16792
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 7º ano > Unidade

Plano de aula - Impactos Ambientais no Brasil

Plano de aula de Geografia com atividades para 7º ano do Fundamental sobre reconhecer alguns impactos ambientais que circundam a comunidade escolar

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rodrigo Ferrari Baglini

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
Ferramentas de comunicação tecnológica (WhatsApp, e-mail ou mensagens em ambientes virtuais) e YouTube.

Valor trabalhado
O respeito ao ambiente e à própria coletividade.

Apresentação do tema da aula
Apresente o tema aos alunos por escrito, por meio de alguma ferramenta de comunicação tecnológica. Escreva que nesta aula eles aprenderão sobre impactos ambientais que ocorrem no Brasil.

Contextualização
A contextualização deste plano adaptado tem o objetivo de sensibilizar os estudantes para a questão dos impactos ambientais. Envie por e-mail ou outra ferramenta de comunicação tecnológica o quadro de levantamento de impactos ambientais editado. A edição necessária é que, em vez de pensar na escola, o estudante deve fazer o preenchimento do quadro a partir da observação da residência.

Ação propositiva
A ação propositiva segue a originalmente proposta no plano de aula, com a adaptação de que a atividade deve ser realizada individualmente, dada a impossibilidade de encontro presencial. A proposta é a elaboração de cartazes que alertem aos familiares a respeito das questões que precisam ser revistas na residência para melhora do quadro ambiental. Envie por e-mail ou outra ferramenta de comunicação tecnológica o arquivo com as sugestões de layout dos cartazes. Esclareça que os cartazes devem ter formato A4 e podem ser feitos à mão, com uso de colagens, desenhos, canetinhas coloridas etc., ou em algum software com o qual o estudante tenha habilidade. Para inspirá-los, peça que assistam ao pequeno vídeo disponível aqui.

Sistematização
Com o cartaz pronto, oriente o estudante a mostrá-lo em casa, para os pais e/ou responsáveis, perguntando sobre a possibilidade de praticar a ação que o cartaz sugere. Peça que os estudantes enviem uma fotografia do cartaz por e-mail ou outra ferramenta de comunicação tecnológica. Avalie a possibilidade de socialização com a turma dos cartazes produzidos.

Convite às famílias
Convide os familiares para conhecerem um pouco mais sobre algumas possibilidades de deixar as casas mais sustentáveis, assistindo, junto com o estudante, à reportagem produzida pela EuroNews, disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Regina Tunes


Código: GEO7_12UND02

(EF07GE12) Comparar unidades de conservação existentes no Município de residência e em outras localidades brasileiras, com base na organização do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Unidade do 7º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas