16787
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 8º ano > Unidade

Plano de aula - O Chile e as disputas de territórios na América Sul

Plano de aula de Geografia com atividades para 8º ano do Fundamental sobre compreender a origem dos problemas territoriais entre o Chile e seus vizinhos como Bolívia, Peru, Argentina e Antártida

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana Maria Costa Fecher Winter

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre o plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE11 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Esta habilidade propõe expandir o olhar para a relação do sujeito com contextos mais amplos, considerando temas políticos, econômicos e culturais do Brasil e do cenário internacional. Permitir que o estudante se entenda como produto de uma sociedade localizada em determinado tempo e espaço, mas também produtor dessa mesma sociedade.

Nesta aula, será proposto analisar a origem dos problemas territoriais entre o Chile e seus vizinhos como Bolívia, Peru, Argentina, analisando as perdas e as questões diplomáticas geradas a partir das disputas.

A turma se organizará em times com a seguinte proposta: A sala de aula será dividida em 2 estações cada uma com países em que o Chile apresenta problemas territoriais. Os times vão rotacionando pelas estações em busca de respostas usando mapas das regiões e textos sobre a origem e objetivos desses conflitos. No final cada time deverá apresentar para turma um quadro comparativo das disputas territoriais da América do Sul.

Materiais necessários: Uma folha sulfite por time (deverá ser entregue pelo professor), lápis preto, régua, borracha. Cópias dos slides ou equipamento para apresentação dos slides.

Material complementar:

Contextualização. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TtFGKzjcsMTsaAb4vrJYnjMZYkcqGUBpsHEUzPBfMmvQV9dzu9UsJsdhPbmJ/geo8-11und03-contextualizacao-fronteiras.pdf

Ação Propositiva - Estação 1. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gxGezRcbGAPvmkgx7GVgqtgb9e5vTjhcvntmGCcaSkzn5BnSYzENAS2StdtR/geo8-11und03-acao-propositiva-estacao-1.pdf

Ação Propositiva - Estação 2. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bkXvw2Pm9ekCqW2sS8fr5u5XhdskXEg4B2DKahNvxrTc2gwXe72Czu8pUTN9/geo8-11und03-acao-propositiva-estacao-2.pdf

Sistematização. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7926ckBP6YmCnw7Hp5Cvf7ApARgWrKmM5PSkEWcqzuPCfqU3YSCSDhvJuJWX/geo8-11und03-sistematizacao-tabela.pdf

Para você saber mais:

Disputa entre o Chile a Bolívia

Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/a-disputa-de-mais-de-um-seculo-da-bolivia-com-o-chile-por-uma-saida-ao-mar.ghtml. Acesso 17/02/2019.

Guerra do Pacífico

Disponível em: https://guerras.brasilescola.uol.com.br/seculo-xvi-xix/guerra-pacifico.htm

Acesso 17/02/2019.

Como o Papa João Paulo II impediu uma guerra entre Chile e Argentina, há 40 anos Disponível em: https://www.defesaaereanaval.com.br/entenda-como-o-papa-joao-paulo-ii-impediu-uma-guerra-entre-chile-e-argentina-ha-40-anos. Acesso 17/02/2019.

Chile e Antártida. Disponível em: https://marsemfim.com.br/continente-antartico-por-que-tanto-interesse/. Acesso 17/02/2019.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete ou escreva no quadro o tema para a turma. Peça que observem o mapa que destaca o Chile. Pergunte aos alunos se sabem sobre algum conflito territorial que envolve o Chile e seus países vizinhos.

Aproveite para lembrá-los que é um país que faz fronteira com a Bolívia, Peru, Argentina e também com a Antártida. Devido sua característica geográfica, o Chile ao longo do tempo se envolveu em guerras e conflitos com a finalidade de garantir seus interesses geográficos, econômicos e políticos. Nesta aula, propomos uma análise de alguns dessas disputas territoriais, bem como as consequências dos conflitos envolvendo, como por exemplo, o mar chileno e o acesso ao Oceano Pacífico e a posse territorial da Antártida.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Peça a turma que formem times de 4 a 5 alunos. Projete os slides ou imprima as imagens

Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TtFGKzjcsMTsaAb4vrJYnjMZYkcqGUBpsHEUzPBfMmvQV9dzu9UsJsdhPbmJ/geo8-11und03-contextualizacao-fronteiras.pdf

Solicite aos alunos que observem o mapa com atenção. Destaque o problema envolvendo os dois países. Qual a importância de ampliar a área marítima para o Peru? Os alunos podem considerar a exploração marítima por parte do Peru, principalmente em relação a pesca.

Explique aos alunos que com a Guerra do Pacífico foi um conflito ocorrido entre 1879 e 1883, envolvendo o Chile, a Bolívia e o Peru. No final do conflito, o Chile anexou áreas ricas em recursos naturais de ambos os países derrotados. O Peru perdeu a província de Região de Tarapacá, e a Bolívia teve de ceder a província de Antofagasta, ficando sem uma saída soberana para o mar.

Apresente o próximo slide com o mapa do conflito entre a Bolívia e o Chile.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Peça que observem o mapa que destaca o país Bolívia. É o único país da América do Sul não possui saída para o mar. Porém nem sempre foi assim, o país tinha saída para o mar antes da Guerra do Pacífico, mas perdeu território para o Chile.

Pergunte aos alunos quais seriam os desafios de um país que não possui saída para o mar? É possível que os alunos digam que estão relacionados ao comércio marítimo, pois a Bolívia dependente da colaboração e da autorização de países vizinhos para utilizar os portos para transportar, bem como receber mercadorias internacionais.

Em outubro de 2018, o tribunal de Haya deu o seu veredito final sobre a demanda da Bolívia que exigia do Chile uma saída para o mar do Pacífico. Ao final da votação, por 12 votos contra 3, o tribunal decidiu que o Chile não está obrigado a negociar um acesso soberano ao mar para a Bolívia.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Peça que observem o mapa que apresenta as ilhas que dividem os países Argentina, Chile e na Antártida. Chilenos e argentinos reivindicam a posse dessa área argumentando que, além de suas bases, a população que mora na região herdou a área dos colonizadores espanhóis. Algumas pequenas ilhas perto da sua extremidade oriental foram objeto, durante muito tempo, de disputas territoriais entre o Chile e a Argentina. Segundo o tratado de 1985, elas pertencem desde então ao Chile (Ilhas Picton, Lennox e Nueva.)

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

Projete o vídeo do canal do YOUTUBE Guerra do Pacífico | Nerdologia.

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=WeldbH7P4eg Acesso 17/02/2019.

Utilize os 5 primeiros minutos do vídeo. É importante os alunos compreenderem os aspectos históricos e geográficos que levaram o conflito entre o Chile e seus vizinhos na América do Sul. Após a exibição do vídeo pergunte aos alunos quais são os desafios da Bolívia, por exemplo, em relação ao comércio internacional não possuindo uma saída para o mar?

É importante que os alunos possam a partir do vídeo assistido, saber que os conflitos e perdas territoriais para o Chile fizeram a Bolívia precisar de utilizar os portos de países vizinhos para conseguir manter seu comércio internacional. Embora exista outras vias de transportes é importante salientar, a partir da imagem, que mais de 70% do comércio mundial é feito pelo mar.

Caso, não disponha de recursos áudio visuais, projete o slide e peça que os alunos observem a imagem. Após a independência era necessário estabelecer as fronteiras entre os novos países. Pergunte aos alunos se sabem dizer porque a Cordilheira dos Andes foi importante para estabelecer as fronteiras. É possível que os alunos apontem o território chileno a partir da fronteira geográfica da Cordilheira dos Andes.

O Chile ocupa uma posição privilegiada no extremo sul da América, com cerca de 4.300 km de extensão de norte a sul e de apenas 200 km de leste a oeste. A norte, o Chile faz fronteira com o Peru e a leste com a Bolívia e a Argentina. Em direção ao sul, estende-se até o Polo Sul, através do território antártico chileno, e em direção ao oeste, projeta-se em profundidade em direção ao oceano Pacífico, até a ilha de Páscoa, a 3.700 km da costa.

Porém para conseguir seu território, após a independência, entrou em conflito com seus vizinhos para garantir seu território e posição geográfica privilegiada.

Ação propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 20 minutos

Orientações: Projete o slide ou escreva no quadro. Imprima o material das duas estações e disponibilize cópias para as estações.

Estação 1: Guerra do Pacífico

Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gxGezRcbGAPvmkgx7GVgqtgb9e5vTjhcvntmGCcaSkzn5BnSYzENAS2StdtR/geo8-11und03-acao-propositiva-estacao-1.pdf

Acesso 17/02/2019.

Estação 2: Conflito do Estreito de Beagle

Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bkXvw2Pm9ekCqW2sS8fr5u5XhdskXEg4B2DKahNvxrTc2gwXe72Czu8pUTN9/geo8-11und03-acao-propositiva-estacao-2.pdf

Acesso 17/02/2019.

Explique aos times que a sala será dividida em duas estações. Na primeira, encontrarão informações sobre os conflitos entre Bolívia, Peru e Chile - Guerra do Pacífico. Na segunda, terão informações sobre o conflito entre Argentina e Chile envolvendo o Estreito de Beagle (ilhas próximas a Antártida).

Os times terão 10 minutos em cada estação para organizar as informações respondendo as questões: QUANDO, ONDE, POR QUÊ E PARA QUÊ.

Oriente os times que é importante trabalharem em equipe, pois a ajuda de todos será de grande importância para conseguir executar o desafio dentro do prazo determinado. Ao término do tempo de 10 minutos, solicite aos times que troquem de estação. Explique que as informações coletadas serão organizadas pelos times em um quadro comparativo na próxima etapa.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Nesta etapa, projete e entregue a folha impressa para os times.

Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7926ckBP6YmCnw7Hp5Cvf7ApARgWrKmM5PSkEWcqzuPCfqU3YSCSDhvJuJWX/geo8-11und03-sistematizacao-tabela.pdf

Explique aos times, que agora deverão organizar as informações coletadas nas rotações em um quadro comparativo apresentando as tensões e conflitos envolvendo o Chile e seus vizinhos sul americanos.

Oriente os times a organizar a informação e preencher o quadro de forma resumida.

Após o término da atividade, cada time poderá apresentar seu quadro para a turma.

Se for possível, exponha os quadros no mural.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE11 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Esta habilidade propõe expandir o olhar para a relação do sujeito com contextos mais amplos, considerando temas políticos, econômicos e culturais do Brasil e do cenário internacional. Permitir que o estudante se entenda como produto de uma sociedade localizada em determinado tempo e espaço, mas também produtor dessa mesma sociedade.

Nesta aula, será proposto analisar a origem dos problemas territoriais entre o Chile e seus vizinhos como Bolívia, Peru, Argentina, analisando as perdas e as questões diplomáticas geradas a partir das disputas.

A turma se organizará em times com a seguinte proposta: A sala de aula será dividida em 2 estações cada uma com países em que o Chile apresenta problemas territoriais. Os times vão rotacionando pelas estações em busca de respostas usando mapas das regiões e textos sobre a origem e objetivos desses conflitos. No final cada time deverá apresentar para turma um quadro comparativo das disputas territoriais da América do Sul.

Materiais necessários: Uma folha sulfite por time (deverá ser entregue pelo professor), lápis preto, régua, borracha. Cópias dos slides ou equipamento para apresentação dos slides.

Material complementar:

Contextualização. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TtFGKzjcsMTsaAb4vrJYnjMZYkcqGUBpsHEUzPBfMmvQV9dzu9UsJsdhPbmJ/geo8-11und03-contextualizacao-fronteiras.pdf

Ação Propositiva - Estação 1. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gxGezRcbGAPvmkgx7GVgqtgb9e5vTjhcvntmGCcaSkzn5BnSYzENAS2StdtR/geo8-11und03-acao-propositiva-estacao-1.pdf

Ação Propositiva - Estação 2. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bkXvw2Pm9ekCqW2sS8fr5u5XhdskXEg4B2DKahNvxrTc2gwXe72Czu8pUTN9/geo8-11und03-acao-propositiva-estacao-2.pdf

Sistematização. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7926ckBP6YmCnw7Hp5Cvf7ApARgWrKmM5PSkEWcqzuPCfqU3YSCSDhvJuJWX/geo8-11und03-sistematizacao-tabela.pdf

Para você saber mais:

Disputa entre o Chile a Bolívia

Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/a-disputa-de-mais-de-um-seculo-da-bolivia-com-o-chile-por-uma-saida-ao-mar.ghtml. Acesso 17/02/2019.

Guerra do Pacífico

Disponível em: https://guerras.brasilescola.uol.com.br/seculo-xvi-xix/guerra-pacifico.htm

Acesso 17/02/2019.

Como o Papa João Paulo II impediu uma guerra entre Chile e Argentina, há 40 anos Disponível em: https://www.defesaaereanaval.com.br/entenda-como-o-papa-joao-paulo-ii-impediu-uma-guerra-entre-chile-e-argentina-ha-40-anos. Acesso 17/02/2019.

Chile e Antártida. Disponível em: https://marsemfim.com.br/continente-antartico-por-que-tanto-interesse/. Acesso 17/02/2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete ou escreva no quadro o tema para a turma. Peça que observem o mapa que destaca o Chile. Pergunte aos alunos se sabem sobre algum conflito territorial que envolve o Chile e seus países vizinhos.

Aproveite para lembrá-los que é um país que faz fronteira com a Bolívia, Peru, Argentina e também com a Antártida. Devido sua característica geográfica, o Chile ao longo do tempo se envolveu em guerras e conflitos com a finalidade de garantir seus interesses geográficos, econômicos e políticos. Nesta aula, propomos uma análise de alguns dessas disputas territoriais, bem como as consequências dos conflitos envolvendo, como por exemplo, o mar chileno e o acesso ao Oceano Pacífico e a posse territorial da Antártida.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Peça a turma que formem times de 4 a 5 alunos. Projete os slides ou imprima as imagens

Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TtFGKzjcsMTsaAb4vrJYnjMZYkcqGUBpsHEUzPBfMmvQV9dzu9UsJsdhPbmJ/geo8-11und03-contextualizacao-fronteiras.pdf

Solicite aos alunos que observem o mapa com atenção. Destaque o problema envolvendo os dois países. Qual a importância de ampliar a área marítima para o Peru? Os alunos podem considerar a exploração marítima por parte do Peru, principalmente em relação a pesca.

Explique aos alunos que com a Guerra do Pacífico foi um conflito ocorrido entre 1879 e 1883, envolvendo o Chile, a Bolívia e o Peru. No final do conflito, o Chile anexou áreas ricas em recursos naturais de ambos os países derrotados. O Peru perdeu a província de Região de Tarapacá, e a Bolívia teve de ceder a província de Antofagasta, ficando sem uma saída soberana para o mar.

Apresente o próximo slide com o mapa do conflito entre a Bolívia e o Chile.

Slide Plano Aula

Orientações: Peça que observem o mapa que destaca o país Bolívia. É o único país da América do Sul não possui saída para o mar. Porém nem sempre foi assim, o país tinha saída para o mar antes da Guerra do Pacífico, mas perdeu território para o Chile.

Pergunte aos alunos quais seriam os desafios de um país que não possui saída para o mar? É possível que os alunos digam que estão relacionados ao comércio marítimo, pois a Bolívia dependente da colaboração e da autorização de países vizinhos para utilizar os portos para transportar, bem como receber mercadorias internacionais.

Em outubro de 2018, o tribunal de Haya deu o seu veredito final sobre a demanda da Bolívia que exigia do Chile uma saída para o mar do Pacífico. Ao final da votação, por 12 votos contra 3, o tribunal decidiu que o Chile não está obrigado a negociar um acesso soberano ao mar para a Bolívia.

Slide Plano Aula

Orientações: Peça que observem o mapa que apresenta as ilhas que dividem os países Argentina, Chile e na Antártida. Chilenos e argentinos reivindicam a posse dessa área argumentando que, além de suas bases, a população que mora na região herdou a área dos colonizadores espanhóis. Algumas pequenas ilhas perto da sua extremidade oriental foram objeto, durante muito tempo, de disputas territoriais entre o Chile e a Argentina. Segundo o tratado de 1985, elas pertencem desde então ao Chile (Ilhas Picton, Lennox e Nueva.)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

Projete o vídeo do canal do YOUTUBE Guerra do Pacífico | Nerdologia.

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=WeldbH7P4eg Acesso 17/02/2019.

Utilize os 5 primeiros minutos do vídeo. É importante os alunos compreenderem os aspectos históricos e geográficos que levaram o conflito entre o Chile e seus vizinhos na América do Sul. Após a exibição do vídeo pergunte aos alunos quais são os desafios da Bolívia, por exemplo, em relação ao comércio internacional não possuindo uma saída para o mar?

É importante que os alunos possam a partir do vídeo assistido, saber que os conflitos e perdas territoriais para o Chile fizeram a Bolívia precisar de utilizar os portos de países vizinhos para conseguir manter seu comércio internacional. Embora exista outras vias de transportes é importante salientar, a partir da imagem, que mais de 70% do comércio mundial é feito pelo mar.

Caso, não disponha de recursos áudio visuais, projete o slide e peça que os alunos observem a imagem. Após a independência era necessário estabelecer as fronteiras entre os novos países. Pergunte aos alunos se sabem dizer porque a Cordilheira dos Andes foi importante para estabelecer as fronteiras. É possível que os alunos apontem o território chileno a partir da fronteira geográfica da Cordilheira dos Andes.

O Chile ocupa uma posição privilegiada no extremo sul da América, com cerca de 4.300 km de extensão de norte a sul e de apenas 200 km de leste a oeste. A norte, o Chile faz fronteira com o Peru e a leste com a Bolívia e a Argentina. Em direção ao sul, estende-se até o Polo Sul, através do território antártico chileno, e em direção ao oeste, projeta-se em profundidade em direção ao oceano Pacífico, até a ilha de Páscoa, a 3.700 km da costa.

Porém para conseguir seu território, após a independência, entrou em conflito com seus vizinhos para garantir seu território e posição geográfica privilegiada.

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 20 minutos

Orientações: Projete o slide ou escreva no quadro. Imprima o material das duas estações e disponibilize cópias para as estações.

Estação 1: Guerra do Pacífico

Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gxGezRcbGAPvmkgx7GVgqtgb9e5vTjhcvntmGCcaSkzn5BnSYzENAS2StdtR/geo8-11und03-acao-propositiva-estacao-1.pdf

Acesso 17/02/2019.

Estação 2: Conflito do Estreito de Beagle

Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bkXvw2Pm9ekCqW2sS8fr5u5XhdskXEg4B2DKahNvxrTc2gwXe72Czu8pUTN9/geo8-11und03-acao-propositiva-estacao-2.pdf

Acesso 17/02/2019.

Explique aos times que a sala será dividida em duas estações. Na primeira, encontrarão informações sobre os conflitos entre Bolívia, Peru e Chile - Guerra do Pacífico. Na segunda, terão informações sobre o conflito entre Argentina e Chile envolvendo o Estreito de Beagle (ilhas próximas a Antártida).

Os times terão 10 minutos em cada estação para organizar as informações respondendo as questões: QUANDO, ONDE, POR QUÊ E PARA QUÊ.

Oriente os times que é importante trabalharem em equipe, pois a ajuda de todos será de grande importância para conseguir executar o desafio dentro do prazo determinado. Ao término do tempo de 10 minutos, solicite aos times que troquem de estação. Explique que as informações coletadas serão organizadas pelos times em um quadro comparativo na próxima etapa.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Nesta etapa, projete e entregue a folha impressa para os times.

Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7926ckBP6YmCnw7Hp5Cvf7ApARgWrKmM5PSkEWcqzuPCfqU3YSCSDhvJuJWX/geo8-11und03-sistematizacao-tabela.pdf

Explique aos times, que agora deverão organizar as informações coletadas nas rotações em um quadro comparativo apresentando as tensões e conflitos envolvendo o Chile e seus vizinhos sul americanos.

Oriente os times a organizar a informação e preencher o quadro de forma resumida.

Após o término da atividade, cada time poderá apresentar seu quadro para a turma.

Se for possível, exponha os quadros no mural.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Unidade do 8º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08GE11 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano