GEO8_11UND04 - Tema da aula - Mapa
Plano de Aula
Plano de aula: A crise na fronteira entre o Brasil e a Venezuela
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Geopolítica latino-americana
Sobre o plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE11 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Esta habilidade propõe expandir o olhar para a relação do sujeito com contextos mais amplos, considerando temas políticos, econômicos e culturais do Brasil e do cenário internacional. Permitir que o estudante se entenda como produto de uma sociedade localizada em determinado tempo e espaço, mas também produtor dessa mesma sociedade.
Nesta aula, será proposto debater as questões relacionadas a entrada de imigrantes venezuelanos no Brasil, buscando compreender os desafios diplomáticos gerados a partir do impacto da crise no país vizinho. A turma se organizará em duplas com a seguinte proposta: os alunos irão ler mapas, notícias, gráficos e textos sobre a entrada dos imigrantes e refugiados venezuelanos no Brasil, bem como, o impacto do fechamento da fronteira entre os países. Será proposto a elaboração de um jogo de pergunta e resposta (QUIZ), a partir de um quebra-cabeça textual que as duplas serão desafiadas a montar.
Materiais necessários: Uma folha sulfite por time (deverá ser entregue pelo professor), lápis preto, régua, borracha. Cópias dos slides ou equipamento para apresentação dos slides.
Material complementar:
Tema. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yCnVVPVe69MVrqsJ6zpd8frGQYFaa6Ep8Cb35gRXbs39XF42CfRccU3BUhbE/geo8-11und04-tema-da-aula-mapa.pdf
Contextualização. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wJEEzqTGVjaEdD6J845fVTQgvvSEH6xTFW9ddmvfT2p9JUKjDVMh78jHEcxA/geo8-11und04-contextualizacao-imagem.pdf
Problematização. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZMya9scFdmCkxqpr6XAf98ghfEHPrdtNsYsezd3rFUgAgmRJ2Zu8eav8qHZy/geo8-11und04-problematizacao-grafico.pdf
Ação Propositiva - Quebra-cabeça - Fragmentos da cronologia da crise. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rZg5kEUyDQwmmC5vrrM9gXhe2asM8wD7Xya8j795DjH4hARMGPeZu5XH8Dgp/geo8-11und04-acao-propositiva-fragmentos-do-texto.pdf
Ação Propositiva - Modelo do QUIZ. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zES3ayKqxyesnHNrnGz6y36SGh9AeEFjus943bk5PybUk4UUFx9tXd7fGCdV/geo8-11und04-acao-propositiva-quiz.pdf
Sistematização - Disponível em:https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TJvET5u8EWgPhrwVmfDcEAwqgNzNmac74RvS4kSvqKa4zuuuh4hPEwwHwkfr/geo8-11und04-sistematizacao-rubrica.pdf
Para você saber mais:
Vídeo: Fechamento da fronteira entre Venezuela e Brasil. Disponível em: http://g1.globo.com/globo-news/jornal-das-dez/videos/t/todos-os-videos/v/confronto-na-fronteira-entre-brasil-e-venezuela-termina-com-dois-mortos-e-15-feridos/7404926/ Acesso 24/02/2019.
Entenda a crise migratória na fronteira entre Brasil e Venezuela Disponível em: https://exame.abril.com.br/brasil/entenda-a-crise-migratoria-na-fronteira-entre-brasil-e-venezuela/ Acesso 24/02/2019.
Cronologia da crise migratória em Pacaraima, na fronteira entre Brasil e Venezuela Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-45242682. Acesso 24/02/2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete ou imprima o slide para a turma.
Peça que observem o mapa que destaca a fronteira entre o Brasil e a Venezuela, em destaque o estado de Roraima, na cidade de Pacaraima. Pergunte aos alunos se sabem sobre o conflito que envolve o Brasil e a Venezuela.
Aproveite para lembrá-los que o momento mais tenso foi sentido no fechamento da fronteira entre Venezuela e Brasil impedindo a entrada de ajuda humanitária. O bloqueio da ajuda humanitária para os venezuelanos provocou conflitos na Venezuela e em Pacaraima, cidade brasileira que fica na fronteira, com registros de mortes, feridos e com deserção de militares venezuelanos. É importante destacar que do lado venezuelano, o presidente afirma que seus opositores tentam fabricar uma crise humanitária que não existe para justificar uma intervenção estrangeira. Fato que justificou o fechamento da fronteira com o Brasil.
Contextualização
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Peça a turma que formem duplas. Projete os slides ou imprima a imagem.
Solicite aos alunos que observem a imagem com atenção. Peça aos alunos que apontem os motivos das tensões e conflitos entre os países. Os alunos podem considerar que na Venezuela os índices econômicos baixíssimos, instabilidade política e a violência são alguns dos componentes desses motivos.
É importante considerar também que a chegada de um número crescente de imigrantes venezuelanos em busca de refúgio no Brasil, principalmente na cidade de Pacaraima em Roraima, ocasionou as maiores tensões graças ao fechamento da fronteira por parte da Venezuela. Neste contexto, vale explicar, por exemplo, que o fechamento da fronteira impactou a economia brasileira, em especial no estado de Roraima, pois o fornecimento de energia que vem da Venezuela foi cortado, e o estado ficou sendo iluminado graças as usinas termoelétricas.
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Projete o gráfico ou imprima o slide de números de solicitações de refúgio venezuelano em Roraima.
Chame atenção dos alunos em relação aos meses de 2018 e os número de solicitações de refúgio em Roraima. Pergunte por que os venezuelanos estão buscando o Brasil para fugir da crise em seu país? Quais são os impactos econômicos e sociais para o Brasil com a chegada de um grande número de imigrantes para as cidades de Roraima, por exemplo?
É esperado que os alunos apresente argumentos como descontentamento com a economia e política, somadas aos atos de violência e represália podem ser levantados pelos alunos como os motivos que levaram o aumento do número de imigrantes venezuelanos no Brasil. Em contrapartida, os alunos podem ressaltar os seguintes impactos brasileiros, problemas com moradias, acesso saúde, educação e geração de emprego são algumas possibilidades que poderão surgir na problematização.
Ação propositiva
Tempo Sugerido: 20 minutos
Orientações: Projete o slide ou escreva no quadro.
Leia com a turma a cronologia da crise na Venezuela. Explique que em duplas terão o desafio de ler os fragmentos do texto e juntá-los de forma que as informações estejam corretas.
Entregue o material impresso e cortado para a montagem.
Quebra-cabeça - Fragmentos da cronologia da crise.
É importante ressaltar para as dupla a necessidade de montar o quebra-cabeça corretamente, pois a partir da montagem será proposto também a elaboração de 03 questões de múltipla escolha (QUIZ) para serem trocadas entre as duplas e respondidas.
Modelo do QUIZ
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Reserve 5 minutos para recolher o quiz elaborado. Na sequência distribua as folhas para as duplas poderem responder. Após responderem, devolva as duplas que elaboraram para que elas possam corrigir e dar a devolutiva.
Imprima o material ou projete o slide.
Chame atenção dos alunos para a rubrica. Explique que farão uma auto-avaliação do desafio apresentado na aula.
Para cada critério, o aluno deverá escolher a opção que melhor representa seu desempenho ou conhecimento.
Explique as nomenclaturas escolhidas: “especialista”, “mestre” e “aprendiz” apresentam um número. Oriente os alunos a avaliar e contar os pontos e depois apresentá-lo ao time, que somarão o resultado de todos e apresentará para o professor.
Reserve 2 minutos finais para divulgar os resultados as duplas. Pode ser apresentado em formato de tabela no quadro.
No momento da adaptação, priorize práticas reflexivas e criativas, que auxiliem no desenvolvimento das competências e habilidades BNCC. Utilize os planos de aula para planejar sequências didáticas, levando o aluno a desvendar e compreender as dinâmicas relacionadas a diversidade socioespacial e seus processos. As tecnologias digitais estão cada vez mais presentes na educação e são fundamentais para operacionalizar suas aulas a distância, mas devem ser utilizadas com sua orientação para garantir uma aprendizagem com rigor científico através de fontes confiáveis. Para associar as etapas dos planos ao uso de ferramentas digitais, lembre-se de que as mesmas não devem ser utilizadas como fim em si mesmas, mas sim como instrumentos que possibilitam a investigação em ambientes virtuais que oportunizam experiências que os alunos não teriam acesso fisicamente. Para isso, você pode se valer de uma infinidade de recursos entre plataformas abertas, sites institucionais, Ongs, fundações, organismos multilaterais, jogos e quizzes, mapas interativos, simuladores e aplicativos de celular.
As propostas devem ser ajustadas a faixa etária dos alunos em atividades com distintos graus de complexidade, seguindo a progressão de conteúdo, projetando as experiências em dimensões maiores, partindo do local até o global. Preparamos para você uma lista de sugestões para incrementar os planos de aula e explorar o que a tecnologia digital traz para ensino de Geografia. Mas atenção, nesse período longe do espaço da escola, é importante aliar o uso de dispositivos a atividades físicas seguras, que promovam nos alunos momentos distantes das telas, estimulando os sentidos, desenvolvendo a criatividade e o movimento. Você pode alternar o uso de dispositivos com propostas mão na massa que propiciem a alfabetização cartográfica, o pensamento espacial e o raciocínio geográfico.
Partindo da realidade do aluno, estimule a exploração de seu lugar de vivência, o controle do tempo, a observação sob diferentes pontos de vista, a representação de elementos do cotidiano e reconhecimento das regras de convivência. A seguir, apresentamos propostas de atividades que podem substituir etapas dos planos, sem prejuízo ao desenvolvimento das habilidades relacionadas a eles: São elas, a construção de maquetes com sucatas; elaboração de mapas mentais, croquis e; plantas; registros fotográficos de objetos e paisagens do lugar de vivência; desenhos de observação em diferentes pontos de vista; colagens e representações bidimensionais e tridimensionais; entrevistas com familiares; representação de esquetes e cenas teatrais; jogos corporais; audição de músicas; assistir filmes, documentários e animações; jogos de tabuleiro; cultivar uma horta; fazer uma composteira caseira; ler e comentar notícias de telejornal ou impresso; produção de textos entre outras que você pode inventar. Além das atividades individuais, garanta também a realização de propostas em duplas ou em grupos através de aplicativos de comunicação, para garantir a socialização de opiniões, troca de experiências, produções coletivas e colaborativas. As etapas e resultados podem ser registrados na forma de fotografias, vídeos, podcast, blogs, cadernos digitais ou digitalizados para serem compartilhados com você e os colegas. Não se esqueça de sempre partir dos conhecimentos prévios e estimular o levantamento e testagem de hipóteses garantindo, mesmo que de forma remota, o protagonismo do aluno! Esperamos que a adaptação dos planos de aula de Geografia apara seu uso a distância, facilite o seu trabalho, com a mesma qualidade dos planos presenciais. PLATAFORMAS E SITES: Google Earth Google Maps Earth 3D Relief Map Science Changing The world Estação Espacial Internacional Earth nullschool MeteoEarth Minecraft Education Edition Education.com Recursos geográficos NATIONAL GEOGRAPHIC NA SALA DE AULA Digital Compass WORLD METERS APOLLO 11 ACESSO A MUSEUS VIRTUAIS E VISITAS GUIADAS: COLEÇÃO DE MUSEUS de CARTOGRAFIA MUSEUS VIRTUAIS PELO MUNDO INSTITUIÇÕES E ORGANISMOS MULTILATERAIS IBGE EMBRAPA MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE INCRA GREENPEACE ONU AGÊNCIA NACIONAL DE AGUAS RIOS VOADORES PNUD CENTRAL INTELLIGENCE AGENCY APLICATIVOS PARA CELULAR: World Atlas NASA APP Países e capitais do mundo Geografia Mundial Mapa politico Mapa físico Bússola StarTalk APP DE JOGOS DE GEOGRAFIA PARA CELULAR Jogo da Geografia ONDE É ISSO QUIZ GEOGRAFIA Planeta terra Jogos de geografia Geo Jogo JOGOS e QUIZZES ONLINE WORLD GEOGRAPHY GAMES CRIANÇA CIDADÃ DO MUNDO JOGOS GEOGRAFICOS QUIZ GEOGRAFIA CNECNOAS
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Juliana Maria
Mentor: Leandro Campelo
Especialista: Leandro Campelo
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 8°ano
Unidade temática: Conexões e escalas
Objeto(s) de aprendizagem: Compreender as questões relacionadas a entrada de imigrantes venezuelanos no Brasil, bem como o fechamento da fronteira, buscando analisar os desafios diplomáticos gerados a partir do impacto da crise no país vizinho.
Habilidade (s) da Base: (EF08GE11) Analisar áreas de conflito e tensões nas regiões de fronteira do continente latino-americano e o papel de organismos internacionais e regionais de cooperação nesses cenários.
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