GEO6_12UND07 - Etapas da Ação Propositiva
Plano de Aula
Plano de aula: Aproveitamento da água dos rios brasileiros
Plano 7 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Biodiversidade, consumo consciente e políticas de reúso à reciclagem.
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE12 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Esta habilidade diz respeito a estudos de biodiversidade relacionando esferas das necessidades de usos de recursos naturais -água - em diferentes escalas e usos alternativos visando a sustentabilidade, a conservação e/ou preservação ambiental, exploração, circulação (fluxos), transformação e consumo de recursos naturais.
A aplicação desse plano possibilita, também, resgatar e ampliar outros conhecimentos desenvolvidos na habilidade EF06GE04.
A sociedade faz uso da água dos rios de diferentes formas. Neste plano, os alunos terão a oportunidade de conhecer quais são esses diferentes usos e também aprofundar o seu conhecimento de como sete diferentes usos ocorrem no Brasil.
Para tanto, a sala deverá ser dividida em sete grupos e, por meio de um sorteio, cada grupo saberá com qual tipo de uso deverá trabalhar. Após o sorteio, cada grupo receberá um envelope, contendo frases de diferentes usos da água dos rios, para iniciar a atividade de separação e depois de organização das informações do tema sorteado.
Materiais necessários: datashow, folhas sulfite A-4, caneta, cola, lápis de cor, régua, clips, canetas coloridas, borracha e um envelope com frases e imagens de diferentes usos da água dos rios para cada grupo.
Preparação dos envelopes: Antes da aplicação deste plano, imprima o documento Frases e imagens com informações de diferentes usos da água dos rios. Recorte cada uma das frases ou imagens, como indicado, e as distribua, de forma aleatória, em sete envelopes. Cuide para que cada envelope tenha mais ou menos o mesmo número de informações.
Material complementar:
GEO6_12UNDO7 - Frases e imagens com informações de diferentes usos da água dos rios, disponível em:
GEO6_12UNDO7 - Imagens da Problematização, disponível em:
GEO6_12UNDO7 - Etapas da Ação Propositiva, disponível em:
Link para o vídeo:
Vídeo: Usos Múltiplos da Águas, Agência Nacional de Águas, duração de 3:41 minutos, disponível em:
http://www3.ana.gov.br/portal/ANA/videos/usos-multiplos-da-agua Acesso em 05 de fevereiro de 2019.
Para você saber mais:
Usos da Água, Agência Nacional de Águas -ANA, disponível em:
http://www3.ana.gov.br/portal/ANA/usos-da-agua Acesso em 05 de fevereiro de 2019.
Atlas Irrigação, Uso da Água na Agricultura, Agência Nacional de Águas, disponível em:
http://atlasirrigacao.ana.gov.br/ Acesso em 06 de fevereiro de 2019.
Como funciona uma eclusa (animação), disponível em:
https://www.google.com/search?q=eclusa&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjLv4HcuajgAhVGLLkGHbneDkEQ_AUIDigB&biw=1366&bih=657#imgrc=umfrviEEAPFxLM: Acesso em 06 de fevereiro de 2019.
Como adequar à sua realidade: Se possível, inclua no documento Frases e imagens com informações de diferentes usos da água dos rios dados e imagens sobre o aproveitamento do(s) rio(s) existente(s) no município ou bairro onde a escola está localizada.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete o tema aos alunos, escreva no quadro ou fale para a turma o que eles irão estudar na aula. Diga que existem diferentes formas de se aproveitar a água dos rios, porém, é importante saber, efetivamente, como esses usos são realizados no espaço nacional.
Explique que nesta aula a sala será dividida em sete grupos e cada grupo trabalhará com um tipo de uso de água.
Contextualização
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Assista com a turma ao vídeo “Usos Múltiplos das Águas”, link abaixo.
Caso o acesso à internet na sua escola não seja adequado, faça o download do vídeo previamente.
Ao término da projeção pergunte aos alunos do que trata o video (tema principal) e quais
outras informações são apresentadas. O vídeo apresenta exemplos de usos da água dos rios, diferencia esses usos em consuntivos (quando há consumo) e não consuntivos, cita a importância das represas e também a necessidade de regular o uso e gerenciar este recurso para garantir acesso justo de água para todos.
Apresente o slide 4 e peça que eles citem, além do apresentado, outros exemplos de usos da água dos rios. Em seguida mostre o slide 5 com alguns desses exemplos.
Link para o vídeo:
Vídeo: Usos Múltiplos da Águas, Agência Nacional de Águas, duração de 3:41 minutos, disponível em:
http://www3.ana.gov.br/portal/ANA/videos/usos-multiplos-da-agua Acesso em 05 de fevereiro de 2019.
Contextualização
Orientações: Assista com a turma ao vídeo “Usos Múltiplos das Águas”, link abaixo.
Caso o acesso à internet na sua escola não seja adequado, faça o download do vídeo previamente.
Ao término da projeção pergunte aos alunos do que trata o video (tema principal) e quais
outras informações são apresentadas. O vídeo apresenta exemplos de usos da água dos rios, diferencia esses usos em consuntivos (quando há consumo) e não consuntivos, cita a importância das represas e também a necessidade de regular o uso e gerenciar este recurso para garantir acesso justo de água para todos.
Apresente o slide 4 e peça que eles citem, além do apresentado, outros exemplos de usos da água dos rios. Em seguida mostre o slide 5 com alguns desses exemplos.
Link para o vídeo:
Vídeo: Usos Múltiplos da Águas, Agência Nacional de Águas, duração de 3:41 minutos, disponível em:
http://www3.ana.gov.br/portal/ANA/videos/usos-multiplos-da-agua Acesso em 05 de fevereiro de 2019.
Contextualização
Orientações: Assista com a turma ao vídeo “Usos Múltiplos das Águas”, link abaixo.
Caso o acesso à internet na sua escola não seja adequado, faça o download do vídeo previamente.
Ao término da projeção pergunte aos alunos do que trata o video (tema principal) e quais
outras informações são apresentadas. O vídeo apresenta exemplos de usos da água dos rios, diferencia esses usos em consuntivos (quando há consumo) e não consuntivos, cita a importância das represas e também a necessidade de regular o uso e gerenciar este recurso para garantir acesso justo de água para todos.
Apresente o slide 4 e peça que eles citem, além do apresentado, outros exemplos de usos da água dos rios. Em seguida mostre o slide 5 com alguns desses exemplos.
Link para o vídeo:
Vídeo: Usos Múltiplos da Águas, Agência Nacional de Águas, duração de 3:41 minutos, disponível em:
http://www3.ana.gov.br/portal/ANA/videos/usos-multiplos-da-agua Acesso em 05 de fevereiro de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Projete o slide 6 ou mostre para os alunos as imagens impressas de forma ampliada. Peça que analisem cada uma delas, levando em consideração as seguintes questões:
Quais exemplos de tipos de usos de água aparecem nas imagens?
Quais fatores podem influenciar cada um desses usos?
Explique que o regime de chuvas, o tipo de relevo (plano ou acidentado), a localização, o grau de poluição, entre outros fatores, têm uma importante relação com o tipo de aproveitamento da água dos rios. Sendo assim, uma região ou mesmo um país, pode dispor de diferentes formas da água dos seus rios. Comunique que nesta aula eles terão a oportunidade de saber como os rios brasileiros são aproveitados de sete diferentes formas e quais fatores influenciam esse aproveitamento.
Material complementar:
GEO6_12UNDO7 - Imagens da Problematização, disponível em:
Problematização
Tempo sugerido:
Orientações: Projete o slide 6 ou mostre para os alunos as imagens impressas de forma ampliada. Peça que analisem cada uma delas, levando em consideração as seguintes questões:
Quais exemplos de tipos de usos de água aparecem nas imagens?
Quais fatores podem influenciar cada um desses usos?
Explique que o regime de chuvas, o tipo de relevo (plano ou acidentado), a localização, o grau de poluição, entre outros fatores, têm uma importante relação com o tipo de aproveitamento da água dos rios. Sendo assim, uma região ou mesmo um país, pode dispor de diferentes formas da água dos seus rios. Comunique que nesta aula eles terão a oportunidade de saber como os rios brasileiros são aproveitados de sete diferentes formas e quais fatores influenciam esse aproveitamento.
Material complementar:
GEO6_12UNDO7 - Imagens da Problematização, disponível em:
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 13 minutos
Preparação dos envelopes: Antes da aplicação deste plano, imprima o documento Frases e imagens com informações de diferentes usos da água dos rios. Recorte cada uma das informações, como indicado, e as distribua, de forma aleatória, em sete envelopes. Cuide para que cada envelope tenha mais ou menos o mesmo número de informações e referências sobre os diferentes usos.
Orientações: Com o auxílio da turma divida a sala em sete grupos. Sorteie para cada grupo um tema de trabalho, que corresponde a um tipo de uso da água dos rios. Os temas que deverão ser sorteados são sete: 1- pesca e aquicultura; 2- abastecimento; 3- indústria; 4- turismo e lazer; 5- geração de energia; 6- navegação e 7- irrigação.
Após cada grupo saber o seu tema, entregue para cada equipe, um dos setes envelopes que foram previamente preparados pelo professor.
Projete, imprima ou fale as etapas a serem cumpridas pelo grupo.
Explique as etapas da atividade e em seguida projete o slide 8 ou escreva no quadro a relação dos temas sorteados.
Cada grupo, ao receber o envelope (dentro do envelope há informações sobre os setes temas sorteados) deverá, primeiramente, classificar as informações de acordo com os sete temas propostos (slide 8). O grupo manterá consigo somente as informações que se relacionam com o seu tema e as demais serão colocadas em um local estabelecido pelo professor, por exemplo, a sua mesa. Esse local (mesa do professor) deverá ser previamente organizado para receber as informações, que deverão ficar separadas por temas. Para tanto, pode-se delimitar na mesa, espaços utilizando sete etiquetas nomeadas cada uma com um tema. Assim, quando o grupo for deixar na mesa as informações que não lhes são úteis, recolherá, com facilidade, aquelas compatíveis com o seu trabalho.
Peça que eles usem clips para agruparem as informações classificadas por temas, antes de colocar sobre a mesa do professor.
Material complementar:
GEO6_12UNDO7 - Frases e imagens com informações de diferentes usos da água dos rios, disponível em:
GEO6_12UNDO7 - Etapas da Ação Propositiva, disponível em:
Ação Propositiva
Preparação dos envelopes: Antes da aplicação deste plano, imprima o documento Frases e imagens com informações de diferentes usos da água dos rios. Recorte cada uma das informações, como indicado, e as distribua, de forma aleatória, em sete envelopes. Cuide para que cada envelope tenha mais ou menos o mesmo número de informações e referências sobre os diferentes usos.
Orientações: Com o auxílio da turma divida a sala em sete grupos. Sorteie para cada grupo um tema de trabalho, que corresponde a um tipo de uso da água dos rios. Os temas que deverão ser sorteados são sete: 1- pesca e aquicultura; 2- abastecimento; 3- indústria; 4- turismo e lazer; 5- geração de energia; 6- navegação e 7- irrigação.
Após cada grupo saber o seu tema, entregue para cada equipe, um dos setes envelopes que foram previamente preparados pelo professor.
Projete, imprima ou fale as etapas a serem cumpridas pelo grupo.
Explique as etapas da atividade e em seguida projete o slide 8 ou escreva no quadro a relação dos temas sorteados.
Cada grupo, ao receber o envelope (dentro do envelope há informações sobre os setes temas sorteados) deverá, primeiramente, classificar as informações de acordo com os sete temas propostos (slide 8). O grupo manterá consigo somente as informações que se relacionam com o seu tema e as demais serão colocadas em um local estabelecido pelo professor, por exemplo, a sua mesa. Esse local (mesa do professor) deverá ser previamente organizado para receber as informações, que deverão ficar separadas por temas. Para tanto, pode-se delimitar na mesa, espaços utilizando sete etiquetas nomeadas cada uma com um tema. Assim, quando o grupo for deixar na mesa as informações que não lhes são úteis, recolherá, com facilidade, aquelas compatíveis com o seu trabalho.
Peça que eles usem clips para agruparem as informações classificadas por temas, antes de colocar sobre a mesa do professor.
Material complementar:
GEO6_12UNDO7 - Frases e imagens com informações de diferentes usos da água dos rios, disponível em:
GEO6_12UNDO7 - Etapas da Ação Propositiva, disponível em:
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Cada grupo deverá organizar e colar as informações em folhas de papel sulfite, usando o critério que acharem mais adequado. Caso haja tempo, incentive os alunos a acrescentarem informações ou ilustrações feitas por eles sobre o tema.
Em uma aula subsequente os grupos poderão apresentar o resultado do trabalho e depois afixa-lo em uma parede da sala de aula formando um grande painel.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano: GEO6_12UND07
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: E-mail, WhatsApp, celular, tablet, ou webcam de um computador para gravação de vídeo.
- Optativas: Google Classroom, YouTube.
Valor trabalhado
Cidadania
Respeito ao ambiente
Participação
Protagonismo
Apresentação do tema da aula (15 minutos)
O objetivo, deste plano de aula é que os estudantes reconheçam e caracterizar os diferentes tipos de aproveitamento da água dos rios brasileiros. Fica a sugestão das ferramentas tecnológicas, do WhatsApp, e-mail, para envio das atividades. Caso a escola esteja utilizando a plataforma do Google Classroom, esta pode ser uma ferramenta para envio de material. Envie o slide do plano original, por meio de uma foto. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Na apresentação do tema, grave um vídeo, e fale para a turma o que eles irão estudar na aula. Diga que existem diferentes formas de se aproveitar a água dos rios, porém, é importante saber, efetivamente, como esses usos são realizados no espaço nacional.
Contextualização (50 minutos – assincronamente)
Após do anúncio do tema da aula, envie os slides do plano original aos estudantes, e uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Se preferir, envie as imagens por e-mail ou WhatsApp.
Você deve enviar um vídeo. O vídeo apresenta exemplos de usos da água dos rios, diferencia esses usos em consuntivos (quando há consumo) e não consuntivos, cita a importância das represas e também a necessidade de regular o uso e gerenciar este recurso para garantir acesso justo de água para todos. Apresente o slide 4 e peça que eles citem, além do apresentado, outros exemplos de usos da água dos rios. Em seguida mostre o slide 5 com alguns desses exemplos.
Link para o vídeo:
- Vídeo: Usos Múltiplos da Águas, Agência Nacional de Águas, duração de 3:41 minutos, disponível em: http://www3.ana.gov.br/portal/ANA/videos/usos-multiplos-da-agua Acesso em 04/07/2020,
Problematização (30 minutos - assincronamente)
Grave um vídeo com a problematização, envie o slide do plano original, e as imagens da problematização, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rS3VNrmtv47u4ANERBJSTF3YVfbm3G5gz8HjtYFnH77cQnRJE8ZabZfSsG5w/geo6-12und07-imagens-da-problematizacao.pdf. Acesso em 04/07/2020.
Peça que analisem cada uma delas, levando em consideração as seguintes questões:
- Quais exemplos de tipos de usos de água aparecem nas imagens?
- Quais fatores podem influenciar cada um desses usos?
Ação propositiva (dois dias - assincronamente)
Grave uma videoaula com as orientações necessárias.
Explique as etapas da atividade e em seguida projete o slide 8 a relação dos temas sorteados.
Peça que eles usem clips para agruparem as informações classificadas por temas, antes de colocar sobre a mesa do professor.
- Frases e imagens com informações de diferentes usos da água dos rios, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sjwhxq7WC6vjng3a5xMs4XJtxTvmWktTcjQ6Z62CP4mBAtXVaBgZafeqs3MG/geo7-12und07-textos-com-informacoes-de-diferentes-usos-da-agua-dos-rios.pdf. Acesso em 30/06/2020
- Etapas da Ação Propositiva, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5BtYChK6W9pbUG7MvdzDB3tt2RZgJ4j83KdEVWdvuKgY3yn6eWSZzwJf6MkP/geo6-12und07-etapas-da-acao-propositiva.pdf. Acesso em 30/06/2020
Oriente que caso não possam fazer a impressão do material, eles registrem em folhas de papel A4.
Sistematização (50 minutos- assincronamente)
Cada aluno deverá organizar e colar as informações em folhas de papel sulfite, usando o critério que acharem mais adequado. Caso haja tempo, incentive os alunos a acrescentarem informações ou ilustrações feitas por eles sobre o tema.
Convite às famílias
Deixe as sugestões de vídeos que podem complementar o conteúdo proposto.
- Usos da Água, Agência Nacional de Águas -ANA, disponível em:
http://www3.ana.gov.br/portal/ANA/usos-da-agua Acesso em 30/06/2020
- Atlas Irrigação, Uso da Água na Agricultura, Agência Nacional de Águas, disponível em:
http://atlasirrigacao.ana.gov.br/ Acesso em 30/06/2020
- Como funciona uma eclusa (animação), disponível em:
https://www.google.com/search?q=eclusa&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjLv4HcuajgAhVGLLkGHbneDkEQ_AUIDigB&biw=1366&bih=657#imgrc=umfrviEEAPFxLM: Acesso em 30/06/2020
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Rosana Garagorry
Mentor: Ana Paula Fernandes
Especialista: Murilo Rossi
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 6°ano
Unidade temática: Natureza, ambientes e qualidade de vida
Objeto(s) de aprendizagem: Reconhecer e caracterizar os diferentes tipos de aproveitamento da água dos rios brasileiros.
Habilidade (s) da Base: (EF06GE12) Identificar o consumo dos recursos hídricos e o uso das principais bacias hidrográficas no Brasil e no mundo, enfatizando as transformações nos ambientes urbanos.
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA