16778
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 7º ano > Mundo do trabalho

Plano de aula - Impactos ambientais da agropecuária

Plano de aula de Geografia com atividades para 7º ano do Fundamental sobre analisar os impactos ambientais envolvidos na produção agropecuária brasileira

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Jéssica Da Silva Rodrigues Cecim

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
Ferramentas de comunicação tecnológica (WhatsApp, e-mail ou mensagens por meio de ambientes virtuais); internet e câmera.

Valor trabalhado
O respeito ao ambiente e à própria coletividade.

Apresentação do tema da aula
Apresente o tema aos alunos por escrito, por meio de alguma ferramenta de comunicação tecnológica. Escreva que a aula tratará de analisar os impactos ambientais decorrentes da agropecuária no Brasil. Explique, sucintamente, que “agropecuária” é um termo que envolve as atividades agrícolas (cultivo de plantas) e a pecuária (criação de gado/animais).

Contextualização
A contextualização deste plano adaptado tem o objetivo de levar o estudante a compreender quais são os impactos ambientais presentes na agropecuária. Para isso, envie os links abaixo para leitura e estudo. Depois de lerem esse material, peça aos estudantes que construam tópicos no caderno respondendo ao questionamento.

Materiais complementares:
- SOUSA, Rafaela. Monocultura. Geografia Econômica. Mundo Educação. s/d. Disponível aqui. (Acesso em 09/02/2019)
- IWAKI, Gheorge Patrick. Contaminação ambiental por agrotóxicos: efeitos “invisíveis” para o solo, água e ar. Portal de Tratamento de Água. 30 de maio de 2018. Disponível aqui. (Acesso em 11/02/2019)
- BARBOSA, Vanessa. ONU alerta para poluição das águas por abuso de agrotóxicos no campo. Revista Exame. 01 de julho de 2018. Disponível aqui. (Acesso em 09/02/2019)

Ação propositiva
A ação propositiva segue a proposta original do plano de aula, mas deve ser realizada individualmente, dada a impossibilidade de encontro entre os estudantes. A proposta da atividade é a construção de um fanzine. Para isso, primeiramente, ofereça um material aos estudantes para que entendam o que é um fanzine (no material complementar, há diversas sugestões que podem ser evidenciadas). Caso considere necessário, grave um áudio explicando que fanzines são uma forma de publicação, geralmente em formato de revista, realizada por fãs ou entusiastas de algum assunto específico e compartilhada por pessoas que têm o mesmo interesse pelo tema. Outra sugestão é enviar por e-mail um fanzine para os alunos conhecerem melhor.

A proposta deste plano é que os alunos possam criar seus próprios fanzines com foco nos impactos ambientais a partir da agropecuária. Os impactos destacados na contextualização devem ser retratados nos fanzines com a adição de colagens, ilustrações e textos construídos pelos alunos. Peça aos estudantes que separem revistas, jornais e folhas sulfite para o fanzine. É importante que os alunos tenham em mente que a construção do fanzine deve ser uma forma de discutir determinado assunto de maneira criativa, o que significa que eles podem fazer uso de entrevistas, imagens, pinturas, quadrinhos, poesias, músicas etc. Explique que as folhas sulfite devem ser dobradas ao meio pelo menos uma vez (podendo, do mesmo modo, serem dobradas duas vezes ao meio, criando o formato de papel A6).

Incentive os alunos a se expressarem criativamente durante a confecção, reiterando que o fanzine é enriquecido na medida em que fornece elementos visuais como desenhos, colagens, pinturas, imagens e pequenos textos.

Sistematização
Finalizado o fanzine, peça que tirem uma fotografia do material e a enviem por e-mail ou outra ferramenta de comunicação tecnológica. Faça uma exposição com os fanzines enviados organizando-os em um arquivo único de slides (PowerPoint e Google Apresentações).

Convite às famílias
Convide os familiares para conhecerem um pouco mais sobre os impactos ambientais da agropecuária. Sugestões para assistirem com os estudantes:
     1) Por que a agricultura está com problemas (e como resolver)?, disponível aqui;
     2) Documentário: Impactos Ambientais da Pecuária, disponível aqui

Sugestão Enviada Por: Leandro Campelo


Código: GEO7_06UND02

(EF07GE06) Discutir em que medida a produção, a circulação e o consumo de mercadorias provocam impactos ambientais, assim como influem na distribuição de riquezas, em diferentes lugares.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo do trabalho do 7º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas