Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE08 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada aqui em sua totalidade, mas as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. O objetivo do plano é fazer com que os alunos compreendam a escala como um elemento cartográfico que reduz o espaço real e o transforma em espaço gráfico, mantendo sua proporcionalidade. Para tanto, propõem-se neste plano a confecção de uma planta baixa da sala de aula.
Materiais necessários: Barbante, folha sulfite branca, lápis grafite e de cor, caderno do aluno, régua e caneta esferográfica.
Material complementar:
- Planta baixa para impressão, da etapa de Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sjB27NFzUneA3nb7pEn36pg8UvFA2yVS8mUUNGvBXFUSDt4eMtjkwJyPxm9B/ge06-08und02-problematizacao-planta-baixa.pdf
Link para os mapas e imagens utilizados:
- Mapa da densidade de povoamento do Brasil. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/2/2e/ARCHELLA_E_THERY_Img_05.png. Acesso em 09 de fevereiro de 2019.
- Planta baixa: Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/9/9a/Sample_Floorplan.jpg. Acesso em 09 de fevereiro de 2019.
Para você saber mais:
- Alfabetização cartográfica em sala de aula. http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_uel_geo_artigo_maria_ines_da_silva_liberatti.pdf. Acesso em 09 de fevereiro de 2019.
- Interpretação de mapas com figuras proporcionais. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/6295/interpretacao-de-mapas-com-figuras-proporcionais. Acesso em 09 de fevereiro de 2019.
- Como calcular as distâncias usando a escala: para descobrir a distância real entre dois pontos, é necessário medir em centímetros a distância entre eles no mapa, com uma régua. Em seguida, verificar na escala, gráfica ou numérica, a distância correspondente ao terreno. Para realizar o cálculo utiliza-se a fórmula E=d/D, a qual o “E” corresponde à escala, “d” à distância medida no mapa e “D” à distância real, a qual deseja-se descobrir. Atentar-se à utilizar sempre as mesmas unidades de medidas, por exemplo: se a escala for numérica o cálculo será realizado em centímetros; caso a escala seja gráfica e se apresente em quilômetros, essa deve ser transformada em centímetros para a realização do cálculo. Sugere-se a utilização de uma tabela de medidas a ser apresentada aos alunos. Segue sugestão de vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=xs07ZXbwgo4. Acesso em 13 de fevereiro de 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Comente com os alunos ou escreva no quadro o tema a ser abordado na aula, que consiste na compreensão de um dos principais elementos cartográficos de um mapa, que é a escala cartográfica. Informe aos alunos que será proposta uma atividade em grupo, em que os alunos deverão reduzir proporcionalmente a sala de aula em uma folha sulfite.
Contextualização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Inicie a aula relembrando os alunos dos principais elementos cartográficos de um mapa (título, legenda, orientação geográfica, escala e fonte). Utilize o mapa disponível no slide como exemplo. Comente com os alunos que o mapa é um tipo de representação cartográfica. Questione em seguida:
- Qual a importância de um mapa?
- O que ele pode vir a representar?
Possivelmente os alunos responderão que os mapas são importantes para nos localizarmos no espaço geográfico e que servem para representar localizações de modo geral, como países, estados, municípios e cidades. Amplie essa visão dos alunos, explicando-os que os mapas tem também o objetivo de representar informações pertinentes à sociedade e aos espaço geográfico. Remeta novamente ao mapa do slide, mostrando-os que o mapa, de tipo temático, está representando a densidade demográfica do Brasil. Informe-os que existem outros tipos de representações cartográficas além do mapa, como os croquis, plantas baixas, globo terrestre, dentre outros. Não sendo possível utilizar o mapa sugerido no slide, busque um mapa temática disponível no livro didático.
Fontes:
Mapa da densidade de povoamento do Brasil. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/2/2e/ARCHELLA_E_THERY_Img_05.png. Acesso em 09 de fevereiro de 2019.
Como adequar à sua realidade: Adeque o mapa sugerido com mapas temáticos do município ou do estado em que os alunos vivem. Sendo possível encontrar esses mapas em material físico, apresente-os para os alunos no chão, em que os alunos possam perceber o mapa enquanto representação do espaço geográfico.
Para você saber mais:
- Alfabetização cartográfica em sala de aula. http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_uel_geo_artigo_maria_ines_da_silva_liberatti.pdf. Acesso em 09 de fevereiro de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Neste momento da aula, apresente aos alunos a imagem do slide. Solicite aos alunos que observem-na e realizem a atividade no caderno. Espera-se que os alunos possam identificar que a imagem representa um espaço geográfico visto de cima, representando um cômodo com as disposições de móveis, paredes, portas, janelas etc., podendo ser utilizada em construções ou representações de casas etc. No entanto, é possível que isso não aconteça, sendo necessário orientar os alunos. Caso não seja possível projetar a imagem, organize os alunos em grupos e imprima uma cópia da figura para cada grupo e registre as orientações no quadro.
Material complementar
A imagem está disponível no documento a seguir: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sjB27NFzUneA3nb7pEn36pg8UvFA2yVS8mUUNGvBXFUSDt4eMtjkwJyPxm9B/ge06-08und02-problematizacao-planta-baixa.pdf
Planta baixa. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Planta_baixa#/media/File:Office_plane.svg. Acesso em 13 de fevereiro de 2019.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Nesta etapa, os alunos irão produzir uma planta baixa da sala de aula. Explique que a planta baixa é um tipo de representação cartográfica que mostra uma determinada construção, a partir da visão vertical. Apresente como exemplo a planta baixa de uma casa, representada no slide 5. Divida os alunos em grupos de aproximadamente cinco pessoas.
Explique aos alunos que para a construção da planta baixa, será entregue um rolo de barbante para cada grupo e que a partir deste, os alunos irão medir as paredes da sala e dobrá-lo quantas vezes forem necessárias até caber na folha sulfite. A partir de então, com uma régua, medirão o barbante em centímetros e traçarão no papel sulfite o tamanho correspondente e proporcional da parede da sala de aula. Oriente-os a realizar tal procedimento com as quatro paredes da sala transpondo proporcionalmente para o papel. Lembre-os também que a visão da planta baixa é vertical.
A partir dos slides 6, 7, 8 e 9, apresente aos alunos alguns exemplos de como reduzir objetos e espaços para que possam ser representados em folha sulfite. Explique cada passo indicado nos slides para a realização dos procedimentos solicitados.
Caso não seja possível projetar as imagens, represente em sala de aula como a atividade deve ser realizada a partir de uma demonstração com a mesa do professor ou do aluno, por exemplo.
Entregue os barbantes aos grupos, assim como as folhas sulfite (uma para cada grupo) e os ajude em possíveis dificuldades. Caso seja possível, verifique espaços da escola em que estarão disponíveis nesta aula e os distribua aos grupos para que possam realizar plantas baixas de diferentes espaços.
Fonte:
Planta baixa: Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/9/9a/Sample_Floorplan.jpg. Acesso em 09 de fevereiro de 2019.
Como adequar à sua realidade: Caso seja possível, providencie uma planta baixa da escola.
Para você saber mais:
- Alfabetização cartográfica em sala de aula. http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_uel_geo_artigo_maria_ines_da_silva_liberatti.pdf. Acesso em 09 de fevereiro de 2019.
- Interpretação de mapas com figuras proporcionais. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/6295/interpretacao-de-mapas-com-figuras-proporcionais. Acesso em 09 de fevereiro de 2019.
Ação Propositiva
Orientações: Nesta etapa, os alunos irão produzir uma planta baixa da sala de aula. Explique que a planta baixa é um tipo de representação cartográfica que mostra uma determinada construção, a partir da visão vertical. Apresente como exemplo a planta baixa de uma casa, representada no slide 5. Divida os alunos em grupos de aproximadamente cinco pessoas.
Explique aos alunos que para a construção da planta baixa, será entregue um rolo de barbante para cada grupo e que a partir deste, os alunos irão medir as paredes da sala e dobrá-lo quantas vezes forem necessárias até caber na folha sulfite. A partir de então, com uma régua, medirão o barbante em centímetros e traçarão no papel sulfite o tamanho correspondente e proporcional da parede da sala de aula. Oriente-os a realizar tal procedimento com as quatro paredes da sala transpondo proporcionalmente para o papel. Lembre-os também que a visão da planta baixa é vertical.
A partir dos slides 6, 7, 8 e 9, apresente aos alunos alguns exemplos de como reduzir objetos e espaços para que possam ser representados em folha sulfite. Explique cada passo indicado nos slides para a realização dos procedimentos solicitados.
Caso não seja possível projetar as imagens, represente em sala de aula como a atividade deve ser realizada a partir de uma demonstração com a mesa do professor ou do aluno, por exemplo.
Entregue os barbantes aos grupos, assim como as folhas sulfite (uma para cada grupo) e os ajude em possíveis dificuldades. Caso seja possível, verifique espaços da escola em que estarão disponíveis nesta aula e os distribua aos grupos para que possam realizar plantas baixas de diferentes espaços.
Ação Propositiva
Orientações: Nesta etapa, os alunos irão produzir uma planta baixa da sala de aula. Explique que a planta baixa é um tipo de representação cartográfica que mostra uma determinada construção, a partir da visão vertical. Apresente como exemplo a planta baixa de uma casa, representada no slide 5. Divida os alunos em grupos de aproximadamente cinco pessoas.
Explique aos alunos que para a construção da planta baixa, será entregue um rolo de barbante para cada grupo e que a partir deste, os alunos irão medir as paredes da sala e dobrá-lo quantas vezes forem necessárias até caber na folha sulfite. A partir de então, com uma régua, medirão o barbante em centímetros e traçarão no papel sulfite o tamanho correspondente e proporcional da parede da sala de aula. Oriente-os a realizar tal procedimento com as quatro paredes da sala transpondo proporcionalmente para o papel. Lembre-os também que a visão da planta baixa é vertical.
A partir dos slides 6, 7, 8 e 9, apresente aos alunos alguns exemplos de como reduzir objetos e espaços para que possam ser representados em folha sulfite. Explique cada passo indicado nos slides para a realização dos procedimentos solicitados.
Caso não seja possível projetar as imagens, represente em sala de aula como a atividade deve ser realizada a partir de uma demonstração com a mesa do professor ou do aluno, por exemplo.
Entregue os barbantes aos grupos, assim como as folhas sulfite (uma para cada grupo) e os ajude em possíveis dificuldades. Caso seja possível, verifique espaços da escola em que estarão disponíveis nesta aula e os distribua aos grupos para que possam realizar plantas baixas de diferentes espaços.
Ação Propositiva
Orientações: Nesta etapa, os alunos irão produzir uma planta baixa da sala de aula. Explique que a planta baixa é um tipo de representação cartográfica que mostra uma determinada construção, a partir da visão vertical. Apresente como exemplo a planta baixa de uma casa, representada no slide 5. Divida os alunos em grupos de aproximadamente cinco pessoas.
Explique aos alunos que para a construção da planta baixa, será entregue um rolo de barbante para cada grupo e que a partir deste, os alunos irão medir as paredes da sala e dobrá-lo quantas vezes forem necessárias até caber na folha sulfite. A partir de então, com uma régua, medirão o barbante em centímetros e traçarão no papel sulfite o tamanho correspondente e proporcional da parede da sala de aula. Oriente-os a realizar tal procedimento com as quatro paredes da sala transpondo proporcionalmente para o papel. Lembre-os também que a visão da planta baixa é vertical.
A partir dos slides 6, 7, 8 e 9, apresente aos alunos alguns exemplos de como reduzir objetos e espaços para que possam ser representados em folha sulfite. Explique cada passo indicado nos slides para a realização dos procedimentos solicitados.
Caso não seja possível projetar as imagens, represente em sala de aula como a atividade deve ser realizada a partir de uma demonstração com a mesa do professor ou do aluno, por exemplo.
Entregue os barbantes aos grupos, assim como as folhas sulfite (uma para cada grupo) e os ajude em possíveis dificuldades. Caso seja possível, verifique espaços da escola em que estarão disponíveis nesta aula e os distribua aos grupos para que possam realizar plantas baixas de diferentes espaços.
Ação Propositiva
Orientações: Nesta etapa, os alunos irão produzir uma planta baixa da sala de aula. Explique que a planta baixa é um tipo de representação cartográfica que mostra uma determinada construção, a partir da visão vertical. Apresente como exemplo a planta baixa de uma casa, representada no slide 5. Divida os alunos em grupos de aproximadamente cinco pessoas.
Explique aos alunos que para a construção da planta baixa, será entregue um rolo de barbante para cada grupo e que a partir deste, os alunos irão medir as paredes da sala e dobrá-lo quantas vezes forem necessárias até caber na folha sulfite. A partir de então, com uma régua, medirão o barbante em centímetros e traçarão no papel sulfite o tamanho correspondente e proporcional da parede da sala de aula. Oriente-os a realizar tal procedimento com as quatro paredes da sala transpondo proporcionalmente para o papel. Lembre-os também que a visão da planta baixa é vertical.
A partir dos slides 6, 7, 8 e 9, apresente aos alunos alguns exemplos de como reduzir objetos e espaços para que possam ser representados em folha sulfite. Explique cada passo indicado nos slides para a realização dos procedimentos solicitados.
Caso não seja possível projetar as imagens, represente em sala de aula como a atividade deve ser realizada a partir de uma demonstração com a mesa do professor ou do aluno, por exemplo.
Entregue os barbantes aos grupos, assim como as folhas sulfite (uma para cada grupo) e os ajude em possíveis dificuldades. Caso seja possível, verifique espaços da escola em que estarão disponíveis nesta aula e os distribua aos grupos para que possam realizar plantas baixas de diferentes espaços.
Sistematização
Tempo sugerido: 18 minutos
Orientações: Nesta etapa, os alunos devem finalizar a planta baixa da sala de aula complementando os objetos que nela são encontradas (carteiras, cadeiras, quadro, armários, televisores etc.). Entende-se que na ação propositiva tenha sido mais difícil compreender a proposta e neste momento já tenham se familiarizado com ela. Em um momento posterior à aula, é possível calcular com os alunos a escala cartográfica das plantas baixas elaboradas. Veja mais detalhes no tópico “Para você saber mais”. Promova também em outro momento uma roda de conversa com os alunos acerca do que compreenderam com a atividade. Caso seja possível, sugere-se em outro momento que os alunos atribuam os elementos cartográficos como título, legenda e orientação geográfica após a finalização da planta baixa.
Sugere-se também como atividade posterior, a elaboração da planta da casa dos próprios alunos para que sejam apresentadas à turma.
Para você saber mais:
- Como calcular as distâncias usando a escala: para descobrir a distância real entre dois pontos, é necessário medir em centímetros a distância entre eles no mapa, com uma régua. Em seguida, verificar na escala, gráfica ou numérica, a distância correspondente ao terreno. Para realizar o cálculo utiliza-se a fórmula E=d/D, a qual o “E” corresponde à escala, “d” à distância medida no mapa e “D” à distância real, a qual deseja-se descobrir. Atentar-se à utilizar sempre as mesmas unidades de medidas, por exemplo: se a escala for numérica o cálculo será realizado em centímetros; caso a escala seja gráfica e se apresente em quilômetros, essa deve ser transformada em centímetros para a realização do cálculo. Sugere-se a utilização de uma tabela de medidas a ser apresentada aos alunos. Segue sugestão de vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=xs07ZXbwgo4. Acesso em 13 de fevereiro de 2019.