Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
GEO6_08UND01
Ferramentas sugeridas
Youtube
Ferramentas de comunicação tecnológica (WhatsApp, e-mail ou mensagens por meio de ambientes virtuais)
Câmera (de celular, tablet ou a webcam do computador)
Internet
Site do IBGE
Valor trabalhado
O fortalecimento de valores sociais, tais como a solidariedade, a participação e o protagonismo voltados para o bem comum;
Apresentação do tema da aula
Esse plano de aula pretende trabalhar com os principais elementos cartográficos. Para apresentar o tema, envie uma mapa político do mundo (que tenha legenda, escala, orientação e título) juntamente com o título da aula.
Contextualização
Esse plano de aula trabalha os principais elementos cartográficos, devendo retomar com os alunos os elementos cartográficos para a interpretação e leitura do mapa. Ressaltando que cada elemento cartográfico são peças fundamentais para compreender de forma eficaz as informações contidas nele. Assim, aproveitando o envio do mapa político do mundo, pergunte aos estudantes quais elementos presentes nesse mapa eles consideram fundamentais para o entendimento do mapa. O mapa e a pergunta podem ser enviados por meio de alguma ferramenta de comunicação tecnológica, assim como a resposta. Com as respostas em mãos, professor, você já terá ideia de quais são os conhecimentos prévios dos estudantes sobre linguagem cartográfica.
Ação propositiva
A ação propositiva deste plano é uma adaptação da proposta original do plano de aula. A primeira adaptação será a realização da atividade de forma individual, dado o perfil conceitual da aula, da atividade e a pouca interação que essa atividade promoveria entre os estudantes. Levamos em cosideração a ampliação dos espaços de troca entre os estudantes nos demais planos de aula e a demanda de dedicação e organização desses espaços de debates virtuais entre estudantes, professores e familiares. Envie para a turma o mapa das regiões brasileiras, disponível aqui, e o vídeo, que você pode acessar aqui. Indique que, individualmente, cada aluno imprima o mapa, cole no caderno de geografia e aponte cada um dos elementos cartográficos visualizados no mapa. Os alunos devem apontar no mapa e descrever no caderno os elementos cartográficos, ressaltando a importância de cada um.
Sistematização
A sistematização dessa atividade deve seguir a orientação do plano de aula com um pequena adaptação. Ao invés de discutir as 3 questões presentes no slide, vamos dar prioridade para a primeira questão: "Qual a importância dos elementos cartográficos para a leitura e interpretação dos mapas?". Peça que os estudantes, sob supervisão dos familiares, façam um vídeo mostrando o mapa com a identificação dos elementos e, oralmente, apresentem a resposta da questão. O vídeo deve ter, no máximo, 2 minutos. Professor, caso considere viável, você pode socializar os vídeos da turma. Se souber trabalhar com edição, pode juntar os vídeos para um único envio. Se não souber, pode enviá-los um por um.
Convite às famílias
Professor, sugira as famílias que visualizem, junto com os estudantes, os diferentes mapas de um Atlas. Caso não tenham Atlas impresso em casa, você pode sugerir que consultem o Atlas do IBGE, disponibilizado aqui.
Sugestão Enviada Por: Regina Tunes
Código: GEO6_08UND01
(EF06GE08) Medir distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas.
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
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