16770
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 6º ano > Unidade

Plano de aula - Aproveitamento da água dos rios brasileiros

Plano de aula de Geografia com atividades para 6º ano do Fundamental sobre reconhecer e caracterizar os diferentes tipos de aproveitamento da água dos rios brasileiros.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rosana Rasera Garagorry

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano: GEO6_12UND07

Ferramentas sugeridas

USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS

- Essenciais: E-mail, WhatsApp, celular, tablet, ou webcam de um computador para gravação de vídeo.

- Optativas: Google Classroom, YouTube.

Valor trabalhado

Cidadania
Respeito ao ambiente
Participação
Protagonismo

Apresentação do tema da aula (15 minutos)

O objetivo, deste plano de aula é que os estudantes reconheçam e caracterizar os diferentes tipos de aproveitamento da água dos rios brasileiros. Fica a sugestão das ferramentas tecnológicas, do WhatsApp, e-mail, para envio das atividades. Caso a escola esteja utilizando a plataforma do Google Classroom, esta pode ser uma ferramenta para envio de material. Envie o slide do plano original, por meio de uma foto. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Na apresentação do tema, grave um vídeo, e fale para a turma o que eles irão estudar na aula. Diga que existem diferentes formas de se aproveitar a água dos rios, porém, é importante saber, efetivamente, como esses usos são realizados no espaço nacional.

Contextualização (50 minutos – assincronamente)

Após do anúncio do tema da aula, envie os slides do plano original aos estudantes, e uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Se preferir, envie as imagens por e-mail ou WhatsApp.

Você deve enviar um vídeo. O vídeo apresenta exemplos de usos da água dos rios, diferencia esses usos em consuntivos (quando há consumo) e não consuntivos, cita a importância das represas e também a necessidade de regular o uso e gerenciar este recurso para garantir acesso justo de água para todos. Apresente o slide 4 e peça que eles citem, além do apresentado, outros exemplos de usos da água dos rios. Em seguida mostre o slide 5 com alguns desses exemplos.

Link para o vídeo:
     - Vídeo: Usos Múltiplos da Águas, Agência Nacional de Águas, duração de 3:41 minutos, disponível em: http://www3.ana.gov.br/portal/ANA/videos/usos-multiplos-da-agua Acesso em 04/07/2020,

Problematização (30 minutos - assincronamente)

Grave um vídeo com a problematização, envie o slide do plano original, e as imagens da problematização, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rS3VNrmtv47u4ANERBJSTF3YVfbm3G5gz8HjtYFnH77cQnRJE8ZabZfSsG5w/geo6-12und07-imagens-da-problematizacao.pdf. Acesso em 04/07/2020.

Peça que analisem cada uma delas, levando em consideração as seguintes questões:
     - Quais exemplos de tipos de usos de água aparecem nas imagens?
     - Quais fatores podem influenciar cada um desses usos?

Ação propositiva (dois dias - assincronamente)

Grave uma videoaula com as orientações necessárias.

Explique as etapas da atividade e em seguida projete o slide 8 a relação dos temas sorteados.

Peça que eles usem clips para agruparem as informações classificadas por temas, antes de colocar sobre a mesa do professor.

     - Frases e imagens com informações de diferentes usos da água dos rios, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sjwhxq7WC6vjng3a5xMs4XJtxTvmWktTcjQ6Z62CP4mBAtXVaBgZafeqs3MG/geo7-12und07-textos-com-informacoes-de-diferentes-usos-da-agua-dos-rios.pdf. Acesso em 30/06/2020

     - Etapas da Ação Propositiva, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5BtYChK6W9pbUG7MvdzDB3tt2RZgJ4j83KdEVWdvuKgY3yn6eWSZzwJf6MkP/geo6-12und07-etapas-da-acao-propositiva.pdf. Acesso em 30/06/2020

Oriente que caso não possam fazer a impressão do material, eles registrem em folhas de papel A4.

Sistematização (50 minutos- assincronamente)

Cada aluno deverá organizar e colar as informações em folhas de papel sulfite, usando o critério que acharem mais adequado. Caso haja tempo, incentive os alunos a acrescentarem informações ou ilustrações feitas por eles sobre o tema.

Convite às famílias

Deixe as sugestões de vídeos que podem complementar o conteúdo proposto.

     - Usos da Água, Agência Nacional de Águas -ANA, disponível em:
http://www3.ana.gov.br/portal/ANA/usos-da-agua Acesso em 30/06/2020

     - Atlas Irrigação, Uso da Água na Agricultura, Agência Nacional de Águas, disponível em:
http://atlasirrigacao.ana.gov.br/ Acesso em 30/06/2020

     - Como funciona uma eclusa (animação), disponível em:
https://www.google.com/search?q=eclusa&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjLv4HcuajgAhVGLLkGHbneDkEQ_AUIDigB&biw=1366&bih=657#imgrc=umfrviEEAPFxLM: Acesso em 30/06/2020

Sugestão Enviada Por: Cristian Oliveira


Código: GEO6_12UND07

(EF06GE12) Identificar o consumo dos recursos hídricos e o uso das principais bacias hidrográficas no Brasil e no mundo, enfatizando as transformações nos ambientes urbanos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Unidade do 6º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas