16784
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 7º ano > Lógicas comerciais e mercantis da modernidade

Plano de aula - As trocas comerciais entre os impérios africanos e o Oriente Próximo

Plano de aula de História com atividades para 7º ano do EF sobre As trocas comerciais entre os impérios africanos e o Oriente Próximo

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ruhama Ariella Sabião Batista

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, print ou link), Whatsapp, E-mail ou Google sala de aula.
- Optativas: Hangouts, Mentimeter, Kahoot, Flipgrid, Anchor.fm.

Contexto
O objetivo desta aula é compreender as relações entre o continente africano e asiático, ao longo dos séculos XIV e XVIII, e perceber as semelhanças com a dinâmica do Mundo Atlântico.

Para desenvolvê-la com os seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula (veja como usá-lo aqui), os materiais e orientações necessários. As devolutivas dos alunos podem ocorrer da mesma forma ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).

Disponibilize a imagem de parte do Atlas Catalão e proponha para reflexão:
- Quais as semelhanças você percebe entre o mapa apresentado e os mapas da atualidade? Em que se diferenciam?
- Como os locais são representados?
- Para que tipo de interesses seria importante mapear pontos estratégicos em um mapa, como estas construções?

Para acesso a um mapa mundi atual e mais informações sobre ele, indique: ABRANTES, Beatriz. Mapa-múndi: tudo sobre a representação do globo terrestre! Stood, 21/08/2018. Disponível aqui. Acesso em: 17/06/2020.

Problematização
Disponibilize o texto “Carta do Viajante Leo Africanus (...)”. Para que interajam com os colegas a respeito das características do Reino de Tombuctu. Você pode organizar um jogo de “Fake ou Fato” a partir de comparações deste reino com a Europa, por exemplo: “Tombuctu não tinha condições de realizar comércio com cidades européias”; “o rei não intervinha nas relações comerciais de Tombucto”. Isso pode ser feito por meio do Kahoot (veja como usá-lo aqui) ou do Mentimeter (veja como usá-lo aqui).

Após a dinâmica, proponha que registrem no caderno ou em mídias digitais que já utilizam, como o Google sala de aula:
- Quais as características marcantes de Tombuctu?
- O que o viajante relata sobre as práticas comerciais?
- Cite um trecho que mostre a importância da riqueza?
- Qual a relação entre Tombuctu e a Europa?

Sistematização
Para que se expressem a respeito do reino de Tombuctu ou dos caminhos cotidianos, recomende que elaborem as descrições no formato de carta, relato ou instruções de como chegar, direcionadas a uma pessoa que pediu informações a respeito. Enfatize que eles devem ser detalhistas e citar o máximo de características sobre os lugares. Peça que gravem áudios ou vídeos curtos fazendo essas descrições. Para compartilhá-las entre a turma, podem fazer uso de ferramentas como o Flipgrid (veja como usá-lo aqui) ou o Achor.fm. (veja como usá-lo aqui).

Convite às famílias
Para que conheçam mais a respeito do reino de Tombuctu, sugira que acessem:
- VALENTE, Andressa. Timbuktu: A capital do Império Mali que, no século XIV, foi a cidade mais rica do mundo. Desacato, 13 de novembro de 2017. Disponível aqui. Acesso em: 17/06/2020.

Sugestão Enviada Por: Profa Bianca


Código: HIS7_13UND05

(EF07HI13) Caracterizar a ação dos europeus e suas lógicas mercantis visando ao domínio no mundo atlântico.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Lógicas comerciais e mercantis da modernidade do 7º ano:

MAIS AULAS DE História do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas