16782
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 7º ano > Lógicas comerciais e mercantis da modernidade

Plano de aula - O pacto colonial: relações colônia x metrópole

Plano de aula de História com atividades para 7º ano do EF sobre O pacto colonial: relações colônia x metrópole

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ruhama Ariella Sabião Batista

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, Print ou Link), Whatsapp, E-mail ou Google sala de aula.
- Optativas: Hangouts, Mentimeter, Kahoot, Flipgrid, Anchor.fm, YouTube.

Contexto
O objetivo desta aula é entender as dimensões de colônia e metrópole no período mercantilista e os traços coloniais que permanecem na atualidade.

Para desenvolvê-la com os seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula (veja como usá-lo aqui), os materiais e orientações necessários. As devolutivas dos alunos podem ocorrer da mesma forma ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).

Disponibilize aos alunos as fotografias do jogador Neymar e proponha para reflexão:
- Você conhece jogadores brasileiros que atuam em times europeus?
- Por que estes jogadores vão para a Europa?
- Quais atrativos podem haver além da questão financeira?

Para promover a interação, você pode realizar uma enquete ou nuvem de palavras virtual, acerca de atrativos da vida na Europa que eles conhecem ou já ouviram falar. Veja como fazer utilizando o Mentimeter (enquete e nuvem de palavras) ou o Kahoot (disponível aqui) - ative a tradução da página clicando com o botão direito do mouse.

Problematização
Disponibilize o texto da Fonte 1 e proponha as reflexões a seguir para análise. Peça para que façam o registro no caderno ou em mídias digitais que já utilizam, como o Google sala de aula:
- Por que o autor chama a metrópole de mãe?
- Quais são as recompensas e os sacrifícios em ser colônia?
- Se outras nações quisessem comerciar com o Brasil, havia esta possibilidade?
- Por que então a colônia era dependente da metrópole?

Disponibilize o trecho da letra da música “Brasil Colônia”, da banda Oriente. Os alunos devem analisar:
- Há trechos que mostram relações de dependência do Brasil em relação a outros países? Quais?
- Quais problemas atuais a letra apresenta, como continuidades da História brasileira?
- Quais soluções são apontadas para estes problemas apontados?

Incentive que interajam com os colegas a respeito das conclusões, seja por meio de trocas de mensagens pelo Whatsapp ou em videoconferência.

Sistematização
Para que se expressem a respeito da História colonial brasileira e os traços de colonialidade ainda presentes nesta sociedade atualmente, apresente as palavras-chave a serem contempladas pelos alunos (Brasil, Portugal, Colônia, Metrópole, Pacto colonial, Comércio e Exploração) e dê opções de como podem realizar a atividade: criar as letras de músicas e interpretá-las; criar podcasts; criar playlists com músicas que contenham referências da História do Brasil. Para compartilhá-las, podem fazer uso de ferramentas como: Flipgrid (veja como usá-lo aqui), Achor.fm (veja como usá-lo aqui) ou o Youtube (veja como usá-lo aqui).

Convite às famílias
Sugira que aproveitem o contexto estudado para escutarem, juntos, músicas que retratam a História do Brasil colonial e os traços de colonialidade ainda presentes. Algumas sugestões são:

- MC Carol. Não Foi Cabral. YouTube, 27 nov. 2016. Disponível aqui. Acesso em: 17/06/2020.
- Rincon Sapiência. Crime Bárbaro. YouTube, 23 ago. 2017. Disponível aqui. Acesso em: 17/06/2020.
- ORIENTE. Brasil Colônia [Nissin, Fábio Brazza , Sant, Sid, Gog]. YouTube, 5 out. 18. Disponível aqui. Acesso em: 17/06/2020.

Sugestão Enviada Por: Profa Bianca


Código: HIS7_13UND04

(EF07HI13) Caracterizar a ação dos europeus e suas lógicas mercantis visando ao domínio no mundo atlântico.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Lógicas comerciais e mercantis da modernidade do 7º ano:

MAIS AULAS DE História do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas