_GEO7_11UND07 - Contextualização - Quadrinho
Plano de Aula
Plano de aula: O Cerrado e a Ocupação Humana
Plano 7 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Os domínios morfoclimáticos do Brasil
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07GE11 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Esta habilidade diz respeito a identificar e compreender as dinâmicas que envolvem os grandes biomas nacionais. Neste plano, em particular, será tratado o bioma cerrado, que já começou a ser trabalhado no plano GEO7_11UND04. A preocupação aqui é que o aluno compreenda como se deu a ocupação humana no cerrado e as visões de mundo ligadas aos projetos econômicos que podem levar esse bioma ao seu esgotamento.
Materiais necessários: Projetor, lápis, borracha, cópias das imagens do slide e das atividades.
Material complementar:
História em quadrinhos da contextualização:
Atividade da ação propositiva:
Material da sistematização:
Para você saber mais:
O Brasil central, onde encontramos a paisagem do cerrado, foi uma das últimas áreas ocupada pelo projeto colonizador. Por muitos anos tratada como um grande vazio, ou seja, uma área habitada por ninguém e disponível para a expansão econômica, o interior do Brasil, os chamados “sertões”, na verdade, é lugar de moradia de muitos grupos indígenas. Os registros mais antigos de ocupação humana do cerrado datam de 11 mil anos atrás. Depois da decadência da atividade de mineração do século XVIII, essa área só foi efetivamente conectada a economia nacional nos anos 70 do século XX. Com o escasseamento de terras no sul e sudeste, a expansão da fronteira agrícola se volta para o centro-oeste brasileiro. Essa expansão foi facilitada, de certa maneira, por essa ideia de grande vazio existente na região. Além disso, a paisagem característica do cerrado, grandes áreas de campo, florestas pouco densas, árvores retorcidas, era vista como própria para o uso. Ou seja, se vendeu a ideia de que o cerrado era uma grande área inútil e feia, sem atrativos. Enquanto as atenções do mundo se voltavam para a proteção da grande e exuberante floresta amazônica., seu chamado “primo pobre”, estava a mercê dos interesses do capitalismo crescente.
Referências:
Dissertação sobre o cerrado e os quadrinhos:
ALVES, Evandro. Cerrado em quadrinhos: experiências e contribuições para o ensino de geografia. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Departamento de Geografia da Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte. 2014.
Matéria sobre a destruição do cerrado:
MOURÃO, Carolina. O Cerrado pede Socorro. O eco, 2004. Disponível em: <https://www.oeco.org.br/reportagens/794-o-cerrado-pede-socorro/ >. Acesso em: Fev. 2019.
Contextos prévios: É recomendado que os alunos já tenham trabalhado a habilidade referente ao plano GEO7_11UND04.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete a pergunta, ou a escreva no quadro. Comente com os alunos que a região central do Brasil é, hoje, uma das menos povoada do país, e que a ideia de que ninguém vive lá foi muito difundida. Nesta aula, estudaremos esse assunto e procuraremos responder essa pergunta de algum jeito.
Como adequar à sua realidade: Caso você viva em um estado do centro-oeste do Brasil ou em uma área de cerrado, pergunte o que os alunos acham dessa ideia de que a região deles é vazia, como se sentem com isso? Caso essa questão os faça se sentir pouco valorizados no contexto brasileiro, comente que se hoje ainda se propaga essa ideia do “vazio” central, imaginem como era essa situação antigamente. Como será que os colonizadores tratavam as populações indígenas na época? Como alguém digno de respeito ou como alguém que não existe?
Contextualização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Divida a turma em duplas e entregue a cada uma delas, cópia da história em quadrinhos apresentada em partes neste e nos próximos slides. Leiam a história coletivamente. Pergunte o que mais chamou a atenção dos alunos. Conhecem algum grupo indígena do centro do Brasil? Se sim, qual? Que atividade foi a primeira a ser desenvolvida pelos colonizadores na região? Se responderem mineração, pergunte se essa atividade ainda é realizada. Pergunte, também, segundo a história, que características do cerrado facilitaram o desenvolvimento da agricultura mecanizada no Brasil central? Espera-se que falem do relevo plano e da vegetação pouco densa. Para finalizar, questione se, como foi lido, o cerrado é ou era, de fato, uma área desabitada. Se responderem negativamente, pergunte a quem interessa a divulgação da ideia dessa área como um “vazio populacional”? O que eles acham? Por que seria mais difícil realizar essas atividades todas na amazônia?
Nesta etapa, o mais importante é levantar as questões, não tanto respondê-las neste momento.
Material complementar
Link para a história em quadrinhos:
Como adequar à sua realidade: Caso você more em uma área de cerrado, pergunte em que situação se encontra o estado de conservação da vegetação? Existe agricultura mecanizada? O que produzem?
Para você saber mais:
Os povos indígenas do centro do Brasil pertencem, na sua maioria, ao tronco linguístico macro-jê. Como exemplos temos os Botocudos, Kayapó, Carijó, entre outros.
FREITAS, Eduardo. Os povos indígenas no Brasil a Importância para o ecossistema, 2018. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiadobrasil/os-povos-indigenas-no-brasil.htm >. Acesso em: Jan. 2019.
Contextualização
Orientações: Divida a turma em duplas e entregue a cada uma delas, cópia da história em quadrinhos apresentada em partes neste e nos próximos slides. Leiam a história coletivamente. Pergunte o que mais chamou a atenção dos alunos. Conhecem algum grupo indígena do centro do Brasil? Se sim, qual? Que atividade foi a primeira a ser desenvolvida pelos colonizadores na região? Se responderem mineração, pergunte se essa atividade ainda é realizada. Pergunte, também, segundo a história, que características do cerrado facilitaram o desenvolvimento da agricultura mecanizada no Brasil central? Espera-se que falem do relevo plano e da vegetação pouco densa. Para finalizar, questione se, como foi lido, o cerrado é ou era, de fato, uma área desabitada. Se responderem negativamente, pergunte a quem interessa a divulgação da ideia dessa área como um “vazio populacional”? O que eles acham? Por que seria mais difícil realizar essas atividades todas na amazônia?
Nesta etapa, o mais importante é levantar as questões, não tanto respondê-las neste momento.
Contextualização
Orientações: Divida a turma em duplas e entregue a cada uma delas, cópia da história em quadrinhos apresentada em partes neste e nos próximos slides. Leiam a história coletivamente. Pergunte o que mais chamou a atenção dos alunos. Conhecem algum grupo indígena do centro do Brasil? Se sim, qual? Que atividade foi a primeira a ser desenvolvida pelos colonizadores na região? Se responderem mineração, pergunte se essa atividade ainda é realizada. Pergunte, também, segundo a história, que características do cerrado facilitaram o desenvolvimento da agricultura mecanizada no Brasil central? Espera-se que falem do relevo plano e da vegetação pouco densa. Para finalizar, questione se, como foi lido, o cerrado é ou era, de fato, uma área desabitada. Se responderem negativamente, pergunte a quem interessa a divulgação da ideia dessa área como um “vazio populacional”? O que eles acham? Por que seria mais difícil realizar essas atividades todas na amazônia?
Nesta etapa, o mais importante é levantar as questões, não tanto respondê-las neste momento.
Contextualização
Orientações: Divida a turma em duplas e entregue a cada uma delas, cópia da história em quadrinhos apresentada em partes neste e nos próximos slides. Leiam a história coletivamente. Pergunte o que mais chamou a atenção dos alunos. Conhecem algum grupo indígena do centro do Brasil? Se sim, qual? Que atividade foi a primeira a ser desenvolvida pelos colonizadores na região? Se responderem mineração, pergunte se essa atividade ainda é realizada. Pergunte, também, segundo a história, que características do cerrado facilitaram o desenvolvimento da agricultura mecanizada no Brasil central? Espera-se que falem do relevo plano e da vegetação pouco densa. Para finalizar, questione se, como foi lido, o cerrado é ou era, de fato, uma área desabitada. Se responderem negativamente, pergunte a quem interessa a divulgação da ideia dessa área como um “vazio populacional”? O que eles acham? Por que seria mais difícil realizar essas atividades todas na amazônia?
Nesta etapa, o mais importante é levantar as questões, não tanto respondê-las neste momento.
Contextualização
Orientações: Divida a turma em duplas e entregue a cada uma delas, cópia da história em quadrinhos apresentada em partes neste e nos próximos slides. Leiam a história coletivamente. Pergunte o que mais chamou a atenção dos alunos. Conhecem algum grupo indígena do centro do Brasil? Se sim, qual? Que atividade foi a primeira a ser desenvolvida pelos colonizadores na região? Se responderem mineração, pergunte se essa atividade ainda é realizada. Pergunte, também, segundo a história, que características do cerrado facilitaram o desenvolvimento da agricultura mecanizada no Brasil central? Espera-se que falem do relevo plano e da vegetação pouco densa. Para finalizar, questione se, como foi lido, o cerrado é ou era, de fato, uma área desabitada. Se responderem negativamente, pergunte a quem interessa a divulgação da ideia dessa área como um “vazio populacional”? O que eles acham? Por que seria mais difícil realizar essas atividades todas na amazônia?
Nesta etapa, o mais importante é levantar as questões, não tanto respondê-las neste momento.
Problematização
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Lance a questão aos alunos, projetando ou escrevendo no quadro. Pergunte se os alunos já viram alguma campanha de proteção a Amazônia. Se sim, como se essa campanha fala da importância da floresta? Lembre-os do último quadrinho da história, viram o discurso do presidente? Por que ele convidou as pessoas do mundo a visitar a amazônia e não o cerrado? Que diferenças existem entre esses dois biomas?
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Imprima e distribua para cada dupla a atividade desta etapa. Deixe que os alunos leiam e conversem entre eles. Procure ajudá-los em suas dúvidas. Eles podem escrever suas respostas na própria folha ou em seus cadernos. Quando todos terminarem, peça que leiam suas respostas. Que conclusões chegaram? O cerrado pode ser aproveitado economicamente sem ser derrubado? Para aproveitar os produtos que o cerrado fornece, é preciso derrubar a mata? Por que o cerrado não é tratado como outros biomas, como a amazônia, por exemplo? A quem interessa que o cerrado seja visto como uma área sem importância, que precisa ser ocupada e “aproveitada”?
Se você vive em área de cerrado, pergunte se conhecem alguma atividade econômica ou de sobrevivência praticada no lugar onde vivem. Como quebradeiras de coco, indígenas, pescadores, etc.
Material complementar
A atividade pode ser acessada no seguinte link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tkXwQYs9gyPBWKRSYgF56MuXzeSdtXrjTtKhB8kBYUQSfQaVr8XrWW2PVqEa/geo7-11und07-acao-propositiva-atividade.pdf
Sistematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Imprima e distribua para as duplas, cópias da folha modelo desta etapa, aquelas com os quadrinhos em branco. Peça que criem uma história em quadrinhos sobre o cerrado. Sobre que aspecto estudado eles gostariam de falar, os primeiros habitantes do cerrado? Sobre a mineração? Se fossem criar um personagem que represente o cerrado, que personagem seria? Como ele viveria? Que problemas ele teria?
Note que na folha tem seis quadrinhos em branco, se quiserem usar só três, tudo bem, é só recortar da folha o número de quadrinhos desejado. Deixe que os alunos pesquisem, no livro didático da escola, outros aspectos que ele queira representar.
Após o término da atividade, peça que mostrem suas histórias e as expliquem para a turma. É possível, também, pensar em uma exposição das histórias, no corredor ou dentro da sala.
Material complementar
Link para a folha modelo:
Como adequar à sua realidade: Caso não queira imprimir a folha, peça para que os alunos desenhem seus próprios quadrinhos em uma folha em branco.
Para você saber mais:
Sobre uso dos quadrinhos em sala de aula:
COSTA, Rafael Martins da. Geografias em quadrinhos: imaginando um mundo em sala de aula. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre. 2012.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Ferramentas de comunicação tecnológica (WhatsApp, e-mail ou mensagens em ambientes virtuais) e YouTube.
Valor trabalhado
O respeito ao ambiente e à própria coletividade.
Apresentação do tema da aula
Apresente o tema aos alunos por escrito, por meio de alguma ferramenta de comunicação tecnológica. Escreva que a região central do Brasil é, hoje, uma das menos povoada do país, e que a ideia de que ninguém vive lá foi muito difundida. Nesta aula, estudaremos esse assunto.
Contextualização
A contextualização deste plano adaptado tem o objetivo de introduzir a discussão sobre o povoamento da região Centro-oeste. Para isso, envie por e-mail ou outra ferramenta de comunicação tecnológica os quadrinhos que estão na contextualização da aula. Peça que leiam a HQ e respondam aos dois questionamentos: 1) A partir do que foi lido, o cerrado é ou era, de fato, uma área desabitada?; 2) A quem interessa a divulgação da ideia dessa área como um “vazio populacional”?
Ação propositiva
A ação propositiva adaptada segue a proposta original do plano de aula. A atividade será feita individualmente, dada a impossibilidade de realização de encontros da turma. Envie por e-mail o arquivo que está na ação propositiva desta aula, para realização da atividade no caderno de Geografia.
Sistematização
Sistematize a aula, professor, enviando um vídeo ou áudio com comentários sobre as questões da atividade realizada pelos estudantes. É importante que eles tenham um feedback.
Convite às famílias
Convide os familiares para conhecerem um pouco mais sobre os problemas ambientais do cerrado. Envie às famílias o vídeo disponível aqui, e sugira que o assistam com os estudantes.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Rafael Martins da Costa
Mentor: Laiany Santos
Especialista: Murilo Rossi
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 7°ano
Unidade temática: Natureza, ambientes e qualidade de vida
Objeto(s) de aprendizagem: Aprofundar a compreensão sobre a ocupação humana do cerrado.
Habilidade (s) da Base: (EF07GE11) Caracterizar dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional, bem como sua distribuição e biodiversidade (Florestas Tropicais, Cerrados, Caatingas, Campos Sulinos e Matas de Araucária).
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