Atividade de Aquecimento
Plano de Aula
Plano de aula: Contando de 10 em 10 numa trilha numérica
Plano 3 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Introdução à reta numerada
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Érika Christian Fernandes Pettersen
Mentor: Maria Lydia Mello
Especialista de área: Luciana Tenuta
Habilidade da BNCC
(EF01MA05) - Comparar números naturais de até duas ordens em situações cotidianas, com e sem suporte da reta numérica.
Objetivos específicos
Aprender a contar de 10 em 10, até o número 50.
Representar quantidades em retas numeradas (escalas de 10 em 10).
Conceito-chave
Ordenação e sequências numéricas.
Recursos necessários:
- Atividades impressas em folha A4 na quantidade total de alunos da turma, para: trilha numérica e tabela numérica.
- 1 cartolina, para a confecção da trilha.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Aprender a contar de 10 em 10, até o número 50.
Representar quantidades em retas numeradas (escalas de 10 em 10).
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação: Organize anteriormente os materiais necessários: quadro numérico, trilha numérica e tabela numérica. Após ler a atividade de aquecimento para a turma, distribua o quadro numérico e deixe que resolvam a atividade individualmente. Depois, pergunte se alguém gostaria de explicar o que pensou e como fez para realizá-la. Poderá ser desenhado no quadro para facilitar a exemplificação pelo aluno. Esta atividade de aquecimento expõe o aluno a conceitos já aprendidos, que serão abordados durante a aula, como a contagem até de 1 em 1, até o número 50.
Propósito: Perceber uma sequência numérica regular, contando de 1 em 1, até o número 50.
Discuta com a turma:
- O que é preciso para o coelhinho chegar até a cenoura?
- Estando no número 1, o que vem depois? E depois?
- Quais números serão escritos no quadro numérico?
- Sendo assim, essa contagem foi aumentando de quanto em quanto?
- Ao final, quantos números possui esse quadro?
Materiais complementares para impressão:
Atividade principal
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Apresente o slide, podendo escrevê-lo no quadro e, em seguida, leia o comando da atividade e mostre a trilha para a turma (pode ser uma cópia da trilha em papel, reproduzida em tamanho maior em uma cartolina, ou ainda, desenhada no quadro).
Propósito: Realizar contagens de 10 em 10. Incentivar os alunos a perceberem que existem outros ordenamentos de contagens para além da regularidade de 1 em 1.
Materiais complementares para impressão:
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientação: Após distribuir a trilha e ler novamente o comando da atividade para a turma, certifique-se que todos tenham compreendido o que foi solicitado. Em seguida, deixe que descubram sozinhos os números escondidos. É importante encorajar todas as crianças a pensarem. Neste momento, ande pela sala observando como estão fazendo para descobrir. Depois de um certo tempo, e verificando se todos já terminaram, peça que um aluno explique para o outro aluno da dupla como pensou e se tiveram as mesmas estratégias, ou não, para resolverem a atividade. Escolha alguns alunos para irem ao quadro explicarem suas estratégias. É fundamental que você incentive a troca de ideias entre as crianças, para que elas possam expressar o raciocínio que utilizaram, encorajando o grupo a concordar ou não com a resposta dada. Evite dizer que determinada resposta está certa ou errada. Provoque a troca de pontos de vista diferentes entre elas. “O conhecimento lógico-matemático deve ser construído individualmente pela criança [...] inventando seus próprios procedimentos, elas também constroem alicerces melhores para o aprendizado subsequente”(Constance Kamii - 1995). Esse conhecimento é incitado na interação social, em que a criança é estimulada pela troca de ideias.
Discuta com a turma:
- O que a atividade pede para fazer?
- Se o coelho está na saída e vai pulando para o coelhinho seguinte marcado na trilha, quanto saltos ele deu?
- Se o coelho já está na segunda posição marcada na trilha e vai para a terceira, qual será a quantidade de pulos que ele precisará dar?
- O coelho já está quase chegando, ele está na quinta posição na trilha, quantos pulos faltam para alcançar a cenoura?
- Para chegar até o último coelho, quanto o primeiro coelho precisou pular?
- Quais foram os numerais escondidos?
- Como fez para descobrir?
- Vamos registrar os números que foram descobertos?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação: Projete o slide para a turma, ou desenhe no quadro os dois possíveis exemplos de resoluções. Leia para a turma o primeiro exemplo e deixe que os alunos analisem o que aconteceu. Em seguida, leia o segundo exemplo e dê mais um tempo para pensarem. Depois, faça as duas perguntas e deixe a turma refletir sobre ela, aguardando algum aluno que queira explicar. É importante ter o cuidado de não dizer que se resposta é certa ou errada, mas provocar reflexões para que os próprios alunos percebem qual seria a melhor estratégia a ser utilizada. Faça uma abordagem reflexiva, sem que para isso você dê a resposta pronta para os alunos, garantindo, assim, o objetivo da aula, que é aprender a contar de 10 em 10.
Propósito: Apresentar diferentes estratégias de resolução e refletir sobre a mais eficiente.
Discuta com a turma:
- No comando dizia que o coelho adora pular pelo caminho até chegar à cenoura. Se o aluno observou apenas o numeral que vem antes de cada coelhinho, ele respeitou o que foi pedido?
- O que deveria ter sido feito?
- Se o coelho for pulando da saída até a próxima posição (segundo coelho), quantos pulos serão necessários dar?
- Quais foram os números escondidos? Todos conseguiram descobrir?
- Qual foi a estratégia utilizada que você mais concorda? Por quê?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Escrever no quadro a sistematização do conceito ou trazer escrito em um cartaz e ler para os alunos.
Propósito: Apresentar o conceito trabalhado de forma clara, objetiva e direta.
Encerramento
Tempo Sugerido: 2 minutos.
Orientação: Faça o fechamento da atividade principal, retomando com os alunos o que foi necessário para realizar a trilha numérica do coelhinho. Enfatize que, para dar os pulos necessários, foi preciso pular de 1 em 1, totalizando 10 pulos, ou seja, contar de 10 em 10.
Propósito: Retomar que existem diferentes formas de contar, e que uma delas é a contagem de 10 em 10.
Discuta com a turma:
- Existe apenas uma forma de realizar contagem?
- Contar de 10 em 10 facilita ou não chegar mais rápido ao final da trilha?
Raio X
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientações: Entregue uma cópia do jogo do tabuleiro para cada aluno. Leia a situação problema e reserve um tempo para que possam analisar e encontrar uma forma de resolvê-la sozinhos. Caminhe nesse momento pela sala e observe como os alunos estão resolvendo a situação. O raio x é uma atividade oportuna para verificar e avaliar se os alunos conseguiram compreender o conteúdo proposto e alcançar o objetivo de aprendizagem. Procure identificar e anotar os comentários que os alunos fazem e as possíveis estratégias de pensamento utilizadas.
Propósito: Auxiliar os alunos a compreender e perceber a contagem feita na escala de 10 em 10.
Discuta com a turma:
- Para andar a mesma quantidade a partir do 20 e descobrir qual será o próximo número, o que será preciso fazer antes?
- O pino andou uma certa quantidade, do número 10 até chegar ao 20. Que quantidade foi essa? Como fazer para descobrir?
- Quer dizer que essa quantidade será a mesma para chegar até o próximo número?
- Cada aluno poderá trabalhar com o tabuleiro da maneira que pensarem. Use o registro que quiser, marcando no quadro, desenhando ou colorindo.
OBS.: Professor, continue explorando o quadro numérico com os alunos para que percebam a regularidade da sequência de 10 em 10. Peça para eles continuarem contando e marcando os outros números dessa sequência no quadro.
Materiais complementares para impressão:
Raio X
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Apresente esse slide para a turma ou escreva no quadro, mas apenas as informações do balão de fala. Será uma forma de proporcionar uma reflexão coletiva sobre a atividade realizada na aula. Em seguida, discuta com a turma as questões abaixo e finalize escrevendo a conclusão da aula, ou seja, completando o quadro explicativo. O raio x é uma atividade oportuna para verificar e avaliar se os alunos conseguiram compreender o conteúdo proposto e alcançar o objetivo de aprendizagem. Procure identificar e anotar os comentários que os alunos fazem e as possíveis estratégias de pensamento utilizadas.
Propósito: Auxiliar os alunos a compreender e perceber a contagem feita na escala de 10 em 10.
Discuta com a turma:
- Quais são os números que terminam com zero?
- Dessa forma, contar numa sequência de 10 em 10, teremos sempre números terminados em?______
- Mas, esses números não são iguais, então o que muda nesses numerais?
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT1_03NUM03
Ferramentas sugeridas
- Necessários: Papel, lápis e imagens digitais ou impressas das atividades.
- Opcionais: Celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar a atividade com os alunos e familiares, ou impressão.
Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos.
Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e para tanto pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções e/ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos farão os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminharão à escola, para que você possa intervir através das próximas escolhas e enviar alguma devolutiva aos alunos.
Aquecimento
Aula assíncrona: Encaminhe a imagem da atividade e as questões do Discuta com a turma do plano de aula, para que conversem com um familiar ou respondam por escrito, se considerar necessário. Neste caso, peça que te encaminhem as respostas e um adulto poderá ser o escriba. Se necessário você pode orientar. Caso os alunos não tenham acesso à atividade impressa, podem copiar o quadro no caderno ou simplesmente escreverem os números acompanhando o quadro.
Aula síncrona: Encaminhe com antecedência a imagem da atividade, para que realizem antes da aula. Caso os alunos não tenham acesso à atividade impressa, podem copiar o quadro no caderno ou simplesmente escreverem os números acompanhando o quadro. No início da aula, faça uma reflexão com os alunos utilizando as questões propostas no Discuta com a turma do plano de aula.
Atividade principal
Aula assíncrona: Envie a atividade, digitalmente ou impressa, solicitando que respondam por escrito as questões propostas para refletir. Se os alunos não tiverem acesso à atividade impressa, podem somente responder, escrevendo quais são os números escondidos e as demais perguntas. Peça que um familiar auxilie o aluno na leitura das comandas e, se necessário, seja o escriba. Combine que te enviem as respostas dos alunos.
Aula síncrona: Apresente a atividade através do slide ou num cartaz que todos possam ver. Para isso, você pode focar a câmera no cartaz ou compartilhar a tela do computador com os alunos. Faça as reflexões com os alunos, utilizando as questões propostas na atividade. Siga as orientações do plano de aula.
Discussão das soluções
Aula assíncrona: Envie imagem do slide e as questões da discussão das soluções e peça para que respondam e te encaminhem.
Aula síncrona: Converse com os alunos seguindo as orientações do plano de aula.
Sistematização do conceito e Encerramento
Aula assíncrona: Faça uma devolutiva nas atividades enviadas pelos alunos, contendo a sistematização do conceito e o encerramento (conforme plano de aula) e qualquer intervenção que ache necessária.
Aula síncrona: Realize a proposta do plano de aula.
Raio X
A atividade de Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, à resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.
Convite às famílias
Lembre-se de estimular a participação das famílias e sempre valorizar o que eles puderem fazer para contribuir com a aprendizagem dos alunos. Explicite o quanto as crianças ganham com essa parceria. Oriente bem os familiares com relação à preparação do material e acompanhamento das atividades. É importante salientar aos familiares que acompanharem os alunos, que devem encorajá-los a realizarem as contagens, registros e explicar suas estratégias de maneira o mais independente possível.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Érika Christian Fernandes Pettersen
Mentor: Maria Lydia Mello
Especialista de área: Luciana Tenuta
Habilidade da BNCC
(EF01MA05) - Comparar números naturais de até duas ordens em situações cotidianas, com e sem suporte da reta numérica.
Objetivos específicos
Aprender a contar de 10 em 10, até o número 50.
Representar quantidades em retas numeradas (escalas de 10 em 10).
Conceito-chave
Ordenação e sequências numéricas.
Recursos necessários:
- Atividades impressas em folha A4 na quantidade total de alunos da turma, para: trilha numérica e tabela numérica.
- 1 cartolina, para a confecção da trilha.
Alfabetização
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