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Plano de aula > Geografia > 6º ano > Formas de representação e pensamento espacial

Plano de aula - Construção de planta baixa da sala de aula

Plano de aula de Geografia com atividades para 6º ano do Fundamental sobre compreender a escala cartográfica como uma redução do espaço real em um espaço gráfico.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana Santiago De Freitas

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
GEO6_08UND02

Ferramentas sugeridas
Youtube
Ferramentas de comunicação tecnológica (WhatsApp, e-mail ou mensagens por meio de ambientes virtuais)
Câmera (de celular, tablet ou a webcam do computador)
Internet

Valor trabalhado
O fortalecimento de valores sociais, tais como a solidariedade, a participação e o protagonismo voltados para o bem comum.

Apresentação do tema da aula
O tema deste plano de aula é a construção de uma planta baixa. Para apresentar o tema, seria interessante disponibilizar uma planta baixa que pode ser enviada por meio de alguma ferramentas de comunicação tecnológica. A mais comum - e facilmente encontrada na internet - é a planta de apartamentos em empreendimentos imobiliários novos. Neste link você pode acessar um exemplo. 

Contextualização
Nesta aula os alunos irão produzir uma planta baixa do quarto de dormir. Para contextualizar e chegar na construção da planta, junto com o envio da planta de apartamento comentada anteriormente, envie algumas informações (podem ser enviadas por escrito ou em áudio) chamando a atenção para a observação da planta nas seguintes questões: 1. A planta baixa é um tipo de representação cartográfica que mostra uma determinada construção a partir da visão vertical, ou seja, de cima; 2. Assim, todos os objetos devem ser representados em 2 dimensões (largura e comprimento), como se eles fossem planos. Para entendimento desse item, professor, você pode chamar a atenção de algum elemento específico que está na planta enviada aos estudantes, por exemplo a cama, a mesa da sala, o sofá ou qualquer outro que evidencie a visão vertical.

Ação propositiva
Para a ação propositiva dessa aula são necessários alguns materiais, como está escrito originalmente no plano de aula. Os materiais são: um pedaço de barbante (com a medida igual ou superior a maior medida do quarto), folha sulfite e régua. A atividade será feita individualmente e em casa com o auxílio de um familiar. Peça para cada aluno, com a ajuda de um familiar, medir as paredes do quarto com o barbante e dobrá-lo quantas vezes forem necessárias até caber na folha sulfite. A partir de então, com uma régua, medirá o barbante em centímetros e traçarão no papel sulfite o tamanho correspondente e proporcional da parede do quarto. Oriente-os a realizar tal procedimento com as quatro paredes do quarto, transpondo proporcionalmente para o papel. Lembre-os também que a visão da planta baixa é vertical. Um segundo momento, os alunos devem inserir os móveis que estão neste ambiente, seguindo a mesma técnica utilizada na parede com o uso do barbante, e finalizando a planta baixa do quarto complementando os objetos que nele são encontradas (cama, guarda-roupa, cadeira, etc.). É importante frisar com os alunos que a quantidade de vezes que o barbante foi dobrado no cálculo das paredes do quarto, deve ser o mesmo para os objetos e móveis do quarto. Assim, como exemplo, se o barbante foi dobrado 10 vezes para caber na folha de papel no primeiro momento (medição do tamanho do quarto), para os móveis deve ser respeitada essa proporção também. Sugere-se em outro momento que os alunos atribuam os elementos cartográficos, como título, legenda e orientação geográfica após a finalização da planta baixa. Ao término da atividade, o aluno com a ajuda dos familiares deve fotografar a planta e enviar para você.

Sistematização
Nesta etapa, os alunos devem finalizar a planta baixa do dormitório complementando os objetos que nela são encontradas (cama, guarda-roupa, cadeira, mesa etc.), e após os alunos atribuírem os elementos cartográficos (título, legenda e orientação geográfica etc.), finalizando a planta baixa do quarto, ela deve ser enviada por meio de alguma ferramenta de comunicação tecnológica. Monte uma sequência de slides com as plantas enviadas pelos alunos e compartilhe com a turma.

Convite às famílias
Professor, sugira as famílias que assistam a videoaula "Alfabetização cartográfica em sala de aula", disponível aqui, e acessem a "Interpretação de mapas com figuras proporcionais", disponível aqui.  

Sugestão Enviada Por: Regina Tunes


Código: GEO6_08UND02

(EF06GE08) Medir distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas.


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