16789
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 8º ano > Unidade

Plano de aula - A crise na fronteira entre o Brasil e a Venezuela

Plano de aula de Geografia com atividades para 8º ano do Fundamental sobre compreender as questões relacionadas a entrada de imigrantes venezuelanos no Brasil

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana Maria Costa Fecher Winter

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre o plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE11 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Esta habilidade propõe expandir o olhar para a relação do sujeito com contextos mais amplos, considerando temas políticos, econômicos e culturais do Brasil e do cenário internacional. Permitir que o estudante se entenda como produto de uma sociedade localizada em determinado tempo e espaço, mas também produtor dessa mesma sociedade.

Nesta aula, será proposto debater as questões relacionadas a entrada de imigrantes venezuelanos no Brasil, buscando compreender os desafios diplomáticos gerados a partir do impacto da crise no país vizinho. A turma se organizará em duplas com a seguinte proposta: os alunos irão ler mapas, notícias, gráficos e textos sobre a entrada dos imigrantes e refugiados venezuelanos no Brasil, bem como, o impacto do fechamento da fronteira entre os países. Será proposto a elaboração de um jogo de pergunta e resposta (QUIZ), a partir de um quebra-cabeça textual que as duplas serão desafiadas a montar.

Materiais necessários: Uma folha sulfite por time (deverá ser entregue pelo professor), lápis preto, régua, borracha. Cópias dos slides ou equipamento para apresentação dos slides.

Material complementar:

Tema. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yCnVVPVe69MVrqsJ6zpd8frGQYFaa6Ep8Cb35gRXbs39XF42CfRccU3BUhbE/geo8-11und04-tema-da-aula-mapa.pdf

Contextualização. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wJEEzqTGVjaEdD6J845fVTQgvvSEH6xTFW9ddmvfT2p9JUKjDVMh78jHEcxA/geo8-11und04-contextualizacao-imagem.pdf

Problematização. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZMya9scFdmCkxqpr6XAf98ghfEHPrdtNsYsezd3rFUgAgmRJ2Zu8eav8qHZy/geo8-11und04-problematizacao-grafico.pdf

Ação Propositiva - Quebra-cabeça - Fragmentos da cronologia da crise. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rZg5kEUyDQwmmC5vrrM9gXhe2asM8wD7Xya8j795DjH4hARMGPeZu5XH8Dgp/geo8-11und04-acao-propositiva-fragmentos-do-texto.pdf

Ação Propositiva - Modelo do QUIZ. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zES3ayKqxyesnHNrnGz6y36SGh9AeEFjus943bk5PybUk4UUFx9tXd7fGCdV/geo8-11und04-acao-propositiva-quiz.pdf

Sistematização - Disponível em:https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TJvET5u8EWgPhrwVmfDcEAwqgNzNmac74RvS4kSvqKa4zuuuh4hPEwwHwkfr/geo8-11und04-sistematizacao-rubrica.pdf

Para você saber mais:

Vídeo: Fechamento da fronteira entre Venezuela e Brasil. Disponível em: http://g1.globo.com/globo-news/jornal-das-dez/videos/t/todos-os-videos/v/confronto-na-fronteira-entre-brasil-e-venezuela-termina-com-dois-mortos-e-15-feridos/7404926/ Acesso 24/02/2019.

Entenda a crise migratória na fronteira entre Brasil e Venezuela Disponível em: https://exame.abril.com.br/brasil/entenda-a-crise-migratoria-na-fronteira-entre-brasil-e-venezuela/ Acesso 24/02/2019.

Cronologia da crise migratória em Pacaraima, na fronteira entre Brasil e Venezuela Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-45242682. Acesso 24/02/2019.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete ou imprima o slide para a turma.

Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yCnVVPVe69MVrqsJ6zpd8frGQYFaa6Ep8Cb35gRXbs39XF42CfRccU3BUhbE/geo8-11und04-tema-da-aula-mapa.pdf

Peça que observem o mapa que destaca a fronteira entre o Brasil e a Venezuela, em destaque o estado de Roraima, na cidade de Pacaraima. Pergunte aos alunos se sabem sobre o conflito que envolve o Brasil e a Venezuela.

Aproveite para lembrá-los que o momento mais tenso foi sentido no fechamento da fronteira entre Venezuela e Brasil impedindo a entrada de ajuda humanitária. O bloqueio da ajuda humanitária para os venezuelanos provocou conflitos na Venezuela e em Pacaraima, cidade brasileira que fica na fronteira, com registros de mortes, feridos e com deserção de militares venezuelanos. É importante destacar que do lado venezuelano, o presidente afirma que seus opositores tentam fabricar uma crise humanitária que não existe para justificar uma intervenção estrangeira. Fato que justificou o fechamento da fronteira com o Brasil.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Peça a turma que formem duplas. Projete os slides ou imprima a imagem.

Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wJEEzqTGVjaEdD6J845fVTQgvvSEH6xTFW9ddmvfT2p9JUKjDVMh78jHEcxA/geo8-11und04-contextualizacao-imagem.pdf

Solicite aos alunos que observem a imagem com atenção. Peça aos alunos que apontem os motivos das tensões e conflitos entre os países. Os alunos podem considerar que na Venezuela os índices econômicos baixíssimos, instabilidade política e a violência são alguns dos componentes desses motivos.

É importante considerar também que a chegada de um número crescente de imigrantes venezuelanos em busca de refúgio no Brasil, principalmente na cidade de Pacaraima em Roraima, ocasionou as maiores tensões graças ao fechamento da fronteira por parte da Venezuela. Neste contexto, vale explicar, por exemplo, que o fechamento da fronteira impactou a economia brasileira, em especial no estado de Roraima, pois o fornecimento de energia que vem da Venezuela foi cortado, e o estado ficou sendo iluminado graças as usinas termoelétricas.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

Projete o gráfico ou imprima o slide de números de solicitações de refúgio venezuelano em Roraima.

Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZMya9scFdmCkxqpr6XAf98ghfEHPrdtNsYsezd3rFUgAgmRJ2Zu8eav8qHZy/geo8-11und04-problematizacao-grafico.pdf

Chame atenção dos alunos em relação aos meses de 2018 e os número de solicitações de refúgio em Roraima. Pergunte por que os venezuelanos estão buscando o Brasil para fugir da crise em seu país? Quais são os impactos econômicos e sociais para o Brasil com a chegada de um grande número de imigrantes para as cidades de Roraima, por exemplo?

É esperado que os alunos apresente argumentos como descontentamento com a economia e política, somadas aos atos de violência e represália podem ser levantados pelos alunos como os motivos que levaram o aumento do número de imigrantes venezuelanos no Brasil. Em contrapartida, os alunos podem ressaltar os seguintes impactos brasileiros, problemas com moradias, acesso saúde, educação e geração de emprego são algumas possibilidades que poderão surgir na problematização.

Ação propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 20 minutos

Orientações: Projete o slide ou escreva no quadro.

Leia com a turma a cronologia da crise na Venezuela. Explique que em duplas terão o desafio de ler os fragmentos do texto e juntá-los de forma que as informações estejam corretas.

Entregue o material impresso e cortado para a montagem.

Quebra-cabeça - Fragmentos da cronologia da crise.

Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rZg5kEUyDQwmmC5vrrM9gXhe2asM8wD7Xya8j795DjH4hARMGPeZu5XH8Dgp/geo8-11und04-acao-propositiva-fragmentos-do-texto.pdf

É importante ressaltar para as dupla a necessidade de montar o quebra-cabeça corretamente, pois a partir da montagem será proposto também a elaboração de 03 questões de múltipla escolha (QUIZ) para serem trocadas entre as duplas e respondidas.

Modelo do QUIZ

Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zES3ayKqxyesnHNrnGz6y36SGh9AeEFjus943bk5PybUk4UUFx9tXd7fGCdV/geo8-11und04-acao-propositiva-quiz.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

Reserve 5 minutos para recolher o quiz elaborado. Na sequência distribua as folhas para as duplas poderem responder. Após responderem, devolva as duplas que elaboraram para que elas possam corrigir e dar a devolutiva.

Imprima o material ou projete o slide.

Chame atenção dos alunos para a rubrica. Explique que farão uma auto-avaliação do desafio apresentado na aula.

Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TJvET5u8EWgPhrwVmfDcEAwqgNzNmac74RvS4kSvqKa4zuuuh4hPEwwHwkfr/geo8-11und04-sistematizacao-rubrica.pdf

Para cada critério, o aluno deverá escolher a opção que melhor representa seu desempenho ou conhecimento.

Explique as nomenclaturas escolhidas: “especialista”, “mestre” e “aprendiz” apresentam um número. Oriente os alunos a avaliar e contar os pontos e depois apresentá-lo ao time, que somarão o resultado de todos e apresentará para o professor.

Reserve 2 minutos finais para divulgar os resultados as duplas. Pode ser apresentado em formato de tabela no quadro.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE11 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Esta habilidade propõe expandir o olhar para a relação do sujeito com contextos mais amplos, considerando temas políticos, econômicos e culturais do Brasil e do cenário internacional. Permitir que o estudante se entenda como produto de uma sociedade localizada em determinado tempo e espaço, mas também produtor dessa mesma sociedade.

Nesta aula, será proposto debater as questões relacionadas a entrada de imigrantes venezuelanos no Brasil, buscando compreender os desafios diplomáticos gerados a partir do impacto da crise no país vizinho. A turma se organizará em duplas com a seguinte proposta: os alunos irão ler mapas, notícias, gráficos e textos sobre a entrada dos imigrantes e refugiados venezuelanos no Brasil, bem como, o impacto do fechamento da fronteira entre os países. Será proposto a elaboração de um jogo de pergunta e resposta (QUIZ), a partir de um quebra-cabeça textual que as duplas serão desafiadas a montar.

Materiais necessários: Uma folha sulfite por time (deverá ser entregue pelo professor), lápis preto, régua, borracha. Cópias dos slides ou equipamento para apresentação dos slides.

Material complementar:

Tema. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yCnVVPVe69MVrqsJ6zpd8frGQYFaa6Ep8Cb35gRXbs39XF42CfRccU3BUhbE/geo8-11und04-tema-da-aula-mapa.pdf

Contextualização. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wJEEzqTGVjaEdD6J845fVTQgvvSEH6xTFW9ddmvfT2p9JUKjDVMh78jHEcxA/geo8-11und04-contextualizacao-imagem.pdf

Problematização. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZMya9scFdmCkxqpr6XAf98ghfEHPrdtNsYsezd3rFUgAgmRJ2Zu8eav8qHZy/geo8-11und04-problematizacao-grafico.pdf

Ação Propositiva - Quebra-cabeça - Fragmentos da cronologia da crise. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rZg5kEUyDQwmmC5vrrM9gXhe2asM8wD7Xya8j795DjH4hARMGPeZu5XH8Dgp/geo8-11und04-acao-propositiva-fragmentos-do-texto.pdf

Ação Propositiva - Modelo do QUIZ. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zES3ayKqxyesnHNrnGz6y36SGh9AeEFjus943bk5PybUk4UUFx9tXd7fGCdV/geo8-11und04-acao-propositiva-quiz.pdf

Sistematização - Disponível em:https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TJvET5u8EWgPhrwVmfDcEAwqgNzNmac74RvS4kSvqKa4zuuuh4hPEwwHwkfr/geo8-11und04-sistematizacao-rubrica.pdf

Para você saber mais:

Vídeo: Fechamento da fronteira entre Venezuela e Brasil. Disponível em: http://g1.globo.com/globo-news/jornal-das-dez/videos/t/todos-os-videos/v/confronto-na-fronteira-entre-brasil-e-venezuela-termina-com-dois-mortos-e-15-feridos/7404926/ Acesso 24/02/2019.

Entenda a crise migratória na fronteira entre Brasil e Venezuela Disponível em: https://exame.abril.com.br/brasil/entenda-a-crise-migratoria-na-fronteira-entre-brasil-e-venezuela/ Acesso 24/02/2019.

Cronologia da crise migratória em Pacaraima, na fronteira entre Brasil e Venezuela Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-45242682. Acesso 24/02/2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete ou imprima o slide para a turma.

Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yCnVVPVe69MVrqsJ6zpd8frGQYFaa6Ep8Cb35gRXbs39XF42CfRccU3BUhbE/geo8-11und04-tema-da-aula-mapa.pdf

Peça que observem o mapa que destaca a fronteira entre o Brasil e a Venezuela, em destaque o estado de Roraima, na cidade de Pacaraima. Pergunte aos alunos se sabem sobre o conflito que envolve o Brasil e a Venezuela.

Aproveite para lembrá-los que o momento mais tenso foi sentido no fechamento da fronteira entre Venezuela e Brasil impedindo a entrada de ajuda humanitária. O bloqueio da ajuda humanitária para os venezuelanos provocou conflitos na Venezuela e em Pacaraima, cidade brasileira que fica na fronteira, com registros de mortes, feridos e com deserção de militares venezuelanos. É importante destacar que do lado venezuelano, o presidente afirma que seus opositores tentam fabricar uma crise humanitária que não existe para justificar uma intervenção estrangeira. Fato que justificou o fechamento da fronteira com o Brasil.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Peça a turma que formem duplas. Projete os slides ou imprima a imagem.

Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wJEEzqTGVjaEdD6J845fVTQgvvSEH6xTFW9ddmvfT2p9JUKjDVMh78jHEcxA/geo8-11und04-contextualizacao-imagem.pdf

Solicite aos alunos que observem a imagem com atenção. Peça aos alunos que apontem os motivos das tensões e conflitos entre os países. Os alunos podem considerar que na Venezuela os índices econômicos baixíssimos, instabilidade política e a violência são alguns dos componentes desses motivos.

É importante considerar também que a chegada de um número crescente de imigrantes venezuelanos em busca de refúgio no Brasil, principalmente na cidade de Pacaraima em Roraima, ocasionou as maiores tensões graças ao fechamento da fronteira por parte da Venezuela. Neste contexto, vale explicar, por exemplo, que o fechamento da fronteira impactou a economia brasileira, em especial no estado de Roraima, pois o fornecimento de energia que vem da Venezuela foi cortado, e o estado ficou sendo iluminado graças as usinas termoelétricas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

Projete o gráfico ou imprima o slide de números de solicitações de refúgio venezuelano em Roraima.

Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZMya9scFdmCkxqpr6XAf98ghfEHPrdtNsYsezd3rFUgAgmRJ2Zu8eav8qHZy/geo8-11und04-problematizacao-grafico.pdf

Chame atenção dos alunos em relação aos meses de 2018 e os número de solicitações de refúgio em Roraima. Pergunte por que os venezuelanos estão buscando o Brasil para fugir da crise em seu país? Quais são os impactos econômicos e sociais para o Brasil com a chegada de um grande número de imigrantes para as cidades de Roraima, por exemplo?

É esperado que os alunos apresente argumentos como descontentamento com a economia e política, somadas aos atos de violência e represália podem ser levantados pelos alunos como os motivos que levaram o aumento do número de imigrantes venezuelanos no Brasil. Em contrapartida, os alunos podem ressaltar os seguintes impactos brasileiros, problemas com moradias, acesso saúde, educação e geração de emprego são algumas possibilidades que poderão surgir na problematização.

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 20 minutos

Orientações: Projete o slide ou escreva no quadro.

Leia com a turma a cronologia da crise na Venezuela. Explique que em duplas terão o desafio de ler os fragmentos do texto e juntá-los de forma que as informações estejam corretas.

Entregue o material impresso e cortado para a montagem.

Quebra-cabeça - Fragmentos da cronologia da crise.

Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rZg5kEUyDQwmmC5vrrM9gXhe2asM8wD7Xya8j795DjH4hARMGPeZu5XH8Dgp/geo8-11und04-acao-propositiva-fragmentos-do-texto.pdf

É importante ressaltar para as dupla a necessidade de montar o quebra-cabeça corretamente, pois a partir da montagem será proposto também a elaboração de 03 questões de múltipla escolha (QUIZ) para serem trocadas entre as duplas e respondidas.

Modelo do QUIZ

Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zES3ayKqxyesnHNrnGz6y36SGh9AeEFjus943bk5PybUk4UUFx9tXd7fGCdV/geo8-11und04-acao-propositiva-quiz.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

Reserve 5 minutos para recolher o quiz elaborado. Na sequência distribua as folhas para as duplas poderem responder. Após responderem, devolva as duplas que elaboraram para que elas possam corrigir e dar a devolutiva.

Imprima o material ou projete o slide.

Chame atenção dos alunos para a rubrica. Explique que farão uma auto-avaliação do desafio apresentado na aula.

Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TJvET5u8EWgPhrwVmfDcEAwqgNzNmac74RvS4kSvqKa4zuuuh4hPEwwHwkfr/geo8-11und04-sistematizacao-rubrica.pdf

Para cada critério, o aluno deverá escolher a opção que melhor representa seu desempenho ou conhecimento.

Explique as nomenclaturas escolhidas: “especialista”, “mestre” e “aprendiz” apresentam um número. Oriente os alunos a avaliar e contar os pontos e depois apresentá-lo ao time, que somarão o resultado de todos e apresentará para o professor.

Reserve 2 minutos finais para divulgar os resultados as duplas. Pode ser apresentado em formato de tabela no quadro.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Unidade do 8º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08GE11 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano