16794
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 8º ano > Natureza, ambientes e qualidade de vida

Plano de aula - A situação dramática da fome na América e na África.

Plano de aula de Geografia com atividades para 8º ano do Fundamental sobre compreender a situação dramática da fome que atinge as pessoas no continente americano e africano.

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ricardo Quirino Alves De Sousa

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE20 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Neste sentido, compreender a situação dramática da fome que atinge as pessoas no continente americano e africano, a partir das causas da fome e as possíveis soluções para o combate à fome.

Materiais necessários: Lápis, borracha, material impresso.

Material complementar:

Imagem do tema da aula: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EfkuF7jt6RvkA4vTWz9RzaSftjjHWMHpuM7JreREY38pBVkaDCFtyYm5v5we/geo08-20unid02-tema-da-aula-fome.pdf

Imagem disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Somali_children_waiting.JPEG acesso em 25 de janeiro de 2019.

Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/f4yna2wVTam7a3BSa9XSJYxjGAeXtadVaFwz2rrB8Ng9KxXnUN7HuwuvdKXn/geo08-20unid02-contextualizacao-mapa-da-fome.pdf

Para você saber mais:

Artigo disponível em: https://www.nexojornal.com.br/explicado/2016/09/02/Mundo-produz-comida-suficiente-mas-fome-ainda-%C3%A9-uma-realidade acesso em 26 de janeiro de 2019, apresenta os dados da fome no mundo segundo a FAO, traz ainda conceitos como insegurança alimentar, má nutrição, desnutrição, subnutrição e fome, bem ainda estabelece uma cronologia de ações de minimizaram e aumentaram a fome no mundo.

Artigo disponível em: http://www.fao.org/americas/noticias/ver/pt/c/1162212/ acesso em 26 de janeiro de 2019 apresenta a situação da fome na América Latina e Caribe.

https://news.un.org/pt/story/2017/02/1578211-onu-mais-de-20-milhoes-passam-fome-em-4-paises-africanos acesso em 28 de janeiro de 2019.

Vídeo disponível https://www.youtube.com/watch?v=2sY_mjq1-sE acessado em 28 de janeiro de 2019 que apresenta a situação da fome na Somália de maneira bem rápida e objetiva, apresentando os motivos.

Artigo diponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2017-09/relatorio-mostra-que-815-milhoes-de-pessoas-passam-fome-no-mundo acesso em 28 de janeiro de 2019.

Artigo disponível em: http://www.turminha.mpf.mp.br/direitos-das-criancas/alimentacao/direito-a-alimentacao/como-acabar-com-a-fome-e-a-miseria-1 acesso em 26 de março de 2019.

Artigo disponível http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-88392001000400013 acesso em 26 de março de 2019.

Artigo disponível em: https://nacoesunidas.org/onu-cria-centro-de-combate-a-fome-no-oeste-da-africa/ acesso em 26 de março de 2019.

Artigo disponível em: https://nacoesunidas.org/liberia-e-onu-debatem-potencial-da-alimentacao-escolar-para-combater-a-fome/ acesso em 01 de fevereiro de 2019.

Artigo disponível em: http://www.brasil.gov.br/noticias/educacao-e-ciencia/2014/09/programa-de-acesso-a-alimentacao-escolar-contribui-para-combate-a-fome-no-pais acesso em 01 de fevereiro de 2019.

Artigo disponível em: http://rbep.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/download/2032/2001 acesso em 01 de fevereiro de 2019.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Solicite que os alunos observem a fotografia, explique que a imagem se refere a Somália, que é um país africano onde 5,4 milhões de pessoas passam fome, seja por motivos climáticos como a seca, seja por causa de conflitos internos.

Material complementar

Imagem para impressão

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EfkuF7jt6RvkA4vTWz9RzaSftjjHWMHpuM7JreREY38pBVkaDCFtyYm5v5we/geo08-20unid02-tema-da-aula-fome.pdf

Imagem disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Somali_children_waiting.JPEG acesso em 25 de janeiro de 2019

Para você saber mais:

Artigo disponível em: http://www.fao.org/americas/noticias/ver/pt/c/1162212/ acesso em 26 de janeiro de 2019 apresenta a situação da fome na América Latina e Caribe.

https://news.un.org/pt/story/2017/02/1578211-onu-mais-de-20-milhoes-passam-fome-em-4-paises-africanos acesso em 28 de janeiro de 2019.

Vídeo disponível https://www.youtube.com/watch?v=2sY_mjq1-sE acessado em 28 de janeiro de 2019 que apresenta a situação da fome na Somália de maneira bem rápida e objetiva, apresentando os motivos.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Solicite aos alunos que observem o mapa da fome e como a representatividade se apresenta no mapa, explique que subalimentação é a condição em que a população entra-se sem alimentos, ou com ineficiência de nutrientes capazes de garantir a sustentação da vida, conforme a legenda do mapa:

Azul - menor que 5% da população - baixa situação de subalimentação

Amarela - entre 5 até 14,9% da população - moderada situação de subalimentação

Laranja - entre 15 até 24,9% da população - moderada alta situação de subalimentação

Vermelho entre 25 até 34,9% da população - alta situação de subalimentação

Marron - mais de 35% da população - muito alta situação de subalimentação

Chame atenção da situação da Bolívia na América Latina por exemplo a situação do Chade, e República Centro Africana com status de muito alta situação de subalimentação. Neste sentido, os dados observe os dados expostos no mapa também chamam atenção para o flagelo da fome. Se necessário leve um mapa político para facilitar a localização.

Material complementar

Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/f4yna2wVTam7a3BSa9XSJYxjGAeXtadVaFwz2rrB8Ng9KxXnUN7HuwuvdKXn/geo08-20unid02-contextualizacao-mapa-da-fome.pdf

Para você saber mais:

Artigo diponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2017-09/relatorio-mostra-que-815-milhoes-de-pessoas-passam-fome-no-mundo acesso em 28 de janeiro de 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Questione os alunos sobre as ações que seriam necessárias para combater a fome. Dê exemplos de programas sociais como bolsa família, ações de segurança alimentar como banco de sementes, programas que visam agricultura familiar, merenda escolar é um programa de combate à fome, investimento em tecnologia de irrigação de baixo custo como o gotejamentos, manejo de perdas pós colheita, ações comunitárias.

Para você saber mais:

Artigo disponível em: http://www.turminha.mpf.mp.br/direitos-das-criancas/alimentacao/direito-a-alimentacao/como-acabar-com-a-fome-e-a-miseria-1 acesso em 26 de março de 2019.

Artigo disponível http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-88392001000400013 acesso em 26 de março de 2019.

Artigo disponível em: https://nacoesunidas.org/onu-cria-centro-de-combate-a-fome-no-oeste-da-africa/ acesso em 26 de março de 2019.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 32 minutos

Orientações: Combine com a merendeira e vice diretor(a) ou a responsável pelo setor de alimentação escolar, para que converse com os alunos a fim de responder às questões elaboradas. Este momento pode ser realizado na cantina ou refeitório da escola. Reúna em trios e oriente os alunos para que possam produzir questões que valorize a importância da alimentação digna, as questões podem ser sobre: a origem dos alimentos, a quantidade distribuída, a qualidade da merenda, e o desperdício, pergunte ainda se existe um Conselho de Alimentação Escolar(CAE) no município ou no estado, caso haja as questões também poderão ser direcionadas ao CAE, explique que o CAE é responsável pela fiscalização da merenda escolar.

Como adequar à sua realidade: Reúna em grupo os alunos e solicite a confecção de um questionário para uma pesquisa de observação(sugiro que a pesquisa dure um a dois meses) sobre alimentação, seja na escola ou em casa. Assim a produção do questionário será realizada em grupo, mas a pesquisa será realizada individual. Direcione para que as perguntas possam contemplar os seguintes temas:

a) O valor pago pelos alimentos.

b) A quantidade consumida em relação ao total de pessoas na casa.

c) Há desperdícios. por que?

d) A periodicidade de aquisição dos alimentos.

e) A qualidade dos alimentos consumidos em função do valor nutricional.

f) A quantidade é suficiente.

g) Participa de algum programa social de distribuição de alimentos.

Para você saber mais:

Artigo disponível em: https://nacoesunidas.org/liberia-e-onu-debatem-potencial-da-alimentacao-escolar-para-combater-a-fome/ acesso em 01 de fevereiro de 2019.

Artigo disponível em: http://www.brasil.gov.br/noticias/educacao-e-ciencia/2014/09/programa-de-acesso-a-alimentacao-escolar-contribui-para-combate-a-fome-no-pais acesso em 01 de fevereiro de 2019.

Artigo disponível em: http://rbep.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/download/2032/2001 acesso em 01 de fevereiro de 2019.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Reflita junto aos alunos sobre as respostas apresentadas, com foco em resolver possíveis desperdício de comida na escola e em casa, assim orientar, usando como espaço a reunião do grêmio escolar e a reunião dos pais. Sugiro um roteiro para tal:

1 - Tabule ou mapei a incidência de respostas;

2 - Produza um relatório a fim de apresentar nas reuniões, levando em consideração a incidência de resposta que mais alarmaram o grupo ou a sala.

3 - Se for tabular, sugiro uma padronização:

plenamente satisfatório: atende aos requisitos de qualidade e quantidade, não há desperdício;

satisfatório: atende aos requisitos de qualidade e quantidade, há pouco desperdício em relação a quantidade;

insatisfatório: atende aos requisitos de qualidade e quantidade, há muito desperdício em relação a quantidade

plenamente insatisfatório: não atende aos requisitos de qualidade e quantidade, há muito desperdício

Com isso, faça um relatório a fim de apresentar nas reuniões.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE20 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Neste sentido, compreender a situação dramática da fome que atinge as pessoas no continente americano e africano, a partir das causas da fome e as possíveis soluções para o combate à fome.

Materiais necessários: Lápis, borracha, material impresso.

Material complementar:

Imagem do tema da aula: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EfkuF7jt6RvkA4vTWz9RzaSftjjHWMHpuM7JreREY38pBVkaDCFtyYm5v5we/geo08-20unid02-tema-da-aula-fome.pdf

Imagem disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Somali_children_waiting.JPEG acesso em 25 de janeiro de 2019.

Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/f4yna2wVTam7a3BSa9XSJYxjGAeXtadVaFwz2rrB8Ng9KxXnUN7HuwuvdKXn/geo08-20unid02-contextualizacao-mapa-da-fome.pdf

Para você saber mais:

Artigo disponível em: https://www.nexojornal.com.br/explicado/2016/09/02/Mundo-produz-comida-suficiente-mas-fome-ainda-%C3%A9-uma-realidade acesso em 26 de janeiro de 2019, apresenta os dados da fome no mundo segundo a FAO, traz ainda conceitos como insegurança alimentar, má nutrição, desnutrição, subnutrição e fome, bem ainda estabelece uma cronologia de ações de minimizaram e aumentaram a fome no mundo.

Artigo disponível em: http://www.fao.org/americas/noticias/ver/pt/c/1162212/ acesso em 26 de janeiro de 2019 apresenta a situação da fome na América Latina e Caribe.

https://news.un.org/pt/story/2017/02/1578211-onu-mais-de-20-milhoes-passam-fome-em-4-paises-africanos acesso em 28 de janeiro de 2019.

Vídeo disponível https://www.youtube.com/watch?v=2sY_mjq1-sE acessado em 28 de janeiro de 2019 que apresenta a situação da fome na Somália de maneira bem rápida e objetiva, apresentando os motivos.

Artigo diponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2017-09/relatorio-mostra-que-815-milhoes-de-pessoas-passam-fome-no-mundo acesso em 28 de janeiro de 2019.

Artigo disponível em: http://www.turminha.mpf.mp.br/direitos-das-criancas/alimentacao/direito-a-alimentacao/como-acabar-com-a-fome-e-a-miseria-1 acesso em 26 de março de 2019.

Artigo disponível http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-88392001000400013 acesso em 26 de março de 2019.

Artigo disponível em: https://nacoesunidas.org/onu-cria-centro-de-combate-a-fome-no-oeste-da-africa/ acesso em 26 de março de 2019.

Artigo disponível em: https://nacoesunidas.org/liberia-e-onu-debatem-potencial-da-alimentacao-escolar-para-combater-a-fome/ acesso em 01 de fevereiro de 2019.

Artigo disponível em: http://www.brasil.gov.br/noticias/educacao-e-ciencia/2014/09/programa-de-acesso-a-alimentacao-escolar-contribui-para-combate-a-fome-no-pais acesso em 01 de fevereiro de 2019.

Artigo disponível em: http://rbep.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/download/2032/2001 acesso em 01 de fevereiro de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Solicite que os alunos observem a fotografia, explique que a imagem se refere a Somália, que é um país africano onde 5,4 milhões de pessoas passam fome, seja por motivos climáticos como a seca, seja por causa de conflitos internos.

Material complementar

Imagem para impressão

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EfkuF7jt6RvkA4vTWz9RzaSftjjHWMHpuM7JreREY38pBVkaDCFtyYm5v5we/geo08-20unid02-tema-da-aula-fome.pdf

Imagem disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Somali_children_waiting.JPEG acesso em 25 de janeiro de 2019

Para você saber mais:

Artigo disponível em: http://www.fao.org/americas/noticias/ver/pt/c/1162212/ acesso em 26 de janeiro de 2019 apresenta a situação da fome na América Latina e Caribe.

https://news.un.org/pt/story/2017/02/1578211-onu-mais-de-20-milhoes-passam-fome-em-4-paises-africanos acesso em 28 de janeiro de 2019.

Vídeo disponível https://www.youtube.com/watch?v=2sY_mjq1-sE acessado em 28 de janeiro de 2019 que apresenta a situação da fome na Somália de maneira bem rápida e objetiva, apresentando os motivos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Solicite aos alunos que observem o mapa da fome e como a representatividade se apresenta no mapa, explique que subalimentação é a condição em que a população entra-se sem alimentos, ou com ineficiência de nutrientes capazes de garantir a sustentação da vida, conforme a legenda do mapa:

Azul - menor que 5% da população - baixa situação de subalimentação

Amarela - entre 5 até 14,9% da população - moderada situação de subalimentação

Laranja - entre 15 até 24,9% da população - moderada alta situação de subalimentação

Vermelho entre 25 até 34,9% da população - alta situação de subalimentação

Marron - mais de 35% da população - muito alta situação de subalimentação

Chame atenção da situação da Bolívia na América Latina por exemplo a situação do Chade, e República Centro Africana com status de muito alta situação de subalimentação. Neste sentido, os dados observe os dados expostos no mapa também chamam atenção para o flagelo da fome. Se necessário leve um mapa político para facilitar a localização.

Material complementar

Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/f4yna2wVTam7a3BSa9XSJYxjGAeXtadVaFwz2rrB8Ng9KxXnUN7HuwuvdKXn/geo08-20unid02-contextualizacao-mapa-da-fome.pdf

Para você saber mais:

Artigo diponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2017-09/relatorio-mostra-que-815-milhoes-de-pessoas-passam-fome-no-mundo acesso em 28 de janeiro de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Questione os alunos sobre as ações que seriam necessárias para combater a fome. Dê exemplos de programas sociais como bolsa família, ações de segurança alimentar como banco de sementes, programas que visam agricultura familiar, merenda escolar é um programa de combate à fome, investimento em tecnologia de irrigação de baixo custo como o gotejamentos, manejo de perdas pós colheita, ações comunitárias.

Para você saber mais:

Artigo disponível em: http://www.turminha.mpf.mp.br/direitos-das-criancas/alimentacao/direito-a-alimentacao/como-acabar-com-a-fome-e-a-miseria-1 acesso em 26 de março de 2019.

Artigo disponível http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-88392001000400013 acesso em 26 de março de 2019.

Artigo disponível em: https://nacoesunidas.org/onu-cria-centro-de-combate-a-fome-no-oeste-da-africa/ acesso em 26 de março de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 32 minutos

Orientações: Combine com a merendeira e vice diretor(a) ou a responsável pelo setor de alimentação escolar, para que converse com os alunos a fim de responder às questões elaboradas. Este momento pode ser realizado na cantina ou refeitório da escola. Reúna em trios e oriente os alunos para que possam produzir questões que valorize a importância da alimentação digna, as questões podem ser sobre: a origem dos alimentos, a quantidade distribuída, a qualidade da merenda, e o desperdício, pergunte ainda se existe um Conselho de Alimentação Escolar(CAE) no município ou no estado, caso haja as questões também poderão ser direcionadas ao CAE, explique que o CAE é responsável pela fiscalização da merenda escolar.

Como adequar à sua realidade: Reúna em grupo os alunos e solicite a confecção de um questionário para uma pesquisa de observação(sugiro que a pesquisa dure um a dois meses) sobre alimentação, seja na escola ou em casa. Assim a produção do questionário será realizada em grupo, mas a pesquisa será realizada individual. Direcione para que as perguntas possam contemplar os seguintes temas:

a) O valor pago pelos alimentos.

b) A quantidade consumida em relação ao total de pessoas na casa.

c) Há desperdícios. por que?

d) A periodicidade de aquisição dos alimentos.

e) A qualidade dos alimentos consumidos em função do valor nutricional.

f) A quantidade é suficiente.

g) Participa de algum programa social de distribuição de alimentos.

Para você saber mais:

Artigo disponível em: https://nacoesunidas.org/liberia-e-onu-debatem-potencial-da-alimentacao-escolar-para-combater-a-fome/ acesso em 01 de fevereiro de 2019.

Artigo disponível em: http://www.brasil.gov.br/noticias/educacao-e-ciencia/2014/09/programa-de-acesso-a-alimentacao-escolar-contribui-para-combate-a-fome-no-pais acesso em 01 de fevereiro de 2019.

Artigo disponível em: http://rbep.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/download/2032/2001 acesso em 01 de fevereiro de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Reflita junto aos alunos sobre as respostas apresentadas, com foco em resolver possíveis desperdício de comida na escola e em casa, assim orientar, usando como espaço a reunião do grêmio escolar e a reunião dos pais. Sugiro um roteiro para tal:

1 - Tabule ou mapei a incidência de respostas;

2 - Produza um relatório a fim de apresentar nas reuniões, levando em consideração a incidência de resposta que mais alarmaram o grupo ou a sala.

3 - Se for tabular, sugiro uma padronização:

plenamente satisfatório: atende aos requisitos de qualidade e quantidade, não há desperdício;

satisfatório: atende aos requisitos de qualidade e quantidade, há pouco desperdício em relação a quantidade;

insatisfatório: atende aos requisitos de qualidade e quantidade, há muito desperdício em relação a quantidade

plenamente insatisfatório: não atende aos requisitos de qualidade e quantidade, há muito desperdício

Com isso, faça um relatório a fim de apresentar nas reuniões.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Natureza, ambientes e qualidade de vida do 8º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08GE20 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano