10280
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 1º ano > Números

Plano de aula - Contando de 10 em 10 numa trilha numérica

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre ordenação e sequências numéricas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Erika Christian Fernandes Pettersen

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT1_03NUM03

Ferramentas sugeridas
- Necessários: Papel, lápis e imagens digitais ou impressas das atividades.
- Opcionais: Celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar a atividade com os alunos e familiares, ou impressão.

Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos.
Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos, que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e para tanto pode, por exemplo solicitar alguns registros de soluções e ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos façam os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminhem à escola, para que possa intervir através das próximas escolhas e enviando alguma devolutiva aos alunos.

Aquecimento
Aula assíncrona: Encaminhe a imagem da atividade e as questões do Discuta com a turma, do plano de aula, para que conversem com um familiar ou respondam por escrito, se considerar necessário. Neste caso, peça que te encaminhem as respostas e um adulto poderá ser o escriba. Se necessário você pode orientar. Caso os alunos não tenham acesso a atividade impressa, podem copiar o quadro no caderno ou simplesmente escreverem os números acompanhando o quadro.
Aula síncrona: Encaminhe com antecedência a imagem da atividade, para que realizem antes da aula. Caso os alunos não tenham acesso a atividade impressa, podem copiar o quadro no caderno ou simplesmente escreverem os números acompanhando o quadro. No início da aula, faça uma reflexão com os alunos utilizando as questões propostas no Discuta com a turma, do plano de aula.

Atividade principal
Aula assíncrona: Envie a atividade, digitalmente ou impressa, solicitando que respondam por escrito as questões propostas para refletir. Se os alunos não tiverem acesso a atividade impressa, podem somente responder, escrevendo quais são os números escondidos e as demais perguntas. Peça que um familiar auxilie o aluno na leitura das comandas e, se necessário, seja o escriba. Combine que te enviem as respostas dos alunos.
Aula síncrona : Apresente a atividade através do slide ou num cartaz que todos possam ver. Para isso, você pode focar a câmera no cartaz ou compartilhar a tela do computador com os alunos. Faça as reflexões com os alunos, utilizando as questões propostas na atividade. Siga as orientações do plano de aula.

Discussão das soluções
Aula assíncrona: Envie imagem do slide e as questões da discussão das soluções e peça para que respondam e te encaminhem.
Aula síncrona: Converse com os alunos seguindo as orientações do plano de aula.

Sistematização do conceito e Encerramento
Aula assíncrona: Faça uma devolutiva nas atividades enviadas pelos alunos, contendo a sistematização do conceito e o encerramento (conforme plano de aula) e qualquer intervenção que ache necessária.
Aula síncrona: Realize a proposta do plano de aula.

Raio X
A atividade de Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar, se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, a resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.

Convite às famílias
Lembre-se de estimular a participação das famílias e sempre valorizar o que eles puderem fazer para contribuir com a aprendizagem dos alunos. Explicite o quanto as crianças ganham com essa parceria. Oriente bem os familiares com relação à preparação do material e acompanhamento das atividades. É importante salientar, aos familiares que acompanharem os alunos, que devem encorajá-los a realizarem as contagens, registros e explicar suas estratégias de maneira o mais independente possível.

Sugestão Enviada Por: Gilne Gardesani Fernandez


Código: MAT1_03NUM03

(EF01MA05) Comparar números naturais de até duas ordens em situações cotidianas, com e sem suporte da reta numérica.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 1º ano:

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem a percepção sobre a contagem e a ordem das quantidades, atividades de adição, sequências numéricas, identificação de diferenças e semelhanças entre os objetos de contagem, e demais conteúdos relacionados.

MAIS AULAS DE Matemática do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas