GEO6_12UND08 - Ação Propositiva - Ficha com Informações sobre Coleta e Aproveitamento de Água de Chuva
Plano de Aula
Plano de aula: Reuso de água e coleta e aproveitamento de água de chuva
Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Biodiversidade, consumo consciente e políticas de reúso à reciclagem.
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE12 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Esta habilidade diz respeito a estudos de biodiversidade relacionando esferas das necessidades de usos de recursos naturais - água - em diferentes escalas e usos alternativos visando a sustentabilidade, a conservação e/ou preservação ambiental, exploração, circulação (fluxos), transformação e consumo de recursos naturais.
A aplicação desse plano possibilita, também, resgatar e ampliar outros conhecimentos desenvolvidos na habilidade EF06GE04.
Por se tratar de um bem natural cada vez mais raro e caro, principalmente nos centros urbanos, o desenvolvimento de técnicas de usos mais eficientes de água tem sido o objetivo de muitos países.
Neste plano, os alunos terão a oportunidade de conhecer e avaliar duas dessas técnicas: a de reuso de água e a de aproveitamento de água de chuva.
Após introduzir o tema, os alunos serão levados a refletir sobre como a água chega na casa deles, observarem duas imagens para que pensem sobre o uso de água potável e em seguida assistirão um vídeo com uma reportagem sobre reuso de água. Ao término da exibição do vídeo, os alunos, organizados em quintetos, receberão o material com informações sobre o tema a ser trabalhado e serão desafiados a elaborar uma reportagem para um telejornal, que não deverá ultrapassar o tempo de três minutos.
Materiais necessários: datashow, caneta, ficha com informações do tema da reportagem, caderno, cartolina e canetas coloridas.
Como adequar à sua realidade: Se, por acaso, a escola ou algum estabelecimento do município faz aproveitamento de água de chuva ou utiliza água de reuso, inclua nas fichas informações específicas desses usos. Se no estado ou no município houver alguma lei referente a essas práticas, não deixe, também, de citá-las nas fichas.
Material complementar:
GEO6_12UND08 Ficha com Informações sobre Reuso de Água.
GEO6_12UND08 Ficha com Informações sobre Coleta e Aproveitamento de Água de Chuva.
GEO6_12UND08 Etapas da Ação Propositiva.
Link para o vídeo:
Vídeo: Empresas tratam esgoto e conseguem reutilizar a água, Jornal da Globo, Edição do dia 17/09/2014, 06:29 minutos de duração total, exibir os 4:22 minutos iniciais, disponível em:
http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2014/09/empresas-tratam-esgoto-e-conseguem-reutilizar-agua.html Acesso em 09 de fevereiro de 2019.
Para você saber mais:
Conceito de água potável:
Portaria Ministério da Saúde nº 1.469 de 29/12/200 Art. 4º.
“I. água potável: água para consumo humano cujos parâmetros microbiológicos, físicos, químicos e radioativos atendam ao padrão de potabilidade e que não ofereça riscos à saúde”.
Conceito de água não potável:
Água imprópria para consumo por ter sofrido algum tipo de contaminação, quer natural ou causada pela ação homem . A água pode estar contaminada por fezes, agrotóxicos, produtos químicos ou mesmo não ser potável por apresentar excesso de algum metal solúvel, como ferro e manganês, por exemplo.
Entenda como a água de reuso se transforma em água potável, Portal do Governo do Estado de São Paulo, Seg, 10/11/2014, disponível em: http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/ultimas-noticias/entenda-como-a-agua-de-reuso-se-transforma-em-agua-potavel/ Acesso em 13 de fevereiro de 2019.
Águas interiores, CETESB, Reúso de Água, disponível em: https://cetesb.sp.gov.br/aguas-interiores/informacoes-basicas/tpos-de-agua/reuso-de-agua/ Acesso em 13 de fevereiro de 2019.
A importância crescente do reuso da água no Brasil e no Mundo, de Celso S.Queiroz, disponível em:
http://www.brasilengenharia.com/portal/images/stories/revistas/edicao625/palavra_625_04.pdf Acesso em 09 de fevereiro de 2019.
Lavar calçada em São Paulo vai gerar multa de R$ 250, de Luciano Cavenagui, Folha de São Paulo, de 31 de julho de 2018. disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2018/07/lavar-calcada-em-sao-paulo-vai-gerar-multa-de-r-250.shtml Acesso em 16 de fevereiro de 2019.
Águas interiores, CETESB, Reúso de Água, disponível em: https://cetesb.sp.gov.br/aguas-interiores/informacoes-basicas/tpos-de-agua/reuso-de-agua/ Acesso em 16 de fevereiro de 2019.
Embrapa orienta como usar água da chuva na criação de animais, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, disponível em: https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/1472251/embrapa-orienta-como-usar-agua-da-chuva-na-criacao-de-animais Acesso em 16 de fevereiro de 2019.
Aproveitamento da Água de Chuva, Ambiente Brasil, disponível em:http://ambientes.ambientebrasil.com.br/agua/uso_e_reuso_da_agua/aproveitamento_da_agua_de_chuva.html Acesso em 16 de fevereiro de 2019.
Água de reúso e aproveitamento de água da chuva: quais as diferenças?, Equipe eCycle, disponível em: https://www.ecycle.com.br/2629-agua-de-reuso-aproveitamento-de-agua-da-chuva Acesso em 16 de fevereiro de 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Apresente o tema para a turma, projetando o slide, escrevendo no quadro ou falando. Em seguida, pergunte o que eles sabem sobre reuso de água e coleta e aproveitamento de água de chuva. Nesse momento, interfira o menos possível, deixe que eles falem, sem se preocupar em corrigir ou complementar as respostas.
Contextualização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete o slide 3, escreva no quadro as questões ou pergunte oralmente. Inicie a discussão do tema com as seguintes perguntas: De onde vem a água que vocês utilizam nas suas casas e na escola? Essa água é potável? O que é água potável?
A medida que eles vão respondendo, encaminhe a discussão com o objetivo de que os alunos percebam de onde vem e como chega nas suas casas ou na escola a água usada por eles. Além disso, aproveite para rever os conceitos de água potável e não potável. No caso de todos os alunos receberem água em suas casas de uma concessionária de água, pergunte se eles sabem dizer quais são as outras fontes para se obter água para o consumo. Eles devem citar, por exemplo: poço, nascente, torneiras públicas, água de chuva, poço artesiano, coleta direta do consumidor de água de um rio ou lago, entre outras.
Em seguida, projete o slide 4 e peça que observem as imagens e pensem na questão apresentada: Todos os uso de água exigem que ela seja potável? Eles podem responder, por exemplo, que: para dar descarga no vaso sanitário, lavar o carro e lavar a calçada, a água não precisa ser potável, mas para beber e cozinhar sim. Explique que a água potável, principalmente nas grandes cidades é cada vez mais rara e custa caro, por isso muitas empresas e mesmo particulares estão buscando alternativas de uso mais racional de água e mesmo no campo essas alternativas estão sendo incentivadas.
Contextualização
Orientações: Projete o slide 3, escreva no quadro as questões ou pergunte oralmente. Inicie a discussão do tema com as seguintes perguntas: De onde vem a água que vocês utilizam nas suas casas e na escola? Essa água é potável? O que é água potável?
A medida que eles vão respondendo, encaminhe a discussão com o objetivo de que os alunos percebam de onde vem e como chega nas suas casas ou na escola a água usada por eles. Além disso, aproveite para rever os conceitos de água potável e não potável. No caso de todos os alunos receberem água em suas casas de uma concessionária de água, pergunte se eles sabem dizer quais são as outras fontes para se obter água para o consumo. Eles devem citar, por exemplo: poço, nascente, torneiras públicas, água de chuva, poço artesiano, coleta direta do consumidor de água de um rio ou lago, entre outras.
Em seguida, projete o slide 4 e peça que observem as imagens e pensem na questão apresentada: Todos os uso de água exigem que ela seja potável? Eles podem responder, por exemplo, que: para dar descarga no vaso sanitário, lavar o carro e lavar a calçada, a água não precisa ser potável, mas para beber e cozinhar sim. Explique que a água potável, principalmente nas grandes cidades é cada vez mais rara e custa caro, por isso muitas empresas e mesmo particulares estão buscando alternativas de uso mais racional de água e mesmo no campo essas alternativas estão sendo incentivadas.
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Projete os primeiros 4:22 minutos iniciais do vídeo Empresas tratam o esgoto e conseguem reutilizar a água, link indicado no ítem Material Complementar. Antes do início do vídeo avise os alunos que durante a exibição prestem atenção, também, na forma como a reportagem foi estruturada para ser apresentada na televisão. Por exemplo: se a reportagem começa anunciando o assunto, se as informações são dadas de forma clara e objetiva, se tem entrevistados, imagens etc.
Se o acesso à internet na sua escola não for adequado, faça o download do vídeo previamente.
Ao término da exibição do vídeo, apresente o slide 6 com as seguintes perguntas:
Vocês sabem quais são algumas dessas fontes?
Como elas funcionam?
Quais são as vantagens e os cuidados que envolvem o uso das águas dessas fontes?
Caso queira ou não seja viável a projeção do slide, questione a turma oralmente.
Material complementar
Video: Empresas tratam esgoto e conseguem reutilizar a água, Jornal da Globo,Edição do dia 17/09/2014, 06:29 min. de duração total, exibir os 4:22 min. iniciais, disponível em:
http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2014/09/empresas-tratam-esgoto-e-conseguem-reutilizar-agua.html Acesso em 09 de fevereiro de 2019.
Problematização
Orientações: Projete os primeiros 4:22 minutos iniciais do vídeo Empresas tratam o esgoto e conseguem reutilizar a água, link indicado no ítem Material Complementar. Antes do início do vídeo avise os alunos que durante a exibição prestem atenção, também, na forma como a reportagem foi estruturada para ser apresentada na televisão. Por exemplo: se a reportagem começa anunciando o assunto, se as informações são dadas de forma clara e objetiva, se tem entrevistados, imagens etc.
Se o acesso à internet na sua escola não for adequado, faça o download do vídeo previamente.
Ao término da exibição do vídeo, apresente o slide 6 com as seguintes perguntas:
Vocês sabem quais são algumas dessas fontes?
Como elas funcionam?
Quais são as vantagens e os cuidados que envolvem o uso das águas dessas fontes?
Caso queira ou não seja viável a projeção do slide, questione a turma oralmente.
Material complementar
Video: Empresas tratam esgoto e conseguem reutilizar a água, Jornal da Globo,Edição do dia 17/09/2014, 06:29 min. de duração total, exibir os 4:22 min. iniciais, disponível em:
http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2014/09/empresas-tratam-esgoto-e-conseguem-reutilizar-agua.html Acesso em 09 de fevereiro de 2019.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Projete o slide 7 e/ou explique que eles deverão criar uma reportagem, de no máximo 3 minutos, como se ela tivesse que ser apresentada em um telejornal. Adiante para a sala, que no final da aula os grupos farão um ensaio, com a presença apenas do grupo, e na aula subsequente farão a apresentação para toda a sala.
Peça que a turma se organize rapidamente em quintetos. Assim que os grupos estiverem formados, numere-os, oralmente, de 1 a 2. Os grupos que receberam o número 1 trabalharão com o tema Reuso de Água e os grupos que receberam o número 2, trabalharão com o tema Coleta e Aproveitamento de Água de Chuva, slide 8. Projete, escreva no quadro, imprima ou fale as etapas de orientação, para que possam iniciar o trabalho de criarem a reportagem para um telejornal.
Acompanhe o desenvolvimento do trabalho, tirando dúvida ou dando sugestões.
Material complementar:
GEO6_12UND08 Ficha com Informações sobre Reuso de Água.
GEO6_12UND08 Ficha com Informações sobre Coleta e Aproveitamento de Água de Chuva.
GEO6_12UND08 Etapas da Ação Propositiva.
Como adequar à sua realidade: Se, por acaso, a escola ou algum estabelecimento do município faça aproveitamento de água de chuva ou utilize água de reuso, inclua, nas fichas, informações específicas desses usos. Se no estado ou no município houver alguma lei referente a essas práticas, não deixe, também, de citá-las nas fichas.
Ação Propositiva
Orientações: Projete o slide 7 e/ou explique que eles deverão criar uma reportagem, de no máximo 3 minutos, como se ela tivesse que ser apresentada em um telejornal. Adiante para a sala, que no final da aula os grupos farão um ensaio, com a presença apenas do grupo, e na aula subsequente farão a apresentação para toda a sala.
Peça que a turma se organize rapidamente em quintetos. Assim que os grupos estiverem formados, numere-os, oralmente, de 1 a 2. Os grupos que receberam o de número 1 trabalharão com o tema Reuso de Água e os grupos que receberam o número 2, trabalharão com o tema Coleta e Aproveitamento de Água de Chuva, slide 8. Projete, escreva no quadro, imprima ou fale as etapas de orientação, para que possam iniciar o trabalho de criarem a reportagem para um telejornal.
Acompanhe o desenvolvimento do trabalho, tirando dúvida ou dando sugestões.
Ação Propositiva
Orientações: Projete o slide 7 e/ou explique que eles deverão criar uma reportagem, de no máximo 3 minutos, como se ela tivesse que ser apresentada em um telejornal. Adiante para a sala, que no final da aula os grupos farão um ensaio, com a presença apenas do grupo, e na aula subsequente farão a apresentação para toda a sala.
Peça que a turma se organize rapidamente em quintetos. Assim que os grupos estiverem formados, numere-os, oralmente, de 1 a 2. Os grupos que receberam o de número 1 trabalharão com o tema Reuso de Água e os grupos que receberam o número 2, trabalharão com o tema Coleta e Aproveitamento de Água de Chuva, slide 8. Projete, escreva no quadro, imprima ou fale as etapas de orientação, para que possam iniciar o trabalho de criarem a reportagem para um telejornal.
Acompanhe o desenvolvimento do trabalho, tirando dúvida ou dando sugestões.
Sistematização
Tempo sugerido: 22 minutos
Orientações: Após o término do planejamento da reportagem, lembre a turma que agora é o momento de definir funções e fazer um ensaio. Para tanto, eles devem fazer a distribuição dos papéis que cada um deve desempenhar: quem será o âncora do jornal (apresentador do telejornal), o repórter de campo, quem mostrará os cartazes, quem será entrevistado, por exemplo. Assim que finalizarem a distribuição das funções, cada grupo deverá fazer um ensaio, restrito ao próprio grupo.
Combine com a turma que na próxima aula, os grupos deverão estar preparados para apresentarem para a sala a sua reportagem.
Sugestão de desdobramento dessa aula: Incentive os alunos a filmarem a reportagem e depois divulgá-la em uma rede social ou exibi-la para outras salas.
Sistematização
Orientações: Após o término do planejamento da reportagem, lembre a turma que agora é o momento de definir funções e fazer um ensaio. Para tanto, eles devem fazer a distribuição dos papéis que cada um deve desempenhar: quem será o âncora do jornal (apresentador do telejornal), o repórter de campo, quem mostrará os cartazes, quem será entrevistado, por exemplo. Assim que finalizarem a distribuição das funções, cada grupo deverá fazer um ensaio, restrito ao próprio grupo.
Combine com a turma que na próxima aula, os grupos deverão estar preparados para apresentarem para a sala a sua reportagem.
Sugestão de desdobramento dessa aula: Incentive os alunos a filmarem a reportagem e depois divulgá-la em uma rede social ou exibi-la para outras salas.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano: GEO6_12UND08
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: E-mail, WhatsApp, celular, tablet, ou webcam de um computador para gravação de vídeo.
- Optativas: Google Classroom, YouTube.
Valor trabalhado
Cidadania
Respeito ao ambiente
Protagonismo
Participação
Apresentação do tema da aula (20 minutos)
Neste plano de aula o objetivo, é conhecer, explicar, diferenciar e analisar os riscos e benefícios dessas duas fontes alternativas de abastecimento de água. Fica a sugestão das ferramentas tecnológicas, do WhatsApp, e-mail, para envio das atividades. Caso a escola esteja utilizando a plataforma do Google Classroom, esta pode ser uma ferramenta para envio de material. Envie o slide do plano original, por meio de uma foto. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Na apresentação do tema, grave um vídeo, e diga que nesta aula pergunte o que eles sabem sobre reuso de água e coleta e aproveitamento de água de chuva. Nesse momento, interfira o menos possível, deixe que eles falem, sem se preocupar em corrigir ou complementar as respostas.
Contextualização (40 minutos – assincronamente)
Após do anúncio do tema da aula, envie os slides do plano original aos estudantes, e uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Se preferir, envie as imagens por e-mail ou WhatsApp.
Inicie a discussão do tema com as seguintes perguntas: De onde vem a água que vocês utilizam nas suas casas e na escola? Essa água é potável? O que é água potável?
Problematização (30 minutos - assincronamente)
Grave um vídeo com a problematização, envie o slide do plano original, e o vídeo: Empresas tratam esgoto e conseguem reutilizar a água, Jornal da Globo,Edição do dia 17/09/2014, 06:29 min. de duração total, exibir os 4:22 min. iniciais, disponível em:
http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2014/09/empresas-tratam-esgoto-e-conseguem-reutilizar-agua.html Acesso em 04/07/2020.
Ao término da exibição do vídeo, apresente o slide 6 com as seguintes perguntas:
- Vocês sabem quais são algumas dessas fontes?
- Como elas funcionam?
- Quais são as vantagens e os cuidados que envolvem o uso das águas dessas fontes?
Ação propositiva (três dias - assincronamente)
Grave uma videoaula com as orientações necessárias.
Explique que eles deverão criar uma reportagem, de no máximo 3 minutos, como se ela tivesse que ser apresentada em um telejornal.
- Ficha com Informações sobre Reuso de Água.https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Ws5T2rT7HwzASfjvy7hY8dCqU3FHdby6rvwgJX8Pds3QzqcxpWg8FJPCGWmm/geo6-12und08-acao-propositiva-ficha-com-informacoes-sobre-reuso-de-agua.pdf. Acesso em 04/07/2020.
- Ficha com Informações sobre Coleta e Aproveitamento de Água de Chuva. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/phPP85FddWws8PX2RCqFPe6qnjFcRcbbbJUhP4fATHsDGhj8MECwEDs6BggN/geo6-12und08-acao-propositiva-ficha-com-informacoes-sobre-coleta-e-aproveitamento-de-agua-de-chuva.pdf. Acesso em 04/07/2020.
- Etapas da Ação Propositiva. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sQ6unQfYmUsYEwTEgtT7dEYyBAe6uKCQq65xCUNFabrbVBJec3CNu5azsKEk/geo6-12und08-acao-propositiva-etapas.pdf. Acesso em 04/07/2020.
Sistematização (60 minutos- assincronamente)
Após o término do planejamento da reportagem, lembre a turma que agora é o momento de definir funções e fazer um ensaio. Para tanto, eles devem fazer a distribuição dos papéis que cada um deve desempenhar: quem será o âncora do jornal (apresentador do telejornal), o repórter de campo, quem mostrará os cartazes, quem será entrevistado, por exemplo. Assim que finalizarem a distribuição das funções, cada grupo deverá fazer um ensaio, restrito ao próprio grupo.
Um membro do grupo, deve reunir as partes, para fazer o vídeo que deverá ser encaminhado no WhatsApp dos estudantes.
Convite às famílias
Oriente que um adulto auxilie na elaboração dos vídeos com as reportagens.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Rosana Garagorry
Mentor: Ana Paula Fernandes
Especialista: Murilo Rossi
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 6°ano
Unidade temática: Natureza, ambientes e qualidade de vida
Objeto(s) de aprendizagem: Conhecer, explicar, diferenciar e analisar os riscos e benefícios dessas duas fontes alternativas de abastecimento de água.
Habilidade (s) da Base: (EF06GE12) Identificar o consumo dos recursos hídricos e o uso das principais bacias hidrográficas no Brasil e no mundo, enfatizando as transformações nos ambientes urbanos.
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA