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Plano de aula > Geografia > 7º ano > Conexões e escalas

Plano de aula - Crescimento e estrutura etária da população brasileira

Plano de aula de Geografia com atividades para 7º ano do Fundamental sobre compreender a evolução demográfica brasileira considerando aspectos como o envelhecimento populacional ao longo do tempo.

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Guilherme Theobaldo Yamaguti

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07GE04 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Iremos analisar a distribuição da população em relação a dinâmica do crescimento natural ou vegetativo. As mudanças estruturais da população brasileira e a perspectiva de envelhecimento populacional serão abordados neste plano.

Materiais necessários:

Caderno ou folhas sulfite, lápis de escrever, borracha, livros didáticos.

Material complementar:

Temas para o trabalho dos grupos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bHSdVkWqMKFcE5UTmKPXKFXvS49nNfVQ9sgDT6bZAsDrSJuST46x7YhZnYhT/geo7-04und02-acao-propositiva-temas.pdf

Para você saber mais:

O crescimento natural ou vegetativo diz respeito à diferença entre o número de nascimentos e mortes dos indivíduos de uma população durante um determinado período.

A população brasileira está inserida em um processo de transição demográfica, e as seguintes mudanças são observadas:

  • diminuição da natalidade
  • estabilização da mortalidade
  • aumento da esperança ou expectativa de vida

O processo de crescimento natural ocorre, mas em um ritmo menor do que em décadas anteriores.

Outro aspecto, se analisarmos apenas o crescimento natural (ou seja, descartando os movimentos migratórios), as projeções indicam a redução da população brasileira, caso continue ocorrendo a diminuição da natalidade.

As mudanças referentes à redução da natalidade no Brasil têm causas que não são unânimes, mas apresentam correlação:

  • processo de urbanização e aumento do custo de vida
  • inserção da mulher no mercado de trabalho formal (cuidado com um senso comum ou falso discurso de que as mulheres antigamente não trabalhavam)
  • ampliação do acesso aos métodos contraceptivos e de esterilização.

Já a redução da mortalidade geral e sua estabilização está relacionada:

  • acesso aos serviços de saneamento básico (resultado da concentração populacional em cidades)
  • acesso aos serviços de saúde (vacinação, medicamentos e tratamentos médicos)

Portal G1. População brasileira já chega aos 208 milhões de habitantes, estima IBGE. 2018. Disponível em: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2018/08/29/populacao-brasileira-ja-chega-aos-208-milhoes-de-habitantes-estima-ibge.ghtml . Acessado em 06 de fev. de 2019

Portal G1. População brasileira chegará a 233 milhões em 2047 e começará a encolher, aponta IBGE. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/noticia/2018/07/25/populacao-brasileira-chegara-a-233-milhoes-em-2047-e-comecara-a-encolher-aponta-ibge.ghtml . Acessado em 11 de fev. de 2019

IBGE - Relações entre as alterações históricas na dinâmica demográfica brasileira e os impactos do processo de envelhecimento da população. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv98579.pdf . Acessado em 07 de fev. de 2019.

IBGE -Mudança Demográfica no Brasil no início do século XXI. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv93322.pdf . Acessado em 10 de fev. de 2019

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Apresenta o tema aos estudantes, e pergunte, se na opinião deles, a população brasileira está crescendo ou diminuindo. Outra questão que pode ser abordada nesse momento, diz respeito ao grupo etário que predomina na população.

Como adequar à sua realidade:

O questionamento sobre a dinâmica de crescimento ou diminuição da população pode ser utilizado em diferentes escalas, como a do município, estado ou região onde vivem.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Nesse momento, a natalidade (ou número de nascimentos) deve ser abordada ao mostrar as fotografias das duas famílias. A redução do número de indivíduos está diretamente relacionada às mudanças estruturais. O professor deve, em conjunto com os estudantes, analisar a fotografia que reflete uma família brasileira na década de 1930.

Alguns apontamentos podem ser feitos:

  • Número de indivíduos na família - Não é possível identificar os laços familiares na fotografia, mas por suposição, devemos indicar que vivem todos juntos. Nesse caso, são sete pessoas.
  • Outro aspecto que pode ser levantado, é o ambiente na qual estão inseridos. A ideia é estabelecer que a família vive na zona rural, e no contexto da época, era comum as famílias serem numerosas. Ainda na década de 1930, a maior parte da população brasileira vive na zona rural, segundo dados do IBGE.

Permita que os estudantes comentem sobre a quantidade de irmãos que seus avós e bisavós tinham.

Na segunda fotografia, a análise continua, no entanto, a família remete ao número de indivíduos que representa boa parte das famílias brasileiras na atualidade.

  • Atente para a redução no número de indivíduos.
  • Questione, se com número menor de pessoas, por família, se a população do país está diminuindo.
  • E o ambiente em que vivem? Será que, provavelmente, estão na zona rural ou na zona urbana?

Outra possibilidade:

Se não houver formas de projetar ou mostrar as imagens do slide aos estudantes, sugerimos que faça perguntas sobre o número de indivíduos que vivem na mesma residência que eles, destacando o número de irmãos. Pergunte sobre o número de irmãos dos pais, avós ou bisavós para estabelecer comparação entre a natalidade atualmente e no passado.

Como adequar à sua realidade:

Não existe uniformidade de números quando o assunto é a natalidade. Sabemos que cada região apresenta sua própria realidade demográfica. De modo geral, segundo os dados do IBGE, houve redução de natalidade em todas as macrorregiões brasileiras, mesmo existindo algumas disparidades. Uma possibilidade é questionar sobre o número de filhos que eles projetam ter durante a vida. Espera-se que respondam: nenhum, um ou dois. Permita que alguns justificam suas opções.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Nesse momento, a natalidade (ou número de nascimentos) deve ser abordada ao mostrar as fotografias das duas famílias. A redução do número de indivíduos está diretamente relacionada às mudanças estruturais. O professor deve, em conjunto com os estudantes, analisar a fotografia que reflete uma família brasileira na década de 1930.

Alguns apontamentos podem ser feitos:

  • Número de indivíduos na família - Não é possível identificar os laços familiares na fotografia, mas por suposição, devemos indicar que vivem todos juntos. Nesse caso, são sete pessoas.
  • Outro aspecto que pode ser levantado, é o ambiente na qual estão inseridos. A ideia é estabelecer que a família vive na zona rural, e no contexto da época, era comum as famílias serem numerosas. Ainda na década de 1930, a maior parte da população brasileira vive na zona rural, segundo dados do IBGE.

Permita que os estudantes comentem sobre a quantidade de irmãos que seus avós e bisavós tinham.

Na segunda fotografia, a análise continua, no entanto, a família remete ao número de indivíduos que representa boa parte das famílias brasileiras na atualidade.

  • Atente para a redução no número de indivíduos.
  • Questione, se com número menor de pessoas, por família, se a população do país está diminuindo.
  • E o ambiente em que vivem? Será que, provavelmente, estão na zona rural ou na zona urbana?

Outra possibilidade:

Se não houver formas de projetar ou mostrar as imagens do slide aos estudantes, sugerimos que faça perguntas sobre o número de indivíduos que vivem na mesma residência que eles, destacando o número de irmãos. Pergunte sobre o número de irmãos dos pais, avós ou bisavós para estabelecer comparação entre a natalidade atualmente e no passado.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

Apresente o mapa “Idade da população 2010” e faça a leitura conjunta com os estudantes. Destaque os elementos, principalmente a gradação de cores e sua relação com as informações da legenda. Trata-se da distribuição de idosos nas populações dos municípios,mas a escala é pequena, e não é possível obter exatidão dos municípios com mais ou menos idosos, mas a leitura da distribuição por unidade federativa não apresenta prejuízos.

Comente sobre o aumento da população idosa no Brasil. Se possível, cite uma ou outra razão para a ampliação da expectativa de vida. Entre as razões podem ser citados o acesso aos serviços básicos de saúde (prevenção e tratamento de doenças), saneamento básico (abastecimento de água potável e coleta de esgoto), legislação trabalhista e seguridade social (aposentadorias e pensões).

A ação propositiva baseia-se na metodologia de “Aprendizagem Baseada em Problema”, assim, divida a turma em grupos. Determine que cada grupo elabore uma lista de informações sobre o tema. Cada grupo deve anotar as informações que trazem de suas experiências e as dúvidas. Posteriormente, devem estabelecer uma ordem relevância/importância para cada questão ou informação discutida. Solicite para que estabeleçam empatia sobre esse grupo populacional.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

Comente sobre o aumento da população idosa no Brasil. Se possível, cite uma ou outra razão para a ampliação da expectativa de vida. Entre as razões podem ser citados o acesso aos serviços básicos de saúde (prevenção e tratamento de doenças), saneamento básico (abastecimento de água potável e coleta de esgoto), legislação trabalhista e seguridade social (aposentadorias e pensões).

A ação propositiva baseia-se na metodologia de “Aprendizagem Baseada em Problema”, assim, divida a turma em grupos. Determine que cada grupo elabore uma lista de informações sobre o tema. Cada grupo deve anotar as informações que trazem de suas experiências e as dúvidas. Posteriormente, devem estabelecer uma ordem relevância/importância para cada questão ou informação discutida. Solicite para que estabeleçam empatia sobre esse grupo populacional.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

Os temas podem ser utilizados para classificar as informações que serão levantadas por cada grupo, ou como forma de dividir o foco da pesquisa dos grupos (exemplo: um grupo pesquisará sobre preocupações arquitetônicas para população idosa)

Após esse levantamento, os alunos devem pesquisar (na internet, livros da biblioteca e livros didáticos) sobre as informações e questões que levantaram.

Ao final da etapa de pesquisa. Os alunos devem escolher uma das questões e apresentar a proposta de solução elaborada por eles.

Material complementar

Temas para o trabalho dos grupos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bHSdVkWqMKFcE5UTmKPXKFXvS49nNfVQ9sgDT6bZAsDrSJuST46x7YhZnYhT/geo7-04und02-acao-propositiva-temas.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

Os alunos devem compreender o crescimento populacional. A partir das situações apresentadas: redução da natalidade e aumento da expectativa de vida. Na observação dessas situações a população aumenta ou diminui? Em qual situação a população pode diminuir? A conclusão deve ser escrita no caderno.

Resumo da aula

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Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07GE04 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Iremos analisar a distribuição da população em relação a dinâmica do crescimento natural ou vegetativo. As mudanças estruturais da população brasileira e a perspectiva de envelhecimento populacional serão abordados neste plano.

Materiais necessários:

Caderno ou folhas sulfite, lápis de escrever, borracha, livros didáticos.

Material complementar:

Temas para o trabalho dos grupos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bHSdVkWqMKFcE5UTmKPXKFXvS49nNfVQ9sgDT6bZAsDrSJuST46x7YhZnYhT/geo7-04und02-acao-propositiva-temas.pdf

Para você saber mais:

O crescimento natural ou vegetativo diz respeito à diferença entre o número de nascimentos e mortes dos indivíduos de uma população durante um determinado período.

A população brasileira está inserida em um processo de transição demográfica, e as seguintes mudanças são observadas:

  • diminuição da natalidade
  • estabilização da mortalidade
  • aumento da esperança ou expectativa de vida

O processo de crescimento natural ocorre, mas em um ritmo menor do que em décadas anteriores.

Outro aspecto, se analisarmos apenas o crescimento natural (ou seja, descartando os movimentos migratórios), as projeções indicam a redução da população brasileira, caso continue ocorrendo a diminuição da natalidade.

As mudanças referentes à redução da natalidade no Brasil têm causas que não são unânimes, mas apresentam correlação:

  • processo de urbanização e aumento do custo de vida
  • inserção da mulher no mercado de trabalho formal (cuidado com um senso comum ou falso discurso de que as mulheres antigamente não trabalhavam)
  • ampliação do acesso aos métodos contraceptivos e de esterilização.

Já a redução da mortalidade geral e sua estabilização está relacionada:

  • acesso aos serviços de saneamento básico (resultado da concentração populacional em cidades)
  • acesso aos serviços de saúde (vacinação, medicamentos e tratamentos médicos)

Portal G1. População brasileira já chega aos 208 milhões de habitantes, estima IBGE. 2018. Disponível em: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2018/08/29/populacao-brasileira-ja-chega-aos-208-milhoes-de-habitantes-estima-ibge.ghtml . Acessado em 06 de fev. de 2019

Portal G1. População brasileira chegará a 233 milhões em 2047 e começará a encolher, aponta IBGE. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/noticia/2018/07/25/populacao-brasileira-chegara-a-233-milhoes-em-2047-e-comecara-a-encolher-aponta-ibge.ghtml . Acessado em 11 de fev. de 2019

IBGE - Relações entre as alterações históricas na dinâmica demográfica brasileira e os impactos do processo de envelhecimento da população. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv98579.pdf . Acessado em 07 de fev. de 2019.

IBGE -Mudança Demográfica no Brasil no início do século XXI. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv93322.pdf . Acessado em 10 de fev. de 2019

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Apresenta o tema aos estudantes, e pergunte, se na opinião deles, a população brasileira está crescendo ou diminuindo. Outra questão que pode ser abordada nesse momento, diz respeito ao grupo etário que predomina na população.

Como adequar à sua realidade:

O questionamento sobre a dinâmica de crescimento ou diminuição da população pode ser utilizado em diferentes escalas, como a do município, estado ou região onde vivem.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Nesse momento, a natalidade (ou número de nascimentos) deve ser abordada ao mostrar as fotografias das duas famílias. A redução do número de indivíduos está diretamente relacionada às mudanças estruturais. O professor deve, em conjunto com os estudantes, analisar a fotografia que reflete uma família brasileira na década de 1930.

Alguns apontamentos podem ser feitos:

  • Número de indivíduos na família - Não é possível identificar os laços familiares na fotografia, mas por suposição, devemos indicar que vivem todos juntos. Nesse caso, são sete pessoas.
  • Outro aspecto que pode ser levantado, é o ambiente na qual estão inseridos. A ideia é estabelecer que a família vive na zona rural, e no contexto da época, era comum as famílias serem numerosas. Ainda na década de 1930, a maior parte da população brasileira vive na zona rural, segundo dados do IBGE.

Permita que os estudantes comentem sobre a quantidade de irmãos que seus avós e bisavós tinham.

Na segunda fotografia, a análise continua, no entanto, a família remete ao número de indivíduos que representa boa parte das famílias brasileiras na atualidade.

  • Atente para a redução no número de indivíduos.
  • Questione, se com número menor de pessoas, por família, se a população do país está diminuindo.
  • E o ambiente em que vivem? Será que, provavelmente, estão na zona rural ou na zona urbana?

Outra possibilidade:

Se não houver formas de projetar ou mostrar as imagens do slide aos estudantes, sugerimos que faça perguntas sobre o número de indivíduos que vivem na mesma residência que eles, destacando o número de irmãos. Pergunte sobre o número de irmãos dos pais, avós ou bisavós para estabelecer comparação entre a natalidade atualmente e no passado.

Como adequar à sua realidade:

Não existe uniformidade de números quando o assunto é a natalidade. Sabemos que cada região apresenta sua própria realidade demográfica. De modo geral, segundo os dados do IBGE, houve redução de natalidade em todas as macrorregiões brasileiras, mesmo existindo algumas disparidades. Uma possibilidade é questionar sobre o número de filhos que eles projetam ter durante a vida. Espera-se que respondam: nenhum, um ou dois. Permita que alguns justificam suas opções.

Slide Plano Aula

Orientações: Nesse momento, a natalidade (ou número de nascimentos) deve ser abordada ao mostrar as fotografias das duas famílias. A redução do número de indivíduos está diretamente relacionada às mudanças estruturais. O professor deve, em conjunto com os estudantes, analisar a fotografia que reflete uma família brasileira na década de 1930.

Alguns apontamentos podem ser feitos:

  • Número de indivíduos na família - Não é possível identificar os laços familiares na fotografia, mas por suposição, devemos indicar que vivem todos juntos. Nesse caso, são sete pessoas.
  • Outro aspecto que pode ser levantado, é o ambiente na qual estão inseridos. A ideia é estabelecer que a família vive na zona rural, e no contexto da época, era comum as famílias serem numerosas. Ainda na década de 1930, a maior parte da população brasileira vive na zona rural, segundo dados do IBGE.

Permita que os estudantes comentem sobre a quantidade de irmãos que seus avós e bisavós tinham.

Na segunda fotografia, a análise continua, no entanto, a família remete ao número de indivíduos que representa boa parte das famílias brasileiras na atualidade.

  • Atente para a redução no número de indivíduos.
  • Questione, se com número menor de pessoas, por família, se a população do país está diminuindo.
  • E o ambiente em que vivem? Será que, provavelmente, estão na zona rural ou na zona urbana?

Outra possibilidade:

Se não houver formas de projetar ou mostrar as imagens do slide aos estudantes, sugerimos que faça perguntas sobre o número de indivíduos que vivem na mesma residência que eles, destacando o número de irmãos. Pergunte sobre o número de irmãos dos pais, avós ou bisavós para estabelecer comparação entre a natalidade atualmente e no passado.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

Apresente o mapa “Idade da população 2010” e faça a leitura conjunta com os estudantes. Destaque os elementos, principalmente a gradação de cores e sua relação com as informações da legenda. Trata-se da distribuição de idosos nas populações dos municípios,mas a escala é pequena, e não é possível obter exatidão dos municípios com mais ou menos idosos, mas a leitura da distribuição por unidade federativa não apresenta prejuízos.

Comente sobre o aumento da população idosa no Brasil. Se possível, cite uma ou outra razão para a ampliação da expectativa de vida. Entre as razões podem ser citados o acesso aos serviços básicos de saúde (prevenção e tratamento de doenças), saneamento básico (abastecimento de água potável e coleta de esgoto), legislação trabalhista e seguridade social (aposentadorias e pensões).

A ação propositiva baseia-se na metodologia de “Aprendizagem Baseada em Problema”, assim, divida a turma em grupos. Determine que cada grupo elabore uma lista de informações sobre o tema. Cada grupo deve anotar as informações que trazem de suas experiências e as dúvidas. Posteriormente, devem estabelecer uma ordem relevância/importância para cada questão ou informação discutida. Solicite para que estabeleçam empatia sobre esse grupo populacional.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

Comente sobre o aumento da população idosa no Brasil. Se possível, cite uma ou outra razão para a ampliação da expectativa de vida. Entre as razões podem ser citados o acesso aos serviços básicos de saúde (prevenção e tratamento de doenças), saneamento básico (abastecimento de água potável e coleta de esgoto), legislação trabalhista e seguridade social (aposentadorias e pensões).

A ação propositiva baseia-se na metodologia de “Aprendizagem Baseada em Problema”, assim, divida a turma em grupos. Determine que cada grupo elabore uma lista de informações sobre o tema. Cada grupo deve anotar as informações que trazem de suas experiências e as dúvidas. Posteriormente, devem estabelecer uma ordem relevância/importância para cada questão ou informação discutida. Solicite para que estabeleçam empatia sobre esse grupo populacional.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

Os temas podem ser utilizados para classificar as informações que serão levantadas por cada grupo, ou como forma de dividir o foco da pesquisa dos grupos (exemplo: um grupo pesquisará sobre preocupações arquitetônicas para população idosa)

Após esse levantamento, os alunos devem pesquisar (na internet, livros da biblioteca e livros didáticos) sobre as informações e questões que levantaram.

Ao final da etapa de pesquisa. Os alunos devem escolher uma das questões e apresentar a proposta de solução elaborada por eles.

Material complementar

Temas para o trabalho dos grupos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bHSdVkWqMKFcE5UTmKPXKFXvS49nNfVQ9sgDT6bZAsDrSJuST46x7YhZnYhT/geo7-04und02-acao-propositiva-temas.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

Os alunos devem compreender o crescimento populacional. A partir das situações apresentadas: redução da natalidade e aumento da expectativa de vida. Na observação dessas situações a população aumenta ou diminui? Em qual situação a população pode diminuir? A conclusão deve ser escrita no caderno.

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