GEO7_12UND01
Plano de Aula
Plano de aula: Impactos Ambientais no Brasil
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Políticas territoriais de conservação e preservação ambiental no Brasil
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF07GE12) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
A habilidade mencionada neste plano será desenvolvida por meio da análise da comunidade escolar como objeto de transformação e produção econômica que leva a processos de degradação ambiental e acabam justificando a criação de regulamentações de defesa de espaços naturais, tal como o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC).
Materiais necessários:
Papel cartão (várias cores); Canetinhas; Cartolinas; Folhas sulfites; Lápis de cor; Cola; Canetas; Revistas para recorte;
Livros para recorte (aconselhável utilizar livros que seriam descartados pela escola ou que não possuem mais utilidade didática-pedagógica na construção de conceitos).
Material complementar:
Tabela de análise e pesquisa visual (Tema da aula): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/H4EQTa6Dp9e5a8kR7mKWvEmmmjHbEdudpRsr9AMucZJJJuEbGzP7DwyUdTrg/geo7-12und01.pdf
Sugestões de layout (Ação propositiva):
Para você saber mais:
A expansão urbano-industrial do Brasil nas últimas décadas, gerou diversos impactos ambientais sobre o território, sobretudo em regiões de grande adensamento populacional, como é o caso das grandes capitais e metrópoles do país. Esse fato decorre de uma política econômica que se moldou a partir da década de 60 sobre os preceitos das indústrias multinacionais, que, sob a tutela do estado começou um processo de exploração da mão de obra e da matéria -prima no Brasil, edificando um modelo urbano que não respeitou os limites ambientais do Brasil.
No entanto, os impactos ambientais do Brasil também podem ser reconhecidos no campo, principalmente com a expansão da política agropecuária sobre diversas fronteiras do território que outrora abrigavam uma grande diversidade biogeográfica e que hoje vem sendo substituída pelo capital.
Sendo assim, a expansão dos impactos ambientais no Brasil acabam se resultando de políticas que valorizam o desenvolvimento econômico agrário-industrial como construção basilar na expansão de uma sociedade urbana, trazendo como consequências de curto e longo prazo, inúmeros problemas ambientais, como poluição, extinção de fauna e flora, elevada densidade demográfica, impermeabilização constante do solo e outros problemas de ordem ambiental que impactam de maneira negativa as sociedades que abrigam esses espaços.
A fim de minimizar os impactos ambientais decorrentes dessa rápida expansão agrária industrial, o governo instituiu sobre a lei 9985/2000 um programa de criação de Unidades de Conservação (UC) que visa estabelecer, dentre vários objetivos, a conservação das variedades de espécies biológicas e dos recursos genéticos no território nacional e nas águas jurisdicionais, criando programas de manutenção do espaço ambiental do Brasil.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
A aula será desenvolvida a partir de um breve levantamento de informações de possíveis impactos ambientais na comunidade escolar. Para isso entregue para cada aluno esta atividade https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/H4EQTa6Dp9e5a8kR7mKWvEmmmjHbEdudpRsr9AMucZJJJuEbGzP7DwyUdTrg/geo7-12und01.pdf e peça para preencherem a tabela, pois a atividade será utilizada como base de informações para o desenvolvimento dessa aula.
Peça para todos os alunos sentarem no chão e os organize num grande círculo, de tal maneira que todos possam se enxergar e não ficar inibido no compartilhamento da atividade realizada em casa;
Comente com os alunos que nesta aula eles vão reconhecer alguns impactos ambientais que circundam a comunidade escolar através do levantamento realizado na tabela de análise. Depois, eles criarão uma campanha de conscientização para a comunidade escolar acerca das consequências geradas pelos impactos ambientais observados e anotados.
Para você saber mais:
A expansão urbano-industrial do Brasil nas últimas décadas, gerou diversos impactos ambientais sobre o território, sobretudo em regiões de grande adensamento populacional, como é o caso das grandes capitais e metrópoles do país. Esse fato decorre de uma política econômica que se moldou a partir da década de 60 sobre os preceitos das indústrias multinacionais, que, sob a tutela do estado começou um processo de exploração da mão de obra e da matéria -prima no Brasil, edificando um modelo urbano que não respeitou os limites ambientais do Brasil.
No entanto, os impactos ambientais do Brasil também podem ser reconhecidos no campo, principalmente com a expansão da política agropecuária sobre diversas fronteiras do território que outrora abrigavam uma grande diversidade biogeográfica e que hoje vem sendo substituída pelo capital.
Sendo assim, a expansão dos impactos ambientais no Brasil acabam se resultando de políticas que valorizam o desenvolvimento econômico agrário-industrial como construção basilar na expansão de uma sociedade urbana, trazendo como consequências de curto e longo prazo, inúmeros problemas ambientais, como poluição, extinção de fauna e flora, elevada densidade demográfica, impermeabilização constante do solo e outros problemas de ordem ambiental que impactam de maneira negativa as sociedades que abrigam esses espaços.
A fim de minimizar os impactos ambientais decorrentes dessa rápida expansão agrária industrial, o governo instituiu sobre a lei 9985/2000 um programa de criação de Unidades de Conservação (UC) que visa estabelecer, dentre vários objetivos, a conservação das variedades de espécies biológicas e dos recursos genéticos no território nacional e nas águas jurisdicionais, criando programas de manutenção do espaço ambiental do Brasil.
Contextualização
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
Com os alunos sentados em círculo, inicie a aula apresentando o papel de todos os integrantes de uma sociedade na manutenção do espaço ambiental. Comente com os alunos que o espaço ambiental não pode ser resumido apenas na natureza, mas que ele compreende todo o espaço que está em nossa volta, das paisagens naturais as paisagens transformadas. Para isso inicie a conversa apresentando o seguinte contexto:
“Os impactos ambientais, tais como poluição, trânsito, desmatamento e outros normalmente são gerados a fim de beneficiar algumas pessoas num curto espaço de tempo, trazendo a elas conforto ou lucro, no caso de grandes empresários ou agricultores, por exemplo.No entanto, vale ressaltar que a médio e longo prazo todos os indivíduos, independentemente de sua origem, irão ser prejudicados pelas atitudes cometidas em algum momento contra o espaço ambiental”.
Incentive os alunos a comentarem quais foram os principais problemas ambientais observados na comunidade escolar, peça para utilizarem as anotações realizadas na tabela. Pergunte a eles se além dos problemas listados na tabela, eles observaram outros problemas ambientais.
Problematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Os slides mostram diversos problemas ambientais. Projete ou mostre as imagens impressas para os alunos e, à medida em que elas são apresentadas, incentive os estudantes a listar alguns motivos, no espaço destinado da tabela de análise, que levam a esses impactos ambientais. Se reconhecem os problemas porque eles existem próximo a sua realidade e como são causados.
Como adequar à sua realidade: Você pode providenciar imagens de problemas ambientais de sua região. Podendo até, como atividade de casa, solicitar que os alunos produzam fotografias utilizando o celular.
Problematização
Orientações: Os slides mostram diversos problemas ambientais. Projete ou mostre as imagens impressas para os alunos e, à medida em que elas são apresentadas, incentive os estudantes a listar alguns motivos, no espaço destinado da tabela de análise, que levam a esses impactos ambientais. Se reconhecem os problemas porque eles existem próximo a sua realidade e como são causados.
Problematização
Orientações: Os slides mostram diversos problemas ambientais. Projete ou mostre as imagens impressas para os alunos e, à medida em que elas são apresentadas, incentive os estudantes a listar alguns motivos, no espaço destinado da tabela de análise, que levam a esses impactos ambientais. Se reconhecem os problemas porque eles existem próximo a sua realidade e como são causados.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações:
Organize os alunos em grupos de 4 integrantes. Leia, projete ou escreva na lousa as orientações iniciais apontadas no slide.
Peça para criarem uma campanha de conscientização ambiental para a comunidade escolar, apresente algumas sugestões de organização de layout para eles, com o objetivo de inspirá-los na produção dos cartazes. (Entregue as sugestões de layout para os grupos).
Incentive-os a utilizar a utilizar as discussões realizadas na etapa de problematização junto com os dados obtidos na observação e anotados na tabela.
Comente com alunos que campanhas publicitárias, devem chamar a atenção do leitor, por isso compartilhe com os alunos todos os materiais de papelaria solicitados na etapa “Sobre Este Plano”.
As sugestões de organização de layout servem apenas para auxiliar uma possível organização da campanha, porém é aconselhável incentivar os alunos a criarem a partir da criatividade deles o próprio material.
Material complementar
Sugestões de layout: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/c2gcTJhrhsyTqH9k6j7yUEzZyN85PPpvm387zYe8UuruFdzg3v5HxPdapEdM/geo7-12und02-acao-propositiva-sugestao-de-layouts.pdf
Como adequar à sua realidade: Utilize fotografias/imagens de sua comunidade escolar, facilmente encontrada em jornais de circulação municipal. Caso opte por utilizar fotografias, incentive-os os alunos a produzir fotografias com seus celulares dos problemas ambientais da comunidade, utilizando essas imagens na confecção da campanha de conscientização.
Sistematização
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações:
Com base nas campanhas desenvolvidas pelos alunos, oriente-os a formular uma apresentação oral para cada produto. Para isso, diga para os estudantes que os materiais serão fixadas em vários espaços da escola e por isso é necessário, caso a campanha seja indagada por algum colega, que os alunos apresentem durante o intervalo ou em outro momento previamente pensado pelo professor, o conteúdo desenvolvido, bem como o processo de desenvolvimento da produção. Algumas perguntas que podem ser respondidas no desenvolvimento da apresentação oral:
1- Por que os impactos ambientais são comuns em nossa sociedade?
2- Como podemos nos conscientizar acerca de nossas atitudes no processo de degradação ambiental?
3- Quem são os agentes que mais degradam o ambiente?
4- Por que o título da campanha apresenta esta provocação?
As perguntas servem para guiar a apresentação oral bem como servir de base de reflexão durante a elaboração do material caso seja necessário.
É essencial que ao fim desta aula, os alunos possam identificar algumas causas de impactos ambientais que ferem o cotidiano das sociedades e que os problemas ambientais sempre decorrem da necessidade da produção econômica de alguns em detrimento da grande maioria
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Ferramentas de comunicação tecnológica (WhatsApp, e-mail ou mensagens em ambientes virtuais) e YouTube.
Valor trabalhado
O respeito ao ambiente e à própria coletividade.
Apresentação do tema da aula
Apresente o tema aos alunos por escrito, por meio de alguma ferramenta de comunicação tecnológica. Escreva que nesta aula eles aprenderão sobre impactos ambientais que ocorrem no Brasil.
Contextualização
A contextualização deste plano adaptado tem o objetivo de sensibilizar os estudantes para a questão dos impactos ambientais. Envie por e-mail ou outra ferramenta de comunicação tecnológica o quadro de levantamento de impactos ambientais editado. A edição necessária é que, em vez de pensar na escola, o estudante deve fazer o preenchimento do quadro a partir da observação da residência.
Ação propositiva
A ação propositiva segue a originalmente proposta no plano de aula, com a adaptação de que a atividade deve ser realizada individualmente, dada a impossibilidade de encontro presencial. A proposta é a elaboração de cartazes que alertem aos familiares a respeito das questões que precisam ser revistas na residência para melhora do quadro ambiental. Envie por e-mail ou outra ferramenta de comunicação tecnológica o arquivo com as sugestões de layout dos cartazes. Esclareça que os cartazes devem ter formato A4 e podem ser feitos à mão, com uso de colagens, desenhos, canetinhas coloridas etc., ou em algum software com o qual o estudante tenha habilidade. Para inspirá-los, peça que assistam ao pequeno vídeo disponível aqui.
Sistematização
Com o cartaz pronto, oriente o estudante a mostrá-lo em casa, para os pais e/ou responsáveis, perguntando sobre a possibilidade de praticar a ação que o cartaz sugere. Peça que os estudantes enviem uma fotografia do cartaz por e-mail ou outra ferramenta de comunicação tecnológica. Avalie a possibilidade de socialização com a turma dos cartazes produzidos.
Convite às famílias
Convide os familiares para conhecerem um pouco mais sobre algumas possibilidades de deixar as casas mais sustentáveis, assistindo, junto com o estudante, à reportagem produzida pela EuroNews, disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Rodrigo Baglini
Mentor: Laiany Santos
Especialista: Murilo Rossi
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 7°ano
Unidade temática: Natureza, ambientes e qualidade de vida
Objeto(s) de aprendizagem: Reconhecer alguns impactos ambientais que circundam a comunidade escolar
Habilidade (s) da Base: (EF07GE12) Comparar unidades de conservação existentes no Município de residência e em outras localidades brasileiras, com base na organização do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC).
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA