergunte ainda se existe um Conselho de Alimentação Escolar (CAE) no município ou no estado; caso haja, as questões também poderão ser direcionadas ao CAE. Explique que o CAE é responsável pela fiscalização da merenda escolar. A ideia inicial do plano era entrevistar os trabalhadores da cantina da escola, mas, no ensino remoto, eles devem fazer o questionário e respondê-lo com pesquisas na internet e conversas com os familiares. Tempo estimado: 50 minutos.
Sistematização
Reflita junto aos alunos sobre as respostas apresentadas, com foco em resolver possíveis desperdícios de comida na escola e em casa, e, assim, orientá-los quando retornarem à escola, usando como espaço a reunião do grêmio escolar e a reunião de pais. Sugiro um roteiro para tanto: 1) Tabule ou mapeie a incidência de respostas; 2) Produza um relatório a fim de apresentar nas reuniões, levando em consideração a incidência de respostas que mais alarmaram o grupo ou a sala e 3) Se for tabular as resposas, sugiro uma padronização. Tempo estimado: 15 minutos.
Convite às famílias
Convide os pais a lerem a reportagem disponível aqui, sobre a fome no mundo. Assim, podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Ricardo Quirino
Mentor: Peter Trento
Especialista: Leandro Campelo
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 8°ano
Unidade temática: Natureza, ambientes e qualidade de vida
Objeto(s) de aprendizagem: Compreender a situação dramática da fome que atinge as pessoas no continente americano e africano.
Habilidade (s) da Base: (EF08GE20) Analisar características de países e grupos de países da América e da África no que se refere aos aspectos populacionais, urbanos, políticos e econômicos, e discutir as desigualdades sociais e econômicas e as pressões sobre a natureza e suas riquezas (sua apropriação e valoração na produção e circulação), o que resulta na espoliação desses povos.
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