16771
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 6º ano > Unidade

Plano de aula - Reuso de água e coleta e aproveitamento de água de chuva

Plano de aula de Geografia com atividades para 6º ano do Fundamental sobre conhecer, explicar, diferenciar e analisar os riscos e benefícios dessas duas fontes alternativas de abastecimento de água.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rosana Rasera Garagorry

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano: GEO6_12UND08

Ferramentas sugeridas

USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS

- Essenciais: E-mail, WhatsApp, celular, tablet, ou webcam de um computador para gravação de vídeo.

- Optativas: Google Classroom, YouTube.

Valor trabalhado

Cidadania
Respeito ao ambiente
Protagonismo
Participação

Apresentação do tema da aula (20 minutos)

Neste plano de aula o objetivo, é conhecer, explicar, diferenciar e analisar os riscos e benefícios dessas duas fontes alternativas de abastecimento de água. Fica a sugestão das ferramentas tecnológicas, do WhatsApp, e-mail, para envio das atividades. Caso a escola esteja utilizando a plataforma do Google Classroom, esta pode ser uma ferramenta para envio de material. Envie o slide do plano original, por meio de uma foto. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Na apresentação do tema, grave um vídeo, e diga que nesta aula pergunte o que eles sabem sobre reuso de água e coleta e aproveitamento de água de chuva. Nesse momento, interfira o menos possível, deixe que eles falem, sem se preocupar em corrigir ou complementar as respostas.

Contextualização (40 minutos – assincronamente)

Após do anúncio do tema da aula, envie os slides do plano original aos estudantes, e uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Se preferir, envie as imagens por e-mail ou WhatsApp.

Inicie a discussão do tema com as seguintes perguntas: De onde vem a água que vocês utilizam nas suas casas e na escola? Essa água é potável? O que é água potável?

Problematização (30 minutos - assincronamente)

Grave um vídeo com a problematização, envie o slide do plano original, e o vídeo: Empresas tratam esgoto e conseguem reutilizar a água, Jornal da Globo,Edição do dia 17/09/2014, 06:29 min. de duração total, exibir os 4:22 min. iniciais, disponível em:
http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2014/09/empresas-tratam-esgoto-e-conseguem-reutilizar-agua.html Acesso em 04/07/2020.

Ao término da exibição do vídeo, apresente o slide 6 com as seguintes perguntas:
     - Vocês sabem quais são algumas dessas fontes?
     - Como elas funcionam?
     - Quais são as vantagens e os cuidados que envolvem o uso das águas dessas fontes?

Ação propositiva (três dias - assincronamente)

Grave uma videoaula com as orientações necessárias.

Explique que eles deverão criar uma reportagem, de no máximo 3 minutos, como se ela tivesse que ser apresentada em um telejornal.

     - Ficha com Informações sobre Reuso de Água.https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Ws5T2rT7HwzASfjvy7hY8dCqU3FHdby6rvwgJX8Pds3QzqcxpWg8FJPCGWmm/geo6-12und08-acao-propositiva-ficha-com-informacoes-sobre-reuso-de-agua.pdf. Acesso em 04/07/2020.
     - Ficha com Informações sobre Coleta e Aproveitamento de Água de Chuva. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/phPP85FddWws8PX2RCqFPe6qnjFcRcbbbJUhP4fATHsDGhj8MECwEDs6BggN/geo6-12und08-acao-propositiva-ficha-com-informacoes-sobre-coleta-e-aproveitamento-de-agua-de-chuva.pdf. Acesso em 04/07/2020.
     - Etapas da Ação Propositiva. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sQ6unQfYmUsYEwTEgtT7dEYyBAe6uKCQq65xCUNFabrbVBJec3CNu5azsKEk/geo6-12und08-acao-propositiva-etapas.pdf. Acesso em 04/07/2020.

Sistematização (60 minutos- assincronamente)

Após o término do planejamento da reportagem, lembre a turma que agora é o momento de definir funções e fazer um ensaio. Para tanto, eles devem fazer a distribuição dos papéis que cada um deve desempenhar: quem será o âncora do jornal (apresentador do telejornal), o repórter de campo, quem mostrará os cartazes, quem será entrevistado, por exemplo. Assim que finalizarem a distribuição das funções, cada grupo deverá fazer um ensaio, restrito ao próprio grupo.

Um membro do grupo, deve reunir as partes, para fazer o vídeo que deverá ser encaminhado no WhatsApp dos estudantes.

Convite às famílias

Oriente que um adulto auxilie na elaboração dos vídeos com as reportagens.

Sugestão Enviada Por: Cristian Oliveira


Código: GEO6_12UND08

(EF06GE12) Identificar o consumo dos recursos hídricos e o uso das principais bacias hidrográficas no Brasil e no mundo, enfatizando as transformações nos ambientes urbanos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Unidade do 6º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas