16791
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 7º ano > Unidade

Plano de aula - O Cerrado e a Ocupação Humana

Plano de aula de Geografia com atividades para 7º ano do Fundamental sobre aprofundar a compreensão sobre a ocupação humana do cerrado.

Plano 07 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rafael Martins da Costa

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07GE11 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Esta habilidade diz respeito a identificar e compreender as dinâmicas que envolvem os grandes biomas nacionais. Neste plano, em particular, será tratado o bioma cerrado, que já começou a ser trabalhado no plano GEO7_11UND04. A preocupação aqui é que o aluno compreenda como se deu a ocupação humana no cerrado e as visões de mundo ligadas aos projetos econômicos que podem levar esse bioma ao seu esgotamento.

Materiais necessários: Projetor, lápis, borracha, cópias das imagens do slide e das atividades.

Material complementar:

História em quadrinhos da contextualização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/urhNpT4rs9vr2kSydr8wcMS2F8CU9xEGFFQ8RCqMhB48zhZJ48NejnZfgu2P/geo7-11und07-contextualizacao-quadrinho.pdf

Atividade da ação propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tkXwQYs9gyPBWKRSYgF56MuXzeSdtXrjTtKhB8kBYUQSfQaVr8XrWW2PVqEa/geo7-11und07-acao-propositiva-atividade.pdf

Material da sistematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yqQzKebNc86YnejrmU3XaPMuxvRBbqZRpyJ5HRPJAUkPCT6kzErEWheJEhUR/geo7-11und07-sistematizacao-material.pdf

Para você saber mais:

O Brasil central, onde encontramos a paisagem do cerrado, foi uma das últimas áreas ocupada pelo projeto colonizador. Por muitos anos tratada como um grande vazio, ou seja, uma área habitada por ninguém e disponível para a expansão econômica, o interior do Brasil, os chamados “sertões”, na verdade, é lugar de moradia de muitos grupos indígenas. Os registros mais antigos de ocupação humana do cerrado datam de 11 mil anos atrás. Depois da decadência da atividade de mineração do século XVIII, essa área só foi efetivamente conectada a economia nacional nos anos 70 do século XX. Com o escasseamento de terras no sul e sudeste, a expansão da fronteira agrícola se volta para o centro-oeste brasileiro. Essa expansão foi facilitada, de certa maneira, por essa ideia de grande vazio existente na região. Além disso, a paisagem característica do cerrado, grandes áreas de campo, florestas pouco densas, árvores retorcidas, era vista como própria para o uso. Ou seja, se vendeu a ideia de que o cerrado era uma grande área inútil e feia, sem atrativos. Enquanto as atenções do mundo se voltavam para a proteção da grande e exuberante floresta amazônica., seu chamado “primo pobre”, estava a mercê dos interesses do capitalismo crescente.

Referências:

Dissertação sobre o cerrado e os quadrinhos:

ALVES, Evandro. Cerrado em quadrinhos: experiências e contribuições para o ensino de geografia. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Departamento de Geografia da Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte. 2014.

Matéria sobre a destruição do cerrado:

MOURÃO, Carolina. O Cerrado pede Socorro. O eco, 2004. Disponível em: <https://www.oeco.org.br/reportagens/794-o-cerrado-pede-socorro/ >. Acesso em: Fev. 2019.

Contextos prévios: É recomendado que os alunos já tenham trabalhado a habilidade referente ao plano GEO7_11UND04.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete a pergunta, ou a escreva no quadro. Comente com os alunos que a região central do Brasil é, hoje, uma das menos povoada do país, e que a ideia de que ninguém vive lá foi muito difundida. Nesta aula, estudaremos esse assunto e procuraremos responder essa pergunta de algum jeito.

Como adequar à sua realidade: Caso você viva em um estado do centro-oeste do Brasil ou em uma área de cerrado, pergunte o que os alunos acham dessa ideia de que a região deles é vazia, como se sentem com isso? Caso essa questão os faça se sentir pouco valorizados no contexto brasileiro, comente que se hoje ainda se propaga essa ideia do “vazio” central, imaginem como era essa situação antigamente. Como será que os colonizadores tratavam as populações indígenas na época? Como alguém digno de respeito ou como alguém que não existe?

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Divida a turma em duplas e entregue a cada uma delas, cópia da história em quadrinhos apresentada em partes neste e nos próximos slides. Leiam a história coletivamente. Pergunte o que mais chamou a atenção dos alunos. Conhecem algum grupo indígena do centro do Brasil? Se sim, qual? Que atividade foi a primeira a ser desenvolvida pelos colonizadores na região? Se responderem mineração, pergunte se essa atividade ainda é realizada. Pergunte, também, segundo a história, que características do cerrado facilitaram o desenvolvimento da agricultura mecanizada no Brasil central? Espera-se que falem do relevo plano e da vegetação pouco densa. Para finalizar, questione se, como foi lido, o cerrado é ou era, de fato, uma área desabitada. Se responderem negativamente, pergunte a quem interessa a divulgação da ideia dessa área como um “vazio populacional”? O que eles acham? Por que seria mais difícil realizar essas atividades todas na amazônia?

Nesta etapa, o mais importante é levantar as questões, não tanto respondê-las neste momento.

Material complementar

Link para a história em quadrinhos:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/urhNpT4rs9vr2kSydr8wcMS2F8CU9xEGFFQ8RCqMhB48zhZJ48NejnZfgu2P/geo7-11und07-contextualizacao-quadrinho.pdf

Como adequar à sua realidade: Caso você more em uma área de cerrado, pergunte em que situação se encontra o estado de conservação da vegetação? Existe agricultura mecanizada? O que produzem?

Para você saber mais:

Os povos indígenas do centro do Brasil pertencem, na sua maioria, ao tronco linguístico macro-jê. Como exemplos temos os Botocudos, Kayapó, Carijó, entre outros.

FREITAS, Eduardo. Os povos indígenas no Brasil a Importância para o ecossistema, 2018. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiadobrasil/os-povos-indigenas-no-brasil.htm >. Acesso em: Jan. 2019.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Divida a turma em duplas e entregue a cada uma delas, cópia da história em quadrinhos apresentada em partes neste e nos próximos slides. Leiam a história coletivamente. Pergunte o que mais chamou a atenção dos alunos. Conhecem algum grupo indígena do centro do Brasil? Se sim, qual? Que atividade foi a primeira a ser desenvolvida pelos colonizadores na região? Se responderem mineração, pergunte se essa atividade ainda é realizada. Pergunte, também, segundo a história, que características do cerrado facilitaram o desenvolvimento da agricultura mecanizada no Brasil central? Espera-se que falem do relevo plano e da vegetação pouco densa. Para finalizar, questione se, como foi lido, o cerrado é ou era, de fato, uma área desabitada. Se responderem negativamente, pergunte a quem interessa a divulgação da ideia dessa área como um “vazio populacional”? O que eles acham? Por que seria mais difícil realizar essas atividades todas na amazônia?

Nesta etapa, o mais importante é levantar as questões, não tanto respondê-las neste momento.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Divida a turma em duplas e entregue a cada uma delas, cópia da história em quadrinhos apresentada em partes neste e nos próximos slides. Leiam a história coletivamente. Pergunte o que mais chamou a atenção dos alunos. Conhecem algum grupo indígena do centro do Brasil? Se sim, qual? Que atividade foi a primeira a ser desenvolvida pelos colonizadores na região? Se responderem mineração, pergunte se essa atividade ainda é realizada. Pergunte, também, segundo a história, que características do cerrado facilitaram o desenvolvimento da agricultura mecanizada no Brasil central? Espera-se que falem do relevo plano e da vegetação pouco densa. Para finalizar, questione se, como foi lido, o cerrado é ou era, de fato, uma área desabitada. Se responderem negativamente, pergunte a quem interessa a divulgação da ideia dessa área como um “vazio populacional”? O que eles acham? Por que seria mais difícil realizar essas atividades todas na amazônia?

Nesta etapa, o mais importante é levantar as questões, não tanto respondê-las neste momento.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Divida a turma em duplas e entregue a cada uma delas, cópia da história em quadrinhos apresentada em partes neste e nos próximos slides. Leiam a história coletivamente. Pergunte o que mais chamou a atenção dos alunos. Conhecem algum grupo indígena do centro do Brasil? Se sim, qual? Que atividade foi a primeira a ser desenvolvida pelos colonizadores na região? Se responderem mineração, pergunte se essa atividade ainda é realizada. Pergunte, também, segundo a história, que características do cerrado facilitaram o desenvolvimento da agricultura mecanizada no Brasil central? Espera-se que falem do relevo plano e da vegetação pouco densa. Para finalizar, questione se, como foi lido, o cerrado é ou era, de fato, uma área desabitada. Se responderem negativamente, pergunte a quem interessa a divulgação da ideia dessa área como um “vazio populacional”? O que eles acham? Por que seria mais difícil realizar essas atividades todas na amazônia?

Nesta etapa, o mais importante é levantar as questões, não tanto respondê-las neste momento.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Divida a turma em duplas e entregue a cada uma delas, cópia da história em quadrinhos apresentada em partes neste e nos próximos slides. Leiam a história coletivamente. Pergunte o que mais chamou a atenção dos alunos. Conhecem algum grupo indígena do centro do Brasil? Se sim, qual? Que atividade foi a primeira a ser desenvolvida pelos colonizadores na região? Se responderem mineração, pergunte se essa atividade ainda é realizada. Pergunte, também, segundo a história, que características do cerrado facilitaram o desenvolvimento da agricultura mecanizada no Brasil central? Espera-se que falem do relevo plano e da vegetação pouco densa. Para finalizar, questione se, como foi lido, o cerrado é ou era, de fato, uma área desabitada. Se responderem negativamente, pergunte a quem interessa a divulgação da ideia dessa área como um “vazio populacional”? O que eles acham? Por que seria mais difícil realizar essas atividades todas na amazônia?

Nesta etapa, o mais importante é levantar as questões, não tanto respondê-las neste momento.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Lance a questão aos alunos, projetando ou escrevendo no quadro. Pergunte se os alunos já viram alguma campanha de proteção a Amazônia. Se sim, como se essa campanha fala da importância da floresta? Lembre-os do último quadrinho da história, viram o discurso do presidente? Por que ele convidou as pessoas do mundo a visitar a amazônia e não o cerrado? Que diferenças existem entre esses dois biomas?

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Imprima e distribua para cada dupla a atividade desta etapa. Deixe que os alunos leiam e conversem entre eles. Procure ajudá-los em suas dúvidas. Eles podem escrever suas respostas na própria folha ou em seus cadernos. Quando todos terminarem, peça que leiam suas respostas. Que conclusões chegaram? O cerrado pode ser aproveitado economicamente sem ser derrubado? Para aproveitar os produtos que o cerrado fornece, é preciso derrubar a mata? Por que o cerrado não é tratado como outros biomas, como a amazônia, por exemplo? A quem interessa que o cerrado seja visto como uma área sem importância, que precisa ser ocupada e “aproveitada”?

Se você vive em área de cerrado, pergunte se conhecem alguma atividade econômica ou de sobrevivência praticada no lugar onde vivem. Como quebradeiras de coco, indígenas, pescadores, etc.

Material complementar

A atividade pode ser acessada no seguinte link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tkXwQYs9gyPBWKRSYgF56MuXzeSdtXrjTtKhB8kBYUQSfQaVr8XrWW2PVqEa/geo7-11und07-acao-propositiva-atividade.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Imprima e distribua para as duplas, cópias da folha modelo desta etapa, aquelas com os quadrinhos em branco. Peça que criem uma história em quadrinhos sobre o cerrado. Sobre que aspecto estudado eles gostariam de falar, os primeiros habitantes do cerrado? Sobre a mineração? Se fossem criar um personagem que represente o cerrado, que personagem seria? Como ele viveria? Que problemas ele teria?

Note que na folha tem seis quadrinhos em branco, se quiserem usar só três, tudo bem, é só recortar da folha o número de quadrinhos desejado. Deixe que os alunos pesquisem, no livro didático da escola, outros aspectos que ele queira representar.

Após o término da atividade, peça que mostrem suas histórias e as expliquem para a turma. É possível, também, pensar em uma exposição das histórias, no corredor ou dentro da sala.

Material complementar

Link para a folha modelo:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yqQzKebNc86YnejrmU3XaPMuxvRBbqZRpyJ5HRPJAUkPCT6kzErEWheJEhUR/geo7-11und07-sistematizacao-material.pdf

Como adequar à sua realidade: Caso não queira imprimir a folha, peça para que os alunos desenhem seus próprios quadrinhos em uma folha em branco.

Para você saber mais:

Sobre uso dos quadrinhos em sala de aula:

COSTA, Rafael Martins da. Geografias em quadrinhos: imaginando um mundo em sala de aula. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre. 2012.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07GE11 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Esta habilidade diz respeito a identificar e compreender as dinâmicas que envolvem os grandes biomas nacionais. Neste plano, em particular, será tratado o bioma cerrado, que já começou a ser trabalhado no plano GEO7_11UND04. A preocupação aqui é que o aluno compreenda como se deu a ocupação humana no cerrado e as visões de mundo ligadas aos projetos econômicos que podem levar esse bioma ao seu esgotamento.

Materiais necessários: Projetor, lápis, borracha, cópias das imagens do slide e das atividades.

Material complementar:

História em quadrinhos da contextualização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/urhNpT4rs9vr2kSydr8wcMS2F8CU9xEGFFQ8RCqMhB48zhZJ48NejnZfgu2P/geo7-11und07-contextualizacao-quadrinho.pdf

Atividade da ação propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tkXwQYs9gyPBWKRSYgF56MuXzeSdtXrjTtKhB8kBYUQSfQaVr8XrWW2PVqEa/geo7-11und07-acao-propositiva-atividade.pdf

Material da sistematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yqQzKebNc86YnejrmU3XaPMuxvRBbqZRpyJ5HRPJAUkPCT6kzErEWheJEhUR/geo7-11und07-sistematizacao-material.pdf

Para você saber mais:

O Brasil central, onde encontramos a paisagem do cerrado, foi uma das últimas áreas ocupada pelo projeto colonizador. Por muitos anos tratada como um grande vazio, ou seja, uma área habitada por ninguém e disponível para a expansão econômica, o interior do Brasil, os chamados “sertões”, na verdade, é lugar de moradia de muitos grupos indígenas. Os registros mais antigos de ocupação humana do cerrado datam de 11 mil anos atrás. Depois da decadência da atividade de mineração do século XVIII, essa área só foi efetivamente conectada a economia nacional nos anos 70 do século XX. Com o escasseamento de terras no sul e sudeste, a expansão da fronteira agrícola se volta para o centro-oeste brasileiro. Essa expansão foi facilitada, de certa maneira, por essa ideia de grande vazio existente na região. Além disso, a paisagem característica do cerrado, grandes áreas de campo, florestas pouco densas, árvores retorcidas, era vista como própria para o uso. Ou seja, se vendeu a ideia de que o cerrado era uma grande área inútil e feia, sem atrativos. Enquanto as atenções do mundo se voltavam para a proteção da grande e exuberante floresta amazônica., seu chamado “primo pobre”, estava a mercê dos interesses do capitalismo crescente.

Referências:

Dissertação sobre o cerrado e os quadrinhos:

ALVES, Evandro. Cerrado em quadrinhos: experiências e contribuições para o ensino de geografia. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Departamento de Geografia da Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte. 2014.

Matéria sobre a destruição do cerrado:

MOURÃO, Carolina. O Cerrado pede Socorro. O eco, 2004. Disponível em: <https://www.oeco.org.br/reportagens/794-o-cerrado-pede-socorro/ >. Acesso em: Fev. 2019.

Contextos prévios: É recomendado que os alunos já tenham trabalhado a habilidade referente ao plano GEO7_11UND04.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete a pergunta, ou a escreva no quadro. Comente com os alunos que a região central do Brasil é, hoje, uma das menos povoada do país, e que a ideia de que ninguém vive lá foi muito difundida. Nesta aula, estudaremos esse assunto e procuraremos responder essa pergunta de algum jeito.

Como adequar à sua realidade: Caso você viva em um estado do centro-oeste do Brasil ou em uma área de cerrado, pergunte o que os alunos acham dessa ideia de que a região deles é vazia, como se sentem com isso? Caso essa questão os faça se sentir pouco valorizados no contexto brasileiro, comente que se hoje ainda se propaga essa ideia do “vazio” central, imaginem como era essa situação antigamente. Como será que os colonizadores tratavam as populações indígenas na época? Como alguém digno de respeito ou como alguém que não existe?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Divida a turma em duplas e entregue a cada uma delas, cópia da história em quadrinhos apresentada em partes neste e nos próximos slides. Leiam a história coletivamente. Pergunte o que mais chamou a atenção dos alunos. Conhecem algum grupo indígena do centro do Brasil? Se sim, qual? Que atividade foi a primeira a ser desenvolvida pelos colonizadores na região? Se responderem mineração, pergunte se essa atividade ainda é realizada. Pergunte, também, segundo a história, que características do cerrado facilitaram o desenvolvimento da agricultura mecanizada no Brasil central? Espera-se que falem do relevo plano e da vegetação pouco densa. Para finalizar, questione se, como foi lido, o cerrado é ou era, de fato, uma área desabitada. Se responderem negativamente, pergunte a quem interessa a divulgação da ideia dessa área como um “vazio populacional”? O que eles acham? Por que seria mais difícil realizar essas atividades todas na amazônia?

Nesta etapa, o mais importante é levantar as questões, não tanto respondê-las neste momento.

Material complementar

Link para a história em quadrinhos:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/urhNpT4rs9vr2kSydr8wcMS2F8CU9xEGFFQ8RCqMhB48zhZJ48NejnZfgu2P/geo7-11und07-contextualizacao-quadrinho.pdf

Como adequar à sua realidade: Caso você more em uma área de cerrado, pergunte em que situação se encontra o estado de conservação da vegetação? Existe agricultura mecanizada? O que produzem?

Para você saber mais:

Os povos indígenas do centro do Brasil pertencem, na sua maioria, ao tronco linguístico macro-jê. Como exemplos temos os Botocudos, Kayapó, Carijó, entre outros.

FREITAS, Eduardo. Os povos indígenas no Brasil a Importância para o ecossistema, 2018. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiadobrasil/os-povos-indigenas-no-brasil.htm >. Acesso em: Jan. 2019.

Slide Plano Aula

Orientações: Divida a turma em duplas e entregue a cada uma delas, cópia da história em quadrinhos apresentada em partes neste e nos próximos slides. Leiam a história coletivamente. Pergunte o que mais chamou a atenção dos alunos. Conhecem algum grupo indígena do centro do Brasil? Se sim, qual? Que atividade foi a primeira a ser desenvolvida pelos colonizadores na região? Se responderem mineração, pergunte se essa atividade ainda é realizada. Pergunte, também, segundo a história, que características do cerrado facilitaram o desenvolvimento da agricultura mecanizada no Brasil central? Espera-se que falem do relevo plano e da vegetação pouco densa. Para finalizar, questione se, como foi lido, o cerrado é ou era, de fato, uma área desabitada. Se responderem negativamente, pergunte a quem interessa a divulgação da ideia dessa área como um “vazio populacional”? O que eles acham? Por que seria mais difícil realizar essas atividades todas na amazônia?

Nesta etapa, o mais importante é levantar as questões, não tanto respondê-las neste momento.

Slide Plano Aula

Orientações: Divida a turma em duplas e entregue a cada uma delas, cópia da história em quadrinhos apresentada em partes neste e nos próximos slides. Leiam a história coletivamente. Pergunte o que mais chamou a atenção dos alunos. Conhecem algum grupo indígena do centro do Brasil? Se sim, qual? Que atividade foi a primeira a ser desenvolvida pelos colonizadores na região? Se responderem mineração, pergunte se essa atividade ainda é realizada. Pergunte, também, segundo a história, que características do cerrado facilitaram o desenvolvimento da agricultura mecanizada no Brasil central? Espera-se que falem do relevo plano e da vegetação pouco densa. Para finalizar, questione se, como foi lido, o cerrado é ou era, de fato, uma área desabitada. Se responderem negativamente, pergunte a quem interessa a divulgação da ideia dessa área como um “vazio populacional”? O que eles acham? Por que seria mais difícil realizar essas atividades todas na amazônia?

Nesta etapa, o mais importante é levantar as questões, não tanto respondê-las neste momento.

Slide Plano Aula

Orientações: Divida a turma em duplas e entregue a cada uma delas, cópia da história em quadrinhos apresentada em partes neste e nos próximos slides. Leiam a história coletivamente. Pergunte o que mais chamou a atenção dos alunos. Conhecem algum grupo indígena do centro do Brasil? Se sim, qual? Que atividade foi a primeira a ser desenvolvida pelos colonizadores na região? Se responderem mineração, pergunte se essa atividade ainda é realizada. Pergunte, também, segundo a história, que características do cerrado facilitaram o desenvolvimento da agricultura mecanizada no Brasil central? Espera-se que falem do relevo plano e da vegetação pouco densa. Para finalizar, questione se, como foi lido, o cerrado é ou era, de fato, uma área desabitada. Se responderem negativamente, pergunte a quem interessa a divulgação da ideia dessa área como um “vazio populacional”? O que eles acham? Por que seria mais difícil realizar essas atividades todas na amazônia?

Nesta etapa, o mais importante é levantar as questões, não tanto respondê-las neste momento.

Slide Plano Aula

Orientações: Divida a turma em duplas e entregue a cada uma delas, cópia da história em quadrinhos apresentada em partes neste e nos próximos slides. Leiam a história coletivamente. Pergunte o que mais chamou a atenção dos alunos. Conhecem algum grupo indígena do centro do Brasil? Se sim, qual? Que atividade foi a primeira a ser desenvolvida pelos colonizadores na região? Se responderem mineração, pergunte se essa atividade ainda é realizada. Pergunte, também, segundo a história, que características do cerrado facilitaram o desenvolvimento da agricultura mecanizada no Brasil central? Espera-se que falem do relevo plano e da vegetação pouco densa. Para finalizar, questione se, como foi lido, o cerrado é ou era, de fato, uma área desabitada. Se responderem negativamente, pergunte a quem interessa a divulgação da ideia dessa área como um “vazio populacional”? O que eles acham? Por que seria mais difícil realizar essas atividades todas na amazônia?

Nesta etapa, o mais importante é levantar as questões, não tanto respondê-las neste momento.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Lance a questão aos alunos, projetando ou escrevendo no quadro. Pergunte se os alunos já viram alguma campanha de proteção a Amazônia. Se sim, como se essa campanha fala da importância da floresta? Lembre-os do último quadrinho da história, viram o discurso do presidente? Por que ele convidou as pessoas do mundo a visitar a amazônia e não o cerrado? Que diferenças existem entre esses dois biomas?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Imprima e distribua para cada dupla a atividade desta etapa. Deixe que os alunos leiam e conversem entre eles. Procure ajudá-los em suas dúvidas. Eles podem escrever suas respostas na própria folha ou em seus cadernos. Quando todos terminarem, peça que leiam suas respostas. Que conclusões chegaram? O cerrado pode ser aproveitado economicamente sem ser derrubado? Para aproveitar os produtos que o cerrado fornece, é preciso derrubar a mata? Por que o cerrado não é tratado como outros biomas, como a amazônia, por exemplo? A quem interessa que o cerrado seja visto como uma área sem importância, que precisa ser ocupada e “aproveitada”?

Se você vive em área de cerrado, pergunte se conhecem alguma atividade econômica ou de sobrevivência praticada no lugar onde vivem. Como quebradeiras de coco, indígenas, pescadores, etc.

Material complementar

A atividade pode ser acessada no seguinte link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tkXwQYs9gyPBWKRSYgF56MuXzeSdtXrjTtKhB8kBYUQSfQaVr8XrWW2PVqEa/geo7-11und07-acao-propositiva-atividade.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Imprima e distribua para as duplas, cópias da folha modelo desta etapa, aquelas com os quadrinhos em branco. Peça que criem uma história em quadrinhos sobre o cerrado. Sobre que aspecto estudado eles gostariam de falar, os primeiros habitantes do cerrado? Sobre a mineração? Se fossem criar um personagem que represente o cerrado, que personagem seria? Como ele viveria? Que problemas ele teria?

Note que na folha tem seis quadrinhos em branco, se quiserem usar só três, tudo bem, é só recortar da folha o número de quadrinhos desejado. Deixe que os alunos pesquisem, no livro didático da escola, outros aspectos que ele queira representar.

Após o término da atividade, peça que mostrem suas histórias e as expliquem para a turma. É possível, também, pensar em uma exposição das histórias, no corredor ou dentro da sala.

Material complementar

Link para a folha modelo:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yqQzKebNc86YnejrmU3XaPMuxvRBbqZRpyJ5HRPJAUkPCT6kzErEWheJEhUR/geo7-11und07-sistematizacao-material.pdf

Como adequar à sua realidade: Caso não queira imprimir a folha, peça para que os alunos desenhem seus próprios quadrinhos em uma folha em branco.

Para você saber mais:

Sobre uso dos quadrinhos em sala de aula:

COSTA, Rafael Martins da. Geografias em quadrinhos: imaginando um mundo em sala de aula. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre. 2012.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Unidade do 7º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07GE11 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano