16788
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 8º ano > O mundo contemporâneo: o Antigo Regime em crise

Plano de aula - Revolução Gloriosa: símbolos que colocam limites no poder real

Plano de aula de História com atividades para 8º ano do EF sobre Revolução Gloriosa: símbolos que colocam limites no poder real

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Gabriel Amato Bruno De Lima

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagem, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet, Google Apresentações, Padlet.

Contexto
Encaminhe o objetivo da aula, o documento com a imagem e o verbete sobre o Parlamento inglês, propostos na etapa, junto com alguns questionamentos para que os alunos respondam. Utilize a ferramenta que considerar mais acessível: e-mail, WhatsApp, Google Sala de Aula ou outro meio de comunicação.

- O que é o Palácio de Westminster?
- Qual a função de um Parlamento?
- O que fazem os membros do Parlamento?

Dê um tempo para que os alunos possam refletir e responder, no próprio grupo da sala, em forma de texto, áudio ou vídeo. Você pode encaminhar pequenos áudios ou vídeos, auxiliando na análise da imagem e do verbete, chamando a atenção dos estudantes para determinados trechos, esclarecendo dúvidas e acrescentando informações que considerar necessárias.

Problematização
Nesta etapa da aula, você pode propor que os alunos trabalhem individualmente ou agrupados. Para trabalharem agrupados, os estudantes podem se comunicar através do Whatsapp, e-mail, Facebook, ou qualquer outra ferramenta que já utilizem. O importante é que troquem informações, se auxiliem na análise das fontes e nas discussões propostas. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com seu conhecimento sobre a turma.

Para facilitar a interpretação das fontes pelos estudantes de forma autônoma, algumas questões propostas no plano original podem ter sido alteradas ou excluídas, e novas podem ter sido incluídas neste material. Faça uso dos questionamentos da maneira que considerar mais eficiente para a turma.

Encaminhe as duas imagens, o texto e alguns questionamentos, para que os alunos reflitam e respondam.

Questões para refletir:
Imagem 1
- Quem são os personagens representados na imagem e no verbete?
- Quando a imagem foi produzida? Por quem?
- O que significava, na Inglaterra revolucionária, representar Oliver Cromwell “podando” a árvore real?
- Quais símbolos da sociedade anterior à Revolução estão sendo podados por ele?
- Por que a Bíblia, o cetro e coroa são representados lado a lado?
- Por que os porcos estão comendo os restos da “árvore real” que caem no chão?

Imagem 2
- Quem são os personagens representados na imagem e no verbete?
- Quando a imagem foi produzida? Por quem?
- Como os reis estão representados?
- Qual a relação entre os reis e os parlamentares? Ela é de distância ou de proximidade?

Texto
- O que significa um “rei ungido”?
- Qual a relação da monarquia inglesa com a Igreja Anglicana e o que significa “aboli-la”? Este ato está presente em alguma das imagens analisadas?
- Quais ideias foram vitoriosas com a Revolução?
- O que significa transferir poderes ao Parlamento? E governar com o consentimento de amplos setores da sociedade?

Questões para responder:
- O autor da imagem 1 vê de uma maneira positiva ou negativa a destruição da velha sociedade por Cromwell?
- Qual o significado de um membro do Parlamento aparecer entregando a coroa para os monarcas do século XVII, na imagem 2? Esta situação era possível antes da Revolução?
- Como era a Inglaterra antes da Revolução? Como era exercido o poder do rei?
- E como ficou depois da Revolução? O que mudou no exercício do poder real?
- Segundo Lawrence Stone, qual o significado da Revolução Inglesa para o resto do mundo?

Estabeleça um prazo para que os alunos possam responder aos questionamentos. Você pode encaminhar pequenos áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas, chamando a atenção para informações presentes nas fontes que os alunos possam não ter percebido e acrescentando outras.

Uma possibilidade é agendar um momento síncrono para que os alunos possam compartilhar as respostas com você e o restante da turma.

Sistematização
Nesta etapa, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente. Você pode encaminhar os modelos de balões de diálogos e as imagens, para que imprimam e façam as próprias falas. Eles também podem fazer desenhos (releituras) das obras, acrescentando diálogos e falas, ou editar as imagens no computador ou celular, utilizando apps ou softwares que permitem a edição de imagem e texto, como o Google Apresentações (para acrescentarem as falas às imagens).

Você pode criar um mural no Padlet, para que os alunos enviem as produções, ou eles podem encaminhá-las para o grupo da sala no Whatsapp ou Google Sala de Aula. Também podem compartilhar as produções nas redes sociais (facebook, Instagram), criando uma hashtag.

Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com familiares e amigos através das redes sociais.

As famílias podem conhecer um pouco mais sobre a monarquia britânica com a matéria da Revista Aventuras na Escola  (disponível aqui).

Também na Revista Aventuras na História, as famílias podem ler algumas curiosidades sobre Oliver Cromwell (disponível aqui).  

Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades):disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma): disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas): disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.
Hashtags (como usar): disponível aqui.
Google Apresentações (como usar):disponível aqui.
Padlet (como usar): disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Chayene Medeiros


Código: HIS8_02UND03

(EF08HI02) Identificar as particularidades político-sociais da Inglaterra do século XVII e analisar os desdobramentos posteriores à Revolução Gloriosa.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O mundo contemporâneo: o Antigo Regime em crise do 8º ano:

MAIS AULAS DE História do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas