16791
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 7º ano > Unidade

Plano de aula - O Cerrado e a Ocupação Humana

Plano de aula de Geografia com atividades para 7º ano do Fundamental sobre aprofundar a compreensão sobre a ocupação humana do cerrado.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rafael Martins da Costa

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
GEO7_11UND07

Ferramentas sugeridas
Ferramentas de comunicação tecnológica (WhatsApp, e-mail ou mensagens por meio de ambientes virtuais)
Youtube
Internet

Valor trabalhado
O respeito ao ambiente e à própria coletividade.

Apresentação do tema da aula
Apresente o tema aos alunos por escrito com uso de alguma ferramenta de comunicação tecnológica. Escreva que a região central do Brasil é, hoje, uma das menos povoada do país, e que a ideia de que ninguém vive lá foi muito difundida. Nesta aula, estudaremos esse assunto.

Contextualização
A contextualização desse plano adaptado terá o objetivo de introduzir a discussão sobre o povoamento da região Centro-oeste. Para isso, envie por e-mail, ou outra ferramenta de comunicação tecnológica, os quadrinhos que estão na contextualização da aula. Peça que eles leiam a HQ e respondem aos dois questionamentos: 1) A partir do que foi lido, o cerrado é ou era, de fato, uma área desabitada?; e 2) A quem interessa a divulgação da ideia dessa área como um “vazio populacional”?

Ação propositiva
A ação propositiva adaptada segue a proposta original do plano de aula. A atividade será feita individualmente, dada a impossibilidade de realização de encontros da turma. Envie por e-mail o arquivo que está na ação propositiva dessa aula para a realização no caderno de Geografia.

Sistematização
Sistematize a aula, professor, enviando um vídeo ou áudio com comentários sobre as questões da atividade realizada pelos estudantes. É importante que eles tenham um feedback.

Convite às famílias
Convide os familiares para conhecer um pouco mais sobre os problemas ambientais do Cerrado. Envie para as famílias o vídeo a seguir e faça a sugestão que assistam com os estudantes. Disponível aqui

Sugestão Enviada Por: Instituto de Geografia - UERJ


Código: GEO7_11UND07

(EF07GE11) Caracterizar dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional, bem como sua distribuição e biodiversidade (Florestas Tropicais, Cerrados, Caatingas, Campos Sulinos e Matas de Araucária).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Unidade do 7º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas